solar + eólico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: solar + eólico

Mensagem por masterchief »

bem... depois de ler isto o melhor mesmo é:
comprar mais 2 3 paineis e virar a este ou oeste ou uma mer** assim
eolica está parecer demasiado complexo


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

masterchief Escreveu: sábado set 30, 2017 11:39 pm bem... depois de ler isto o melhor mesmo é:
comprar mais 2 3 paineis e virar a este ou oeste ou uma mer** assim
eolica está parecer demasiado complexo
masterchief não é assim tão complexo.
A questão aqui é esta, todas as eólicas precisam de controlador com travão automático e esta não, em todos os modelos e vídeos na internet as eólicas de eixo vertical só utilizam pas na vertical e esta também tinha na horizontal.
Ao retirar as pás da horizontal a eolica passou dos 20 e poucos voltes para 51v.

agora falta me perceber como obrigar o controlador a fazer o paralelo com as baterias. com solar é fácil ter tensão superior agora com a eolica nao está a ser fácil de o conseguir.
pode ser que com a chegada das 3 pas a tensão consiga subir mais um pouco.

Hoje não tenho tempo para fazer testes só mesmo ao final do dia.
o meu próximo teste será ligar 4 baterias carregadas na entrada do carregador para ver se ele faz o paralelo e a eolica começa a produzir.

Pra semana vou fazer mais umas alterações, colocar 3 rolamentos em vez de umas peças de plástico e vou espiar o poste para ver se abana menos.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Passei o dia a pensar nisto da eolica e do controlador e finalmente percebi como a coisa funciona.

Tenho de ligar a eolica em paralelo com as baterias na entrada do controlador e a saída do mesmo ás resistências para o dump load.

O controlador só gere a carga das baterias em 3 etapas e quando a bateria está a 100% queima o que for produzido a mais nas resistências.

JMLorenzo e Wolfire é mais ou menos esta ligação que fizeram na vossa eolica?
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Isso mesmo, eolica em paralelo com baterias e controlador e comum e saida dump para resistências


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Tinha isto mal ligado. É o que dá andar a fazer as coisas ao final do dia cheio de sono....
Tinha a eolica na entrada do controlador e as baterias ligadas na saída para a dump.

Hoje estou de folga e vou tratar disto, obrigado pela ajuda Wolfire :)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: solar + eólico

Mensagem por JMLorenzo »

Só agora vi o manual do teu controlador (coisinha complicada) no meu a entrada é 3 fases alterna.
controlador.JPG
controlador.JPG (50.45 KiB) Visto 3385 vezes
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Lamento informar mas o projeto da eolica está cancelado e a mesma será devolvida na próxima semana.

Não tive grandes dias de vento mas deu para ter noção que aquele gerador deve funcionar com pack de baterias a 12 e 24v.

Num dia de sol a eolica nunca irá trabalhar a uma tensão superior ás das baterias porque o carregador solar sobe a tensão das baterias até 59v.

Eolica fica para outra altura e será de eixo horizontal.


Finalmente o serralheiro apareceu ontem lá por casa e vai começar a tratar do meu seguidor. Pode ser que seja desta que ele trata de tudo antes de voltar a desaparecer :D
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Amigos preciso da vossa ajuda antes de partir tudo.

Ando as voltas com a eólica e tenho coisas muito raras acontecer.

Ontem com bastante vento e a eólica em vazio só chegava atingir 60v depois da ponte retificadora.
Hoje desmontei tudo e ao testar com aparafusadora chego a ter 700v na saída da ponte retificadora e ontem nao tinha....

Se ligar uma lampada de 220v 40w ela dá um brilho muito forte mais que o normal mas se ligar qualquer carga DC o gerador entra em esforço e não funciona.

Será que tenho a ponte retificadora estragada ou terei que comprar um controlador que na entrada seja AC e que depois me faça a saída a 48v DC?

Como posso testar a ponte retificadora?
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

ja tenho a resposta, a ponte retificadora não vale nada de nada e preciso de comprar um controlador AC/DC para que a coisa funcione.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Tenha calma, o retificador não pode causar isso, se está em curto não teria 60v e o gerador mal se mexia, se estiver aberto não teria saída nenhuma. Acendeu a lâmpada depois de retificado ou usou so duas fases? Fez o teste que indiquei la atrás? Se só retificar e colocar um amperímetro em série com uma carga, seja seja 12 ou 48 ou quantos v seja é essa potência do gerador com o vento atual e não adianta trocar regulador de carga ou controlador que não conseguirá 1w a mais. Com um step up até cosegues a tensão desejada mas sacrifica a corrente continua com a mesma potência, ou um pouco menos.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Para complementar, não tem nada de estranho, para acender uma lâmpada de 40 w em 220 v são menos de 200 miliamperes a circular nas bobinas , o gerador atinge grande rotação e pesa pouco. Já com uma carga dc quanto menos tensão mais peso para o gerador devido a resistência das bobinas. Lei de ohm. A

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Wolfire Escreveu: quinta out 26, 2017 1:04 am Para complementar, não tem nada de estranho, para acender uma lâmpada de 40 w em 220 v são menos de 200 miliamperes a circular nas bobinas , o gerador atinge grande rotação e pesa pouco. Já com uma carga dc quanto menos tensão mais peso para o gerador devido a resistência das bobinas. Lei de ohm.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Wolfire a lampada acendia no lado DC e quando atingiu 30v AC queimou.

Ontem consegui esforçar o gerador a subir a tensão de um pack de baterias pequeno a 48v mas nao cheguei a medir a corrente porque não tinha a pinça comigo.

Logo ao final do dia faço novamente o teste.

Obrigado pela ajuda.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Wolfire Escreveu: quinta set 28, 2017 2:04 pm Então o teste que indiquei não servia para uma eólica dessa dimensão!
Não estou a falar asneiras, tenho muita experiência com eólica, tenho gerador de 250w que na maior parte do tempo, com bons ventos não passa de 12 ou 15w, com pouco vento gera 1 ou 2w nunca gerou mais do que 50w com vendaval. configurado a 12v gera 2w com ventos de 6m/s passando para 24 v não consegue rotação suficiente e não gera nada com o mesmo vento, precisando já de 8m/s para inicio de geração ai produz 8 a 10w.
Infelizmente acho que vai ser mais um decepcionado com a eólica.
A proposito quantos ohms tem o bobinamento ai com a lei de ohm podemos determinar para que tensão foi feito o gerador.
o gerador tem 16.8 ohms entre fases
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Wolfire Escreveu: terça set 19, 2017 5:10 pm Ou melhor ainda, depois da tensão retificada, coloca um amperímetro em serie com uma bateria de 12v, então logo que o gerador atinja um pouco a mais que a tenção da bateria verá a corrente que passa, assim sabe com quanto vento tem inicio de carga. A vantagem de fazer assim é que o gerador não trava e vai aumentando a velocidade conforme o vento e perceberá o aumento de corrente no amperímetro a tenção na bateria vai aumentando conforme carrega.
logo vou fazer este teste com um berbequim e as baterias que tenho velhas a 48v

depois se tiver tempo vou colocar um sensor indutivo para contar as rotações.

entretanto arranjei uma ponte retificadora de qualidade emprestada para testar a coisa em condições
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

jpc Escreveu: quinta out 26, 2017 10:07 am
Wolfire Escreveu: terça set 19, 2017 5:10 pm Ou melhor ainda, depois da tensão retificada, coloca um amperímetro em serie com uma bateria de 12v, então logo que o gerador atinja um pouco a mais que a tenção da bateria verá a corrente que passa, assim sabe com quanto vento tem inicio de carga. A vantagem de fazer assim é que o gerador não trava e vai aumentando a velocidade conforme o vento e perceberá o aumento de corrente no amperímetro a tenção na bateria vai aumentando conforme carrega.
logo vou fazer este teste com um berbequim e as baterias que tenho velhas a 48v

depois se tiver tempo vou colocar um sensor indutivo para contar as rotações.

entretanto arranjei uma ponte retificadora de qualidade emprestada para testar a coisa em condições
Hoje não tenho vento mas fiz a experiência com a mão e uma bateria de 12v, empurrando apenas 1x consigo com que a tensão da bateria suba e o amperímetro indica 1.6A.

Nunca tinha conseguido acender uma lâmpada de 12v e hoje testei com uma de 5w e mal rodo as pás ela acende logo e depois testei com uma de 22w também mas com mais dificuldade.
Nos outros testes assim que ligava a lâmpada de 5w a eólica parava logo e agora mantém a luz acesa sem grande esforço.

Venha o vento para tirar as teimas....

Obrigado pela ajuda.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

jpc Escreveu: quinta out 26, 2017 10:02 am
Wolfire Escreveu: quinta set 28, 2017 2:04 pm Então o teste que indiquei não servia para uma eólica dessa dimensão!
Não estou a falar asneiras, tenho muita experiência com eólica, tenho gerador de 250w que na maior parte do tempo, com bons ventos não passa de 12 ou 15w, com pouco vento gera 1 ou 2w nunca gerou mais do que 50w com vendaval. configurado a 12v gera 2w com ventos de 6m/s passando para 24 v não consegue rotação suficiente e não gera nada com o mesmo vento, precisando já de 8m/s para inicio de geração ai produz 8 a 10w.
Infelizmente acho que vai ser mais um decepcionado com a eólica.
A proposito quantos ohms tem o bobinamento ai com a lei de ohm podemos determinar para que tensão foi feito o gerador.
o gerador tem 16.8 ohms entre fases
16,8 ohms com 30 metros de cabo ligado. Não queria medir apenas o gerador porque tenho os cabos cravados com ligadores.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

Hoje não deu! amanhã faço umas contas. Teve um user acho que o Esteves, que abandonou regulador e ligou direto nas baterias para conseguir alguma potência, como eu eheh, os geradores domésticos geram pouco e nunca danificam as baterias, o unico problema é quando as baterias estão carregadas causando pouco peso ao gerador e aumentando muito a sua velocidade, eu so fiz um freio simples com zener transístor relé para curtocicuitar as fases a partir dos 16 v.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: quinta out 26, 2017 7:44 pm
jpc Escreveu: quinta out 26, 2017 10:02 am
Wolfire Escreveu: quinta set 28, 2017 2:04 pm Então o teste que indiquei não servia para uma eólica dessa dimensão!
Não estou a falar asneiras, tenho muita experiência com eólica, tenho gerador de 250w que na maior parte do tempo, com bons ventos não passa de 12 ou 15w, com pouco vento gera 1 ou 2w nunca gerou mais do que 50w com vendaval. configurado a 12v gera 2w com ventos de 6m/s passando para 24 v não consegue rotação suficiente e não gera nada com o mesmo vento, precisando já de 8m/s para inicio de geração ai produz 8 a 10w.
Infelizmente acho que vai ser mais um decepcionado com a eólica.
A proposito quantos ohms tem o bobinamento ai com a lei de ohm podemos determinar para que tensão foi feito o gerador.
o gerador tem 16.8 ohms entre fases
16,8 ohms com 30 metros de cabo ligado. Não queria medir apenas o gerador porque tenho os cabos cravados com ligadores.
Infelizmente esses 30 m também contam, tem que usar um cabo bem grosso

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: quinta out 26, 2017 7:42 pm
jpc Escreveu: quinta out 26, 2017 10:07 am
Wolfire Escreveu: terça set 19, 2017 5:10 pm Ou melhor ainda, depois da tensão retificada, coloca um amperímetro em serie com uma bateria de 12v, então logo que o gerador atinja um pouco a mais que a tenção da bateria verá a corrente que passa, assim sabe com quanto vento tem inicio de carga. A vantagem de fazer assim é que o gerador não trava e vai aumentando a velocidade conforme o vento e perceberá o aumento de corrente no amperímetro a tenção na bateria vai aumentando conforme carrega.
logo vou fazer este teste com um berbequim e as baterias que tenho velhas a 48v

depois se tiver tempo vou colocar um sensor indutivo para contar as rotações.

entretanto arranjei uma ponte retificadora de qualidade emprestada para testar a coisa em condições
Hoje não tenho vento mas fiz a experiência com a mão e uma bateria de 12v, empurrando apenas 1x consigo com que a tensão da bateria suba e o amperímetro indica 1.6A.

Nunca tinha conseguido acender uma lâmpada de 12v e hoje testei com uma de 5w e mal rodo as pás ela acende logo e depois testei com uma de 22w também mas com mais dificuldade.
Nos outros testes assim que ligava a lâmpada de 5w a eólica parava logo e agora mantém a luz acesa sem grande esforço.

Venha o vento para tirar as teimas....

Obrigado pela ajuda.
Faz o teste com 24 v, acho que terá melhor resultado, terá menos peso no gerador aumentando assim a velocidade.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”