Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de Maio)

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)
Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por e_bike »

ogadiv Escreveu: Agora toca a colocar esses pontos de carga no electromaps, quer os de proença-a-nova, quer o de rio de moínhos
Os de Proença alguém vai tratar disso pois foram bem fotografados, o de Rio de Moinhos não é permanente, pois as tomadas estão desligadas quando não estão em uso. De qualquer maneira há o ponto da minha casa que já está registado e sempre que seja necessário, posso voltar a pedir à Junta que de certeza não vão negar o seu uso. ;)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por RJSC »

Um dia em cheio, com muito boa organização.
Foi pena ter que fazer a viagem a combustão, embora de boleia, o que fez com que a minha viagem não resultasse em poluição acrescida.

Eu e várias pessoas ainda procurámos pelo Tesla Roadster, mas nem sinal.
Que lhe aconteceu?
Uma carga deveria chegar para a viagem até proença.

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por e_bike »

Estiveste lá e nem te cumprimentei. No meio de tantos presentes foi dificil falar com toda a gente.

A zeev só trouxe motas e bicicletas. Tal como a veeco, trazer um carro ja é mais uma despesa, e as empresas pequenas não podem investir muito. Mesmo assim o esforço de quem esteve presente a promover os seus produtos é de aplaudir.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por RJSC »

Com o veeco isso é verdade, porque como ainda não está homologado teria que vir num reboque, no entanto o roadster pode circular pelos seus próprios meios e só implicaria despesa extra se a viagem fosse por auto-estrada (portagens).

Muita gente e pouco tempo.
Como cheguei quase às 14h não tive oprtunidade de conviver nem com metade dos participantes.

Ainda ninguém referiu outra peculiaridade neste encontro: na assistência apareceu um senhor fã das "Energias Perpétuas" á espera de um veículo auto-alimentado. :lol:

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por pafi »

Grande evento.
Enorme organização.
Pontos de carga angariados.
Município de Proença-a-Nova: sem dúvida como exemplo a seguir.
Entidades acolhedoras (Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova - http://www.ccvfloresta.com/) e (Hotel Amoras - http://www.hoteldasamoras.pt/) - fantásticas e a revisitar novamente, sem dúvida!
A todos os que se ligam ao Nova Energia e NissanLeafPT: exemplos de participação da sociedade civil - continuem a divulgar, partilhar, promover este conceito que nos é querido, a mobilidade elétrica. Já somos muitos a levar isto para a frente. Venham mais, muitos mais (A partir desta semana atualizei a minha condição. Em vez de elétrico frequente, passei a ser elétrico compulsivo :lol: !).
Este grupo de pessoas que organizou e participou neste evento demonstrou que os VE vieram para ficar, e que, apesar das circunstâncias atuais, não queremos deixar ficar para trás uma "sociedade elétrica". É necessário continuar a pressionar as entidades oficiais e oficiosas que existem mais valias económicas, sociais e ambientais. Continuem.
(Agora mais um parêntesis - Ainda hoje fui ligar o Folha ao Mobi.E, tomar café e comprar pão. No regresso, a pé, surge de uma curva uma senhora a bordo de uma bicicleta/mota azul escura Guewer com um ar muito satisfeito. Lá vinha ela acompanhada do silvo a que já nos habituámos. Sorri, e fiquei contente. Simplesmente pensei, "É isto!")
Adiante...
Fotos:
ccvf.JPG
ccvf.JPG (111.75 KiB) Visto 4407 vezes
amoras.jpg
amoras.jpg (90.22 KiB) Visto 4407 vezes
IMG_20130511_165520.jpg
IMG_20130511_165520.jpg (79.99 KiB) Visto 4407 vezes

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por pafi »

Ponto de carga (temporário) para o encontro.
IMG_20130511_132049.jpg
IMG_20130511_132049.jpg (132.3 KiB) Visto 4406 vezes
(Onde é que já vi uma coisa semelhante... :roll: ... Mas esta já sofreu upgrade. Tem extensões no lugar de tomadas!)

O posto definitivo é a tomada que está na extremidade deste tubo em inox. Nota muito positiva para o conjunto. Parabéns aos artistas/técnicos que o conceberam!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por pafi »

IMG_20130511_111824.jpg
IMG_20130511_111824.jpg (120.15 KiB) Visto 4405 vezes
IMG_20130511_132026.jpg
IMG_20130511_132026.jpg (143.71 KiB) Visto 4405 vezes
IMG_20130511_132035.jpg
IMG_20130511_132035.jpg (143.18 KiB) Visto 4405 vezes

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por pafi »

Agora, o relato.
Saí pelas 8h em direção à rotunda de Condeixa, onde já estava o Alcino na sua nova montada. Rumámos para Ansião, onde o Gonçalo nos recebeu para uma paragem técnica, tanto para as máquinas como para os respetivos aventureiros. Sim, porque percorrer o IC8 de VE é uma autêntica montanha russa. O piso está impecável, mas a sucessão de subidas (íngremes e looooongas) baixa imenso a média da viagem.
Fomos dos últimos a chegar ao CCVF e nem sequer nos ligámos. Seguimos imediatamente para a praça central em Proença que foi alvo de requalificação urbana e está um brinco. Está quase pronta, tem um aspeto de vanguarda, e claro, um ponto de carga aberto, disponível e gratuito. Visitem e passem tempo nas esplanadas locais.
Seguidamente, novo ponto de carga - Hotel das Amoras. Instalações com muito nível e qualidade. Refeição com os famosos maranhos, bacalhau espiritual, cheese cake e café.
Regresso ao CCVF para as palestras e pelo meio mais um desfile de VE. (Alguém contou o total de VE?)
Gostei de ouvir todos os intervenientes, mas em particular o Vitor e o Sérgio, que partilharam o seu dia-a-dia a bordo dos seus carros elétricos, e referiram as vantagens deste "novo" modo de vida. Foi original, direto, simples, bem disposto e mais importante, esclarecedor.
No final do dia, também não consegui chegar à fala com todos os presentes, pois parece que a comunidade está a crescer. Ótimo!
Regresso a Ansião pelo mesmo trajeto. Logo a seguir ao túnel do IC8, passou por nós o C0 com os participantes da Magnum Cap. Não se esqueçam que também desejamos um encontro debaixo daquele estacionamento fotovoltaico. Seria muito simbólico e é fundamental que Portugal aposte e exporte a satisfação dos utilizadores de VE. Repito, que não me importo de levar, além do VE, um grelhador elétrico :) !
Pausa para verificar que o SLB... e depois regresso a Coimbra. Ainda não vi os kWh consumidos, mas deve rondar os 17 ou 18.
Gostei muito e até ao próximo.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por MRider »

pafi Escreveu:Agora, o relato.
... percorrer o IC8 de VE é uma autêntica montanha russa. O piso está impecável, mas a sucessão de subidas (íngremes e looooongas) baixa imenso a média da viagem.
.....
Qual a velocidade atingida nessas subidas longas ?

Belo encontro 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por pafi »

visitante2 Escreveu:(...)Qual a velocidade atingida nessas subidas longas ?(...)
Uma das vantagens do CB é poder controlar o valor da intensidade da corrente. Obviamente que as motas conseguiriam subir aquilo a 70 ou 80, mas a maior parte delas foi feita a 40km/h, de maneira a que não gastássemos muito mais que 40A-50A. E mesmo assim, quando chegava ao topo de uma subida via a autonomia descer bastante. Diga-se que se o IC8 fosse plano era possível fazer Coimbra - Proença de uma assentada, e a cerca de 70-80km/h. Deste modo, é preciso controlar o punho muito bem para que a carga não se esgote antes do tempo.
No regresso, saímos todos de papo cheio, e posso dizer que no cruzamento de Avelar, saída do IC8 para Coimbra, o CB estava com nove km a mais do que a placa que dizia Coimbra. E é isto que se vai aprendendo com os encontros - gestão elétrica ;)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por MRider »

Ok. Obrigado. :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por ricardocruzs2 »

Já estive a ler os relatos e a ver as fotos e fico muito contente por o encontro se ter realizado com um enorme sucesso, com muita pena minha não pude estar presente em virtude de me encontrar fora de Portugal

Ainda não foi desta que conheci pessoalmente grande parte dos users aqui do fórum
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


hsanchez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 73
Registado: sexta jan 11, 2013 12:55 pm

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por hsanchez »

Boas noites,

Os meus parabéns à Organização do Encontro, excelente, muito bem organizado, colaboração das entidades locais, especialmente a Câmara Municipal.
Mais dois Pontos de Carga Públicos, no Centro Ciência Viva e no Jardim de Proença, que o exemplo frutifique.

De Lisboa a Proença demorei 13h, carreguei em Aveiras, Santarém, Abrantes ( o meu agradecimento ao e-bike pelo apoio e à amabilidade da sua mãe ), Sertã, onde jantámos nós e o Leaf no restaurante Vilaça, carga final e chegada a Proença.

Carregamento no Hotel Amoras, grande Encontro, convívio, troca de experiências.

De regresso a Lisboa, fiz Proença --» Santarém sem parar, 147 km, 2h 40m., almoço em Santarém, pela A1 a andar bem, carga no PCR de Aveiras, Chegada a Lisboa.

Faz toda a diferença a experiência, no regresso menos de metade do tempo, selecionando melhor o percurso e arriscando mais, como são importantes estes Encontros, o caminho faz-se caminhando.

Saudações Elétricas,

hsanchez


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por giles »

Alô malta! Mais uma vez, só me apercebi do mesmo, depois de ter acontecido e o de Mesas também já lá vai.
Pela distãncia, em e-bike, muito provávelmente não iria estar presente.
Muitos parabens pelo evento.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por klinzter »

Hehehe

Uma viagem de 620kms em três dias com uma vectrix nihm :-p
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por fkd »

Parabéns a todos.
Ainda bem que correu tudo bem
até ao próximo
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

XiRiPi
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta abr 22, 2010 1:02 am
Localização: Castelo Branco

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por XiRiPi »

Mais uma vez, quero agradecer a todos os "aventureiros" que se fizeram a estrada para poderem estar presentes no encontro. Só com uma grande força de vontade, em torno da mobilidade eléctrica, é possível fazer tantos km's.
A Câmara Municipal de Proença-a-Nova, demonstrou uma grande abertura para este tipo de iniciativa e condições de logística óptimos. Os dois pontos permanentes vão ser uma mais valia para esta zona. Espero que outras Câmaras sigam os mesmos passos e que deixem de olhar só para os seus umbigos. Que tenham a capacidade de ver mais além, e como disse alguém no colóquio:" O que estamos a lutar hoje pela mobilidade eléctrica vai ser para as gerações seguintes usufruírem...."


Bem Haja

Avatar do Utilizador

augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 449
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm
Localização: Cadaval

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por augsantos »

Olá pessoal!

Tenho imensa pena de não ter estado presente, mas os azares não avisam nem marcam hora. Tenho particular pena de não ter estado com o Xiripi (o antigo dono da minha mota). Mas pelo que os relatos mostram, foi dos melhores encontros já realizado e com uma das melhores organizações. Cada vez a fasqui vai sendo colocada mais alto.

A predator já rola, vou começar a pensar no próximo... ;)
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Avatar do Utilizador

XiRiPi
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta abr 22, 2010 1:02 am
Localização: Castelo Branco

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por XiRiPi »

augsantos Escreveu:..Tenho particular pena de não ter estado com o Xiripi (o antigo dono da minha mota).
Também tenho pena que não tenhas aparecido...sei que tiveste umas peripécias com ela mas já vi no teu DB que tudo está resolvido.


Ainda sobraram cerca de 15 Tshirt's do encontro em versão preto e versão branca. Se algumêm tiver interessado envie-me a morada por pm para a pessoa responsável tratar dos envios. O preço delas é 10€

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Encontro de VE NovaEnergia: Proença-a-Nova 2013 (11 de M

Mensagem por galt »

hsanchez Escreveu:Boas noites,

Os meus parabéns à Organização do Encontro, excelente, muito bem organizado, colaboração das entidades locais, especialmente a Câmara Municipal.
Mais dois Pontos de Carga Públicos, no Centro Ciência Viva e no Jardim de Proença, que o exemplo frutifique.

De Lisboa a Proença demorei 13h, carreguei em Aveiras, Santarém, Abrantes ( o meu agradecimento ao e-bike pelo apoio e à amabilidade da sua mãe ), Sertã, onde jantámos nós e o Leaf no restaurante Vilaça, carga final e chegada a Proença.

Carregamento no Hotel Amoras, grande Encontro, convívio, troca de experiências.

De regresso a Lisboa, fiz Proença --» Santarém sem parar, 147 km, 2h 40m., almoço em Santarém, pela A1 a andar bem, carga no PCR de Aveiras, Chegada a Lisboa.

Faz toda a diferença a experiência, no regresso menos de metade do tempo, selecionando melhor o percurso e arriscando mais, como são importantes estes Encontros, o caminho faz-se caminhando.

Saudações Elétricas,

hsanchez
Tantos quilómetros...
A que velocidades circulaste?
Ainda tinhas alguma barra no painel quando chegaste a Santarém?
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”