solar + eólico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

agora estou no trabalho mas mais logo faço essa experiência.

Wolfire achas que isto poderá funcionar melhor se a converter em eixo horizontal e utilizar pas com 1, 10 metros?

Pergunto isto porque durante a próxima semana vou receber umas pás da Ista Breeze com 2.25 metros de rotor e estou tentado a fazer a alteração.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: solar + eólico

Mensagem por Wolfire »

jpc Escreveu: sexta out 27, 2017 9:58 am agora estou no trabalho mas mais logo faço essa experiência.

Wolfire achas que isto poderá funcionar melhor se a converter em eixo horizontal e utilizar pas com 1, 10 metros?

Pergunto isto porque durante a próxima semana vou receber umas pás da Ista Breeze com 2.25 metros de rotor e estou tentado a fazer a alteração.
Na minha opinião sim, mas tem uns pormenores esse gerador tem multiplicação de velocidade pois não? se tem é de quantas x? geralmente geradores horizontais são direto ao veio.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Wolfire Escreveu: sexta out 27, 2017 11:21 am
jpc Escreveu: sexta out 27, 2017 9:58 am agora estou no trabalho mas mais logo faço essa experiência.

Wolfire achas que isto poderá funcionar melhor se a converter em eixo horizontal e utilizar pas com 1, 10 metros?

Pergunto isto porque durante a próxima semana vou receber umas pás da Ista Breeze com 2.25 metros de rotor e estou tentado a fazer a alteração.
Na minha opinião sim, mas tem uns pormenores esse gerador tem multiplicação de velocidade pois não? se tem é de quantas x? geralmente geradores horizontais são direto ao veio.
Este gerador tem multiplicação, nao sei dizer quantas vezes. Apenas sei que o regime de funcionamento é de 60 a 300 rpm.

Posso procurar mais informação na internet.

Vou colocar uma chumaceira entre o gerador e as pás para ajudar a suportar os 8 quilos das pás e nao esforçar o rolamento do gerador
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Boas JPC, deixa-me dar-te os parabéns pela tua instalação e pela tua "aventura", deixa-nos a todos com uma pontina de inveja dessa capacidade de armazenamento de energia que tens(baterias).
Ao ler que pretendes transformar a tua eólica de vertical em horizontal pareceu-me conveniente contar-te os problemas que tive com o meu gerador horizontal ista breeze 2000W 48v. A produção é muito baixa, uma desilusão mas o maior problema é o barulho. Quando está vento o gerador faz uma vibração semelhante ás rodas do carro quando pisa as linhas limítrofes do autoestrada e que é impossível de se suportar. optei por apenas o deixar ligado quando estava fora de casa. Posso contar que tentei atenuar ao máximo essa vibração com sino-blocos e borrachas a amortecer a vibração mas mesmo assim é insuportável dormir com aquele barulho. Por fim o inversor que tinha ligado no mesmo ardeu literalmente. Era um inverso de rede de 2000w chines que num dia de mais vento ficou todo chamuscado por dentro ao ponto de eu que até sou técnico de electrónica não o conseguir recuperar.
Não te quero desmotivar mas na minha ideia o gerador eólico é bons no cimo de um monte não em nossas casas. Para o pores em casa aconselho-te a que tanto a base como os suportes do mastro não terem contacto físico com a casa para a vibração não passar.
O meu gerador neste momento está travado e é um lindo cata-vento.

PS: Achei por bem contar-te as minhas dificuldades para que as possas contornar e não as repetires no teu projecto.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Já agora deixo-te uma ideia de como funcionava o controlador do meu inversor para que possas entender como tens de construir um ou comprar um feito.
O gerador ao apanhar vento começa a rodar livremente até atingir uma determinada rotação. Apartir de uma determinada rotação o inversor começa a "puxar" corrente do gerador, mas faz isto de uma forma automática. Sempre que a rotação do gerador aumenta o inversor "puxa" mais corrente e sempre que ele abranda o inversor deixa de "puxar" corrente para que ele volte a ter mais rotação. Desta forma o rendimento do gerador é optimizado e facilita o arranque mesmo com pouco vento. É semelhante a por um carro a trabalhar de empurrão, ninguém tenta por o carro a trabalhar logo engatado, primeiro deixamos embalar e depois é que engrenamos uma mudança.
Uma outra coisa que me deixou confuso na tua conversa em cima em relação á ponte rectificadora- A ponte que se usa nestes casos é trifasica, tem de ter no interior 6 diodos e tem 5 terminais. Será uma destas que estás a usar?


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Obrigado Alves10 por gostares do meu projeto e da minha aventura a enterrar euros na intensão de um dia ser auto-sustentável e torno agradecer por contares a tua experiência.

Ja estive perto de um Ista Breeze igual ao teu e o barulho que faz mete medo pela grande rotação das pás e principalmente quando o vento muda um pouco de direção.

O meu se for convertido irá rodar 4 a 5x menos que o teu porque o gerador tem multiplicadora incorporada.

Na vida real sou técnico de parques eólicos e sei o quanto transmitem barulhos pelo ferro e estas amostrar de eólicas fazem o mesmo.

As pás chegam durante a próxima semana e só fica em falta o slip ring.

A ponte retificadora que utilizo é trifásica com 5 terminais, a que vinha com o kit não tem qualidade na retificação por nunca me ter deixado rodar a mão o gerador com a lampada de 12v e 22w ligada.
Agora estou a utilizar uma de 120 euros e ja consigo colocar a mesma lampada a dar luz sem dificuldade.


Ja mandei vir outro controlador pelo Ebay mas demora 5 semanas a chegar.
Por acaso não me consegues emprestar o teu controlador para ver se consigo colocar isto a debitar energia :)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Emprestava de boa vontade, mas o meu controlador ardeu, estava incorporado no inversor de rede. Uma das muitas funções desse controlador e quando a energia é muita comuta (através de um rele) para uma resistência que faz o gerador abrandar e num dia de ventania aquilo comutou tantas vezes que pegou fogo á placa de circuito impresso, ficou em carvão, nem dá para reparar, por sorte não pegou fogo á casa.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Possa isso não estava nos teus planos.
E a resistência ainda é viva?

Talvez venha a precisar de uma e comprava te essa
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

A resistência ainda sobreviveu, mas não é nada de mais. Aquilo é uma resistência igual ás dos aquecedores antigos de varetas, aqueles que vemos os tubos de quartzo ficarem vermelhos. aquilo até está muito mal concebido uma vez que usa apenas uma resistencia e desta forma faz o gerador travar apenas em 2 fases o que faz uma barulheira tremenda. O ideal é arranjar 2 resistências iguais e desta forma carregar as 3 fazes por igual.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Pensava que a tua resistência fosse DC.

Para fazer isso no lado AC o ideal é mesmo 3 resistência e 3 reles de estado sólido para não arderem com tanto liga e desliga.
Podia fazer isso no lado AC e aquecia a água do termoacomulador através do inversor

Primeiro é colocar aquilo a debitar energia e logo se vê
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: solar + eólico

Mensagem por Alves10 »

Sim o ideal é usar reles de estado solido. Eu se comprar outro inversor tenho de tentar trocar os reles para uns desses. O ideal é como dizes colocar as resistências do lado ac para não estar a sobrecarregar a ponte rectificadora.
Da minha experiencia deu para observar que a potencia do gerador sobe exponencialmente com o vento. Vi o gerador com picos de produção de 2600W. Tirei uma conclusão, quando o vento está muito forte o ideal é mesmo shuntar os fios do gerador e para-lo para poupar o material. Aqueles picos acabam por queimar alguma coisa, se não for a bobinagem do gerador por excesso de corrente é o inversor que leva com tensão muito alta, isto porque o circuito demora sempre um pouco a ligar as resistências de carga.


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

eles proprios aconselham a travar a eolica em dias de vento muito forte.

mais vale perder alguma produção e proteger os equipamentos
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

O mês de Outubro já se foi e quero aproveitar para fazer atualização das produções/consumos do sistema fotovoltaico.

Imagem

Não vou conseguir atingir o objectivo dos 1000€ consumidos só em energia renovável mas em 10 meses de auto-consumo já conseguimos poupar 750€.

A poupança podia ter sido maior mas finalmente os maus hábitos estão a ser muito bem corrigidos, já não gastamos eletricidade por gastar, a iluminação da nossa vivenda foi toda substituída para lâmpadas e projetores LED, também substituímos a máquina de lavar roupa bastante antiga por uma com eficiência A+++ e em Novembro vamos substituir a máquina de secar roupa ainda mais antiga e que gasta 3 kw em cada secagem por uma com bomba de calor e eficiência A+++.
Também conseguimos reduzir o consumo no grelhador que era elétrico e passamos a utilizar quase sempre a churrasqueira que foi construída, poupamos na eletricidade mas gastamos na compra do carvão.

Ainda não foi este ano que começamos a tratar do isolamento térmico da vivenda que é quase nenhum, a nossa sorte é viver no Algarve com temperaturas mais amenas durante o inverno, vamos continuar a dar uso a salamandra, lareira e ar condicionados para manter a casa bem quentinha.
Lembro-me no inverno passado utilizarmos aquecedores a óleo até Dezembro e o consumo de energia da rede elétrica era um disparate, depois instalamos a salamandra a pellets e a poupança de energia foi enorme.


O seguidor solar continua na mesma sem qualquer novidade do serralheiro que está a fazer a estrutura, ligo e não atende.....
Também não me vou chatear mais, após muita conversa com os familiares a ideia será tapar o buraco com terra e na primavera tornar a preparar tudo para concluir o projeto.

A conversão da eólica já está em andamento, o torneiro está a preparar a base do gerador + o cubo com rolamento para a orientação da eólica e as pás já chegaram

Imagem

Falta receber o slip ring que vai fazer a passagem eletrica da zona rotativa para a fixa e do controlador eolico AC/DC para carregar as baterias.

o controlador DC que ja tinha comprado vai servir para desviar excesso de produção da eólica como dos paineis fotovoltaicos e aquecer a água da piscina durante o verão.

Obrigado a todos que seguem o meu projeto e espero que o mesmo sirva de inspiração para todos aqueles que pensam no nosso ambiente e os euros que podem poupar ;)
Última edição por jpc em quinta nov 02, 2017 8:23 pm, editado 1 vez no total.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: solar + eólico

Mensagem por jmlflorencio »

Bom relato, ainda se deve conseguir uma boa poupança com essa alteração de hábitos (e equipamentos)...

Cá para mim o serralheiro ficou assustado com o trabalho no seguidor ;-)


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: solar + eólico

Mensagem por masterchief »

com esta chuva já deu para lavar os paineis xD estava a aborrecer-me ter que levar a escada para o 2º andar ahahah

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: solar + eólico

Mensagem por Emanuel Couto »

jpc Escreveu: quinta nov 02, 2017 11:19 am O mês de Outubro já se foi e quero aproveitar para fazer atualização das produções/consumos do sistema fotovoltaico.

Imagem

Não vou conseguir atingir o objectivo dos 1000€ consumidos só em energia renovável mas em 10 meses de auto-consumo já conseguimos poupar 750€.

A poupança podia ter sido maior mas finalmente os maus hábitos estão a ser muito bem corrigidos, já não gastamos eletricidade por gastar, a iluminação da nossa vivenda foi toda substituída para lâmpadas e projetores LED, também substituímos a máquina de lavar roupa bastante antiga por uma com eficiência A+++ e em Novembro vamos substituir a máquina de secar roupa ainda mais antiga e que gasta 3 kw em cada secagem por uma com bomba de calor e eficiência A+++.
Também conseguimos reduzir o consumo no grelhador que era elétrico e passamos a utilizar quase sempre a churrasqueira que foi construída, poupamos na eletricidade mas gastamos na compra do carvão.

Ainda não foi este ano que começamos a tratar do isolamento térmico da vivenda que é quase nenhum, a nossa sorte é viver no Algarve com temperaturas mais amenas durante o inverno, vamos continuar a dar uso a salamandra, lareira e ar condicionados para manter a casa bem quentinha.
Lembro-me no inverno passado utilizarmos aquecedores a óleo até Dezembro e o consumo de energia da rede elétrica era um disparate, depois instalamos a salamandra a pellets e a poupança de energia foi enorme.


O seguidor solar continua na mesma sem qualquer novidade do serralheiro que está a fazer a estrutura, ligo e não atende.....
Também não me vou chatear mais, após muita conversa com os familiares a ideia será tapar o buraco com terra e na primavera tornar a preparar tudo para concluir o projeto.

A conversão da eólica já está em andamento, o torneiro está a preparar a base do gerador + o cubo com rolamento para a orientação da eólica e as pás já chegaram

Imagem

Falta receber o slip ring que vai fazer a passagem eletrica da zona rotativa para a fixa e do controlador eolico AC/DC para carregar as baterias.

o controlador DC que ja tinha comprado vai servir para desviar excesso de produção da eólica como dos paineis fotovoltaicos e aquecer a água da piscina durante o verão.

Obrigado a todos que seguem o meu projeto e espero que o mesmo sirva de inspiração para todos aqueles que pensam no nosso ambiente e os euros que podem poupar ;)
É assim mesmo! Parabéns ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: solar + eólico

Mensagem por serges »

Fantástico testemunho, os habitos são os mais "gastadores" se conseguir mudar alguns é importante.

Parabéns e obrigado pelo testemunho!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: solar + eólico

Mensagem por masterchief »

HELLOOO

Que é feito de ti?

O vento da semana passada está tudo ok?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: solar + eólico

Mensagem por serges »

É verdade homem está tudo bem?

Como está a correr a coisa?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: solar + eólico

Mensagem por jpc »

Olá gente boa.

Está tudo bem por cá mas sem novidades.

O serralheiro quer começar o seguidor, já tem as falanges feitas e queria preparar o tubo que vai ficar dentro da fundação mas isso está suspenso por causa da chuva e dos dias festivos.

A eólica continua pendente do trabalho do torneiro, prometeu ter as peças prontas até este fim‑de‑semana mas penso que não vou ter sorte.
Vou-lhe telefonar as 18h.....


Quando for ao pc partilho o ficheiro com os dados atualizados do sistema fotovoltaico.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”