11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)
Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por t3lmo »

E mais um grande encontro elétrico! Parabéns aos participantes :)

PS - Barrocas, que modelo de mota é a tua? Reconheço as curvas :D
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

A.Marques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 306
Registado: quinta jul 19, 2012 4:57 am
Localização: Figueira da Foz

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por A.Marques »

Parabéns a todos os participantes, não pode participar pois a minha "menina" além de andar devagar têm pouca autonomia :( , quando for mais perto de casa, tudo farei para poder participar. :D :)

Cumprimentos a todos.
e-max 90s a rolar
SW Predator 60Ah - Figueira da Foz

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por Jorge Rocha »

pafi Escreveu:... Acaso já deu conta que há vários destes quadros elétricos espalhados pelo parque de estacionamento (eu vi alguns, mas o senhor saberá exatamente quantos)? Acaso já deu conta que os poderá rentabilizar e que os seus arrendatários irão ficar-lhe agradecidos com tal gesto? Dê alguns minutos a estes pensamentos e a mais um (este foi dito pelo Jorge, claro) - quanto pensa que consome 1 (UM) destes exaustores/extratores de gases e fumos? São motores com cerca de 10kW de potência. A conta não é difícil de fazer, contabilizando o número de horas por dia que estão ligados. Faça este pequeno exercício contabilístico e verá que a mobilidade elétrica é vantajosa para todos. Aos que dela usufruem e aos que dela ganham indiretamente, como seria o caso deste estabelecimento. Fique a saber que o consumo elétrico destes veículos resume-se a cerca de 1 ou 2kWh por cada hora ligado à tomada. Isso são 0,16 ou 0,32€, respetivamente senhor diretor... e nós não precisamos de ficar 24h ligados... Ficaremos à espera que um dia nos proponha um grande encontro de VE's nas suas instalações! Já sabe onde nos encontrar...".
Acho que este género de abordagem é o caminho para a angariação de pontos de carga.
Obrigado pela parte que me toca, e ainda acrescento! Todas as particulas, CO e CO2, por os veiculos de combustão, libertadas, para além de provocarem irritações/doenças pulmonares e mau estar instantaneo, também é sujidade que se encosta ao chão, paredes e tectos. Tendo estes que ser limpos e pintados com mais frequencia.
Todos sabemos que as limpezas e pinturas não são gratuitas e que também lhes é usado muitos quimicos e agentes destruidores do planeta (que poluem as águas, ar e solos).
Podemos então concluir que estes veiculos a combustão interna se tornam muito mais dispendiosos para o Centro Comerial que os electricos e até nocivos ao planeta!
(Já trabalhei na manutenção de um centro comercial, em que nossas oficinas eram dentro do parque de estacionamento, e mesmo que se limpasse todos os dias a bancada, passadas umas horas já existia uma camada de pó preto muito fino. Pó este que também estrava em nossas narinas. Ao final de cada serviço, chegava a casa e tomava um banho, onde dava para ver bem, uma especie de tinta preta que saia apertando as narinas. Será isto bom ao longo dos anos?)
Tudo por um mundo mais limpo!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por RJSC »

Não há nada pior (para mim) que parques subterrâneos com veículos de combustão.
Vai-me valendo que todos os centros comerciais em Aveiro a que vou (ao Fórum não vou, porque até o estacionamento tem que se pagar) têm parques ao ar livre, ou como o Glicínias, tem um andar acima do solo com janelas, havendo circulação natural de ar.

Se calhar o Vivacci, ao contrário dos outros centros comerciais todos, nem deve ter Internet WiFi e tomadas para que os clientes não vão para lá roubar Internet e eletricidade com os seus computadores como fazem na concorrência... :lol:
Eu é que nem saí do parque para ver...

Se eles tiverem Internet para os clientes já é mais uma coisa a referir nas cartas: se deixam "roubar" Internet, porque não 1€ de eletricidade?
A única pequena diferença é que eles pagam o mesmo pela Internet quer hajam clientes a usar, quer não hajam, ao contrário da eletricidade que é paga pelo uso.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por pafi »

km por favor! Estou a escrever a nota de imprensa e queria demonstrar que todos juntos já alcançámos a barreira dos 10000km percorridos em VE a caminho dos encontros, mas ainda faltam umas migalhas...

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por pafi »

Done!

"NOTA DE IMPRENSA
11º Encontro de VE’s em Vila do Conde – 8 de dezembro de 2012

Tem sido habitual a realização de encontros de VE’s (Veículos Elétricos) durante este ano que em breve terminará. Os contactos iniciais com este mundo novo da mobilidade elétrica através dos fóruns digitais Nova Energia e NissanLeafPT – http://novaenergia.pt/forum/index.php e http://www.nissanleafpt.com/index.php, têm-se transformado em sucessivos encontros reais com pessoas e máquinas por diversas localidades. A lista já vai longa e perto da dezena: Coimbra, Aveiro, Estarreja, Ovar, Espinho, Vila Nova de Gaia, Guimarães, Vila do Conde e Lisboa já receberam estes encontros. Centenas de km foram percorridos, rondando o total cerca de 10000km e zero gramas de CO2 libertadas localmente.
A mais recente localidade a receber os entusiastas da mobilidade eléctrica foi Vila do Conde, nas instalações do Snack-Bar Sabores, cujo proprietário resolveu disponibilizar para que scooters e carros elétricos pudessem ficar a carregar durante o almoço. Desta vez marcaram presença oito scooters, dois carros e uma bicicleta totalmente elétricos. A meio da tarde, todos os VE’s organizaram-se numa longa fila e desfilaram pela marginal e depois pela margem do rio daquela cidade. Muitos dos habitantes locais que estavam na rua e nas esplanadas emitiram alguns comentários perfeitamente audíveis para os motociclistas “…aquelas é que são fixes, não fazem barulho nenhum!...” – comentários normais para quem assiste à passagem de um veículo elétrico.
Antes do encontro ser dado como terminado ainda houve lugar à seleção do próximo local de reunião, e a cidade escolhida foi Braga. Sensivelmente daqui a um mês, já em 2013, algures naquela cidade irá realizar-se mais um encontro de VE’s para continuar a divulgação das vantagens da mobilidade elétrica, isto é, deslocações limpas, silenciosas, económicas e divertidas."

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por rocker_pt »

RJSC Escreveu:Se calhar o Vivacci, ao contrário dos outros centros comerciais todos, nem deve ter Internet WiFi e tomadas para que os clientes não vão para lá roubar Internet e eletricidade com os seus computadores como fazem na concorrência... :lol:
O Vivacci, pode até nem ter casas de banho com lavatórios, pois os clientes quando lá vão gastam água para uso pessoal das suas próprias mãos :lol: :lol: :lol: . E quanto ao sabonete líquido?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por fkd »

Boas.
Gostei muito da minha primeira participação num encontro de VE. De Esposende a Vila do Conde e regresso, foram contabilizados 57 km com uma carga e pasme-se (eu pelo menos fiquei pasmado), com os conselhos de condução do Barrocas, cheguei a casa com o Computador de bordo a dizer que ainda tinha 33% da carga correspondendo a 22 km (sei que não é fiável, mas isso...) corresponderia a 79 km com uma carga. :o
Ainda bem que não fomos com vocês para sul...(por todas as razões... até porque não houve carga!...) O Barrocas chegou a Esposende nas lonas, com o controlador a cortar... Fizemos um a erro grave, deviamos ter carregado a mota dele em Vila do Conde. Depois precisou de estar muito tempo parado a carregar... mas tudo se resolveu. Demorou foi mais tempo, o que equivaleu a mais frio...
A bicicleta foi sem dúvida a grande atracção... O Fidel está de parabéns. Grande cena ;)

Quanto às alterações no meu controlador ainda não posso dar novidades, pois vim, sempre a poupar... Depois falo nisso no meu DB (link na minha assinatura) :)

Venham mais fotos...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por RJSC »

Que conselhos foram? Não efetuar grandes acelerações?

Avatar do Utilizador

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por fkd »

RJSC Escreveu:Que conselhos foram? Não efetuar grandes acelerações?
sim isso...
dar mais espaço para o carro da frente, evitar grandes travagens, circular a uma velocidade constante abaixo dos 60 km/h, usar a regenerativa em vez de usar os travões,... O que no meu caso é dificil de perceber quando acontece, pois eu não tenho botão de ajuda à travagem, apenas quando aperto a manete dos travões é acionada... Agora, quando é que começa a regenerativa e quando é que estão os travões de disco accionados? isso não consigo aperceber-me :? ...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por pafi »

Ai, ai... este pessoal que anda de VE como anda de CI. Não pode ser... Há que aproveitar o 'balanço' e embalar suavemente, senão os kWh vão-se embora num instante :lol: . Suavidade na aceleração, condução preventiva e nada de acelerar para uns metros mais à frente estar a travar a fundo. Há que rentabilizar a carga e educar o punho direito (sim, porque agora já há uma certa pessoa que deseduca com o direito e volta a educar com o esquerdo :lol:).

(entretanto já responderam, mas segue na mesma...)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por RJSC »

Eu ando de CI a aproveitar o embalamento, a fugir do travão "como o diabo foge da cruz" a temporizar semáforos para já saber quando vai passar a vermelho e ir só embalado até lá...

Torno-me é um grande acelera quando pego num VE! Poder acelerar sem fumo, vibrações, ruídos parolos, e sem esforço aparente é fantástico.
Já quando tenho que pisar o acelerador no CI para não levar com alguém atrás e vejo uma nuvem escura no retrovisor, quase coro de vergonha!
Só não fui grande acelera no encontro porque não conhecia a zona tendo que ir atrás de quem sabe e também porque de moto a experiência não é muita (daí dever ter sido o mais lento em rotundas).
No entanto, com as minhas aceleradelas para apanhar o líder da caravana depois de ficar para trás nas rotundas e por não ultrapassar carros à direita ou com pouco espaço entre filas de trânsito, rebentei com 28 Ah da bateria de 75 Ah do ogadiv de Gaia até ao restaurante.

Eu com um VE vou ser "uma desgraça"... Quando não precisar de grande autonomia é sempre a acelerar!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por Jorge Rocha »

Penso que já todos, os que estavam presentes, se tinham apercebido disso! :lol: :lol: :lol:
Tudo por um mundo mais limpo!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por RJSC »

Jorge Rocha Escreveu:Penso que já todos, os que estavam presentes, se tinham apercebido disso! :lol: :lol: :lol:
Será? :oops:
Pelo menos fiz ver à bicicleta que estava com a mania que passava as motas... :lol:

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por ogadiv »

Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por Fidel »

A unica mota que vi a passar por mim vinha muito embalada e apanhou-me desprevenido :P

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por ICEM4N »

ogadiv Escreveu:http://www.facebook.com/pages/Vivaci-Maia/378457709172


Vamos lá fazer o nosso dever ...
Olha olha .. esqueci-me da maior ferramenta disponível na internet.... FACEBOOK
Foi assim que a meo me instalou fibra de 1 dia para o outro depois de esperar 6 meses reclamei no facebook....e no dia a seguir tinha fibra...

Obrigado Ogadiv
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por pafi »

Não se esqueçam de ser construtivos rapazes! Não fechem a porta de vez! Havemos de ganhar aquela batalha e conquistar aqueles belos quadros elétricos. (Entretanto o Snack-Bar Sabores já foi aprovado e já está no Electromaps). Mais um :)!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por ricardocruzs2 »

Vão permitir-me que copie grande parte do vosso conteúdo para também enviar novamente um mail para a admnistração do Palácio do Gelo?? :) e realmente na altura nem me lembrei de postar no facebook... 8-)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: 11º Encontro de VE´s - 8 dezembro - Vila do Conde(?)

Mensagem por ICEM4N »

pafi Escreveu:Não se esqueçam de ser construtivos rapazes! Não fechem a porta de vez! Havemos de ganhar aquela batalha e conquistar aqueles belos quadros elétricos. (Entretanto o Snack-Bar Sabores já foi aprovado e já está no Electromaps). Mais um :)!
Somos construtivos mas eles foram destrutivos a um ponto anormal!!!!
Temos que os fazer ver perante a comunidade daquele shopping que não ligam nenhuma à ecologia e de certeza que vou as casas de banho e estao la varios cartazer aluzivos à ecologia!!!!!!
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”