Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)

Local do encontro:

Barragem do Torrão
1
17%
Barragem da Aguieira
5
83%
 
Total de votos: 6


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por RJSC »

O ano passado, no final do Verão fiz uma visita à Barragem do Carrapatelo e também no Central de Ciclo Combinado (Gás) de Lares, Figueira da Foz no âmbito do programa Ciência Viva.

Durante a visita à Barragem do Carrapatelo fui informado que podem ser marcadas visitas fora do programa por quaisquer grupos interessado, desde que tenham dimensão justificável (10 elementos ou mais).

Ocorreu-me a ideia que seria muito interessante, um Encontro VE num dos locais que produz a energia que os alimenta!
Estamos em fase de discussão, pois é para ser realizado com melhor tempo: na Páscoa ou no Verão.

A de Crestuam-Lever é a mais próxima dos centros urbanos, mas infelizmente tem pouco que ver, já que o seu alternador se encontra totalmente submerso e não de pode ver.
No esquema abaixo é percetível o grupo gerador submerso, a vermelho:
Imagem
À partida é para Excluir.

Na do Carrapatelo pude inclusivamente assistir ao arranque de uma das 3 turbinas num espaço entre esta e o alternador e ver o alternador por dentro.
Só quem lá passa faz ideia do quão emocionante é sentir a força da água deslocar peças tão grandes e sentir toda a sala a vibrar à medida que a água acelera nas condutas e entra na turbina.

Tem um parque vedado bastante grande, e pedindo era provável que colocassem umas extensões trifásicas no parque para carregar. Tem parque de merendas a 200m para um pic-nic no local.
Infelizmente se calhar muitos VE's aqui não conseguem fazer a viagem.
São 70 Km do mobi-e mais próximo na área metropolitana do Porto.
Metade do percurso +/- nivelado junto ao rio e outra metade com subidas e descidas de encostas.
Por essa razão, também parece excluída.

Já do Porto até à barragem do Torrão são 50 km, só que essa ainda não visitei nem conheço, portanto não sei se o local tem condições para um almoço e se há algum parque nas instalações de apoio onde possa ser disponibilizada eletricidade.
Alguém aqui conhece o local?

Régua e Valeira por questões de distância e não existência de pontos de carregamento também estão excluídas para muita gente.

Depois também há a hipótese da Central de Ciclo Combinado de Lares, Figueira da Foz, mas não tem espaço para almoço e a administração pareceu mais fechada.
Parece que há contratos com o fabricante das turbinas a gás que limitam o que se pode ver, e até as reparações que o pessoal da EDP pode efetuar a simples operações do mais básico que há. Qualquer coisa além de um parafuso exterior ou um cabo têm que chamar uma equipa do fabricante.
Além disso, como é operada com combustíveis fósseis, perde interesse para nós.

Comentários?
Sugestões?

Peço em especial a participação de quem conheça a Barragem do Torrão.

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por pafi »

Boa ideia Ricardo, desde que os grelhadores para o pic nic sejam elétricos, claro :lol:
Pelo andar da coisa, no final de janeiro vamos ficar com 2013 todo planificado. Também há a Aguieira aqui bem perto.
Acho que é boa ideia abrir horizontes e ficar a conhecer o país em mais detalhe.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por RJSC »

pafi Escreveu:Boa ideia Ricardo, desde que os grelhadores para o pic nic sejam elétricos, claro :lol:
Pelo andar da coisa, no final de janeiro vamos ficar com 2013 todo planificado. Também há a Aguieira aqui bem perto.
Acho que é boa ideia abrir horizontes e ficar a conhecer o país em mais detalhe.
Na Agueira, agora que fizeram lá o Resort (de luxo) Montebelo acho que ficou sem espaço para "os pobres" fazerem pic-nics.
A Aguieira é perto para ti, mas são 70 km, e tem que se subir o Luso para quem vem de Aveiro, o último ponto de carregamento com capacidade para a carregar a caravana do pessoal norte duma vez.
Por isso a maior parte do pessoal do Norte fica todo apeado a meio (pelo menos quem não tem pelo menos 60 Ah)...

Digo eu que não tenho experiência praticamente nenhuma com as vossas motos além da caravana entre Gaia e Vila do Conde, que foram só metade desses quilómetros e sem Serra no meio.

Assim seria um encontro exclusiva de mais de 60Ah... :lol:

Tinha no entanto uma vantagem: Poderia levar o meu BE (Barco Elétrico) que já andou 2 vezes naquela albufeira, que pelo menos enquanto não acabaram as obras do Montebelo, pude ir ao cais deles mete-lo na água sem ninguém me incomodar.

No Torrão não se se existe cais.


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por RJSC »

Imagem
Tem um belo resturante com vista para a barragem, e parece-me que conseguiam disponibilizar eletricidade no estacionamento, mas...

Ao que apurei on-line, os preços de cada prato (1 pessoa) começa pouco abaixo dos 25€...

Não dá para os pobres.

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por ICEM4N »

Ricardo não despistase dessa ideia.
Ve se é possível

Figueira da foz centro também pode estar nos planos

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por RJSC »

Não percebi...
Não desistir? De?
Contactar a barragem da Aguieira, porque a malta dos 40 Ah consegue lá chegar?

Ou o Resort? Sem irmos lá largar 30€ cada um pelo almoço duvido que disponibilizem carga.

Nas do Rio Douro e afluentes, como na do Torrão, foi-me garantido que é só pedir!
Quanto a carga tenho que perguntar.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por Celestino »

RJSC Escreveu:Não percebi...
Não desistir? De?
Contactar a barragem da Aguieira, porque a malta dos 40 Ah consegue lá chegar?
Repara: A malta dos 40 Ah podia carregar em Águeda e ir para a Aguieira via Mortágua... Se calhar já dava para alguns. São menos uns bons Km!!
Mas se não der, vai tudo para Coimbra e tu fazes do teu barco eléctrico um "taxi aquático" no Mondego até à Aguieira...
Que tal?? :lol: :lol: :lol:

Obviamente que estou na brinca...
A ideia é muito boa. Já tive oportunidade de visitar essa barragem e vale bem a pena.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por RJSC »

Águeda não tem mobi.e ou centro comercial e se arranjarmos um restaurante em Fevereiro por lá, já se sabe que terá que ser para lá almoçar...
Se for usado como ponto de passagem de manhã ficam a olhar, isto se não se recusarem.

Em Mortágua está um restaurante no electromaps mas eu duvido que tenha capacidade para aguentar com toda a gente.
Este queria-se um encontro em grande, com carros e tudo e o ideal era a carga no destino ser feita na barragem, que lá energia não falta. :lol:
Além disso nas Barragens gastam-se umas boas 4 horas na visita o que possibilita a carga a toda a gente, tempo que não se pode gastar no restaurante...

O pafi também marcou um restaurante na Mealhada, mas também devem "querer" que se almoce lá.

É que nestes pontos de carga de restaurantes convém comer lá... Senão eles podem começar a pensar que é um abuso.

Afigura-se complicado isto...

Moderadores: Passado 10 minutos o fórum não deixa editar mensagens. Há alguma maneira de abrir uma votação no 1º post?

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por Volt »

Basta dizeres que opções queres e eu meto isso...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por marcopns »

Penso que temos um colega eléctrico que trabalha na central termoeléctrica da Figueira da Foz, o A.marques.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por marcopns »

Relativamente a barragem da Aguieira, eu já trabalhei no Luso e ainda tenho por lá alguns contactos. O Luso fica a 26kms da barragem, é perfeito para quem vem do Porto, Coimbra, Aveiro... são 26 kms de curvas

Se decidirem avançar posso tentar arranjar algo. E não se esqueçam de levar garrafões para a agua :lol:


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por RJSC »

Volt Escreveu:Basta dizeres que opções queres e eu meto isso...
Votação:

Local do Encontro:
:arrow: Barragem do Torrão
:arrow: Barragem da Aguieira

Para uma melhor avaliação - Localização das Barragens:

Barragem do Torrão:

View NovaEnergia in a larger map
Imagem


Barragem da Aguieira:

View NovaEnergia in a larger map
Imagem


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por RJSC »

Mais alguns pontos:

Em termos técnicos ambas estão equipadas com grupos geradores reversíveis capazes de bombear água de volta à albufeira com a energia produzida em excesso pelos aerogeradores durante a noite, para posterior turbinagem durante o dia.

Em termos de beleza que do espaço envolvente, quer da arquitetura da barragem inclino-me para a Aguieira.
A Aguieira parece-me também ter mais espaço para estacionamento.

No entanto, a Aguieira requer um planeamento cuidado da viagem para que o pessoal do Norte com menos capacidade de bateria possa comparecer, senão ficaremos muito provavelmente resumidos aos poucos VEs do Centro e ao pessoal do Norte com grande capacidade, como o ogadiv e os Leafs.

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por pafi »

Eu sou do contra :twisted: Voto na mais distante. Conheço pouco daquela zona vinhateira.

Votação:

Local do Encontro:
:arrow: Barragem do Torrão
pafi

:arrow: Barragem da Aguieira

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por RJSC »

pafi Escreveu:Eu sou do contra :twisted: Voto na mais distante. Conheço pouco daquela zona vinhateira.

Votação:

Local do Encontro:
:arrow: Barragem do Torrão
pafi

:arrow: Barragem da Aguieira
Lá é provável que apareça mais gente pois é perto da área metropolitana do Porto.
Mas na zona do Torrão ainda não começou a região vinhateira.
Para isso teria que ser Carrapatelo ou Régua.

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por ICEM4N »

Por.mim qualquer uma. Quanto mais longe do porto mais para o verão terá que ser. Apenas isso pois não conheço nenhuma barragem

ICEM4N - Ricardo
20.000 Km
Tapatalk mode on
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por Jorge Rocha »

Propunha outra, a do "Alto do Lindoso" (estou a brincar, é claro)

Foi uma das mais magnificas visitas que fiz!
Uma das maiores arquiteturas portuguesas!
Tem um tunel por baixo de terra, cerca de 2km sempre a descer, onde cabe um autocarro, que dá acesso às turbinas que estão ao nivel médio das águas do mar.


"Curiosidades
As duas turbinas debitam 250 m³/s.
Os tuneis d' água das turbinas tem 8,3m diâmetro cada.
A produção média anual de 948 GWh supera cerca 248 GWh em relação à totalidade das barragens do rio Zêzere.
1 200 000 m³ de escavações
650 000 m³ de betão
3 000 t de aço
Custou 74 milhões de contos (1990) [aproximadamente 369 milhões de euros]
O edifício de comandos da subestação de 18/400 kV liga à central por um elevador com 350m de altura, o maior da Europa.
O elevador é o mais rápido da Europa e segundo do mundo, superado apenas pelo do CN Tower em Toronto, Canada.
A barragem foi construída no antigo encouramento que alimentava a antiga Central de Lindoso (1922), esta foi a primeira grande central hidroélectrica do País, e ainda continua em funcionamento.
O ponto mais baixo das turbinas está ao nível do mar."
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por Volt »

Já podem votar.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por ricardocruzs2 »

Excelente ideia

Exteriormente conheço ambas as barragens, quer a do Carrapatelo e a Aguieira, na barragem do Carrapatelo para além de já lá ter passado algumas vezes para a cidade do Porto já a transpus de barco subindo as comportas em direcção a Barca de Alva , um passeio que aconselho a toda gente :)

Exteriormente gosto muito mais da barragem da Aguieira quer pela sua envergadura quer pela sua beleza rondante, obviamente faço referência ao Aguieira resort onde também já tive o prazer de desfrutar daquela fantástica piscina com vista para as águas da barragem… :)

Infelizmente ainda não conheço nenhuma barragem por dentro, por isso alinho na ideia e optando pela Aguieira, pelos motivos que mencionei atrás e pela distância, pois permite-me que me desloque até esta sem ter que recarregar pelo meio, para os que vem de fora tem sempre a oportunidade de ficarem no hotel monte rio a apenas alguns metros mais acima, junto do IP3 ;)
http://www.hotelmonterio.com.pt/hotelaguieira/

A barragem da Aguieira ainda tem óptimos locais não só para estacionamento como para a prática de piqueniques mesmo junto às comportas ( no canto inferior direito na imagem )
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Proposta: Encontro VE numa Barragem (com visita)

Mensagem por RJSC »

Vá pessoal, toca a Votar!

Realmente, se até se pode almoçar junto às comportas é outra coisa...

Agora temos é que arranjar pontos de carga a meio para o pessoal dos 40Ah.

Malta dos 40Ah:

Conseguem vir do Porto a Aveiro com uma carga?

Até à pastelaria da Oliveirinha era bom caminho, e de lá à barragem são 63 Km.
O problema é o mesmo de sempre: carregar em estabelecimentos de restauração sem consumir nada de valor é um bocado chato.

Carregar no Parque de Caravanas do Antuã (Estarreja) deixa-vos ainda 82Km de caminho até à Barragem, que deve ser impossível fazer de uma vez.

Se em Águeda se conseguir alguma coisa como carregamento para todos de uma vez nos Bombeiros, há um caminho de 48 km por aldeias de serra, e 56 km pelo IC2 e Luso.

Digam de vossa justiça!

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”