Instalação de Inversor Hibrido

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem.

Então essas três strings estão ligadas em paralelo ao inversor, é isso? E cada uma tem 3 painéis em série...

Qual era a marca/modelo dos outros inversores? Isto para tentar explicar o motivo de ter ganho eficiência com esta nova configuração?...


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Exactamente!
São três strings em paralelo. Cada uma tem 3 painéis em serie, que perfazem 120 células.
Na verdade eu teria um grande conjunto de cabos e notava que se dois painéis num momento me davam 200W com uma determinada exposição, ao ligar o terceiro em paralelo não obtinha 300W! mas sim cerca de 270W.
Também notava que ao carregar baterias a 12 V, tinha muitas vezes amperagens altas e os cabos de 10mm2 aqueciam.

O que tinha antes:
Coloco fotos
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Imagem
Estes dois estavam em paralelo e ligados directamente na rede por um inversor de 600w (ebay).
Imagem
Os restantes estavam praticamente no local onde ainda se encontram e carregavam as baterias com um controlador de carga barato que mais tarde foi substituído pelo Out Back 60A.
O quadro da imagem tem um sistema de relógio que liga cerca do por do sol e coloca em rede cerca de 290W continuamente através de um inversor de 350W que ao trabalhar a topo e em contínuo teria muitas perdas, pese embora lhe tenha colocado um sistema de arrefecimento suplementar.

Penso que a maioria das perdas estava no inversor e no regulador de carga, para além de toda a cabelagem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Do deserto...nada.

José Teixeira


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem... Pois, todos os pormenores contam...

Que o Effekta se porte bem por muito tempo!


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Boa Tarde.
Já leva uns dias a trabalhar o sistema e fico com duas duvidas, que não sei se são normais para uma montagem como a minha em que existem baterias, rede e painéis a trabalhar.
O inversor desde que tenha um debito estabilizado, e se os painéis, as baterias ou ambos forem suficientes, está a debitar destas fontes, sem problema e até que as baterias baixem do valor programado. Mas se durante esse período e repentinamente se ligar um consumidor maior, anda que sejam 400 ou 500W, ele imediatamente comuta para a rede, voltando uns minutos mais tarde (um par de minutos) aos painéis e baterias se o consumo estabiliza.
Por outro lado quando faz a comutação de rede para os painéis ou mesmo só as baterias, há um piscar nas lâmpadas absolutamente percetível o que já não se nota nos televisores e/ou PC's devido aos condensadores.

Estas questões são absolutamente normais ou devo verificar algum ponto da programação do inversor? Eu admito que a capacidade de resposta é relativamente lenta por parte do aparelho e para evitar "tremedeiras" maiores e/ou mesmo avarias por excesso de corrente e baixas tensões o fabricante , e bem, preferiu optar pela comutação até que a estabilidade nos consumos permita ao aparelho fazer a sua função.

Obrigado desde já pelos comentários e abraços.
Do deserto...nada.

José Teixeira


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por CrOhN »

Como está o parametro 23 (overload bypass)? Deve estar em enable. E, se calhar, é melhor deixar assim. Sempre poupas o inversor nos picos.

Tens o parametro 3 em UPS? O piscar é perfeitamente normal. A passagem, embora rápida, demora algum tempo, assim como a tensão de rede ser diferente da do inversor. No meu costuma estar a rede a 250V, e com o inversor a 230V, quando comuta, nota-se a luminosidade diferente.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por masterchief »

Parabens!!! Está porreiro
Pelo que percebo das fotos vais colocar paineis em 3 locais distintos é?


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

CrOhN Escreveu: sexta abr 28, 2017 3:50 pm Como está o parametro 23 (overload bypass)? Deve estar em enable. E, se calhar, é melhor deixar assim. Sempre poupas o inversor nos picos.

Tens o parametro 3 em UPS? O piscar é perfeitamente normal. A passagem, embora rápida, demora algum tempo, assim como a tensão de rede ser diferente da do inversor. No meu costuma estar a rede a 250V, e com o inversor a 230V, quando comuta, nota-se a luminosidade diferente.
Obrigado CrOhN.
O parâmetro 23 está em bypass e vou manter. Já entendi que deverá ser melhor assim já que o inversor não tem capacidade de resposta para picos.
O parâmetro 3 está em APL, mas vou de facto mudar para UPS, porque tem mais sentido que a tensão de alimentação externa se centre entre os 170 e 280 VAC.
Eu tenho pouca diferença porque a rede normalmente anda nos 232-235 V. Mas as lâmpadas economizadoras tipo fluorescente piscam. Já as de LED, nada!
Obrigado mais uma vez.
Abraço.
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

masterchief Escreveu: sexta abr 28, 2017 4:19 pm Parabens!!! Está porreiro
Pelo que percebo das fotos vais colocar paineis em 3 locais distintos é?
Já estão em 3 locais e em Maio coloco mais um string. Ficam quatro strings.
Dois deles serão mãos produtivos nas épocas inversas de modo que tenha o máximo rendimento de pelo menos 3 de cada vez.
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Boas Noites.
Tal como referido, á duas semanas coloquei a ultima string, com 600W e em paralelo com as demais que tinha instalado.
Tenho agora as 4 strings que pese embora não produzam todas ao mesmo tempo, estão alinhadas com as possibilidades da minha casa e de forma a ter sempre pelo menos três em bom angulo a cada momento do ano.

O hibrido está então a funcionar com todas elas desde há duas semanas, tendo já registado nas semanas de nebulosidade intervalada com períodos de sol, picos de mais de 1,6 KW. Ainda assim com sol continuo, a produção ás 14:00h anda nos 1,4 KW. Pena que durante este mês apenas tivemos alguns dias nessas condições, já que o tempo tem sido estável.

Ainda assim, fiz o calculo dos consumos no período de um mês, com as respetivas produções.
No total foram consumidos em casa no período 299 KW. O hibrido debitou dos painéis e das baterias 177 KW, a rede entrou pelo hibrido algumas vezes, num total de 100 KW, especialmente em período de vazio.
A rede também alimentou diretamente os grandes consumidores (maquinas que estão fora do circuito solar/hibrido), num total de 22 KW.
Deste total de 100 + 22 KW fornecidos pela EDP, 80 foram em vazio e os restantes fora! Quando mandei as contagens á EDP, o sistema recusou, já que dizia que estes valores estavam fora do meu histórico!!! :-) Tive de repetir as entradas e ainda assim disseram que ficava para verificação!

O sistema está a funcionar muito bem, pese embora me desagrade o tempo que o Inversor leva a voltar a entrar com as baterias depois de um pico de consumo, já que depois de entrar em estabilidade está alguns minutos com a EDP, enquanto que as baterias apresentam carga! lá volta a entrar em modo de baterias, mas demora mais que aquilo que me parece razoável!

Por agira são estas as atualizações.
Abraços e obrigado pelos inputs que me foram dados pelos mais experientes.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por jmlflorencio »

Boas notícias, assim deve dar (ainda mais) gosto ver essa energia a entrar ;-)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por CrOhN »

Hehe. Essa do histórico na EDP! Comigo já não se queixa. Tipo 100KWh em Vazio e 8 em Fora-Vazio já não são estranhos!

Assim como acertos em que recebo (depois do Verão) e facturas de 150eur. O algoritmo das estimativas até se passa!


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

jmlflorencio Escreveu: segunda mai 29, 2017 12:04 am Boas notícias, assim deve dar (ainda mais) gosto ver essa energia a entrar ;-)
É verdade! Ainda por cima pensar que não vai nenhuma para a EDP e que a produzida fica toda em casa, dá gosto!
Mais gosto vai ser ver a fatura a baixar! :lol:

Abraços.
Do deserto...nada.

José Teixeira


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por dmorgado »

Parabéns pelo sistema.

Que tal se tem portado o Hibrido?
Qts kWh tem produzido nestes dias melhores?
Como são os consumos em standby desse inverssor?


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por ztxnew »

Boa noite.
65 dias depois estou com 545 KW produzidos e consumidos em casa. Com produção, armazenamento e recolocação no híbrido.
Na verdade o comportamento é bom embora eu pense que ainda podia ser mais rapido nas transferências entre baterias e rede. Dá ideia que "se assusta" um pouco com um pequeno pico de consumo e passa logo para a rede podendo muitas vezes "aguentar" as baterias mais tempo, já que estão carregadas. Depois do pico de consumo demora um pouco a voltar á alimentação por baterias. Ainda assim funciona bem!!!
Quanto a consumos em stand-voy não tenho muita ideia porque com a minha instalação é raro o equipamento estar em stand-by. Ou por painéis ou por baterias está quase sempre em carga.
Cumprimentos.
Do deserto...nada.

José Teixeira

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por Emanuel Couto »

Sempre a bombar, parabéns :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por jmlflorencio »

Já deu para fazer contas ao acréscimo de energia gerada que é consumida (em vez de oferecida)?


agadelho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo mar 24, 2013 7:35 pm

Re: Instalação de Inversor Hibrido

Mensagem por agadelho »

Viva,
Pode-me dar mais algum feedback sobre o inversor hibrido ao longo deste tempo? Já teve algum problema com ele?
Eu tenho neste momento GridTie Inverter, e estou a oferecer energia à EDP como é óbvio.
Tenho ando de olho nestes inversores hibridos, e gostaria de obter mais feedback se possível.

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”