Instalação de Inversor Hibrido

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Bom dia.
A minha instalação está dividida em duas partes.
Tenho um conjunto de painéis com cerca de 350W ligados diretamente na rede e que cobrem os consumos residuais de casa.
Tenho também um outro conjunto com cerca de 800W que carrega baterias durante o dia. Esta carga vai sendo dissipada nas horas "cheias" desde que o sol se põe até cerca da meia noite com um inversor de 350W bem arrefecido, que trabalha sempre a topo.

Esta instalação funciona bastante bem, mas reparo que muitas vezes estou a dar á EDP energia e que dificilmente consigo controlar tudo, especialmente no Verão em que há mais luz e se consome menos energia em casa.

Como a minha casa tem um consumo elevado em certas horas, especialmente nas horas vazias, onde chego a roçar os 7 KW de consumo, com climatização e maquinas, pensei em dividir a instalação em duas partes:
- Na primeira deixar os grandes consumidores diretos á rede. Ficariam assim as maquinas de AC, maquinas de lavar, forno, micro ondas e placa de cozinha. Estes receberiam a energia diretamente do diferencial de entrada.
- Uma segunda parte onde estariam os pequenos consumos, que recebem alimentação do inversor hibrido, a funcionar preferencialmente com os painéis, depois as baterias e por ultimo a rede.
Assim, garantiria que toda a potencia gerada seria consumida em casa, e em caso de falta de sol e/ou baterias, a rede faz a compensação.
Para este efeito vou adquirir um inversor hibrido de cerca de 3 KW, que receberá a potencia de todos os painéis e carrega as baterias com o remanescente de energia.

Tenho apenas a seguinte duvida:
Depois de ter já estudado como vou fazer a divisão das potencias no quadro de casa (que é grande), sei exatamente como encaminhar os consumos para o novo inversor. O que não sei é se posso manter o neutro comum na instalação ou se tem de ser separado no quadro o que vai ser alimentado pelo inversor.
Alguém tem essa experiencia que me possa informar?

Agradeço desde já.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por CrOhN »

O "neutro" que sair do inversor, terá que ser independente do comum. Há quem tenha tornado esse "neutro" em neutro real. Já foi falado aqui pelo forum algures


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

CrOhN Escreveu: terça abr 18, 2017 11:13 am O "neutro" que sair do inversor, terá que ser independente do comum. Há quem tenha tornado esse "neutro" em neutro real. Já foi falado aqui pelo forum algures
Obrigado pela resposta.
Eu vou instalar o inversor a alguns metros do quadro geral. Do inversor vai sair uma fase e um neutro que voltam a esse quadro para alimentar os circuitos que ali vou deixar "pendurados". A ser assim terei de fazer uma instalação independente que aglomere todos os neutros dos circuitos do Inversor e separa-los dos outros neutros que recebem alimentação da rede, certo? É que eu pensei que desde de que ligasse o neutro do inversor á barra de neutro geral, este problema estaria resolvido.
Abraços
Do deserto...nada.

José Teixeira


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por Arcturo »

ztxnew Escreveu: terça abr 18, 2017 11:51 am
CrOhN Escreveu: terça abr 18, 2017 11:13 am O "neutro" que sair do inversor, terá que ser independente do comum. Há quem tenha tornado esse "neutro" em neutro real. Já foi falado aqui pelo forum algures
Obrigado pela resposta.
Eu vou instalar o inversor a alguns metros do quadro geral. Do inversor vai sair uma fase e um neutro que voltam a esse quadro para alimentar os circuitos que ali vou deixar "pendurados". A ser assim terei de fazer uma instalação independente que aglomere todos os neutros dos circuitos do Inversor e separa-los dos outros neutros que recebem alimentação da rede, certo? É que eu pensei que desde de que ligasse o neutro do inversor á barra de neutro geral, este problema estaria resolvido.
Abraços
Tenho dificuldade em perceber o que pretende fazer... o Inversor hibrido é posto em serie com a carga (como uma UPS)? ou está em paralelo como um inversor solar?. Um esquema ajuda a perceber o que pretende fazer.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por Emanuel Couto »

Este tópico fica melhor na secção "projetos".

Parabéns pelo sistema ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Boas, Vou tentar explicar melhor, já que não sei como colocar o desenho aqui.

Neste momento tenho uma entrada da EDP que vai a um diferencial, que por sua vez subdivide por mais dois quadros. Um para o R/C e outro para o 1º andar de casa.
Todos são alimentados pela mesma fase e neutro depois de passar as respetivas proteções.

A minha ideia é simples. Quero dividir a instalação em dois:
1 - Os grandes consumidores, tais como maquinas, AC, Micro-ondas, placa e forno mantem-se diretos da EDP ao diferencial, depois aos respetivos disjuntores.
2 - Todos os outros vão ser alimentados pelo Inversor Hibrido, que os alimentará com os painéis, se não houver sol ou for insuficiente, entram as baterias e por ultimo a rede. Neste ponto vou usar uma das saídas que tenho diretas da EDP para alimentar o Inversor Hibrido, e este coloca por esse meio energia na rede de casa em caso de falta de sol ou baterias. Como esses consumos nunca ou raramente são superiores a 5 A, qualquer saída de tomada que esteja nos grandes consumos vai dar!

A minha pergunta é:
- Ficando eu com um ramo independente para os pequenos consumos, tenho que colocar o neutro de forma independente ou o neutro pode ser comum em toda a instalação?
Pergunto isto porque nos quadros os neutros estão todos nas barras de neutro e é difícil separa-los. Já as fases são fáceis de separar por disjuntores.

Estando tudo em fase (a trabalhar na mesma frequência), não creio que possa ser um problema, mas e como disse o CrOhN, têm de ser independentes terei de repensar isto, porque subdividir os neutros é um trabalho imenso já que tenho mais de 40 disjuntores nos dois andares...
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Imagem
Do deserto...nada.

José Teixeira


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por CrOhN »

Atenção: tudo o que estiver depois do inversor não pode estar em contacto com a entrada do mesmo! Seja fase, seja neutro.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por Emanuel Couto »

ztxnew Escreveu: terça abr 18, 2017 6:29 pm Imagem
Não dá para ver a imagem...!

Tem aqui ajuda :arrow: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 24&t=19078
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Bom dia, Não sou capaz de colocar a imagem. Esta coisa das imagens por Url baralha-me.

Em todo o caso parece-me que o que diz o CrOhN responde definitivamente. Vou ter de separar o circuito de neutro em duas partes. Uma para a entrada e outra para depois do Inversor. Vai ser uma grande chatice porque obrigar-me-á a desmanchar todo o quadro elétrico e não estava a contar com esse problema!
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Boa Noite.
Depois de uma manhã bem passada a trabalhar no telhado, tenho já os três strings montados.
Tinha 9 painéis de 40 células em paralelo, e passei a ter três strings de 120 células cada, que por sua vez passaram a carregar as baterias a 24V através de um carregador MPPT.
Ainda vou montar mais um string, já que os meus estão SW e quero ter um SE, que são as orientações de que disponho.
Para já e só pela alteração, com muito menos perdas, consegui hoje 4 KW, ainda que um dos strings apenas foi ligado de tarde. Normalmente não passava dos 3,3 KW. Há muito mais rendimento com o aumento da voltagem e a estrondosa diminuição da corrente!

Está tudo pronto para a montagem do Hibrido. Apenas não o devo fazer já porque vou estar esta semana e não quero deixar o pessoal de casa com algum problema, caso haja uma deficiência qualquer.

Vou separar os circuitos, inclusivamente o neutro, e colocar o hibrido a fazer a gestão.
Pelo facto de deixar de enviar energia para a rede, espero diminuir ainda mais a factura mensal de ora avante.

Cumprimentos,
Do deserto...nada.

José Teixeira


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por jmlflorencio »

Bom trabalho. E obrigado pela partilha desses resultados iniciais.

Aguardamos o relato dos efeitos práticos na conta de electricidade ;-)


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Boa Tarde.
Trabalho concluído!
Depois de uma autentica maratona onde a maior dificuldade foi separar todos os circuitos que iam ficar fora do inversor daqueles que iriam ficar sob o inversor hibrido, parece que com êxito superei mais esta prova.
Digo prova porque a minha casa tem três andares, 30 dijuntores o R/C, cerca de 15 no primeiro nadar e mais um quadro de apoio no exterior. A dificuldade não foi separar as fases, mas sim os neutros e dividir completamente os circuitos sem engano.
Neste momento já posso dizer que a minha casa esteve na noite de ontem a funcionar unicamente com baterias, e o mesmo durante o dia de hoje. Como o sol hoje foi fraco é natural que a "pilha" se me acabe antes do final da noite e o meu hibrido de 3 KW conecte a rede para alimentar a casa no que respeita a consumidores normais, já que os grandes consumos ficam diretos da rede da EDP.

Hoje foi dia de arrumar todo o material. Dois inversores de rede, um de 600 outro de 350W e respetivos acessórios, o Super Carregador da Out Back Power de 60A que quase novo volta para a caixa original, assim como o quadro elétrico de apoio.
Agora fica tudo dentro de uma única "maquina" que espero ser de grande rendimento e poucos problemas.

Logo que tenha o quarto stream montado, fica a instalação completa.

Abraço.
Do deserto...nada.

José Teixeira


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por jmlflorencio »

Então e fotos? :D

Esse material sempre pode ir para os classificados, deve haver interessados em aproveitar ;-)


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

jmlflorencio Escreveu: terça abr 25, 2017 5:56 pm Então e fotos? :D

Esse material sempre pode ir para os classificados, deve haver interessados em aproveitar ;-)
Caro Florêncio.
Eu até sou um rapaz mais ou menos actual, mas com as fotos não me entendo!
Eu bem as tento colocar, mas penso que devo ter de as colocar num site antes das passar para cá! É que do telemóvel ou do disco do PC elas não passam diretas. É apenas esse o meu problema. Se for no OLX elas vão diretas e aqui não entendo porque não vão!
Se me der uma dica até posso ver a questão de colocar o material usado nos classificados.
Obrigado.
Abraço.
Do deserto...nada.

José Teixeira


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por jmlflorencio »

De facto as fotos têm que ser carregadas para um servidor de alojamento dedicado, e aqui só se colocam os links.

Mas do telemóvel, usando a aplicação Taptalk, dá para meter directo tal como no OLX. A própria aplicação tem um servidor próprio para as imagens.


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Boa! Já cá estou. Afinal nada complicado.
Cá vou tentar as fotos. Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Este é o Inversor.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

ImagemImagemImagem

Os três strings já montados em séries de 3 painéis cada.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Boa de novo!

Ena Florêncio! De repente fiquei Pró nas fotos! Isto saiu bem!

Os dois cabos (azul e verde), junto ao inversor vão servir para o outro conjunto de painéis que ainda não vieram! Não estão perdidos...:-)
Entretanto ficam a conhecer a Daisy e a Estrela que são as vedetas cá de casa!

Hoje, mesmo ao finalzinho do dia só tinha cerca de 260W, mas ainda era só renovável que estava a entrar em casa. Creio que as baterias com tanta nuvem não aguentarão a noite e devem passar para a rede EDP.
Do deserto...nada.

José Teixeira

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”