[14 e 15 NOV] Conferência MIBEL, Lisboa

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

[14 e 15 NOV] Conferência MIBEL, Lisboa

Mensagem por luimio »

conferência : mibel

análise das consequências práticas e esclarecimentos sobre a liberalização de energia eléctrica, no novo mercado luso-espanhol, com os principais intervenientes
lisboa, 14 e 15 de novembro de 2006

agenda:

• programa conferência primeira jornada - 14 de novembro

9.00 - recepção dos assistentes e entrega da documentação

9.15 - abertura da conferência a cargo do presidente da jornada
prof. drº. borges gouveia - presidente do conselho coordenador da renae/professor catedrático da universidade de aveiro
renae-rede nacional de agências de energia

9.30 - presente e futuro da implementação do mercado ibérico de electricidade
enquadramento, antecedentes e objectivos do mibel
novos desafios para o mercado perante a entrada em vigor do mibel
desafios de futuro
prof. drº. borges gouveia - presidente do conselho coordenador da renae/professor catedrático da universidade de aveiro
renae-rede nacional de agências de energia
é professor catedrático do degei, departamento de economia, gestão e engenharia e industrial da universidade de aveiro, sendo presidente do seu conselho directivo desde junho de 2002. é coordenador das pós-graduações do degei e director do mestrado em gestão de operações e logística. é membro da comissão executiva da fccn - fundação para a computação científica nacional, desde abril de 1997. é presidente do conselho de administração da energaia, agência municipal de energia de vila nova de gaia, desde setembro de 1999, tendo sido o promotor do projecto de constituição da agência ao programa europeu save. é membro do conselho de administração da abap/biocant, desde janeiro de 2006. foi vice-presidente do conselho de administração da adi, agência de inovação de dezembro de 2002 a julho de 2005.

10.30-11.00 - coffee break

11.00 - mercado a prazo e clearing
visão geral de omip
• omip gere o mercado organizado a prazo e poderá realizar o clearing dos diferentes mercados a prazo
• mercado a prazo e clearing
– objecto e funções principais
– participantes e membros liquidadores
– accionistas
• estrutura de funcionamento de omip
procedimentos operativos
• estrutura
• conta margem e contas garantia/corrente
• funcionamento de compensação
• negociação e entrega
conjunto de produtos e serviços
• produtos oferecidos no mercado a prazo
• comissões
• serviços de clearing oferecidos pela câmara de compensação
eng. jorge simão - vogal do conselho de administração
omip - operador do mercado ibérico - - pólo português
licenciado em engenharia electrotécnica pelo instituto superior técnico, iniciou a sua actividade profissional como assistente na secção de máquinas eléctricas e electrónica de potência do departamento de engenharia electrotécnica do instituto superior técnico. entre 1986 e 1994 dedicou-se à investigação e desenvolvimento em electrónica de potência. em 1987 ingressou no despacho nacional da edpelectricidade de portugal, tendo transitado para a ren-rede eléctrica nacional, após a autonomização desta entidade. desempenhou as funções de responsável pelo departamento controlo de operação do despacho nacional. entre 1999 e 2004 passou a ser responsável pela divisão gestor de ofertas da rede eléctrica nacional, nomeadamente pela operacionalização do sistema eléctrico não vinculado (senv) no âmbito da reestruturação do sistema eléctrico nacional promovida pela erse. a partir de novembro de 2001 participou nas actividades desenvolvidas pela ren no âmbito do processo de construção do mercado ibérico de electricidade (mibel). actualmente e desde 2004 é vogal do conselho de administração do omip – operador do mercado ibérico de energia, s.a.

12.00 - os mercados diário e intradiário
omel
• organização
• agentes de mercado
os mercados diário e intradiário
• ofertas de compra e de venda
• resultados desde 1998 até à actualidade
a entrega física das posições abertas a prazo no mercado diário
formação de preços nos mercados actuais
proposta do conselho de reguladores para a formação de preço nos mercados. consideração da capacidade comercial espanha-portugal
d. josé javier gonzález fernández-castañeda - director de ofertas y casación
omel – operador do mercado ibérico – polo español
ingeniero de caminos canales y puertos pela etsiccpm em 1975 e com master of science pelo mit (boston, usa) em 1977. a sua actividade profissional iniciou-se na intensa, como ingeniero del departamento de investigación y desarrollo até 1980; entre 1980 e 1984 esteve na aselectrica, onde fez parte da equipa de desenvolvimento do sistema de control del sistema eléctrico e depois como responsável do projecto. em 1984 e até 1998 é responsável dos sistemas de control de energía, na red electrica. actualmente e desde 1998 trabalha no omel-operador del mercado ibérico de energia polo español, s.a., inicialmente como director de sistemas de información e desde abril de 1998 ocupa o posto de director de ofertas y casación.

13.00-13.30 - colóquio

13.30-15.00 - almoço

15.00 - alterações nos sistemas eléctricos e desenvolvimento da rede de transporte
existem as condições físicas necessárias para desenvolver o mercado?
previsões de evolução da procura de mibel e a garantia de abastecimento
novas instalações no sistema português
novas instalações no sistema espanhol
fluxos energéticos entre fronteiras
saturação da capacidade de inter-ligação
como se coordenam os operadores do sistema?
como se incorporam no mibel, os custos associados de transferência de energia de um ponto ao outro do sistema?
eng. victor baptista - vogal do conselho de administração
ren - rede eléctrica nacional
licenciado em engenharia electrotécnica pela faculdade de engenharia da universidade do porto e com frequência de cursos de pós-graduação na área de gestão e planeamento estratégico. iniciou a sua actividade profissional no quadro na edp, s.a. na área de planeamento com funções técnicas e de gestão. leccionou cursos de pós-graduação na área de planeamento de sistemas eléctricos no laboratório nacional de argonne (usa) e no instituto superior de economia e gestão (iseg). foi responsável por projectos internacionais na área do sector eléctrico suportados pelo banco mundial (undp/wb-united nations development program/world bank) e no âmbito da cooperação internacional da empresa. em 1997 incorporou a ren como director de planeamento do sistema produtor e em 2001 passou a ser vogal do conselho de administração da ren. presidiu o lançamento do omip na sua fase inicial (dezembro 2003 - março 2004). actualmente é membro do conselho de administração da ren; membro não executivo do conselho de administração do omip; representante da ren na asae- associação dos agentes externos do sistemaeléctrico espanhol; representante da ren no iesoe-interligação eléctrica do sudoeste da europa; membro do conselho do departamento de engenharia electrotécnica e de computadores da feup e membro do conselho consultivo do isep.

d. gumersindo queijo - asesor del director general de operación
ree - red electrica de españa
desde 1989 trabalha na ree, onde iniciou com funções relacionadas com análise do funcionamento do sistema eléctrico nacional, e onde actualmente trabalha como asesor del director general de operación, com responsabilidade de coordenação de trabalhos do mercado ibérico. é secretario general de la iesoe (organização que engloba os operadores do sistema de frança, espanha, portugal e países do comelec), e assessora sobre os assuntos internacionais da ree. neste periodo trabalhou durante três anos na comissão europeia como experto nacional (dg energy/dg tren) encarregado pelos programas de redes transeuropeas de electricidad, programas feder energia e o programa tacis. desde a sua graduação como ingeniero industrial em 1982, tem estado constantemente relacionado com a uiversidad primeiro da escuela de ingenieros industriales de la universidad politécnica de madrid (até 1989), com a universidad carlos iii de madrid e agora é profesor asociado do departamento de ingeniería eléctrica da universidad nacional de educación a distancia, onde lecciona disciplinas de tecnología eléctrica y planificación de sistemas eléctricos.

16.30-16.45 - coffee break

16.45 - qual o enquadramento jurídico do mercado spot do mibel?
alterações no quadro legislativo e regulamentar em espanha
análise de alguns aspectos de natureza jurídica sobre o funcionamento do mercado organizado de operações spot sobre a energia eléctrica gerido pelo omel
d. rafael ramos - director asuntos jurídicos
omel - operador do mercado ibérico - polo español
advogado do estado, já exerceu funções como: professor colaborador de derecho financiero y tributario de la universidad complutense de madrid; secretario general técnico del ministerio del interior e socio de deloitte & touche. actualmente é secretario del consejo de administración y director de la asesoria jurídica del operador del mercado ibérico de energía – polo español, s.a.

17.30-18.00 - colóquio

18.00 - encerramento da primera jornada


• programa conferência segunda jornada - 15 de novembro

9.00 - recepção dos assistentes

9.15 - abertura da conferência a cargo da presidente da jornada
drª rita lopes tavares - advogada/associada
plmj - a. m. pereira, sáragga leal, oliveira martins, júdice e associados, sociedade de advogados, r.l.

9.30 - a intervenção da intermediação financeira no mercado ibérico de energia
o papel das instituições financeiras no mercado ibérico de energia
a contribuição da banca para a dinamização do mercado
serviços prestados:
• liquidação financeira
• clearing
• suporte financeiro da actividade
dr. nuno caramujo - head of warrants and exchange derivatives
banco santander negócios portugal
licenciado em organização e gestão de empresas pelo instituto superior de novas profissões, e com management program em vlerick leuven gent management school e curso de instrumentos derivados sobre o mercado accionista pelo instituto do mercado de capitais. obteve certificações de mercado a contado: operador de terminal de negociação e responsável pelos serviços de negociação e de mercado a prazo: responsável de negociação. na euronext lisbon, foi técnico superior de mercados onde desempenhou as funções: analista de mercados; formador nos cursos de certificação para os agentes intervenientes em operações de bolsa a contado; formador de operadores de terminal list; gestão de projectos: warrants, novo mercado, remote membership e migração do mercado português para a plataforma euronext; em paris: funções na área de market quality e product manager de warrants e instrumentos financeiros estruturados admitidos no grupo euronext. actualmente é o subdirector na direcção de tesouraria e responsável pela área de derivados de bolsa, derivados de energia e warrants, no banco santander de negócios portugal.

10.30-11.00 - coffee break

11.00 - qual o enquadramento jurídico do mercado de derivados do mibel?
a relevância do 'mercado ibérico de electricidade' à luz da política da ue em matéria de energia e no contexto da estratégia nacional para o sector energético
reflexos no quadro legislativo e regulamentar em portugal
a implementação e o funcionamento do mercado organizado de operações a prazo sobre energia eléctrica gerido pelo omip: análise de alguns aspectos de natureza jurídica
drª rita lopes tavares - advogada/associada
plmj - a. m. pereira, sáragga leal, oliveira martins, júdice e associados, sociedade de advogados, r.l.
licenciada em direito pela faculdade de direito de lisboa, onde frequentou posteriormente o curso de pós-graduação em direito dos valores mobiliários. obteve o desup d’etudes juridiques et economiques de l’union européenne, promovido pela université de paris i panthéon-sorbonne e o collège des hautes études européennes, na sequência da participação do curso de pós-graduação com o mesmo nome. frequentou ainda o curso de pós-graduação em direito penal, económico e europeu. iniciou a sua actividade profissional como advogada estagiária na bsgg – barros, sobral, g. gomes & associados, sociedade de advogados, onde integrou os departamentos de direito comercial e contencioso. em 2002 incorporou a euronext lisbon – sociedade gestora de mercados regulamentados, s.a. como técnica qualificada na área legal. é actualmente advogada associada em plmj - a.m. pereira, sáragga leal, oliveira martins, júdice e associados, sociedade de advogados, r.l., onde integra o departamento dos valores mobiliários e do mercado de capitais.

12.00 - mercado ibérico de electricidade
conjuntura actual
actuação das empresas portuguesas
o omip como instrumento de cobertura de risco
eng. henrique lobo ferreira - director de mercados de energia
edp energias de portugal
licenciado em engenharia mecânica pela faculdade de engenharia da universidade do porto. iniciou a sua actividade profissional na edp em 1980, como engenherio na equipa de projecto de construção de várias centrais térmicas da edp-tunes, sines e pego e participação no concurso para a concessão do terminal de carvão de sines. em 1990 passou para director adjunto com as seguintes funções: negociação de contratos de aquisição de energia com ipps em portugal, pego 2x300 mw e tapada 3x330 mw e negociação dos contratos de combustível para estes projectos, com implementação do modelo ppa/project finance com ipps em portugal. no ano 1994 incorporou a ren - rede eléctrica nacional, como directormercado energia, com responsabilidade de gestão dos contratos de aquisição de energia com a produção; programa de exploração; inicio de actuação no mercado espanhol de electricidade para a optimização da posição; estatística do sector de produção; implementação do modelo ppa com a produção. actualmente e desde 2002 é director mercados de energia, na edp - energias de portugal com as principais responsabilidades de planificação/oferta em mercado das centrais da edp;negociação em mercados financeiros de electricidade e combustíveis; consolidação daactuação da edp em ambiente novo de mercado: implementação de um despacho de produção (scada siemens), estabelecimento de tolling agreement com produção, fecho de contrato de gás natural, actuação em mercados financeiros em espanha e frança.

13.00-13.30 - colóquio

13.30 - encerramento da conferência


local e preços:

14 e 15 de novembro de 2006
hotel altis park, lisboa
mibel - 1.499,00 € + 21% iva
o preço inclui almoço, cafés e documentação
descontos para grupos
descontos especiais a empresas que inscrevam 3 ou mais pessoas.
para mais informação contacte com ana cristina guerreiro: tel. 21 793 29 89 e email. [email protected]

fonte:
http://www.forumenergia.eu/viewtopic.php?t=578
http://www.iirportugal.com/evento/event ... vento=1334


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

mais uma vez os preços são acessiveis a qualquer bolsa...
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”