Projeto fotovoltaico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
david_e_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2017 9:39 pm

Projeto fotovoltaico

Mensagem por david_e_pereira »

Olá a todos,

Estou decidido a instalar um painel fotovoltaico, só para dar um auxilio ao consumo residual durante o dia. Já fiz uma pesquisa e já tenho ideia dos equipamentos que vou adquirir. O micro-inversor em principio será o APS 250. No entanto surgiu a seguinte duvida: uma vez que o equipamento apenas permite a ligação de um painel solar, qual a função das duas “saídas” no equipamento (assinalado a vermelho)?

Imagem

Agradeço desde já a atenção!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito interessante... ;)

Tópico movido para "projetos de autoconsumo"
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por visitante1 »

Não se consegue ver a imagem, no entanto as duas saídas na realidade são apenas ligações para colocar inversores em paralelo, ou seja uma entrada é uma saída.
Parabéns
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
david_e_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2017 9:39 pm

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por david_e_pereira »

Vou tentar anexar a imagem novamente ;)

Imagem

Obrigado.


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por OliveiraF »

Continua sem se ver, mas certamente será como descrito pelo visitante1 ;)


Autor do tópico
david_e_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2017 9:39 pm

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por david_e_pereira »

Obrigado a todos pelo feebback ;)

Eu já consigo ver. Vou deixar o link: https://www.enfsolar.com/pv/inverter-datasheet/1541


Autor do tópico
david_e_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2017 9:39 pm

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por david_e_pereira »

Olá a todos,

Entretanto surgiu a seguinte questão: consegue-se, de forma mais ou menos fácil, passar 3 condutores através de uma caixa de derivação onde já tenha outros cabos?

Isto porque a ideia seria passar o ligação através de uma caixa de derivação desde os painéis até ao quadro geral e instalar no mesmo um disjuntor de 6A para o fotovoltaico.


Autor do tópico
david_e_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2017 9:39 pm

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por david_e_pereira »

Entretanto estive a ler um pouco sobre a legislação que regulamenta o autoconsumo e surgiu a seguinte dúvida: de acordo com o artigo 9º do Decreto-Lei n.º 153/2014, a instalação da UP é obrigatoriamente executada por entidade instaladora de instalações elétricas de serviço particular ou técnicos esponsáveis pela execução de instalações elétricas, nos termos da legislação aplicável, que aprova os requisitos de acesso e exercício da atividade das
entidades e profissionais responsáveis pelas instalações elétricas.

A minha ideia é fazer tudo dentro da lei, vou fazer a comunicação prévia tal como previsto, mas então e se eu comprar um KIT e ligar o meu painel diretamente à tomada? Eu não sou eletricista e muito menos posso ter o estatuto de técnico responsável pela execução de instalações elétricas.

Posso ter problemas?

Agradeço a vossa ajuda.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que a parte das entidades certificadas é para as unidades de produção, e não para as de autoconsumo (até 1500W apenas, sem venda do excedente).

Mas há tópicos que abordam esse tema por cá, uma pesquisa poderá tirar todas as dúvidas. ;-)


Autor do tópico
david_e_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2017 9:39 pm

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por david_e_pereira »

Obrigado pela resposta jmlflorencio.

Já fiz uma pesquisa e não encontrei nada relacionado com este assunto. Talvez alguém de possa ajudar ;)


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu: domingo out 22, 2017 1:29 am Creio que a parte das entidades certificadas é para as unidades de produção, e não para as de autoconsumo (até 1500W apenas, sem venda do excedente).

Mas há tópicos que abordam esse tema por cá, uma pesquisa poderá tirar todas as dúvidas. ;-)
Penso que não é a interpretação correta. Uma UPAC é uma UP para auto consumo.
david_e_pereira Escreveu: domingo out 22, 2017 11:21 am Obrigado pela resposta jmlflorencio.

Já fiz uma pesquisa e não encontrei nada relacionado com este assunto. Talvez alguém de possa ajudar ;)
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11255362
Ver questão 32 nas Respostas a Perguntas Frequentes no site da DGEG, em SERUP.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
david_e_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2017 9:39 pm

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por david_e_pereira »

De facto, pelo artigo 9º do DL 153/2014 de 20 de outubro, a instalação tem de ser feita "por entidade instaladora de instalações elétricas de serviço
particular ou técnicos responsáveis pela execução de instalações elétricas". No entanto, na prática, sabemos que isto não se verifica ;) sabem de alguém que tenha feito uma instalação <= 1500W e tenha sido alvo de inspeção?

Já agora surgiu outra dúvida: qual o método para realizar a Mera Comunicação Prévia? Tenho de me registar no SERUP? Basta enviar uma carta ou um email? Quais os elementos a fornecer?

Obrigado


Autor do tópico
david_e_pereira
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2017 9:39 pm

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por david_e_pereira »

Alguém me consegue ajudar? Qual o método para realizar a Mera Comunicação Prévia? Tenho de me registar no SERUP? Basta enviar uma carta ou um email? Quais os elementos a fornecer?

Obrigado


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por jmlflorencio »

Há tantos tópicos a falar disso por cá... Estou no telemóvel, não consigo indicar, mas basta uma pesquisa que eles aparecem... ;-)


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Projeto fotovoltaico

Mensagem por Biod »

david_e_pereira Escreveu: sexta out 27, 2017 10:17 pm Alguém me consegue ajudar? Qual o método para realizar a Mera Comunicação Prévia? Tenho de me registar no SERUP? Basta enviar uma carta ou um email? Quais os elementos a fornecer?

Obrigado
preencher o formulario que esta no site deles..

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”