Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Olá a todos, a partilha do meu projecto deve-se a um pedido de um já membro do fórum.
O meu projecto centra-se na produção de não um, mas de dois sistemas de AutoConsumo, um deles Off-Grid possivelmente com gerador em caso de falha e o outro possivelmente on-grid mas a correr bem o estudo e os cálculos, sem admissões da rede pois vão recorrer a baterias de lítio.
A alma dos projectos são as suas baterias, as quais estão já a ser fabricadas por mim (sim leram bem hehe), com recurso às famosas 18650 recicladas.

A ideia inicial centra-se em 10Kw em 14s100p num sistema de 48V controlado com BMS num inversor de 5Kw.
Brevemente tenho intenção de postar fotos das baterias já recuperadas e dos materiais que já preparei para criar os packs.
A minha chegada este fórum é muito recente (agora mesmo) mas a minha investigação e investimento neste projecto já têm pelo menos uns 4 anos. Sendo que iniciei a recolha de baterias há 2 apenas por diversão.

Espero por aqui ter ajuda para estudar as necessidades que estes sistemas vão enfrentar, para os optimizar mesmo antes de os ligar (medição de consumos).

Se surgirem "curiosos/interessados" teremos pano para mangas ou se preferirem lítio para solar.

P.S. só para espicaçar, já compilei mais de 1100 pilhas primeiras 1400 necessárias
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Ui isso é que é uma "reciclagem" muito boa e proveitosa, tenho em mente algo assim mas a falta da maquina de soldar invalida a coisa!

Fotos é o que se quer, força...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por CrOhN »

Baterias recicladas!? Retiradas de packs em que outras deram o pifo? Ui! Não é para desanimares mas, tem tudo para correr mal!


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por pedrosilva »

Imagino que terá de testar uma a uma com pelo menos um ciclo completo para estudar o seu "estado de saúde". Julgo que é a Nissan que tem um projecto de baterias para solar pv em que se pode comprar uma nova ou refurbished com baterias usadas em carros. Abaixo de 80% de rated capacity já estão no final de vida para usar num carro mas ainda podem dar muitos ciclos/anos em solar pv.


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

serges Escreveu:Ui isso é que é uma "reciclagem" muito boa e proveitosa, tenho em mente algo assim mas a falta da maquina de soldar invalida a coisa!

Fotos é o que se quer, força...
Cheirinho da coisa:
Das baterias em bruto às pilhas soltas e testadas, camera flyr (low cost), fusíveis e solda, fichas e displays de voltagem para os packs parte do processo e uma ferramenta útil no futuro

Ferros de soldar acho que tenho 4, solda por pontos não me parece adequada para aqui mas também háImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Última edição por Blastars em segunda dez 17, 2018 5:16 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

Bem vindo amigo João.

Obrigado por teres aceite o meu convite e vires partilhar o teu projeto connosco.


CrOhN as baterias estão a ser testadas uma a uma para determinar a sua capacidade mas o João é a pessoa indicada para explicar todo o processo.


Também vou abrir um tópico próprio para partilhar o meu projeto da Power Wall com baterias 18650 recicladas.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

É bom a reciclagem. Mas ao preço que já se encontra as novas, essas usadas tem se ser a custo zero e como hobie :-)
Live long and prosper!


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

MRider as novas ainda continuam muito caras :/

Com estas baterias conseguimos fazer packs de 10 kWh por 2000 a 3000 euros incluindo o valor da compra das baterias.

No meu caso pedi orçamento para a compra de 1600 com 2000 a 2200 mAh já processadas e espero pagar 2000 a 2500 euros.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider e gastos entre 1/6 a 1/10 do custo novo? Para mim compensa, just my 2 cent
O prazer de ter algo criado por nós? A reciclagem?
Estou em viagem mas tento publicar fotos ainda hoje.
CrOhN sim, isoladas e preteridas as:
Que nao aceitam carga
Que aquecem
Que têm muito pouca capacidade restante
E testadas em carregadores com teste e capacidade até de acordar as adormecidas
Liitokala lii500 e Dragon Xtar VP4

Testes feitos a outros equipamentos que foram já descartados (Imax B6) por inconstância e falta de qualidade de resultados além de elevada demora para testar uma a uma.
Irei aplicar entre 1.5 e 2.4Ah que carregam sem problema até 4.2v
Última edição por Blastars em segunda dez 17, 2018 3:20 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

2000-3000??? 1000-1500 máximo JPC :)
Última edição por Blastars em terça dez 18, 2018 4:58 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Espectacular, sou todo a favor da reutilização de materiais (já tenho uma aparafusadora a funcionar com baterias 18650 de um portátil), pelo que vou ser seguidor assíduo deste tópico.

Contem tudo ao pessoal, vá lá. E fotos, por favor. Muitas ;-)

Questões:
- Como está a ser construído o pack?
- Para além das capacidades, como estão a ser equilibradas as resistências internas?

Força nisso!


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

jmlflorencio o João passou anos a estudar esta possibilidade e após as nossas conversas fiquei convencido a avançar com o meu projeto de 20 kWh.

Vamos aguardar pelas fotos :-)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider
Tenho quase as pilhas todas para as 1400 necessárias param sistema 14s100P e todos os fusíveis, fio, solda... e não tenho 1000€ gastos, para "blocos" selados que impedem a manutenção por 6000 a 10000€ acho que ainda me compensou bastante o investimento
jmiflorencio, o equilíbrio começa passivamente com todas carregadas a serem ligadas depois com o BMS a cada carga e descarga o balanceamento ocorre gradualmente, isto com recurso a cargas e descargas controladas antes de meter o sistema online considerando que inicialmente cada pack terá um medidor de voltagem e mais tarde a ideia é construir um BMS com Arduino (se me ajudarem) ou comprar um já feito (Batrium).
Quanto às resistências internas também já me debrucei sobre isso mas terei que responder assim:

https://www.youtube.com/watch?v=lmNQJ9C ... 9QrHcuOK7m
https://www.youtube.com/watch?v=Bk50IuWXg-c
https://www.youtube.com/watch?v=o2OPs9s ... iz&index=1

É ver as listas de reprodução do desenvolvimento destes entre outros, e perceber que "noone gives a damn" e elas funcionam bem à mesma.
Aí têm os principais DIY'ers de powerwalls das quais mais gostei pois me pareceram mais bem construídas (Peter e Joe) ou explicadas (Jehu)

Estou a ter problemas entre posts no explorador do telefone, no Tapatalk onde postei fotografias e por aqui, espero que apareçam todos para depois apagar os repetidos e corrigir alguma coisa necessária.
Sou um completo noob em fóruns!
(Correcções efectuadas mas não sei apagar os posts repetidos)
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Restante resposta ao jmlflorencio
Os meus packs serão quase réplicas dos do AverageJoe no youtube. Podem ver os suportes, mais à frente as busbars e as fichas Anderson nos links que aqui deixo
Apenas farei alterações para permitirem empilhamento (ainda em estudo) ou assentamento sem estragar componentes/ligações elétricas.

Suportes: https://www.youtube.com/watch?v=ChN9q7b ... iz&index=6
BusBars: https://www.youtube.com/watch?v=e0tjzgX ... z&index=35
Fichas Anderson: https://www.youtube.com/watch?v=XN59vzg ... z&index=42

Portanto na verdade serei pouco original para apostar em funcionalidade, poupança e segurança
Apenas vou evitar tubo de 18mm (muito justo) e aplicarei de 20mm, a folga em minha opinião é facilitadora de acesso e as pilhas quando soldadas não caem do suporte na mesma nem que lhes coloque uma gota de silicone para aderir um pouco mas não agarrarem demais.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por BRibeiro »

Muito fixe.
Também sigo no Youtube esses "DIY's " e por causa disso este verão comecei a procurar as ditas baterias de portáteis aqui pela ilha, mas apenas tenho cerca de 90 baterias 18650 com capacidade acima de 1700 mah. Infelizmente o mercado de "usadas" aqui na ilha é fraquinho. Como nunca vou chegar a ter muitas baterias vou tentar fazer uma mini mini powerbox portátil, ainda estou na fase de tentar adquirir as baterias e testá-las com um Liitokala Lii500.
Não sei se já conhece um youtuber português "Electronic Matrix" https://www.youtube.com/channel/UCqYHd4 ... 0WIexqN_kQ, e explica em português para quem não percebe inglês.


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Vou ser sincero, já vi videos dele, acho-o convencido e com muitas gaffes...
Quanto às baterias "avariadas" isso pode-se arranjar
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por CrOhN »

A meu pé atrás é só a possibilidade de falha multiplicado por 1400, de resto... Força nisso então!

P.S. Arranja-se baterias 48V 200Ah por 4500eur


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

CrOhN Escreveu:A meu pé atrás é só a possibilidade de falha multiplicado por 1400, de resto... Força nisso então!

P.S. Arranja-se baterias 48V 200Ah por 4500eur
De lítio? Se não forem de lítio estas são mais limpas e mais pequenas!
Mesmo assim é uma poupança de mais de 3500€ e fica com mais armazenamento e com manutenção simples de forma a manter o sistema optimizado a baixo custo e fácilmente. Podendo também ser acrescentado sem dramas.
E frizo de novo, o gosto de criar algo e de reciclar para um mundo mais verde em conjunto com a rescisão com a EDP.

P.S. digo com mais armazenamento porque pretendo ir trocando as de 1.5 a 1.9 por 2.0 a 2.4 podendo ir então até 48v 240Ah ou mais se incrementar elementos
Última edição por Blastars em terça dez 18, 2018 5:28 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por CrOhN »

Sim, litio, se fosse chumbo, por 4500eur dava para comprar 600Ah.

Não entendo a manutençaõ simples. Como sabes se uma das baterias avariou? Nesse caso, qual a facilidade de troca?


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

CrOhN Escreveu:Sim, litio, se fosse chumbo, por 4500eur dava para comprar 600Ah.

Não entendo a manutençaõ simples. Como sabes se uma das baterias avariou? Nesse caso, qual a facilidade de troca?
Com este tipo de bateria, os elementos ficam expostos, logo se uma bateria avaria o fusível queima. Corta-se o fusível e o fio, sai a bateria, coloca-se a nova com a mesma voltagem no acto da reparacao, e solda-se novo fio e fusível
Última edição por Blastars em terça dez 18, 2018 5:29 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”