Projecto Solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Projecto Solar

Mensagem por Biod »

O teu contador da edp ainda é analogico?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Não esse é um contador meu que tinha e converti para poder mostrar a malta em 2006 o que as scooters electricas gastavam para poder pedir pontos de carga para veículos eléctricos, tais como o Vasco da Gama, Colombo, Odivelas e outros centros e lojas de rua... assim podiam perceber quanto gastava pois as pessoas acreditavam mais no contador EDP que qualquer outra maquina digital para poder verificar o gasto, normalmente pagava sempre o que consumia...

Foi assim a odisseia dos eléctricos agora está na hora de voltar a por o dinheiro no Bolso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Solar

Mensagem por gbento »

serges Escreveu:Já está a produzir que nem um doido...
Imagem
Fiz a instalação desse sistema da sonoff powr2 hoje. Como é que ele dá a estatística diária? Gráfico horário?
Não consegui fazer a instalação no sistema da Xiaomi ... Alguém sabe fazer? As instruções estão em chinês!


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem do sonoff abres o dito e vais ao canto superior direito e tens os ... nesse carregas e aparece 4 hipóteses...

Settings; History record este é o que te diz o que produziu nos dias todos etal e coisa, depois o download, transfere para um ficheiro e diz te tudo o resto que precisas...

Creio que chegas lá
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Solar

Mensagem por gbento »

serges Escreveu:Bem do sonoff abres o dito e vais ao canto superior direito e tens os ... nesse carregas e aparece 4 hipóteses...

Settings; History record este é o que te diz o que produziu nos dias todos etal e coisa, depois o download, transfere para um ficheiro e diz te tudo o resto que precisas...

Creio que chegas lá
Ok. Obrigado

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem primeiro mês completo...

Ao que para breve ponho todo detalhado...

Foi todo usado ao limite em que usei a domótica a ajudar com outros electrodomésticos e equipamentos só para usar durante o dia...

Aí o verão que aí vem aí ai....Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Solar

Mensagem por gbento »

Como foi o fevereiro?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Boas.

Melhor mas acho que tenho algum problema num dos painéis ou no inversor ao que vou ter de analisar um a um para verificar o que se passa pois podiam estar a produzir mais e o dito inversor às vezes desliga se...

Atenção que tem estado a colmatar todos os meus standby lá de casa, ao que mais produção será sempre mais bem vinda mas tenho de arranjar coisas para trabalhar durante o dia, ao que já funcionou a maquina de lavar loiça e de roupa que ponho a distancia a trabalhar mas atenção nem todas dão pois ligar e ficam logo imediatamente a funcionar não dá mas a programação de por a determinada hora é possível...

Para já uso os sonoff tomadas inteligentes em que posso ligar a distancia! como em média tem produzido 300w ponho a ser utilizado a 100% e ainda consumo mais qualquer coisa...


A ver se tenho mais informações para a semana já tenho as ferramentas que preciso para ver o que se passa...

Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Infelizmente com esta situação actual do país não me foi possível adquirir uma pinça amperimetrica mas...
O que noto é que sol ou nublado produz quase o mesmo e sim com sol tem picos mas não estabiliza...

Todo o valor produzido foi utilizado para os vários electrodomésticos e outros... Portátil, mota, carro... Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por papacurvas »

serges Escreveu: sábado abr 04, 2020 3:29 pm O que noto é que sol ou nublado produz quase o mesmo e sim com sol tem picos mas não estabiliza...

Consegues colocar um gráfico diário de produção num dia limpo de sol?
Como sabes que o inversor se desliga?

Acho que como muitos tinhas as expectativas muito altas...... só analisando um gráfico diario consegues perceber se há algum problema na produção.

Tens a certeza que compensa financeiramente colocar as maquinas durante o dia para ir "buscar" o que sobra da produção retirando o standby ?!?


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Solar

Mensagem por gbento »


papacurvas Escreveu:
serges Escreveu: sábado abr 04, 2020 3:29 pm O que noto é que sol ou nublado produz quase o mesmo e sim com sol tem picos mas não estabiliza...

Consegues colocar um gráfico diário de produção num dia limpo de sol?
Como sabes que o inversor se desliga?

/quote]

O sonnof não dá medições mais pequenas, apenas diário. Eu já pedi isso no suporte da marca, disseram-me que era boa ideia mas para já não é possível


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

gbento Escreveu:
papacurvas Escreveu:
serges Escreveu: sábado abr 04, 2020 3:29 pm O que noto é que sol ou nublado produz quase o mesmo e sim com sol tem picos mas não estabiliza...

Consegues colocar um gráfico diário de produção num dia limpo de sol?
Como sabes que o inversor se desliga?

/quote]

O sonnof não dá medições mais pequenas, apenas diário. Eu já pedi isso no suporte da marca, disseram-me que era boa ideia mas para já não é possível


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Boas...

Infelizmente desde que começou a pandemia e quarentena a minha ligação de internet sendo adsl sofreu imenso tive de desligar o Home Assistant so que deixei de ter acesso aos gráficos bonitos...

E sim fizeste bem a pedir a sonoff tal ao que faço parte dos beta testers e sim possivelmente vem aí novidades na nova app. Algo que já se faz no home Assistant.

Quanto a saber que ele falha eu notei por causa da câmara que tenho na garagem e notava que o sólio desligava se, ele pisca consoante a sua produção, tem uns LED's enormes e que vai dando a indicação da sua produção e depois tenho o contador de consumo digital e analógico e notava que dias semelhantes havia diferentes produção comecei a analisar as gravações e notava uma paragem de 10 a 15 uma vez de tempos a tempos nas horas de pico ou de manhã ...

Quanto ao consumo eu tenho em standby quando o frigorífico não arranca raramente passa dos 100 a 150w quando o frigorífico arranca ele vai aos 200w e pouco mais... Com produção de 300w em média... Perdia se então vamos ser eficientes.

Pilhas recarregáveis são postas em ordem, comandos da Xbox, máquinas de barbear e escovas de dentes etc etc ligava aos sonoff e lá ligava naqueles picos mas creio que resolvi a coisa com um purificador de ar da airfree que ajuda a esposa e a mim pelos vistos... Tem um consumo na ordem dos 40 a 50w e tem uma utilidade extrema assim usa todo o excedente e objecto zero para os nossos amigos da EDP...

É uma questão de teimosia e para breve, quando houver fibra que era para junho e com esta situação vai ser adiada, deverei por toda a casa, desde os interruptores, máquina de lavar roupa, loiça etc etc... Eu sei temporizadores dá jeito mas a roupa não sai automaticamente de lá e se estende sozinha e como eu de contas não sou muito bom torna se um hobby lol...

Venham sugestões pois estou sempre a aprender com isto e o próximo projecto será aproveitar o pack da Vectrix para autoconsumo mas com mais painéis ou o excedente total para ele... Logo se vê...

Desculpa o testamento mas tenho trabalhado e isto não deu para parar...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem e mais um mês...

Tendo passado alguns dias de backup tenho usado praticamente toda a produção...

Com a compra de uns purificadores de ar creio que quase que consumo tudo o que produz assim não preciso de fazer ginástica com os vários electrodomésticos...

Com esta época mais complicada... Ainda não fiz a verificação do que precisava...

Portanto mesmo assim vai fazendo o que é necessário.Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto Solar

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que os purificadores foram boa ideia, assim não é necessário andar sempre em cima do acontecimento. Pessoalmente, se há coisa que não gosto que os meus projectos (em qualquer área) façam é dar-me mais trabalho ;-)

Força nisso!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Verdade,

Já agora muito surpreendido com eles, mas deixa vir um equipamento para medir a qualidade do ar para perceber se é só para gastar ou funcionam mesmo!

São os da Airfree e a esposa sofre um pouco de alergias, e tem aguentado bem estes dias pois temos por aqui umas árvores que libertam uma espécie de "algodão" e a coisa tem estado a aguentar...
Já agora cada um gasta 45w hora ao que ao fim de 24h é perto de 1kwh portanto... vamos a ver...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem mais um mês e mais um recorde de produção...

Que pena não poder usar mais o que tenho senão já ia mais um inversor e uns painéis.

Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

papacurvas Escreveu: sábado abr 04, 2020 6:01 pm Tens a certeza que compensa financeiramente colocar as maquinas durante o dia para ir "buscar" o que sobra da produção retirando o standby ?!?
Com tarifa de electricidade simples sim. Não há penalização pelo momento em que se ligam as máquinas e aproveitam-se os excedentes. A poupança é directamente o consumo da máquina em kWh vezes o preço da electricidade (cerca de 0.18€/kWh).

Em bi-horário é mais complicado. Se a potência total não ultrapassar a produção dos PV então sim: vem tudo dos PV e o funcionamento da máquina saiu de graça. Neste caso o que poupa depende se só poderia ligar a máquina de dia (0.24€/kWh) ou se teria sido possível ligar de noite (0.12€/kWh). Se não houver potência disponível nos PV obviamente não compensa.

O caso mais complexo é quando quer ligar uma maquina de grande potência (1kW por exemplo) para aproveitar uma pequena quantidade de excedentes (digamos 300W). Aí só compensa se o custo final da operação for mais baixo do que ligar de noite. Para o exemplo dado a potência que vem da rede seriam 700W ou 70% e o preço de utilização seria de 0.7*0.24€/kWh ou 0.168€/kWh que é mais caro do que ligar de noite (0.12€/kWh), mesmo deixando a energia ir de graça para a edp durante o dia. Neste exemplo (0.12 vs 0.24€/kWh) precisava de ter PV para mais de 50% da carga para valer a pena ligar.

Regra geral, o bi-horário só compensa se o preço médio for inferior ao da tarifa simples, dependendo da percentagem do consumo que cai de noite ou de dia.
%noite * precoNoite + %dia * precoDia< precoSimples ?

Do mesmo modo, ligar cargas de dia com tarifa bi-horaria só compensa se a fração de Pv que iria para a maquina for suficiente para tornar o preco inferior ao da noite.
(1-%PV) * precoDia < precoNoite ?

Por outras palavras,
%PV > 1 - precoNoite/precoDia

(faço notar que onde indico percentagens se deve usar valores adimensionais, ou seja 0.7 para 70%)
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Projecto Solar

Mensagem por Nuno_pt »

@joaocunharamos, ora ai está umas formulas para se fazer numa folha de excel.

Eu ando a estudar uma instalação de PV, e ando a medir os consumos com o Wibeee, tenho tarifa simples, porque tenho sempre gente em casa de dia, mas normalmente a MLR lava sempre para acabar por volta das 08:00, é raro lavar depois disso, penso que o bi-horario compensa para quem tem PV.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

É altamente provável mas irá depender dos tarifários. No seu caso, se tem gente em casa durante o dia será mais fácil justificar o PV mas o bi-horário poderá funcionar contra si. Depende não só destas contas mas de quanto vai gerar (e aproveitar) dos painéis durante o dia.

As contas que indico, para avaliar o benefício do bi-horário, a percentagem da IMPORTAÇÃO de energia que ocorre de dia e de noite. Isto é o que importa para a fatura de electricidade. Não importa quanto consumiu diretamente dos painéis (autoconsumo) e quando foi de graça para a rede (exportação) a menos que tenha contrato de venda (que não consigo recomendar ou justificar).

Ainda que não faça diferença nestas formulas, não se esqueça de considerar o IVA nos preços de energia.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Muito bem...

Mais bem explicado é impossível eu fiz contas e mais contas mas o factor humano em que não se preocupa quando liga ou deixa de ligar deitou por terra a ideia...

Assim temos o normal com a YLCE que a potência contratada é a mais baixa o kWh também é interessante por isso serve...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”