Autoconsumo 3kW

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

Boas...
Após muito ler e estudar, estou decidido no meu sistema de autoconsumo de 3kW.
O sistema será composto por:
- 12 paineis REC Twin-Peak 250W
- 6 micro-inversores APS 500
- estrutura triangular para telhado plano
- 1 disjuntor 3x16A para proteger os cabos que vêm das caixas de derivação

como tenho energia trifásica em casa, ficarão 4 painéis (2 inversores) ligados a cada fase da instalação.
obviamente não tenho sempre estes consumos em casa, por ter a casa bem isolada e com domótica, vou injetar o excedente a aquecer ou arrefecer a casa pela bomba de calor, a regar terrenos de cultivo que tenho, a ligar máquinas de lavar a louça / roupa, entre outras coisas...

à saída de cada inversor com a ajuda de um conector liga-se a uma caixa de derivação de fase, junto os dois cabos provenientes de cada inversor da fase e depois injeto cada uma das fases no quadro da casa das máquinas.

Perguntas:

1) o que acham do sistema?

2) de cada caixa de derivação necessita de ir o neutro do quadro ou basta a fase?


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por mafgod »

Já fez algum estudo do seu consumo ao longo do dia para justificar 1kW por fase?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por Emanuel Couto »

Grande sistema, parabéns :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

mafgod Escreveu: terça mar 21, 2017 9:46 am Já fez algum estudo do seu consumo ao longo do dia para justificar 1kW por fase?
Sim já, tenho bomba de calor, motor da piscina e motor do poço em trifasico e as fases bem divididas...
Alguém me consegue responder as duas questões que coloquei?


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por mafgod »

Ter esse equipamento todo e bem distribuido, não é justificação de ter um estudo.
O que refiro é se sabe o quanto está a gastar ao longo do dia.
Por exemplo, a minha máquina de lavar loiça..... a maior parte do tempo gasta peanuts.... depois, e por três vezes, durante uns 10 minutos gasta 2kW.... achar que valeria ter 2kW de paineis para esta situação?
O que interessa é saber o consumo continuo.... o esporádico não entra para as contas.
Só se, quiser sobredimensionar e desviar a produção de energia... caso contrário estará a perder dinheiro.

Respondendo ás suas perguntas:
1. Tanto pode ser muito como pouco, depende do seu consumo continuo ao longo do dia
2. Não percebi exatamente a sua pergunta.


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por jpc »

bubacar Escreveu: segunda mar 20, 2017 9:31 pm Perguntas:

1) o que acham do sistema?

2) de cada caixa de derivação necessita de ir o neutro do quadro ou basta a fase?
1) sistema robusto mas de início poderias começar apenas com 2 painéis por fase e ver se é suficiente porque dificilmente vais gastar toda a energia que estás a produzir.
Mais vale produzir um pouco menos e investir quase metade do que produzir muito e depois não aproveitar.

Sei que tens muito onde gastar a energia produzida mas vais passar a gastar mais para não desperdiçar o que estás a produzir.

2) compra uma caixa de derivação 10 x 15 e compras ligadores WAGO de 3 ou 5 para ligares tudo.

1 terminal WAGO com o terra do quadro e mais 3 terras dos inversores
1 terminal WAGO Com o neutro do quadro e ou 3 neutros dos inversores
1 terminal WAGO para cada fase e as respetivas fases dos inversores

Depois no quando principal colocas as proteções e o disjuntor de corte.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

mafgod Escreveu: terça mar 21, 2017 10:50 am Ter esse equipamento todo e bem distribuido, não é justificação de ter um estudo.
O que refiro é se sabe o quanto está a gastar ao longo do dia.
Por exemplo, a minha máquina de lavar loiça..... a maior parte do tempo gasta peanuts.... depois, e por três vezes, durante uns 10 minutos gasta 2kW.... achar que valeria ter 2kW de paineis para esta situação?
O que interessa é saber o consumo continuo.... o esporádico não entra para as contas.
Só se, quiser sobredimensionar e desviar a produção de energia... caso contrário estará a perder dinheiro.

Respondendo ás suas perguntas:
1. Tanto pode ser muito como pouco, depende do seu consumo continuo ao longo do dia
2. Não percebi exatamente a sua pergunta.
Tenho um aparelho que está a monotorizar o consumos neste momento, por isso é que cheguei a estes valores...


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

jpc Escreveu: terça mar 21, 2017 2:29 pm
bubacar Escreveu: segunda mar 20, 2017 9:31 pm Perguntas:

1) o que acham do sistema?

2) de cada caixa de derivação necessita de ir o neutro do quadro ou basta a fase?
1) sistema robusto mas de início poderias começar apenas com 2 painéis por fase e ver se é suficiente porque dificilmente vais gastar toda a energia que estás a produzir.
Mais vale produzir um pouco menos e investir quase metade do que produzir muito e depois não aproveitar.

Sei que tens muito onde gastar a energia produzida mas vais passar a gastar mais para não desperdiçar o que estás a produzir.

2) compra uma caixa de derivação 10 x 15 e compras ligadores WAGO de 3 ou 5 para ligares tudo.

1 terminal WAGO com o terra do quadro e mais 3 terras dos inversores
1 terminal WAGO Com o neutro do quadro e ou 3 neutros dos inversores
1 terminal WAGO para cada fase e as respetivas fases dos inversores

Depois no quando principal colocas as proteções e o disjuntor de corte.
Mas ao gastar durante o dia para fazer renovação de ar em casa e aquecimento/arrefecimento é energia que não vou gastar à noite... os consumos aliados ao meu sistema é que me vieram determinar isto...

Sobre o ponto 2:
Os inversores também têm neutro e terra???


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por jpc »

Assim sendo acho que fazes muito bem em instalar 1 kwh por fase :)

Sim, os inversores precisam de fase e neutro e a ligação terra é para proteção do inversor.
É por isso que podes ligar os invensores diretamente a uma tomada de parede porque funcionam como qualquer eletrodoméstico.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

jpc Escreveu: terça mar 21, 2017 8:19 pm Assim sendo acho que fazes muito bem em instalar 1 kwh por fase :)

Sim, os inversores precisam de fase e neutro e a ligação terra é para proteção do inversor.
É por isso que podes ligar os invensores diretamente a uma tomada de parede porque funcionam como qualquer eletrodoméstico.
Todos os inversores levam terra?
Falaram-me em colocar microinversores BeON em vez dos APS 500, o que acham? Quais são melhores?
Sendo assim então também deve ser melhor mandar vir um cabo de terra à parte do quadro elétrico só a equipotencialização das partes metálicas da cobertura certo?


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por jpc »

Todos os inversores precisão de ser ligados a terra.
Se fosse eu colocaria Micro-inversor Enphase M250 a pensar no futuro e nas baterias de lítio.
Também podes ligar a estrutura metálica e os painéis à terra.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

jpc Escreveu: terça mar 21, 2017 11:13 pm Todos os inversores precisão de ser ligados a terra.
Se fosse eu colocaria Micro-inversor Enphase M250 a pensar no futuro e nas baterias de lítio.
Também podes ligar a estrutura metálica e os painéis à terra.
Então como tenho a mesma terra para cada dois inversores, retiro a terra da caixa geral e depois ainda tenho de ter outra caixa de derivação para derivar para cada um desses dois inversores, certo?
Porque esse inversor? Quais as vantagens? É que assim tinha de colocar 12 em vez de 6...


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por jpc »

Não precisas de outra caixa de derivação.
Basta usares um ligador WAGO e ligas a terra à estrutura metalica. Depois da estrutura ligas a terra a cada inversor. Não esquecer de utilizar 1 cabo de 4mm ou maior para ligar a terra à estrutura.

A maior vantagem desse inversor é no futuro ver comprares um Pack de baterias de lítio da Enphase o sistema comunica automaticamente gerindo a carga das baterias com a produção dos paineis.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por RSSilva »

bubacar Escreveu:
mafgod Escreveu: terça mar 21, 2017 10:50 am Ter esse equipamento todo e bem distribuido, não é justificação de ter um estudo.
O que refiro é se sabe o quanto está a gastar ao longo do dia.
Por exemplo, a minha máquina de lavar loiça..... a maior parte do tempo gasta peanuts.... depois, e por três vezes, durante uns 10 minutos gasta 2kW.... achar que valeria ter 2kW de paineis para esta situação?
O que interessa é saber o consumo continuo.... o esporádico não entra para as contas.
Só se, quiser sobredimensionar e desviar a produção de energia... caso contrário estará a perder dinheiro.

Respondendo ás suas perguntas:
1. Tanto pode ser muito como pouco, depende do seu consumo continuo ao longo do dia
2. Não percebi exatamente a sua pergunta.
Tenho um aparelho que está a monotorizar o consumos neste momento, por isso é que cheguei a estes valores...
Não tem um gráfico que se possa meter os olhos e opinar...
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

jpc Escreveu: quarta mar 22, 2017 12:59 pm Não precisas de outra caixa de derivação.
Basta usares um ligador WAGO e ligas a terra à estrutura metalica. Depois da estrutura ligas a terra a cada inversor. Não esquecer de utilizar 1 cabo de 4mm ou maior para ligar a terra à estrutura.

A maior vantagem desse inversor é no futuro ver comprares um Pack de baterias de lítio da Enphase o sistema comunica automaticamente gerindo a carga das baterias com a produção dos paineis.
Ok, obrigado! Então pelo que diz, talvez baste ir um cabo tipo XV 2x2,5mm de cada fase até ao quadro geral e depois vem um cabo tipo XV 1x6mm do geral até cá em cima onde faça a terra dos inversores e da estrutura não?


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

Acima dos 1500W, tenho de colocar contador que pode ser bidirecional, substituindo o existente da EDP certo?

1. Fico na mesma a pagar aluguer de contador á EDP?
2. Como é que faço para o instalador ligar o contador? Tenho de marcar com alguém da EDP para uma hora específica para proceder à desselagem e selagem do contador?
3. O processo normal é inscrição no serup, pagamento das taxas e tenho uns tempos para pedir a vistoria certo?
4. Alguém sabe de que tipo é o seguro de responsabilidade civil que se tem de fazer?


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por masterchief »

Ah?

Pagaste o contador da EDP? É teu? É tua propriedade?


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

masterchief Escreveu: sexta mar 24, 2017 1:26 pm Ah?

Pagaste o contador da EDP? É teu? É tua propriedade?
Então ao instalar autoconsumo acima dos 1500W tens de contar a produção, podendo substituir o contador da edp por um bidirecional que es tu a pagar, ou não?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por Fidel »

Tens a certeza que tens um consumo continuo da casa de 3kwh? Isso é tipo muito.
Repara, se a casa tiver picos de 3kw em certos momentos mas no resto do tempo passa a 1kw, eu preferia meter só 1kw de PV do que estar a mandar 2kw em certas alturas para a rede.

Eu preferia meter menos potência e eventualmente meter baterias.


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

Fidel Escreveu: sábado mar 25, 2017 2:59 pm Tens a certeza que tens um consumo continuo da casa de 3kwh? Isso é tipo muito.
Repara, se a casa tiver picos de 3kw em certos momentos mas no resto do tempo passa a 1kw, eu preferia meter só 1kw de PV do que estar a mandar 2kw em certas alturas para a rede.

Eu preferia meter menos potência e eventualmente meter baterias.
O estudo está feito e estou consciente do que vou fazer...
Alguém me sabe explicar o que questionei dos contadores. É que já várias instaladores me disseram coisas diferentes...

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”