Encontro de Microprodutores - Aveiro

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por Celestino »

Imagem

Ora muito bem: Como no ano passado fui "entalado" para auxiliar na organização de um encontro de Microprodutores em Aveiro, cá estou a abrir o respectivo tópico para se recolherem as inscrições e se ir alinhavando/organizando a coisa.

Andei a pesquisar também uma ou outra actividade no âmbito das energias renováveis no intuito de enriquecer o encontro bem como os nossos conhecimentos, mas esse trabalho na área mais próxima da cidade de Aveiro tem-se revelado infrutífero.
No entanto, caso alguém tenha uma proposta aliciante neste sentido, faça favor de a sugerir aqui.
O intuito é conviver-mos todos e trocar-mos experiências num almoço a que se seguiria uma actividade ligada às energias renováveis.
Se não aparecer algo interessante nessa temática, vou sugerir que se faça um passeio de barco moliceiro pelos canais da Ria de Aveiro que também tem interesse quer para quem cá mora quer para quem vem de fora e não prejudica o convívio nem a partilha de informações.

Caso se opte por saír da cidade e ir um pouco mais longe, há uma possibilidade ainda em estudo de se poder visitar o TECHNOLOGICAL CAMPUS da Martifer Solar em Oliveira de Frades.
De acordo com uma conversa telefónica ainda não formalizada por escrito (pois gostaria de auscultar as vossas opiniões), haveria a possibilidade de se poder visitar o processo produtivo dos painéis solares (linha de produção caso ela esteja a funcionar, possível só que o facto de ser ao fim-de-semana pode eventualmente prejudicar esta parte dependendo do volume de encomendas) bem como ver e explorar tudo isto:
http://www.martifersolar.com/downloads/ ... Campus.pdf
Só que esta solução, a revelar-se possível, obrigaria a mudar toda a logística para Oliveira de Frades.

A data mais consensual para já penso que seja o Sábado dia 04-10-2014.

Venham de lá sugestões e inscrições se faz favor.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por RJSC »

A visita à Martifer é muito interessante.
Minha propriedade só tenho um VE mas tenho 2 microproduções propriedade do meu pai em que uma projetei de raíz e outra projetei um seguidor caseiro...
Brevemente conto carregar a bateria do carro eletrico diretamente da microprodução nos dias em que há falha da rede elétrica.
Tenho também o meu barco elétrico mas só tem capacidade para 3 pessoas.
Espero que também compareçam utilizadores de VEs mesmo sem microprodução.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por serges »

Muito bem...

Posso tentar aparecer... gostei.
No que poder ajudar.. por favor disponham...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Eu como fui um dos que "entalou" o Celestino, estarei presente com todo o gosto.
A visita à Martifer é muito interessante, mas se não se tornar viável e ficar-mos por aveiro a voltinha de moliceiro tb não fica mal.

Cmps,

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu também alinho, com todo o gosto!
Tenho apenas 500W de paineis solares fotovoltaicos, ainda na transportadora, de caminho a minha casa, para breve começo de Mini-micro-produção. :)
Tudo por um mundo mais limpo!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por RJSC »

JDuarte Escreveu:Boas,

Eu como fui um dos que "entalou" o Celestino, estarei presente com todo o gosto.
A visita à Martifer é muito interessante, mas se não se tornar viável e ficar-mos por aveiro a voltinha de moliceiro tb não fica mal.

Cmps,
Ora cá está uma presença "de peso" (devido aos websites de logging fanásticos que fez),
Já conseguiu portar o seu site de monitorização para os mini PCs android?

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por lopes »

Obrigado Celestino pela chamada de atenção.
Estou acabar de pousar das férias e ainda não tinha visto. Eu também fui um dos que "entalou" o Celestino e parecia mal não ir, ainda para mais que já ando à uns tempos para ir a Aveiro. Mas sendo um sábado não vou poder confirmar já.
Depois dou noticias ;)

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por Patalhetas »

boas,
gostava de me deslocar a "Portugal" nessa data, mas como vou estar em espinho no fds seguinte... fica um pouco dificel andar a carimbar o passaport todos os fins de semana :lol:

Apesar de o programa ser muito tentador, parabens a organização ;)
isto é como o euromilhoes, sempre uma "casa ao lado" :mrgreen:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por Esteves »

Boas,

Bem eu não sou microprodutor para a rede, mas já estou como diz o @Patalhetas se esse dia calhar no sorteio já não posso ir, estou ligado a uma multinacional e o calendário de trabalho é apresentado a 20 de cada mês e como funciona em função da economia posso ter de estar na empresa no dia do encontro.

Porque para mim ir Aveiro é como ir tomar um café a Espanha, logo se estiver disponível informo a minha presença.

A visita à Martifer é interessante, apesar de conhecer bem o processo de funcionamento ou melhor conheço bem a história como nasceu a Martifer.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por Marco P G Silva »

Boas
Eu embora ainda não possa confirmar,farei todos os possíveis para estar presente. Este ano espero poder levar tambem a "maria". Tanto a visita como o passeio me parecem bem.
Assim que poder confirmo.
Obrigado Celestino pelo aviso.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por Volt »

Obrigado Celestino. :-). Já estou a reservar a data, mas ainda não sei se vou só eu ou se consigo levar a família. Mais lá para a frente confirmo.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por serges »

Epa já percebi que só vai malta de paineis solares, a desculpa é boa, por isso cvou convencer a cara metade a irmos pois tenho 3 paineis solares, 1 carregador de pilhas e 2 de telemoveis.... eh eh eh!

Força com isso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por lopes »

serges, esta malta dos painéis solares está sempre de portas abertas! :lol:
Eu com um bocado de sorte também levo um na minha "casa ambulante" ahahaha :mrgreen:


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por RJSC »

serges Escreveu:Epa já percebi que só vai malta de paineis solares, a desculpa é boa, por isso cvou convencer a cara metade a irmos pois tenho 3 paineis solares, 1 carregador de pilhas e 2 de telemoveis.... eh eh eh!
Aproveita os pretextos.
Eu sugeri a presença também dos utilizadores de VE sem microprodução, vamos ver se ninguém se opõem.

Mas microprodução não é só solar. Há quem tenha eólica e hídrica. O desaparecido pnunes penso que tinha aqui colocado um vídeo de um moinho de cereais convertido para produzir electricidade.

Casos destes com fontes de energia fora do mais comum (o solar) era interessante marcarem presença.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por RJSC »

lopes Escreveu:serges, esta malta dos painéis solares está sempre de portas abertas! :lol:
Eu com um bocado de sorte também levo um na minha "casa ambulante" ahahaha :mrgreen:
A casa ambulante se também tiver um sistema de energias renováveis ainda serve de exposição.

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por lopes »

RJSC Escreveu:
lopes Escreveu:serges, esta malta dos painéis solares está sempre de portas abertas! :lol:
Eu com um bocado de sorte também levo um na minha "casa ambulante" ahahaha :mrgreen:
A casa ambulante se também tiver um sistema de energias renováveis ainda serve de exposição.
Imagem

Esta tirei esta semana enquanto fazia a travessia para Setúbal.
Não é muito grande, mas dá para ver o painel lá em cima que complementa o sistema de carregamento das baterias da célula da AC... serve? :lol:

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por ogadiv »

Olá Celestino, parabéns pela iniciativa, se nada surgir entretanto, podes contar com a minha presença.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info


Miko
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: sexta jun 17, 2011 7:51 pm
Localização: Aveiro

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por Miko »

Olá Celestino

A iníciativa é boa gostava de participar no encontro, isto de trabalhar com Banco de Horas não é pera doçe,mas se puder lá estarei.
Darei notícias.
Obrigado

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por BondadeSua »

Sábados estão cada vez mais difíceis para mim

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Encontro de Microprodutores - Aveiro

Mensagem por Celestino »

Ora pois bem: Neste momento já é possível afirmar com mais certezas que a produção da Martifer Solar não vai funcionar nos próximos Sábados, sendo que essencialmente a produção e o centro de monitorização e gestão eram o que me motivava a fazer a visita. :evil:
Segundo os responsáveis poderemos visitá-los, mas nesta altura, teria que ser forçosamente num dia de semana.

Assim sendo, vamos encaminhar o encontro para a cidade de Aveiro.
Caso a meteorologia não ajude ao passeio de Moliceiro, haverá hipótese de outras actividades, mas também não relacionadas com renováveis.
Temos por exemplo o dia aberto (entrada grátis) no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio Museu Sto. André.

Face ao ajustamento e agora com mais certezas, vamos lá à lista de inscritos:

1 - Celestino
2 -
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”