Novo projecto de auto-consumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Silva28
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por Silva28 »

Interpretei-o erradamente, mas já percebi a confusão. Como falou em débito (que no contexto de energia significa consumo instantaneo, fluxo de corrente), pensei que se estava a referir à corrente máxima instantanea que lhe conseguia extrair e que não tivesse compreendido a unidade era A. Peço desculpa.
Qual a tensão da bateria com 50Ah?
Qual é o modelo da bateria?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por Ricardo_Santos »

Alguém sabe se esta empresa ainda se encontra no ativo?

Vejo que não fui o único...

https://portaldaqueixa.com/marcas/zoltclima
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W


Sub023
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: domingo mai 03, 2015 10:51 am

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por Sub023 »

Boa tarde.
Peço desculpa estar a usar este post, mas de certa forma as minhas questões/ duvidas enquadram-se um pouco no que já aqui se foi falando.

No meu caso, actualmente encontro-me fora de Portugal, mas construi casa a cerca de 5 anos em Portugal e agora estamos decididos a regressar definitivamente a Portugal , como sempre pensei em aderir a um sistema fotovoltaico, mas estando fora acabava por não compensar o investimento e também bunca consegui obter todos os esclarecimentos que pretendia.
No meu caso acabo por ter muito que gaste energia eléctrica e penso que seria uma opção acertada, por exemplo tenho piscina e poderia colocar os equipamentos da piscina a funcionarem sempre durante o dia, isto estrando apenas a mencionar um dos maiores consumidores de electricidade da casa, com o regresso tenho também ponderado colocar uma bomba de calor para aquecimento central, visto ter piso radiante instalado, mas actualmente ter uma caldeira mural a gás natural.
A minha maior questão predesse ao facto de saber se é possivel vender o excedente da nossa produção a edp e se tal se torna viável e se compensa, tenho lido muitaa opiniões de que acaba por não ser um bom negócio optar pelas soluções da edp.
Um possível retorno da venda de excedente só será possivel caso se opte por uma solução vendida pela edp ou um representante deles certo?
No caso de ser de excluir esta opção, que empresas conhecem e aconselham com bom equipamento e bons serviços na zona norte do país?
A oitra questão prendesse com o facto de já ter pesquisado um pouco e ter acabado até por encontrar alguns locais onde comprar paineis fotovoltaicos que de certa forma tem preço apetecível comparado com as ofertas da edp e até alguns valores visto em sites de algumas empresas, a questão é saber fazer uma boa escolha nos painéis solares e saber se tais poderão ser colocados por nós sem ter o dedo de um instalador certificado?

Cumprimentos Miguel Vale

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por visitante1 »

Até 1,5kw podes instalar sem grandes burocracias .
Vender o excedente tem sido relatado por cá que pode não ser boa opção dada a burocracia , taxas, seguros e o preço baixíssimo a que a energia seria comprada , a melhor opção seria mesmo utuzar toda a energia desviando o excedente por exemplo para o aquecimento de águas .
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Sub023
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: domingo mai 03, 2015 10:51 am

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por Sub023 »

visitante1 Escreveu: domingo jun 17, 2018 11:27 pm Até 1,5kw podes instalar sem grandes burocracias .
Vender o excedente tem sido relatado por cá que pode não ser boa opção dada a burocracia , taxas, seguros e o preço baixíssimo a que a energia seria comprada , a melhor opção seria mesmo utuzar toda a energia desviando o excedente por exemplo para o aquecimento de águas .
Cumps
Bom dia.

Desde já agradeço a resposta.

Terei de ver a melhor opção.
Alguém tem contactos de instaladores na zona norte para que possa obter alguns valores e opiniões?
E já agora quem tem painéis e que marcas aconselham?
Se tiver alguém que dê uns bons contactos é sempre uma mais valia pois acabo por já não conhecer quase ninguém nem saber quem trabalha devidamente por Portugal.

Cumprimentos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por jmlflorencio »

Às lojas mais conhecidas por cá, do que tenho lido, são a solarimpact e a solarshop. Mas haverá muitas mais, também a trabalhar bem...

Vamos ver se mais alguém da mais sugestões...

Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por Ricardo_Santos »

O opção de usar o excedente par aquecimento de aguas parece-me excelente opção.

Será possível configurar para apenas usar o excedente? Tenho um Sunnyboy TL 1500 da SMA...
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W


antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por antonio.campea »

Olá
Penso que sim, tem é que comprar uma tomada wireless da marca e parece não ser barata.
Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por Ricardo_Santos »

ok. vou pesquisar. obrigado
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Novo projecto de auto-consumo

Mensagem por pedrosilva »

visitante1 Escreveu: domingo jun 17, 2018 11:27 pm Até 1,5kw podes instalar sem grandes burocracias .
Vender o excedente tem sido relatado por cá que pode não ser boa opção dada a burocracia , taxas, seguros e o preço baixíssimo a que a energia seria comprada , a melhor opção seria mesmo utuzar toda a energia desviando o excedente por exemplo para o aquecimento de águas .
Cumps
Não discordando que usar toda a energia ainda é e será a melhor opção talvez seja altura de revermos estas contas com o MIBEL a bater nos 8 cêntimos / kWh neste Verão. O autoconsumo que venda excedente recebe 90% da média desse preço no último mês, ou seja cerca 7 cêntimos.

Quem já tem seguro multi-riscos da casa, não abrange isto?
Também é preciso ter em conta o IRS. A venda do excedente entra 100% como rendimento sem qualquer dedução para amortização do equipamento, avarias, etc ?

Página da EDP SU (CUR:Comercializador de Último Recurso) sobre a compra de energia.
https://www.edpsu.pt/pt/CUR/Pages/compraDeEnergia.aspx

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”