Autoconsumo 3kW

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por Fidel »

Acho que já deve ter reparado que quase todos questionamos esses consumos, acha que é por inveja?
Ha criticas positivas, criticas que nos deixam a pensar que se calhar podemos fazer alguma coisa melhor.
Ter consumos excessivos é um bocado contra a ideia de ter auto consumo...


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por RNM »

Fonix Fidel, és um invejoso da treta. :D

Eu não critiquei nada, apenas fiz um convite à reflexão sobre a possibilidade de primeiro aumentar a eficiência energética da habitação e só depois investir em solar.

Só poderia criticar algo com conhecimento de factos.
Como aqui ninguém viu nem o estudo do solar nem o perfil de utilização, continuamos TODOS a tentar adivinhar como ajudar.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

Fidel Escreveu: segunda mar 27, 2017 11:20 am Acho que já deve ter reparado que quase todos questionamos esses consumos, acha que é por inveja?
Ha criticas positivas, criticas que nos deixam a pensar que se calhar podemos fazer alguma coisa melhor.
Ter consumos excessivos é um bocado contra a ideia de ter auto consumo...
Obrigado Fidel!
Agradeço como tenho feito desde o início do tópico a ajuda prestada!
Tenho um estudo realizado por um engenheiro competente e com experiência na área (como devem perceber não o vou publicar), mas como sou gosto de perceber ao máximo como vão funcionar as coisas...
Ter consumos excessivos para mim advém da casa de cada um, do poder económico de cada um e das suas necessidades...
Tenho a casa o mais eficiente possivel segundo os requisitos que quero ter e como já referi queria investir em autoconsumo para baixar a minha factura energética, podendo aproveitar automaticamente com o sistema de domotica que possuo...


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por Fidel »

E qual é a opinião desse engenheiro em relação as suas questoes?

Eu pessoalmente não entendo porque razão não pode publicar, mas também não sou eu o interessado, por isso é me igual ao litro.

É que imaginemos que o consumo de uma casa é de 48Kw/dia isso da uma media de 2Kwh, mas se a maioria do consumo da casa for durante a noite é errado meter 2kwh de potência fotovoltaica, isto se nao se quiser vender/dar a rede.

Este é um dos pontos que, pelo menos eu, ainda nao percebi no teu sistema, podes ter picos que fazem a media ir para os 3kwh, mas isso nao quer dizer que seja boa ideia meter 3kwh de fotovoltaica.


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

Fidel Escreveu: segunda mar 27, 2017 5:34 pm E qual é a opinião desse engenheiro em relação as suas questoes?

Eu pessoalmente não entendo porque razão não pode publicar, mas também não sou eu o interessado, por isso é me igual ao litro.

É que imaginemos que o consumo de uma casa é de 48Kw/dia isso da uma media de 2Kwh, mas se a maioria do consumo da casa for durante a noite é errado meter 2kwh de potência fotovoltaica, isto se nao se quiser vender/dar a rede.

Este é um dos pontos que, pelo menos eu, ainda nao percebi no teu sistema, podes ter picos que fazem a media ir para os 3kwh, mas isso nao quer dizer que seja boa ideia meter 3kwh de fotovoltaica.
Se aquece/arrefece uma moradia durante a tarde, que se encontra muito bem isolada termicamente, precisa de o voltar a fazer durante a noite?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por jmlflorencio »

Mas aquecê-la com fotovoltaica é um mau princípio. Tal como é mau princípio um sistema solar térmico para aquecimento central.

O engenheiro deve saber isso...


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por RNM »

jmlflorencio Escreveu: segunda mar 27, 2017 7:01 pm Mas aquecê-la com fotovoltaica é um mau princípio. Tal como é mau princípio um sistema solar térmico para aquecimento central.

O engenheiro deve saber isso...
Depende se o engenheiro tem interesse em vender solar... ;)
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por jmlflorencio »

Pois...


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

jmlflorencio Escreveu: segunda mar 27, 2017 7:01 pm Mas aquecê-la com fotovoltaica é um mau princípio. Tal como é mau princípio um sistema solar térmico para aquecimento central.

O engenheiro deve saber isso...
Mau princípio? Porque?


Agostinho Abreu
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 05, 2017 12:26 am

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por Agostinho Abreu »

Tenho andado acompanhar este tópico e visto como ando o desenrolar.
É um mau principio usar o solar térmico para aquecimento central antes de "trabalhar" com a casa ao nível do isolamento e pontes térmicas. Uma casa bem isolada quase ou mesmo não precisa de aquecimento central ou outra fonte de calor para manter a casa a uma temperatura interna razoável. Claro que o projecto de térmica deve ter em conta as várias condicionantes que existem, que parece me que se calhar não teve ou o construtor não respeitou. Ou então algo tá a escapar nos e não tamos a entender tudo bem.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk



Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

Agostinho Abreu Escreveu: segunda mar 27, 2017 9:18 pm Tenho andado acompanhar este tópico e visto como ando o desenrolar.
É um mau principio usar o solar térmico para aquecimento central antes de "trabalhar" com a casa ao nível do isolamento e pontes térmicas. Uma casa bem isolada quase ou mesmo não precisa de aquecimento central ou outra fonte de calor para manter a casa a uma temperatura interna razoável. Claro que o projecto de térmica deve ter em conta as várias condicionantes que existem, que parece me que se calhar não teve ou o construtor não respeitou. Ou então algo tá a escapar nos e não tamos a entender tudo bem.

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
amigo, não sei onde mora, mas aqui na guarda não faz o "calor" que faz em Lisboa! Uma casa muito bem isolada termicamente perde 4 graus durante a noite, por isso não percebi o seu raciocínio...


Agostinho Abreu
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jan 05, 2017 12:26 am

Re: RE: Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por Agostinho Abreu »


[/quote]amigo, não sei onde mora, mas aqui na guarda não faz o "calor" que faz em Lisboa! Uma casa muito bem isolada termicamente perde 4 graus durante a noite, por isso não percebi o seu raciocínio...[/quote]

Não me lembro de ter visto a sua localização. Esta claramenfe numa zona mais fria que a minha (Braga). O que eu quis dizer que quando existe um bom isolamento um bom tratamento das pontes térmicas, e sim claro que se perde mais calor a noite, mas quando o que falei está bem feito com um simples aquecimento central e durante pouco tempo ligado consegue compensar as perdas. A ideia que me dá ao ler os seus posts é que tem imensas perdas de calor e está a compensar com aquecimento durante muito tempo. ( pensamento visto que supostamente é obrigatoriamente necessário os 3kw em fotovoltaico, ainda por cima. Os 3kw são atingidos durante o dia quando há menos perdas de calor comparado a noote).
Não sei se estou a pensar bem. É só o meu ponto de vista.


Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk



jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por jmlflorencio »

bubacar Escreveu:
jmlflorencio Escreveu: segunda mar 27, 2017 7:01 pm Mas aquecê-la com fotovoltaica é um mau princípio. Tal como é mau princípio um sistema solar térmico para aquecimento central.

O engenheiro deve saber isso...
Mau princípio? Porque?
Porque na altura em que mais precisamos desses sistemas, é a altura em que há menos sol.

No fotovoltaico nota-se menos diferença do que no solar térmico, mas ainda assim ela existe.


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

Percebo o que dizem os dois... vamos apenas a um pequeno raciocínio mais descritivo.
Vamos até considerar o verão, altura mais vantajosa em termos de solar:
Motor da piscina: tem trabalhar 12h por dia, podem ser consecutivas e consome 1,66kW trifasico
Ventilação de casa: 3h por dia consome 500W (monofasico)
Stand-by: 150W na fase 1 e 150W na fase 2 (separador da ventilação)
motor do poço para rega: 200W mono
Bomba de calor: verão, refrescar casa durante toda a tarde a sensivelmente 1kW trifasico (valor médio constante)
Além disto Ainda consigo "programar" para que as máquinas de lavar roupa e louça liguem a horas de produção...
Pelos valores que vi, pelos consumos medidos que tenho é pela factura que pago, parece me bem!

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por RSSilva »

Por curiosidade, o motor da piscina trabalha todo o ano? Ou só no verão?
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

RSSilva Escreveu: terça mar 28, 2017 8:30 am Por curiosidade, o motor da piscina trabalha todo o ano? Ou só no verão?
Sensivelmente de abril a setembro...
Durante o restante tempo do ano trabalha apenas 2h por dia... mas mesa altura e também quando necessito mais do aquecimento...

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por rocker_pt »

Pelos equipamentos e consumos descritos eu não vejo nada descabido instalar os 3kW solares. O ideal seria trocar todos os equipamentos para monofásico, pois conseguiria aproveitar melhor os 3kW
Acho que faz todo o sentido, ainda mais que agora o equipamento solar está bem mais acessível do que à uma década atrás. Deve conseguir instalar por um valor próximo de 4k€ recuperando facilmente o investimento e terá a satisfação pessoal de usar energia sem poluir.
A eletricidade gerada por via solar nesses tais 3kW nunca será demais.
Numa utilização sustentavel de energia o primeiro passo é verificar se as opções de consumo são as mais sensatas (com menores gastos) e depois no que é mesmo necessario é que se dimensiona a potencia solar, é isso que todos estão, e bem, a tentar colaborar.

Outra vantagem: Após instalar os 3kW solares, deverá colocar o máximo de cargas possivel para o periodo diurno tentando que a podencia consomida anda à volta desse valor. Verá que não necessitará de tanta potencia contratada à EDP, e poderá diminuir a potencia pagando menos.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por bubacar »

rocker_pt Escreveu: terça mar 28, 2017 9:36 pm Pelos equipamentos e consumos descritos eu não vejo nada descabido instalar os 3kW solares. O ideal seria trocar todos os equipamentos para monofásico, pois conseguiria aproveitar melhor os 3kW
Acho que faz todo o sentido, ainda mais que agora o equipamento solar está bem mais acessível do que à uma década atrás. Deve conseguir instalar por um valor próximo de 4k€ recuperando facilmente o investimento e terá a satisfação pessoal de usar energia sem poluir.
A eletricidade gerada por via solar nesses tais 3kW nunca será demais.
Numa utilização sustentavel de energia o primeiro passo é verificar se as opções de consumo são as mais sensatas (com menores gastos) e depois no que é mesmo necessario é que se dimensiona a potencia solar, é isso que todos estão, e bem, a tentar colaborar.

Outra vantagem: Após instalar os 3kW solares, deverá colocar o máximo de cargas possivel para o periodo diurno tentando que a podencia consomida anda à volta desse valor. Verá que não necessitará de tanta potencia contratada à EDP, e poderá diminuir a potencia pagando menos.
Muito obrigado rocker :D
Sim, tocou num ponto que ainda não tinha referido, quero ver se baixo a potência contratada que é de 20,7kVA neste momento!
Quanto ao valor de instalação, ainda não está fechado, mas parece-me que consiga por 4600€...


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por masterchief »

Nao sei se ja disseste
mas nao podes usar uma instalaçao monofasica?!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autoconsumo 3kW

Mensagem por rocker_pt »

neste site....
http://www.solarimpact.pt/index_htm_fil ... 01500W.pdf
O kit RP6 de 1500w custa 1975€ com o inversor sunnyboy que é excelente pois mais tarde pode sincronizar com baterias
Imagine 2 kits destes com o total de 3kW por menos de 4000€
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”