Autoconsumo 750W - Fsilva

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por alexjp4 »

Quintas2 Escreveu:Entretanto, segue o tópico Aproveitar Bateria Usada em Autoconsumo: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=19514.

Pode vir a dar jeito para todos nós.

É pena ainda não ter mais opiniões de quem está mais dentro do assunto, mas foi uma das minhas soluções que devem ser tidas em conta para poder reduzir o tempo de amortização, apesar de aumentar os custos.
Porque parte do investimento está feito, agora tem que pensar o que fazer, já tem várias opiniões e até poderão aparecer mais, mas penso que o pior delas todas é não fazer nada! mas isto é a minha opinião e não uma critica destrutiva, e que pelo menos esta situação sirva de lição para quem quer investir no auto consumo, deve primeiro ver os consumos (os stand by) mais vale comprar um medidor (custam 8 a 10€ no Ebay) e fazer as medições durante uns tempos do que estar a comprar equipamentos para aumentar os lucros da EDP e nunca mais terem retorno do investimento que fizeram.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por jmlflorencio »

E que tal virar os painéis em direções diferentes?

Deixar o de 250 para a altura da manhã, e os de 500 para a tarde, com um deles virado para o sol mais ao fim da tarde mesmo...

Assim simulava-se (estou a especular) o efeito de um seguidor. Tinha-se menos potência, mas durante mais tempo...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por CrOhN »

Eu tenho os meus assim.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

alexjp4 Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:
Quintas2 Escreveu: (guardo a tralha velha minha e dos meus familiares pois sou contra este paradigma da sociedade moderna de tudo deitar fora e "quem guarda velho, sempre tem")..
Faço o mesmo!
Um dia pode dar jeito :)
Infelizmente ou não tambem sou assim já mudei por 3 vezes de casa e sempre para maiores e está sempre a faltar espaço para guardar tudo mas lá vou guardando a ultima maquina de lavar roupa cá em casa durou quase 25 anos :D apesar de ter sofrido alguns upgrad´s de outras maquinas de lavar que me foram dando, só que morreu mesmo o programador queimou, e o rolamento do tambor já estava meio gripado, mas já consegui por outra a funcionar, os fabricantes é que não devem gostar muito.... :mrgreen:
Sem querer poluir muito o tópico do projeto do Fsilva, é só para dizer que há uns anos acabei por comprar um contentor marítimo de 40 pés, usado, cobri-o com telhado de fibrocimento e é o meu armazém, já quase cheio. Fico-me por aqui neste off-topic.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu:E que tal virar os painéis em direções diferentes?

Deixar o de 250 para a altura da manhã, e os de 500 para a tarde, com um deles virado para o sol mais ao fim da tarde mesmo...

Assim simulava-se (estou a especular) o efeito de um seguidor. Tinha-se menos potência, mas durante mais tempo...
Mais uma boa ideia. Vais ver que ainda resolves isto Fsilva.

Um abraço.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por alexjp4 »

Sim. tambem é uma hipotese.


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

Desde já obrigado a todos pelas opiniões e dicas, vou tomar algumas em consideração,
agora tenho a certeza que o meu contador não conta o que injecto, logo não estou a pagar o que ofereço, já não é mau!!!!!
depois ha a considerar que o medidor da entrada do quadro é chinoca, logo a veracidade das medições é posta em causa, mas não deve fugir muito aos valores apresentados.

utilizar um inibidor de injecção + resistência + cilindro para aquecer agua não compensa pelo preço, eu tenho termossifão com tubos de vácuo, só me compensava no inverno, no resto do ano tenho aqua quente para dar e vender.

o que vou fazer este mês é passar o máximo de maquinas loiça / roupa para as horas de sol, ja falei com a "maria" e ela ja esta sensibilizada para isso,
em vez de fazer 3 lavagens de maquinas de roupa num dia tentar fazer 1 lavagem por dia os 3 dias
provavelmente (quase de certeza) não me vai compensar o bi-horario e se isso se verificar desisto no mês seguinte, no stress

colocar os painéis com direcções diferentes é uma hipótese que ando a considerar, mas vou aguardar os resultados nos próximos meses

vender parte do sistema por enquanto está fora de questão


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

viva,
preciso da vossa ajuda,
tenho o sistema ligado numa tomada (onde ligo mais eletrodomésticos no mesmo circuito) mas queria ligar directo no quadro com um disjuntor próprio,
que disjuntor devo usar?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

Boas.
6A chega bem e penso que tens o cabo de 1,5mm2, logo também deverá ficar bem.
Cumprimentos,
Quintas2


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por joaovt »

tenho uma duvida, qualquer pessoa pode montar estes sistemas em sua casa ?


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

penso que sim,
se a potencia instalada for entre 200w a 1500w tens de fazer uma comunicação previa


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por joaovt »

sim fsilva, referia-me mesmo a quem faz a instalação ?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

joaovt Escreveu:tenho uma duvida, qualquer pessoa pode montar estes sistemas em sua casa ?
Pela lei tem de ser um instalador credenciado a fazê-lo. Na prática, nos sistemas até 1500W, como apenas exigem mera comunicação prévia desde que não se venda à rede, todos os vamos instalando, mas em rigor não o podemos fazer.
Art. 9 DL 153-2014.PNG
Art. 9 DL 153-2014.PNG (55.65 KiB) Visto 2605 vezes
Cumprimentos,
Quintas2


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por joaovt »

Muito Obrigado pela informação.


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por joaovt »

Só mais uma, também existe fiscalização como havia na microgeração ?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

joaovt Escreveu:Só mais uma, também existe fiscalização como havia na microgeração ?
Está prevista na legislação. Não é exigida para a mera comunicação prévia mas pode sempre aparecer. Se vai funcionar ou não ???
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por alexjp4 »

Quintas2 Escreveu:
joaovt Escreveu:Só mais uma, também existe fiscalização como havia na microgeração ?
Está prevista na legislação. Não é exigida para a mera comunicação prévia mas pode sempre aparecer. Se vai funcionar ou não ???
O problema será saber se quem instalou é ou não certificado, porque quem instala não deixa nenhum documento nem certificação, para mim é mais uma das leis que ninguem se entende, se houver inspecção como é que quem tem os paineis prova que quem instalou está certificado? :o ou como é que quem faz a inspeção consegue provar que não era certificado quem instalou :o se está mal instalado (por onde poderiam pegar é na parte electrica) poderia ser um electricista certificado mas aldrabão :lol: e agora como é???


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

Se calhar nem as empresas que instalam para a EDP estão certificadas. Pelo menos a Renováveis na Hora costumava ter uma listagem de entidades instaladoras, pois o SERUP continua morto e enterrado. A lista de entidades da DGEG não tem nada neste campo.

Claro está que ninguém impede o consumidor de exercer o seu direito e dever de pedir a quem lhe instale prova de ser uma entidade credenciada. Por outro lado, havendo fatura da instalação, o instalador também estará "entalado" de houver uma inspeção e ele não for credenciado. Um eletricista certificado mas aldrabão terá que responder pelo que fez. É óbvio que anos depois pode alegar que não montou como lá está. Mas isso é como tudo, é como quando contratas um eletricista para qualquer trabalho em casa.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por alexjp4 »

Quintas2 Escreveu:Se calhar nem as empresas que instalam para a EDP estão certificadas. Pelo menos a Renováveis na Hora costumava ter uma listagem de entidades instaladoras, pois o SERUP continua morto e enterrado. A lista de entidades da DGEG não tem nada neste campo.

Claro está que ninguém impede o consumidor de exercer o seu direito e dever de pedir a quem lhe instale prova de ser uma entidade credenciada. Por outro lado, havendo fatura da instalação, o instalador também estará "entalado" de houver uma inspeção e ele não for credenciado. Um eletricista certificado mas aldrabão terá que responder pelo que fez. É óbvio que anos depois pode alegar que não montou como lá está. Mas isso é como tudo, é como quando contratas um eletricista para qualquer trabalho em casa.
As empresas até podem estar certificadas e quem instalou estará??
A lei obriga a quem presta um serviço que passe factura mas não obriga o consumidor a exigir factura de quem presta um serviço logo não és obrigado a ter factura da instalação, e o Dec. Lei não especifica nem diz como deves fazer prova do instalador,só para as de venda é que a entidade instaladora tem que a registar, por isso e agora.... :shock: e nem precisa de passar anos se ninguem confirmou que a instalação estava como deve de ser quando o electricista a fez será a palavra de um contra a do outro, moral da história não há nada como instalar até aos 200W não tem problema que a DGEG nem tem conhecimento da existência dela.


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por joaovt »

Parece que lancei a confusão. Não da para saber quais são as certificadas ?

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”