Autoconsumo 750W - Fsilva

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

Foi assim que fiz, desliguei o painel á noite, primeiro desliguei os microinversores e depois desliguei os cabos que vem do painel e que ligam ao inversor.
Nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro a % de oferta à EDP tem rondado os 30%
Nos meses de Março e Abril a % de oferta à edp tem rondado os 40%.

No inicio de Junho desliguei um painel e fiquei só com 500W activos, e mesmo assim a percentagem de oferta tem rondado os 20%
Acredito que nos meses de inverno a % de oferta baixe para os 10%.

Agora tenho 3 hipóteses:
- deixo tudo como está - 3 painéis - 750W em autoconsumo;
- vendo um dos paineis + microinversor, e fico só com 500W em autoconsumo , estava a pensar vender o conjunto por 400€;
ou
- ligo um painel a umas baterias de carro usadas que tenho lá para casa + um inversor daqueles de carro de 12v para 220v para fazer umas brincadeiras,
neste caso so teria de comprar um controlador solar (tipo isto http://www.ebay.com/itm/10A-20A-30A-12V ... 1646997992)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Emanuel Couto »

Hipótese​ 3 ... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

Emanuel Couto Escreveu: segunda jun 12, 2017 4:54 pm Hipótese​ 3 ... :)
Eu se já tivesse um painel a mais também gostava de brincar um pouco. Às vezes até me apetece desligar os meus para fazer mais umas experiências mas tenho receio de estragar aquilo e depois arrepender-me.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

Fsilva,

eu tenho na cabeça um projeto que envolve automação. Já ando a ler umas coisas para avançar quando tiver um pouco de tempo para estudar o assunto. Em automação, podes instalar sensores ambientais. Vou tentar pesquisar sobre a possibilidade de ligar determinadas cargas quando a intensidade luminosa for maior que X. Isso envolve estabelebecer regras para alturas em que o sol vem e vai, etc.. Depois será preciso ter as tomadas da automação ligadas a cargas que usem o excesso de eletricidade produzida. Pesquisa projetos com Z-Wave e outras similares.

Mas, o que me parece ser mais interessante e económico de fazer é automação através de projetos com Raspberry PI; é muito económico e dá para fazer coisas engraçadas. Tenho este link guardado para estudar um bocado o assunto (https://www.raspberrypi.org/forums/view ... 37&t=86223).

A minha resistência elétrica liga/desliga por relógio mecânico. Se num dia preciso mais água quente, mudo a patilha para ligar um pouco mais cedo. A intenção é automatizar o sistema, por forma a que a hora de ligar fique dependente da temperatura da água no interior do cilindro.

No link acima, o autor já controla tomadas com cargas ligadas de forma automática. Ele pretende fazer isso de forma dependente da leitura dos ficheiro de produção FV do Owl Intuition PV. O link não tem uma conclusão. Eu, quando tiver tempo, irei estudar o assunto e tentar concretizar essa ideia.

Neste momento, estou com um projeto em mãos que é o de substituir os meus detectores de gás/fumo/CO, que funcionam todos localmente e alguns a pilhas, por detetores ligados à rede elétrica (mais um pequeno desviador de cargas) e ligados ou a um sistema de automação ou à minha central de alarme, para receber os alarmes dos detetores diretamente no meu telemóvel. Vou fazer integração do meu sistema de alarme com o meu sistema de videovigilância (projeto em curso) e detetores de segurança.
Cumprimentos,
Quintas2


vitorchelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 04, 2017 12:10 am
Localização: Lousã/coimbra

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por vitorchelo »

Quintas2 Escreveu: terça jun 13, 2017 8:14 am
Emanuel Couto Escreveu: segunda jun 12, 2017 4:54 pm Hipótese​ 3 ... :)
Eu se já tivesse um painel a mais também gostava de brincar um pouco. Às vezes até me apetece desligar os meus para fazer mais umas experiências mas tenho receio de estragar aquilo e depois arrepender-me.
Buenas, parece k ideias não faltam, o k interessa é ter mente aberta e testar de maneira diferente para ter resultados diferentes, Einstein penso eu....

Deixo aki uma ideia k derivado ao material k tenho não tenho a possibilidade de concretizar, esta ideia será para evitar a perda de carga para a edp;

+inversor onda pura..
+sistema off-grid para alimentar algo em especial na casa, ou um circuito especial..
+inversor grid-tie ligado a este circuito isolado..
+baterias mediante a necessidade de consumo do circuito off-grid..
+controlador mppt..
+paineis separados, uns alimentam o grid-tie e outros o mppt e baterias com saída para o inversor onda pura.



Será exequivel o projecto ???

Isto aproveitando a dica.........de brincar 1 pouco :D :mrgreen:
Just saying :D :roll:


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

vitorchelo Escreveu: quarta jun 14, 2017 12:13 am Deixo aki uma ideia k derivado ao material k tenho não tenho a possibilidade de concretizar, esta ideia será para evitar a perda de carga para a edp;

+inversor onda pura..
+sistema off-grid para alimentar algo em especial na casa, ou um circuito especial..
+inversor grid-tie ligado a este circuito isolado..
+baterias mediante a necessidade de consumo do circuito off-grid..
+controlador mppt..
+paineis separados, uns alimentam o grid-tie e outros o mppt e baterias com saída para o inversor onda pura.



Será exequivel o projecto ???

Isto aproveitando a dica.........de brincar 1 pouco :D :mrgreen:
Um inversor grid-tie não funciona num circuito isolado. Tem de detectar a rede para funcionar.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

Emanuel Couto Escreveu: segunda jun 12, 2017 4:54 pm Hipótese​ 3 ... :)
tenho 2 baterias de carro usadas com 70 amperes cada
tenho um inversor de 150w (pico 300w)

será que o inversor aguenta com uma arca frigorifica??


vitorchelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 04, 2017 12:10 am
Localização: Lousã/coimbra

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por vitorchelo »

Quintas2 Escreveu: quarta jun 14, 2017 10:42 am
vitorchelo Escreveu: quarta jun 14, 2017 12:13 am Deixo aki uma ideia k derivado ao material k tenho não tenho a possibilidade de concretizar, esta ideia será para evitar a perda de carga para a edp;

+inversor onda pura..
+sistema off-grid para alimentar algo em especial na casa, ou um circuito especial..
+inversor grid-tie ligado a este circuito isolado..
+baterias mediante a necessidade de consumo do circuito off-grid..
+controlador mppt..
+paineis separados, uns alimentam o grid-tie e outros o mppt e baterias com saída para o inversor onda pura.



Será exequivel o projecto ???

Isto aproveitando a dica.........de brincar 1 pouco :D :mrgreen:
Um inversor grid-tie não funciona num circuito isolado. Tem de detectar a rede para funcionar.
O sistema k mencionei tem rede do inversor de onda pura, o grid-tie supostamente daria apoio ao onda pura, será k estou enganado !? :shock: :shock: :shock:
Just saying :D :roll:


vitorchelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 04, 2017 12:10 am
Localização: Lousã/coimbra

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por vitorchelo »

fsilva Escreveu: quarta jun 14, 2017 12:05 pm
Emanuel Couto Escreveu: segunda jun 12, 2017 4:54 pm Hipótese​ 3 ... :)
tenho 2 baterias de carro usadas com 70 amperes cada
tenho um inversor de 150w (pico 300w)

será que o inversor aguenta com uma arca frigorifica??
Ora comparando com o meu combinado, tem 2 motores independentes, consumo de cada 1, mais ou menos 100watts, o pico de cada 1 será o k mencionou fsilva, em principio trabalha mas o inversor vai bulir nos limites, o inversor de 150watts é muito a keimar os valores de trabalho da arca frigorifica.
Outra kestão, a nivel de autonomia não sei se aguenta a noite, tudo depende da capacidade das baterias, e do seu estado.
Deixo um exemplo de uma bateria de 90amph k já tinha o eletrólito a meio da bateria, o carro já não arrankava com ela, tive a ligada a minha tv (60watts) a tarde inteira sem carregar, o inversor foi um onda modificada de 1500watts, kuando a tentei carregar, morreu de vez.
Na prática á coisas k só experimentando.

Força nisso :D ;)
Just saying :D :roll:


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: RE: Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por accoelho »

vitorchelo Escreveu:
Quintas2 Escreveu: quarta jun 14, 2017 10:42 am
vitorchelo Escreveu: quarta jun 14, 2017 12:13 am Deixo aki uma ideia k derivado ao material k tenho não tenho a possibilidade de concretizar, esta ideia será para evitar a perda de carga para a edp;

+inversor onda pura..
+sistema off-grid para alimentar algo em especial na casa, ou um circuito especial..
+inversor grid-tie ligado a este circuito isolado..
+baterias mediante a necessidade de consumo do circuito off-grid..
+controlador mppt..
+paineis separados, uns alimentam o grid-tie e outros o mppt e baterias com saída para o inversor onda pura.



Será exequivel o projecto ???

Isto aproveitando a dica.........de brincar 1 pouco :D :mrgreen:
Um inversor grid-tie não funciona num circuito isolado. Tem de detectar a rede para funcionar.
O sistema k mencionei tem rede do inversor de onda pura, o grid-tie supostamente daria apoio ao onda pura, será k estou enganado !? :shock: :shock: :shock:
Essa combinação funciona desde que haja consumo total do que o gridtie produz, se não ele da erro e para.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: RE: Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

accoelho Escreveu: quarta jun 14, 2017 10:59 pm Essa combinação funciona desde que haja consumo total do que o gridtie produz, se não ele da erro e para.
(Y)
Cumprimentos,
Quintas2


vitorchelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 04, 2017 12:10 am
Localização: Lousã/coimbra

Re: RE: Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por vitorchelo »

accoelho Escreveu: quarta jun 14, 2017 10:59 pm
vitorchelo Escreveu:
Quintas2 Escreveu: quarta jun 14, 2017 10:42 am

Um inversor grid-tie não funciona num circuito isolado. Tem de detectar a rede para funcionar.
O sistema k mencionei tem rede do inversor de onda pura, o grid-tie supostamente daria apoio ao onda pura, será k estou enganado !? :shock: :shock: :shock:
Essa combinação funciona desde que haja consumo total do que o gridtie produz, se não ele da erro e para.
Já entendi, se não for consumida na totalidade a produção do grid tie não tem para onde injectar, realmente tinha me falhado esse pormenor altamente importante. :ugeek:
Just saying :D :roll:


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

vitorchelo Escreveu: quarta jun 14, 2017 10:23 pm
fsilva Escreveu: quarta jun 14, 2017 12:05 pm
Emanuel Couto Escreveu: segunda jun 12, 2017 4:54 pm Hipótese​ 3 ... :)
tenho 2 baterias de carro usadas com 70 amperes cada
tenho um inversor de 150w (pico 300w)

será que o inversor aguenta com uma arca frigorifica??
Ora comparando com o meu combinado, tem 2 motores independentes, consumo de cada 1, mais ou menos 100watts, o pico de cada 1 será o k mencionou fsilva, em principio trabalha mas o inversor vai bulir nos limites, o inversor de 150watts é muito a keimar os valores de trabalho da arca frigorifica.
Outra kestão, a nivel de autonomia não sei se aguenta a noite, tudo depende da capacidade das baterias, e do seu estado.
Deixo um exemplo de uma bateria de 90amph k já tinha o eletrólito a meio da bateria, o carro já não arrankava com ela, tive a ligada a minha tv (60watts) a tarde inteira sem carregar, o inversor foi um onda modificada de 1500watts, kuando a tentei carregar, morreu de vez.
Na prática á coisas k só experimentando.

Força nisso :D ;)


ja estou a ver que isso é muito trabalho para poupar uns trocos por mes!!!
acho que vou mas é por um painel á venda no olx,
fiz mal as contas, errei, vou ter de remediar

com 500w no verão ofereço 20% da produção
no inverno deve rondar os 5% / 10%

vou ponderar melhor!!!!


vitorchelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo jun 04, 2017 12:10 am
Localização: Lousã/coimbra

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por vitorchelo »

fsilva Escreveu: quarta jun 14, 2017 12:05 pm
Emanuel Couto Escreveu: segunda jun 12, 2017 4:54 pm Hipótese​ 3 ... :)
tenho 2 baterias de carro usadas com 70 amperes cada
tenho um inversor de 150w (pico 300w)

será que o inversor aguenta com uma arca frigorifica??

Buenas, fsilva, já k tem essas baterias e o inversor, ponha o projeto a andar para teste, gosto de ser positivo
:D , actualmente estou aki com um problema com o meu combinado k é velhinho e em trabalho só com 1 motor ligado esta me a dar 60 watts de consumo, eu não sou pró, mas tenho umas luzes da coisa e gosto de testar.
Se tem muita exposição solar, ao contrario de mim k estou num apartamento, é de arriscar, vá postando k o pessoal por aki vai ajudando :) ;) .
Atenção num pormenor, os 60 watts k por exemplo consome 1 dos motores do meu combinado, k agora arriscando e sem fazer contas será 1 amp em 220v, não é linear do k o inversor puxa da bateria.
Simplificando e dando um exemplo prático;

guincho das obras de 500watts
inversor 1500watts onda modificada

Usei ligado á bateria do carro e o inversor puxava mais ou menos 60 amps da bateria, acho k passei a ideia, como já disse algures, á coisas k não vale a pena fazer contas, só experimentando.

Espero ter ajudado pela positiva :D
Just saying :D :roll:

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”