solar + eólico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: solar + eólico

Mensagem por jmlflorencio »

Eu mandava isso para trás... Uma reclamação no PayPal (e eBay) costuma fazer maravilhas ;-)


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Em relação ao gerador pelo que vejo o mesmo deve ser bem menos potente do aquilo que dizem ser. O pior é que acho que ele foi bobinado para trabalhar com tensões bem mais altas que os 48v. A titulo de exemplo, ontem quando tentava medir a resistência do meu, medi a tensão que tinha entre fazes (em vazio) e variava entre os 70 e os 110v. e estava a rodar bem, estava bom vento.
Arriscava a dizer que o teu ao atingir 200v e com uma carga a consumir de 2A deve estar bobinado para uns 220v de saida e deve ser de uns 500W de potencia. Mas isto é apenas um palpite.
Pelos valores que tens de tensão tens de ter cuidado ao ligar ao xantrex, se vi bem apenas suporta 125v na entrada. Ve lá se não terá já entregue a alma ao criador.

Há varias soluções, mas a que acho mais fácil e menos problemática e pedir a uma oficina de bobinagem que rebobinem o gerador com fio mais grosso e com menos espiras, para o adaptar ás tensões que precisas. A potencia total não sobe, se ele for de 500W continua a ser de 500W apenas fica a trabalhar nos parâmetros certos.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

liguei a ponte retificadora e uma lampada de 12v / 55w e a máquina de furar não tem força para rodar o gerador.

Está aqui uma bela m*rda.... vou reclamar com o ebay e com o vendedor para receber os 380€ de volta e com esse dinheiro compro um gerador de 2000w igual ao teu.

Já tenho as pás, controlador e a base da eólica.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: solar + eólico

Mensagem por accoelho »

Isso ainda vai dar muita dor de cabeça.
Possivelmente alem desse aerogerador ser uma porcaria e ser so para funcionar em AC.
Reaver os €€ so será possível se o produto ainda estiver dentro dos prazos e em conformidade.
A devolução irá custar alguns €€.

Depois temos que aprender com os erros, se temos um sistema 12v não devemos comprar aerogerador para 12v mas sim com tensão muito superior.
Pois raramente ira rodar no seu max e produzir o esperado e anunciado.
O controlador irá fazer o seu trabalho e adaptar a tensão de saída ao sistema.

Espero que consigas ter isso a funcionar como esperado....


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Realmente se conseguires reaver algum dinheiro desse gerador a melhor solução é comprares um gerador eolico já pronto e com as arestas todas limadas.

A titulo de Informação, o meu até me surpreendeu pela positiva, estava com medo que aquilo não tivesse grande qualidade pois embora pareça que é feito na Alemanha aquilo é feito na Turquia. Fiz-lhe três alterações que considerei importantes:

1º O "rabo" que o faz o gerador ficar orientado para o vento, originalmente era feito de uma chapa de acrílico e eu achei que aquilo não ia durar muito, fiz um exactamente igual numa chapa de alumínio, depois foi pintada de branco de modo que parece a original.

2º As pás da hélice eram de fibra preta, eu achei que naquela cor e exposto todos os dias ao sol a fibra não ia durar muito, dei primário próprio para plásticos, pintei de branco e foi envernizado, tudo com produtos que são usados na pintura dos plásticos automóveis, para resistirem ás condições climatéricas.

3º Aterei o angulo das pás, no angulo original o gerador só começava a rodar com muito vento. Fiz umas pequenas "cunhas" que ficaram apertadas entre as pás e a chapa do centro de gerador. agora roda com muito mais facilidade e atinge velocidades maiores.

de resto o gerador é robusto e parece durável.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Após muita teimosia fiz novo teste com tudo montado na mesa da cozinha (4 baterias de 12v, gerador e controlador) liguei tudo.
As baterias estavam com 42v e assim que rodei o gerador com a mão o controlador piscou o led de indicação de tensão do gerador.

Peguei no berbequim e comecei a rodar e a tensão das baterias começou logo a subir com pouquíssima rotação no gerador.
Acelerei mais um pouco e a tensao subiu para 50 voltes e tive perto de 1A.
Não deu para puxar mais porque o gerador rodava sobre si mesmo.

A coisa começa a querer funcionar, o próximo passo é montar uma caixa redutora inicialmente 10/1 para que as pás comecem a rodar e atinjam rotação.

Mais logo vou tornar a montar o gerador na eólica e forçar a rotação e ver quanto produz com o berbequim.

Vou carregar o video no youtube e ja partilho o link


https://youtu.be/ht4FQErcdq0
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Experimenta aumentar um pouco o angulo das pás antes de fazeres redutores ou multiplicadores.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: sábado jan 20, 2018 3:57 pm Após muita teimosia fiz novo teste com tudo montado na mesa da cozinha (4 baterias de 12v, gerador e controlador) liguei tudo.
As baterias estavam com 42v e assim que rodei o gerador com a mão o controlador piscou o led de indicação de tensão do gerador.

Peguei no berbequim e comecei a rodar e a tensão das baterias começou logo a subir com pouquíssima rotação no gerador.
Acelerei mais um pouco e a tensao subiu para 50 voltes e tive perto de 1A.
Não deu para puxar mais porque o gerador rodava sobre si mesmo.

A coisa começa a querer funcionar, o próximo passo é montar uma caixa redutora inicialmente 10/1 para que as pás comecem a rodar e atinjam rotação.

Mais logo vou tornar a montar o gerador na eólica e forçar a rotação e ver quanto produz com o berbequim.

Vou carregar o video no youtube e ja partilho o link


https://youtu.be/ht4FQErcdq0
Jpc nao conheço esse multimetro e não sei em que escala estava más para mim eram 90 miliamperes


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Wolfire o da esquerda é um multimetro e o outro é um amperimetro e estava a medir DC até 400A.
O multimetro chegou aos 50v e o amperimentro a 0.9A

Durante a tarde fui ao torneiro e levei tudo comigo, testamos o gerador com baterias velhas e o mesmo chegou a produzir 54v constantes e 9.7A o que dá quase 500w de produção.

Amanhã vou começar a montar a eólica de eixo vertical com algumas alterações nas pás.

Depois vou pensar o que fazer a esta, se compro um gerador ista breeze e coloco em operação ou se a vendo como está com as pás.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

A minha esposa esteve na conversa comigo e perguntou o que eu achava de colocar as pás da eolica vertical na horizontal.

Fiquei a pensar no que tinha dito e até que estou a ponderar utilizar essas pás visto terem uma aérea algumas vezes superior às atuais.

Imagem

Será que funciona?
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: sábado jan 20, 2018 11:51 pm A minha esposa esteve na conversa comigo e perguntou o que eu achava de colocar as pás da eolica vertical na horizontal.

Fiquei a pensar no que tinha dito e até que estou a ponderar utilizar essas pás visto terem uma aérea algumas vezes superior às atuais.

Imagem

Será que funciona?
Pode funcionar, com pas largas terá pouca velocidade bastante força. Tens que fazer de maneira que possa ter controle no ângulo das pas,
com esse modelo as pas são enjoadas a funcionar, dependendo do ângulo de ataque não giram, um pouco mais de ângulo giram para o lado certo um pouco menos chegam a girar para o lado contrario com muito ângulo o arrasto tanto empurra quanto freia e não pega velocidade com controle de ângulo vai testando ate chegar a posição ideal, de outra maneira não vai chegar a posição ideal. Isso vai ficar co um diâmetro daqueles, tem como fixar decentemente essas pas ao veio.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: sábado jan 20, 2018 10:35 pm Wolfire o da esquerda é um multimetro e o outro é um amperimetro e estava a medir DC até 400A.
O multimetro chegou aos 50v e o amperimentro a 0.9A

Durante a tarde fui ao torneiro e levei tudo comigo, testamos o gerador com baterias velhas e o mesmo chegou a produzir 54v constantes e 9.7A o que dá quase 500w de produção.

Amanhã vou começar a montar a eólica de eixo vertical com algumas alterações nas pás.

Depois vou pensar o que fazer a esta, se compro um gerador ista breeze e coloco em operação ou se a vendo como está com as pás.
Assim esta dentro dos parâmetros, para estares a carregar com 54 V deveria estar ums 60V entre fases ai pode puxar 4 A, 60 / 4 = 15ohms então 60V X 4 A = 240 W entre fases 240 x 1.5 = 360 W , e claro que esse seria o funcionamento ideal trabalhando o tempo todo sem aquecimento algum, mas pode puxar ate mais de 500 W por bastante tempo sem prejuízo do gerador.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Preciso de ajuda.

Ja tenho a eólica a rodar sozinha quando o vento sobe e hoje de manhã atingia facilmente 40v ac mas assim que chegava aos 42v ac o gerador começava a vibrar e não começava a carregar as baterias.

Começo a dar em doido com isto pois não sei mais o que fazer.....

Alguma ideia?
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Tenho a saída DC do controlador ligado na entrada do inversor, será que é isso que está a fazer asneira.... terei de ligar diretamente aos terminais das baterias?
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Finalmente começou a produzir alguma coisa, chegou perto dos 100w e parecia querer começar a produzir mais mas nao deixei.

O barulho exterior não era grande coisa mas o pior era mesmo dentro de casa.

O gerador faz uma ressonância de tal ordem que é impossível alguém estar descansado.

É preciso montar um poste isolado das paredes da casa para não se ouvir o som do gerador....

Resumindo, vou colocar todo o material que comprei e a eólica que construí à venda nos classificados do forum e no olx.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: solar + eólico

Mensagem por serges »

Ora bolas...

Realmente deveria ter algum isolamento dái a razão da ressonancia, caramba grande azar!

ve lá se não é possivel outra solução!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

jpc Escreveu: quarta jan 31, 2018 12:29 am Finalmente começou a produzir alguma coisa, chegou perto dos 100w e parecia querer começar a produzir mais mas nao deixei.

O barulho exterior não era grande coisa mas o pior era mesmo dentro de casa.

O gerador faz uma ressonância de tal ordem que é impossível alguém estar descansado.

É preciso montar um poste isolado das paredes da casa para não se ouvir o som do gerador....

Resumindo, vou colocar todo o material que comprei e a eólica que construí à venda nos classificados do forum e no olx.
Boas, eu á uns meses atrás tinha-te contado que tinha esse problema com minha. Consegui minorar o problema com alguns "amortecedores" de borracha, mas a vibração embora atenuada ainda passa. Como não estava para aturar a Maria que não suporta barulhos optei por apenas deixar o gerador trabalhar de dia (não tenho ninguém em casa nessa altura). Estes geradores de ímans permanentes parecem um carro com rodas quadradas. :D


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Depois do pesadelo de ontem a solução encontra passa por colocar os paineis no telhado fazendo apenas orientação norte/sul e colocar uma eólica Ista Breeze 1500w 48v no buraco do seguidor solar.

Assim a eólica fica longe da casa e deixo de ter o problema de colocar 15 paineis num seguidor caseiro a 6 metros de altura.

A esposa gostou da ideia e vamos arrancar com isso.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

jpc Escreveu: quarta jan 31, 2018 2:19 pm Depois do pesadelo de ontem a solução encontra passa por colocar os paineis no telhado fazendo apenas orientação norte/sul e colocar uma eólica Ista Breeze 1500w 48v no buraco do seguidor solar.

Assim a eólica fica longe da casa e deixo de ter o problema de colocar 15 paineis num seguidor caseiro a 6 metros de altura.

A esposa gostou da ideia e vamos arrancar com isso.
Parece uma atitude bem sensata, vai evitar muitos problemas e chatices.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: solar + eólico

Mensagem por serges »

Muito bem...

Um problema de cada vez e a solução nrapidamente se ajusta...

Parabéns.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”