9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bom este convívio, mesmo!
Antes de mais, um agradecimento a todos os fantásticos amigos que tiveram a amabilidade de me oferecer o almoço! Um muito obrigado! :D

Fico com pena de não ter dado para mais boas pessoas terem aparecido ao encontro, muitas porque realmente não podiam, outras porque temem que lhes falte autonomia, e até outras porque estão ainda à espera que a sua viatura fique concluída (ogadiv)!! :oops:

Quase que era batido novo record de motas electricas cá para estes lados, mas não faltará muito para que sejamos muito mais! :mrgreen:

Como eu estava relativamente perto de casa, a uns 30km, nem levei o carregador, até porque iria só a fazer peso! Já imaginava que daria para ir e voltar sem qualquer problema!
E assim foi… Até acompanhei o camarada da outra e-max até Vagos, onde ele continuou até a Figueira, fazendo completando assim os 73km. Ainda daria para mais uns 20km, mas seria para uma descarga profunda, que não é recomendável!
Como não levei maquina fotográfica ficam as fotos do painel de instrumentos antes e depois do encontro elétrico!

https://picasaweb.google.com/1082784669 ... 5cHnq_-0MQ#
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por e_bike »

Checkpoint final! :)

São 2:20h e cheguei a casa. Mais um grande encontro com muitos km percorridos e uma peripecia pelo meio.
Agora vou dormir mas depois conto pormenores. ;)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por ICEM4N »

serges Escreveu:Amigos até fico emocional com estas coisas assim qud tiver a vectrix quero estar nessas fotos.

Por favor digam me que conseguiram ponyos de carga novos, cafés restaurantes etc...

Obrigado a todos o vosso esforço é fantástico...

Obrigado mais uma vez.

Sent from my XT910 using Tapatalk
Boas

Teríamos todo o prazer em te termos nos nossos encontroa pois são sempre os mesmos heróis a comparecer. Julguei que vinha ainda mais gente a este encontro. Vai ficar p a proxima.

Monta a mota e anda.


Sent from my Nexus S using Tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

Em relação às tomadas e adaptadores 16A ou 32A instaladas na rede, creio que pode entrar em equação, mais que a espessura e diâmetro do "material". Acho que já vi algures que a Voltagem também pode ser diferente (36oV suponho). Ou estou a baralhar as coisas?
Portanto tem que ser medido antes. Os nossos contadores fazem isso.... :| :lol:

e-bike, tu que foste o campeão do asfalto mais uma vez, levanta-te e conta lá, que o sucesso aguarda-te! ;)

Venham mais cinco....

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por pafi »

Pois... enquanto estiver nos ~230V a coisa ainda se desenrasca. Mais que isso com certeza que já serão precisos transformadores para reduzir a tensão (digo eu?). Mas dá-me ideia que o que temos observado está ao nosso alcance, isto é, as trifásicas de 16A. Seja aproveitando apenas 1 fase e aí ficamos com um adaptador semelhante ao de 3 pinos azul (pequeno, barato e fácil de transportar), ou aproveitando as 3 fases e nesse caso ficamos com um "aranhiço" ou uma extensão de 6 tomadas (para usar em eventos especiais :lol:). (Entretanto o adaptador continua parado à espera dos componentes que faltam. Na 6ªfeira foi um teatro para encontrar peças... e mesmo assim, depois de percorrer n lojas em Coimbra, consegui chegar ao fim de mãos a abanar. Mas o lamentável foi ter que levar com os "olhares incrédulos" de quem me ouvia quando explicava o que queria :shock:. Parece que quando alguém trabalha ou quer alguma coisa fora da área de conforto habitual nos transformamos em extra-terrestres. Enfim... histórias...).
Resumindo, é possível arranjar soluções e já se demonstrou que são mais que suficientes para nosotros;).

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por Jorge Rocha »

pafi Escreveu: ...Mas o lamentável foi ter que levar com os "olhares incrédulos" de quem me ouvia quando explicava o que queria :shock:. Parece que quando alguém trabalha ou quer alguma coisa fora da área de conforto habitual nos transformamos em extra-terrestres. Enfim... histórias...).
Mentes fechadas!!! Vêm-se muitas por aí fora! Por vezes tenho que dizer só parte da historia para eles deduzirem que é para algo rotineiro, e já não fazerem essa cara :shock:!!!
Como eu te compreendo! :)
Quanto às tensões que estão nas tomadas trifasicas (380V~ ou atualmente os 400V~), se for entre duas fases, sim é nesses valores, mas se for entre uma das fases e o neutro, então será sempre os 230V~! Claro que numa tomada onde não exista o neutro não será facil retirar os 230V~, só como tu mesmo disseste, com um transformador, que não se justifica para estes casos!
Já está muito bom com esses adaptadores à "pafi"! :D
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por augsantos »

Parabéns a todos.
Grande encontro. Tenho pena de não ter estado presente, mas no meu DB vai estar a justificação. Mas agora esse já não será impedimento...
Fico a aguadar pelo próximo.

Avatar do Utilizador

A.Marques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 306
Registado: quinta jul 19, 2012 4:57 am
Localização: Figueira da Foz

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por A.Marques »

Boas, sabado foi mais uma aventura (pequena comparando com Gaia), 143 klm percorridos com algumas paragens, mais um convivio entre pessoal 5 estrelas, chegada a casa ás 21:08 um pouco cansado mas muito satisfeito.
Quando tiver mais tempo vou relatar esta aventura com mais pormenores no meu DB.
:D :) :D :) :D :)
Cumprimentos a todos
e-max 90s a rolar
SW Predator 60Ah - Figueira da Foz

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por e_bike »

BondadeSua Escreveu:
e-bike, tu que foste o campeão do asfalto mais uma vez, levanta-te e conta lá, que o sucesso aguarda-te! ;)
Sou tão herói como qualquer um de vós, todos fazemos o esforço de estarmos nestes encontros e lutar pela nossa causa. :D

Realmente foi mais um grande encontro, com um grande almoço que quase passava a jantar por minha causa. :oops:
A minha intenção era sair bem cedo de casa, pois sabia que o percurso era longo e para estar em Albergaria à hora de almoço não podia atrasar-me muito. A verdade é que alguma preguiça e o facto de estar frio e nevoeiro fizeram que só saísse perto das 8 horas. Fui direto a casa do Lopes, que já se tornou ponto de carga oficial das minhas viagens ao Norte, onde carreguei durante uma hora e tive direito a um cafézinho quente.
Por volta das 10 horas pus-me ao caminho em direcção a Coimbra. Já perto da cidade e após algumas subidas notei o voltímetro a descer muito e concluí que a carga das baterias já era pouca. Felizmente a entrada na cidade é feita por uma descida longa onde se aproveita a regenerativa ao máximo. Chegado ao parque da canção, lá estava o Pafi à minha espera num dos armários de tomadas, com o seu adaptador trifásico pronto para eu ligar o meu carregador.
Cheguei a Coimbra já atrasado e para não atrasar muito a chegada a Albergaria, só carreguei perto de 1:30h. Julgava eu que seria suficiente para chegar a Albergaria, mas com o défice de carga que já trazia de trás, viria a resultar numa situação embararçosa. :oops:
O Pafi já aqui mostrou a foto do café que me safou de ficar apeado a 8 km do restaurante. :D Pois ao fim de 50 kms a mota praticamente não tinha carga e o voltímetro aproximava-se da zona de corte. :shock:
Parei pouco antes de uma subida que nunca conseguiria subir com as baterias naquele estado e começo a olhar em volta. Um stand de usados fechado, umas vivendas e pouco mais havia na paisagem. E agora? Como me safo desta? Aquilo que me pareceu ser um café, sem nada que o mostrasse por fora, veio a revelar-se a minha safa. Ficava alto de uma barreira que me obrigou a desmontar da mota e levá-la à mão até à porta do café. Chegados lá, fomos pedir o favor de ligar o carregador, a senhora lá estranhou um pouco e perguntou-me onde estava a bateria. Lá lhe expliquei que a mota tinha muitas baterias e que tinha de ligar o cabo directamente na tomada. Liguei pela extensão do Pafi, que felizmente trouxe um rolo com muitos metros, porque eu só trazia uma pequena de 1,5 m.
15 minutos de conversa com 2 senhores locais e 2 médias bem frescas fizeram o tempo passar depressa e lá fomos em direcção ao restaurante.
Chegados lá, logo avistámos as eléctricas alinhadas e várias extensões pelo chão. Liguei a minha e logo fiquei a conhecer mais 2 membros deste Fórum, o Rocker_pt e o Xayu, que nos acompanharam ao interior do restaurante onde o resto do grupo aguardava a nossa chegada com muita fome.
O almoço foi optimo e o convívio foi ainda melhor. Passou-se o tempo bem depressa e logo estávamos prontos para o regresso. Voltei à estrada com o pafi, fomos direitos ao Mobi.E do Forum Coimbra que tinha um problema no botão do OK e não nos deixou carregar. Tivemos de recorrer a uma tomada no parque coberto que pode já ficar como ponto de carga oficial, pois falámos com um segurança e ele não se opôs a usar a tomada.
O pafi foi à vida dele e eu fiquei a jantar por lá. Duas horas de carga e achei que já chegava e lá fui novamente até casa do Lopes. Já perto da casa dele, o voltímetro já baixava bastante e já se notava novamente a pouca carga. Coloquei a mota à carga e lá estive à conversa com o Lopes. Passava já da uma da manhã quando decidi regressar a casa. Voltei a sentir falta de carga a 10 km de casa, mas aproveitei as descidas para regenerar um pouco e lá cheguei sem sobressaltos.

Gostei imenso deste encontro! :D
Infelizmente a longa distância que tenho de percorrer para chegar a Coimbra, impede-me de participar mais, mas achei que desta vez tinha mesmo de ir para encerrar o ano em grande! Até ao regresso do tempo mais quente, não devo participar em mais nenhum encontro. Gostava de melhorar o conforto da mota primeiro, pois já me ressinto bastante do corpo no dia a seguir. Também gostava de poder carregar mais depressa, ainda tenho de estudar a hipotese de ligar os 2 carregadores ao mesmo tempo.

Um grande abraço para todos os "Heróis" que se juntam para divulgar os VE!
Até ao próximo! :D

PS-Espero que não se assustem com a quantidade de texto! 8-)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 572
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm
Localização: V.N.Gaia

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por XaYu »

Este foi o meu trajecto mais longo num dia, total: 136km! :) Bem sei que alguns fazem o dobro num dia mas pronto, para já é esta a minha maior marca num dia e na ida cheguei a pensar que ia ficar pelo caminho pois a partir de S.M Feira a Albergaria a mota cada vez que apanhava uma subida quase que morria, não passava dos 40km/h. Pelos vistos devo ter o controlador a 'esganar-me' a mota e ela nas subidas não dá mais :evil: Já a vinda foi pacifica, 57km smp a andar certinho ;)
Moral da história: dia bem passado e que venha o próximo, talvez o ultimo deste ano! :roll: :geek:
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por pafi »

Eu gosto de textos bem detalhados :lol:. E acho que para os visitantes/leitores devem ser ideais para se inteirarem do que nós fazemos e vivemos com os nossos VE's.

Entretanto já enviei email para o Solar para perguntar se é para oficializar o local como ponto de carga no Electromaps.

E também vou enviar para o Forum, pois convém ser do conhecimento da gestão. e_bike, deste alguma volta no parque de estacionamento? Aquilo é uma autêntica fartura de tomadas!!! Já tinha percorrido todos os andares do Forum e nada de tomadas. Salvo erro acho que são 4 pisos. E afinal guardaram-nas todas para aquele piso (1A)!!! (que durante a semana costuma estar encerrado)
Se ficar oficial dá para receber imensa gente. Não tantas como na Praça da Canção (um dia ainda as vou contar todas...), mas também há a vantagem de ficarmos debaixo de telha ;).

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por ICEM4N »

Exactamente "debaixo de telha", é a vantagem dos shoppings em relacao aos mobi-e de rua!

NO gaia shopping apenas tem 1 tomada mobi-e mas como eu e o Bondadesua encontramos mais umas quantas espalhadas dá para "dar um jeito" para se poder ligar varios carregadores. Já que o mobi-e nao aguenta 2 motinhas quitadas, 1 de nos vai para esses perto do tecto e ja podem todos ligar os varios carregadores... quando digo perto do tecto é mesmo alto pois mesmo em cima da mota quase não chegava, estamos a falar em seguramente 2.50m
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


OCasal
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: terça jul 24, 2012 10:02 am

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por OCasal »

Olá!

Foi com muita pena, que estive ausente deste encontro.

Espero que o inverno não afaste o possoal dos eletrões!

A propósito, está confirmado, no Marshopping são de perder a conta, o número de tomadas tipo Shuko presentes no parque de estacionamento de baixo da zona do IKEA e aguentam bem com o ESVE de 10A.

Cumprimentos eletricos

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por pafi »

Então só falta inserir no Electromaps. Ainda não está lá esse paraíso!! Qualquer dia já se consegue fazer norte-sul só com esta rede alternativa de pontos de carga.

E o pessoal dos carros que venha também a Aveiro. Pressionem os stands da Nissan para ligar os PCR's pelo menos nos dias dos encontros.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por ICEM4N »

OCasal Escreveu:Olá!

Foi com muita pena, que estive ausente deste encontro.

Espero que o inverno não afaste o possoal dos eletrões!

A propósito, está confirmado, no Marshopping são de perder a conta, o número de tomadas tipo Shuko presentes no parque de estacionamento de baixo da zona do IKEA e aguentam bem com o ESVE de 10A.

Cumprimentos eletricos
Vais aparecer OCasal????
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


jmsouto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: domingo jun 17, 2012 11:07 pm
Localização: Aveiro

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por jmsouto »

Olá. Quero pedir desculpa a todos pela minha ausência do encontro de Albergaria, em que me tinha inscrito, a qual foi motivada por problemas de saúde que ainda me tolhem os movimentos.
Sei que alguém me mandou uma mensagem nesse dia, mas não estava em condições de respoder.
Por esse motivo também, a minha retroscootter continua encostada e vamos a ver se fico em condições de poder voltar a andar com ela...
ICEM4N Escreveu:
OCasal Escreveu:Olá!

Foi com muita pena, que estive ausente deste encontro.

Espero que o inverno não afaste o possoal dos eletrões!

A propósito, está confirmado, no Marshopping são de perder a conta, o número de tomadas tipo Shuko presentes no parque de estacionamento de baixo da zona do IKEA e aguentam bem com o ESVE de 10A.

Cumprimentos eletricos
Vais aparecer OCasal????

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: 9º Encontro de VE´s - 20 OUTUBRO - Albergaria

Mensagem por ICEM4N »

jmsouto Escreveu:Olá. Quero pedir desculpa a todos pela minha ausência do encontro de Albergaria, em que me tinha inscrito, a qual foi motivada por problemas de saúde que ainda me tolhem os movimentos.
Sei que alguém me mandou uma mensagem nesse dia, mas não estava em condições de respoder.
Por esse motivo também, a minha retroscootter continua encostada e vamos a ver se fico em condições de poder voltar a andar com ela...
ICEM4N Escreveu:
OCasal Escreveu:Olá!

Foi com muita pena, que estive ausente deste encontro.

Espero que o inverno não afaste o possoal dos eletrões!

A propósito, está confirmado, no Marshopping são de perder a conta, o número de tomadas tipo Shuko presentes no parque de estacionamento de baixo da zona do IKEA e aguentam bem com o ESVE de 10A.

Cumprimentos eletricos
Vais aparecer OCasal????
Primeiro a saude depois o lazer. .... está mais que desculpado ....As Melhoras!!!!

Não pode faltar ao próximo!!
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”