Os meus projectos em Solar e Eólico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por Celestino »

AngelSpeedy Escreveu:...Já arranjei mais 2 baterias usadas e estas com 12.6v de carga e com bons indicadores...
AngelSpeedy Escreveu:...e trocaram-me por outra com a voltagem perto do 12.7, o que é ainda melhor...
Boas!
Afinal é bem mais simples do que eu pensava.
Podes ensinar-me a ver assim a capacidade das baterias usadas olhando para a tensão que elas apresentam?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por dmorgado »

Novidades já há? Morro de curiodidade pelo resultado final. Espero que estajam a correr bem as tuas férias!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Celestino Escreveu: Boas!
Afinal é bem mais simples do que eu pensava.
Podes ensinar-me a ver assim a capacidade das baterias usadas olhando para a tensão que elas apresentam?
Boa tarde Celestino, então com um multimetro vês a tensão das baterias e depois compras um densimetro para veres os indicadores de electrólitos de cada secção da bateria e aí já podes tirar algumas conclusões do estado dela..

Agora baterias que estejam abaixo dos 11V podem ser vir a ser difíceis de recuperar mas tudo é possível eu já recuperei uma de 45ah que estava parada aos anos e com uma tensão de 7v, e lá consegui que ela ficasse nos 12.4v, mas o problema é só durou 6 meses, mas ainda sim compensou para o que ela fez..
dmorgado Escreveu: Novidades já há? Morro de curiodidade pelo resultado final. Espero que estajam a correr bem as tuas férias!
Oi dmorgado epa ainda não tenho novidades da eólica, o eixo estava muito bom mas teve um problema que não calculei na altura, e só quando estava a montar tudo é que vi o problema, no entanto só para a semana é que conseguirei ter o mesmo arranjado.. No entanto já me chegou o slip ring que não faz os cabos enrolarem-se, mas ainda tenho de perceber bem como se instala aquilo, por que meti o gajo um pouco atrás e não resultou, mas o que me preocupa mais é o eixo que tem de estar em condições e sem vibrações, o resto vem depois..

Como o soldador hoje não teve tempo para me arranjar aquilo só para a semana é que terei o mesmo reparado de novo, para o ano quando vier de novo de férias com mais tempo talvez já compre uma máquina de soldar em condições para assim não estar pendente de outros e assim já ficar preparado para outros projectos..

Este fim de semana já irei alterar o sistema solar de 12v para 24v porque também já chegou o conversor, e assim já posso ter o sistema a 24v e ter as luzes a 12v..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas, como prometido o sistema já está alterado para 24v, mas como disse em cima ia adicionar o conversor que ia dar para ter as luzes a 12v, e no entanto olhei para o conversor e lá me deu mais umas ideias e inseri o mesmo numa board com protecções e leds de funcionamento, mas como queria saber se a voltagem ia estar sempre correcta então adicionei um monitor digital e assim diz-me sempre qual a voltagem que está a sair no load..

Desta vez como já não tinha conectores tive de soldar os fios á placa, depois trago mais e altero..

Eu o ano passado tinha comprado um conversor que me dizia as 2 voltagens mas não sei o que fiz a ele, é que desapareceu do mapa, mas pronto tenho o que queria e a funcionar na perfeição..

Bom estas férias tem sido exaustas com muito trabalhinho, mas ainda não acabou, porque falta acabar a eólica, mas quero ver se até ao final da semana que vem tenho tudo pronto..

Bom seguem as novas imagens já com a nova placa de conversão instalada no sistema..

Cumps..
Anexos
DSC_2454 (Copy).jpg
DSC_2454 (Copy).jpg (81.3 KiB) Visto 3787 vezes
DSC_2455 (Copy).jpg
DSC_2455 (Copy).jpg (79.65 KiB) Visto 3787 vezes
DSC_2458 (Copy).jpg
DSC_2458 (Copy).jpg (76.95 KiB) Visto 3787 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Mais umas imagens com os testes de funcionamento e a mesma no fim já instalada, regulada e a funcionar em pleno nos 12.6v, depois meti para 12.7v não fosse haver alguma oscilação..

Confirmei o aquecimento da bobine e estava um pouco quente mas nada de especial, até porque este conversor vai até aos 5A max. mas para evitar problemas deve-se ir no máx. até aos 4A, mas eu devo ir no max só até aos 2.5A com este conversor, não quero puxar muito por ele, gosto de deixar uma boa margem, no entanto de momento o sistema só está a gastar 1.38A ou 1.42A no pico..

Abraços..
Anexos
DSC_2459 (Copy).jpg
DSC_2459 (Copy).jpg (72.51 KiB) Visto 3736 vezes
DSC_2461 (Copy).jpg
DSC_2461 (Copy).jpg (110.69 KiB) Visto 3736 vezes
DSC_2462 (Copy).jpg
DSC_2462 (Copy).jpg (56.87 KiB) Visto 3787 vezes
Última edição por AngelSpeedy em domingo ago 16, 2015 4:20 pm, editado 1 vez no total.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

Olha amigo é um gosto ver um projeto destes... tirando partido dos teus conhecimentos elétricos, e querer fazer bem :)

Sem dúvida que o quadro ficou muito fixe.

E o que te queria perguntar em relação às baterias, era como fazes a manutenção nas de vaso fechado?

Ainda em relação às baterias!
Na altura da compra, para saber a eficiência das mesmas, o ideal seria fazer um teste de descarga (mas seria praticamente impossível fazer isso na altura da compra ...) como tal (apesar de haver muitas variáveis pelo meio que podem induzir em erro) o melhor indicador do estado real das baterias é na sua tensão em vazio.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por dmorgado »

Cada vez melhor. Isto sim é uma instalação feita por que sabe. Eu continuo a dizer quero ver a eólica a funcionar. Hoje vi uma pequena eólica a roda com força o que me despertou ainda mais a curiosidade....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Emanuel Couto Escreveu:Olha amigo é um gosto ver um projeto destes... tirando partido dos teus conhecimentos elétricos, e querer fazer bem :)

Sem dúvida que o quadro ficou muito fixe.

E o que te queria perguntar em relação às baterias, era como fazes a manutenção nas de vaso fechado?

Ainda em relação às baterias!
Na altura da compra, para saber a eficiência das mesmas, o ideal seria fazer um teste de descarga (mas seria praticamente impossível fazer isso na altura da compra ...) como tal (apesar de haver muitas variáveis pelo meio que podem induzir em erro) o melhor indicador do estado real das baterias é na sua tensão em vazio.
Oi Emanuel epa desculpa lá o atraso na resposta, mas a famelga apareceu cá toda e isto agora com os putos é um pandemónio com gritaria e brincadeiras por todo o lado e nem dá tempo para vir aqui em condições hehehe..

Bom em relação á tua questão, nas baterias de vaso fechado é muito complicado, algumas até dão para abrir com um pouco de força e pressão, mas outras é para esquecer, simplesmente temos de nos basear nos volts e nas cargas e descargas posteriores que ela vai fazendo e depois ver se elas recuperam como quando eram novas e assim tirar algumas conclusões, o problema maior nessas é a manutenção ser mesmo impossível quando não as podemos abrir..

Nas que dão para fazer verificações é medires cada vaso 1 a 1 e veres quantos volts tem cada 1, eles devem andar nos 2 volts e qualquer coisa cada vaso, dependendo de cada bateria mas andam nestes volts mais ou menos..

Á um tempo atrás vi um video de um gajo andar á pancada numa bateria selada com um martelo e uma ponteira e lá conseguiu abrir aquilo, só que depois tem de se voltar a colar com super cola, mas não sei é se ficará como estava, mas ele lá conseguiu pôr a bateria a bulir em condições..

Vê este video que por vezes tira muitas dúvidas ao pessoal, e ele ensina como se fazer alguns dos processos, mas estou ciente que já deves saber fazer isto, em todo o caso fica aqui na mesma para quem não souber : https://www.youtube.com/watch?v=1xvr3Sc3g2o
dmorgado Escreveu:Cada vez melhor. Isto sim é uma instalação feita por que sabe. Eu continuo a dizer quero ver a eólica a funcionar. Hoje vi uma pequena eólica a roda com força o que me despertou ainda mais a curiosidade....
Oi dmorgado, epa espero ter o eixo amanhã, vamos ver como fica, se ficar bom ainda quero ver se até ao final de semana já vai para o poste, se não gostar do eixo e se não tiver muita confiança que aquilo se vai portar bem, então terá de ficar para o próximo ano e assim trazer depois um eixo de Lisboa já preparado e em condições..

No entanto vamos esperar que tudo corra bem e que venha bom, porque também é isso que espero, porque já tenho umas ideias para adicionar coisas a ela hehehe..

Bom só quero mencionar que depois de mudar para 24v as minhas baterias aguentam-se sempre entre os 88 % e os 95 % e o que mais me surpreendeu foi o consumo que baixou, andava nos 1.38A a 1.42A, agora consumo anda nos 1.29A, até fui ver se alguma luz tinha ido a vida mas não está tudo a trabalhar, mas deduzo que o sistema agora já não puxa tanto por estar nos 24v e assim alivia o consumo..

Bom então depois dou mais novidades..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos, aqui vai mais um update, mas neste caso em relação á eólica, bom o eixo até que ficou dentro do razoável, não ficou bem como queria mas pronto, faz o trabalho que lhe é destinado " rotação ", após a instalação foi altura de alguns testes, na qual 2 dias mereceu o título de upgrade, e quando falo de upgrade falo de passar do piso 0 para o telhado onde tem mais vento, hehehe, sendo assim o passo seguinte foi passar toda a cabelagem nova e fazer a caixa de protecção no poste onde esta arrecada os rectificadores que convertem a corrente para DC, e de onde sai o cabo directamente para o controlador, após isso foi a instalação do cabo na garagem onde este permaneceu ao lado do cabo do sistema solar porque na instalação anterior deixei logo espaço para levar o cabo da eólica..

Depois de tudo isto deu-se a conclusão de instalações com cabelagens com muitos metros, a próxima etapa irá ser testar o painel de monitorização da eólica, onde este já está quase pronto, mas só irá para testes daqui a uns dias e se estiver bom vento..

Queria só informar que ainda irei adicionar uns cabos de aço ao poste, e isto porque quando a eólica começa a rodar com muita velocidade o poste começa a abanar, este tem parafusos enormes e muito bem apertados mas ela ainda treme em alta rotação, e eu como gosto de ter coisas estáveis lá terei de os adicionar, não tenho outro remédio, por isso a solução é adicionar uns cabos de aço com tensores de ajustamento, em principio estes serão instalados ligeiramente abaixo da altura das pás..

Como podem ver na última imagem o poste da eólica foi fixado ao poste das parabólicas por este tem um diâmetro bom e é bem forte o que deu uma boa segurança á ventoinha, mas mesmo assim terá de levar os cabos..

Depois irei pintar o poste de preto, até porque já atribuí um nome á eólica " Black Hawk " :D

Se ainda tiver tempo irei fazer um nariz para ela porque tenho a sensação que o hub por ser redondo e espalmado o vento deve bater ali e deve cortar um pouco a rotação, mas logo vejo se tenho tempo ainda para isso, é que as férias estão a chegar ao fim e o descanso foi pouco..

Depois de os cabos instalados farei novos testes e logo se verá se fica estável ou não em alta rotação..

Bom então aqui ficam mais umas imagens ok..
Anexos
DSC_2484_1 (Copy).jpg
DSC_2484_1 (Copy).jpg (80.91 KiB) Visto 3583 vezes
DSC_2490 (Copy).jpg
DSC_2490 (Copy).jpg (36.45 KiB) Visto 3583 vezes
DSC_2487 (Copy).jpg
DSC_2487 (Copy).jpg (62.55 KiB) Visto 3583 vezes
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

Tu não paras homem... :) isso parece uma central de telecomunicações!
Muito bom.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

hehehehe realmente parece, mas nem imaginas no lado oposto está mais uma artilharia, depois meto aqui para veres, além disto tudo ainda falta adicionar uma antena de rádio CB/PMR que virá para o ano que vem, para depois já poder receber comunicações na boa, mas isso é outra história lolol..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por dmorgado »

Sempre em grande. Só faltam mesmo os resultados da produção da eólica. Para quando? Já testaste ou estás à espera de vento. Tenho grande espetativa para essa eólica, pois, pela foto parece não ter obstáculos que povoquem redemoinhos. Vê lá se consegues apresentar bons resultados para conveceres o pessoal que não acredita nas eólicas... Força aí.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, epa aqui hoje está de chuva, já comprei os cabos de aço só falta estar melhorzinho para ir lá cima e meter os mesmos, agora vamos ver se irei ter resultados até ir embora, é que já faltam poucos dias, ontem até esteve um vento razoável mas não passou dos 6 a 7 volts, pelos testes que fiz com o berbequim a voltagem máxima deste motor andava nos 38 a 39v e isto em alta rotação, mas com vento nunca irá chegar a estas voltagens porque as rotações do berbequim em relação ao vento são muitas, e digo isto porque se o vento estivesse com as rotações do berbequim penso que até as parabólicas voavam do telhado, no entanto eu já me vou contentar com 15 a 17v e isto em dias de muito vento..

Agora para quem gosta de eólicas tem de perceber uma coisa, se quiserem fazer uma tem de pensar que a mesma tem de gerar bons volts em rotações baixas e não em altas, no meu caso deve andar no meio das duas, eu alterei o motor mas os imans permanentes que inseri não são grandes o suficiente para gerar bons resultados a baixas rotações, por isso eu dizer que para o ano que vem já devo preparar uma em condições, no entanto já tenho o sistema todo instalado e depois é só alterar o motor ou trocar de lugar por um novo poste..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por CrOhN »

AngelSpeedy Escreveu: Bom só quero mencionar que depois de mudar para 24v as minhas baterias aguentam-se sempre entre os 88 % e os 95 % e o que mais me surpreendeu foi o consumo que baixou, andava nos 1.38A a 1.42A, agora consumo anda nos 1.29A, até fui ver se alguma luz tinha ido a vida mas não está tudo a trabalhar, mas deduzo que o sistema agora já não puxa tanto por estar nos 24v e assim alivia o consumo..

Bom então depois dou mais novidades..

Abraços..
Isto está correcto? Só baixou para 1.29A? Então passastes de 12V X 1.38A = 16.8W, para 24V X 1.29A = 30W?

Ao passares para 24V, a corrente deveria ser metade. Bom, mais um pouco por causa das percas do conversor de tensão. Se ligasses as luzes em série 2 a 2, aì sim, o consumo deveria ser metade.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, o sistema está a 24v mas o load continua a 12v porque senão arrebentava com as luzes todas, agora o consumo está mais baixo, porque meti no conversor a sair a 12.7v e logo aí o consumo baixa, porque quanto mais alta for a voltagem mais o consumo baixa e na altura nem tinha associado a voltagem ao consumo só no dia a seguir é que me lembrei, por isso deixei estar entre os 12.6v a 12.7v que assim o consumo situa-se nos 1.29A a 1.30A com as oscilações..

Bom o vento por aqui vai soprando mas nada de especial por agora, por isso não devo tirar bons resultados antes de me ir embora, as voltagens por estes dias andam na casa dos 2v a 6v por isso não me parece que irá melhorar, ao menos ela já apanhou a primeira chuva e já foi baptizada hehehehe..

Depois meto aqui as imagens finais do sistema da eólica já pronta..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos, já lá vão algumas semanas que não posto aqui nada e tudo porque o tempo tem sido pouco para andar no fórum, e também como não estou junto do sistema torna-se mais complicado actualizar seja o que for, bom mas estes dias aos poucos lá consegui fazer uns videos para meter aqui, e estes videos são um resumo do que fiz e desde que comecei a construir o meu sistema..

1º Video - imagens do começo da construção do painel do sistema solar

2º Video - Imagens do upgrade efectuado ao primeiro sistema + eólica

3 º Video- Mostro em poucos minutos alguns videos desde do dia que comecei até ao final de Agosto de 2015 onde concluí tudo.

Sendo assim deixo-vos aqui os videos..

Video Parte 1


Link


Video Parte 2


Link


Video Parte 3

Dentro de alguns dias - Ainda em edição..

Espero que gostem..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

Olha amigo! Isso ficou espectacular... projeto, edição de imagens, música, adorei ;)

Aquele quadro fica bem fixe com aquelas luzes/mostradores, etc... é sem dúvida muito gratificante ver um projeto concretizado por nós...

Parabéns.

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Oi amigo obrigado, realmente fazer, inventar e concretizar tudo isto é outra coisa, só de estar a olhar para o sistema depois de estar acabado e ter orgulho no que fizemos é gratificante e dá forca para continuarmos a inovar..

A edição de video foi a mais simples possível, porque não ia estar a perder muito tempo a pôr isto tudo mais profissional, para o efeito que é chega bem hehehe..

Quero ver se dentro de alguns dias meto aqui já o video 3, talvez ainda este fim de semana, vamos ver..

Cumps.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos, epa desculpem lá mas não tenho conseguido vir cá postar coisas, e também até me esqueci de inserir aqui o video 3 na altura, sendo assim aqui vai ele ok..

O video teve de ficar no formato mais encolhido e com um pouco de menos qualidade para poder inserir o mesmo no youtube, é que se fosse com os parâmetros dos outros videos o tamanho deste ia andar á volta de 1.5GB, e assim tive de compacta-lo um bocado, mas dá para ver e perceber, porque é isso que interessa.

Já agora façam uma pausa porque são quase 18 minutos.. ;)

Depois insiro mais umas imagens de mais um módulo simples que fiz em Novembro para o controlo do load do sistema solar..

Cumps..

Video Parte 3


Link
Última edição por AngelSpeedy em terça dez 22, 2015 2:10 am, editado 1 vez no total.
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Os meus projectos em Solar e Eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

Olá amigo, o teu vídeo não está disponível!

Já agora bom Natal :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”