Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum
Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por A_mais »



em primeiro lugar, parabéns pela decisão ecológica!!

em segundo, as complicações... realmente é um problema que temos deparado várias vezes. soluções ha várias:

- acordar com o condomínio um valor por mês (os casos que conheço acabam por pagar um pouco mais do que o usado, mas ficam de consciência tranquila quanto aos comentários dos "vizinhos" que todos temos)

- instalar o tal contador e ter atenção aos pormenores mencionados pelo tavares
ponto de carga 24h para quem precisar


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

tavares Escreveu:
rocker_pt Escreveu:arranja uma caixa de derivação da garagem, passa um cabo dessa caixa até à entrada do lugar de garagem do lado de fora.

desde que a caixa seja de derivação para circuito de tomadas ou potencia , porque se for de iluminação ou iluminação de emergencia está protegida a 10a e alem disso é ilegal , e tambem não vale trocar o disjuntor de 10a pelo de 16a porque senão fica o cabo já existente em sobre-intensidade.

se eu estivesse perto de ti indicar-te-ia a melhor solução , por aqui é dificil porque não estou a ver o local , de qualquer maneira aconselho-te a contactar um electricista.

atenção que o electricista deverá ser credenciado porque letecistas e electrodesenrascas há muitos , e sei do que falo porque um dos meus clientes é a " loja do condominio " e encontramos desenrascanços de bradar aos céus, que põem em causa a segurança de pessoas e bens.

com a electricidade não se brinca , basta ver quando há um incendio logo a primeira hipotese é curto-circuito , ás vezes não é mas a maior parte é.
sim tavares, tem uma caixa de derivação de tomadas por acaso até perto da minha garagem, 6 metros +-.
esclarece-me só um pormenor, caso seja feita esta instalação sugerida pelo rocker_pt por uma empresa ou um electricista certificado, e o condomínio esteja de acordo, fico com uma situação legal?

porque na acta que fala deste pormenor apenas diz que temos de ter um contador na garagem e montado por uma empresa certificada, não é mencionada a edp.

por falar em edp, agora ao fim do dia voltei a ligar para eles e já obtive uma resposta diferente!! incrível... bom esta já me disse que sim posso ter um contador edp a pagar a mensalidade etc e basta-me pedir 1.º a um electricista certificado que avalie o local, garagem, e confirme se é viável a instalação pela edp, depois disso a edp manda lá uma equipa para orçamentar a obra de colocação do contador que tem de ficar fora da garagem para leitura deles. por acaso sabem para que preços esta solução da edp pode ficar? é que parece-me que a solução rocker_pt vai sair mais barata e muito...

obrigados

ps: tavares ou alguém se fores electricista e tiveres algum contacto fidedigno aqui pó porto, manda por pm sff.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por tavares »

se a caixa de derivação é de tomadas está tudo bem e para ficar legal só tem que obedecer a uma regra:

- cada circuito de tomadas só pode ter no máximo 8 tomadas.

portanto mesmo que a tua seja a oitava tomada desse circuito está tudo bem .
eucurto Escreveu:porque na acta que fala deste pormenor apenas diz que temos de ter um contador na garagem e montado por uma empresa certificada, não é mencionada a edp.
a edp não monta contadores , liga-os. acho que a acta se refere aos contadores parciais pq acontece que ás vezes nas garagens são colocadas arcas congeladoras , bancadas de bricolage, etc e os outros condóminos não teem que estar a pagar essa energia gasta e acho bem , quanto á montagem ter que ser efectuada por uma empresa certificada é de certeza por questões de segurança e isso mostra que pelo menos aí teem um bom condominio.
eucurto Escreveu:por acaso sabem para que preços esta solução da edp pode ficar? é que parece-me que a solução rocker_pt vai sair mais barata e muito...
~

sim, esta solução do rocker é muito mais barata.
na outra da edp precisas:

-portinhola p100 ou ir á coluna montante ( quase sempre impossivel )
-caixa de contador
-caixa de medição de terra
-electrodo de terra
-quadro électrico , que será estanque e com diferenciais de alta sensibilidade
-tubagem ( esteira de cabos ou equivalente )
-cablagem ( se á vista e de acordo com as novas regras , não propagante de chama )
-certificação da certiel
-orçamento da edp
-baixada da edp
-mão de obra do electricista

ou seja prepara umas centenas de €uros


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por RJSC »

quanto a mim, nunca deveria ter sido permitido construir prédios em que a iluminação de uma qualquer parte privada, tal como uma garagem ou sótão / "águas furtadas" viesse do contador comum do condomínio, senão vejamos:

o que é que impede que alguém vá até à garagem com o belo do "suporte ladrão"* o enrosque no casquilho da lâmpada, gaste a energia que lhe apetecer e depois o desenrosque, saia com ele no bolso?

isto é feito sem qualquer modificação ao circuito instalado e qualquer um dos condóminos poderia ter feito isso na sua garagem ou sótão, ficando impossível acusar alguém. é uma situação insustentável que nunca deveria ter sido permitida por quem aprova as instalações eléctricas.

* "suporte ladrão" (como é conhecido aqui para os meus lados, não sei qual o nome técnico correcto)
Imagem


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por tavares »

então ainda bem que a maior parte das garagens tem iluminação através de lampadas fluorescentes .


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por Ferra »

boas.
a minha garagem só tem um interruptor e uma lampada de casquilho. para eu ter onde ligar o aspirador ou as ferramentas das minhas bricolas tive de montar um casquilho ladrão desses da imagem! a diferença é que nas partes comuns ás garagens havia uma caixa de derivação que tinha esperas de todos os apartamentos do prédio. quem comprasse uma garagem só tinha de ir a essa caixa e ligar a garagem ao respetivo apartamento. deste modo qualquer um podia comprar a ou as garagens que quisesse e ligar!

se basculhar bem as caixas que estão nas partes comuns pode ser que tenha a sorte de encontrar uma caixa como eu encontrei!...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por RJSC »

ferra Escreveu:boas.
a minha garagem só tem um interruptor e uma lampada de casquilho. para eu ter onde ligar o aspirador ou as ferramentas das minhas bricolas tive de montar um casquilho ladrão desses da imagem! a diferença é que nas partes comuns ás garagens havia uma caixa de derivação que tinha esperas de todos os apartamentos do prédio. quem comprasse uma garagem só tinha de ir a essa caixa e ligar a garagem ao respetivo apartamento. deste modo qualquer um podia comprar a ou as garagens que quisesse e ligar!

se basculhar bem as caixas que estão nas partes comuns pode ser que tenha a sorte de encontrar uma caixa como eu encontrei!...
assim sim!
mas já agora que tens onde tirar electricidade do teu contador, podes sempre fixar uma tomada de parede exterior ao lado do interruptor.


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

olá,

só para actualizar.

já tenho um orçamento! que é bastante caro a meu ver... o contador não vou aceitar porque arranjo a uma fracção daquele valor. digam de vossa justiça.
orçamento1.JPG
orçamento1.JPG (84.4 KiB) Visto 9303 vezes


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por CrOhN »

credo! o cabo está para aì 5x mais caro! as tomadas para aì ao dobro!

o resto não sei, mas deve estar na mesma proporção.

e é claro que arranjas um contador a uma fração do custo desse.


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

crohn Escreveu:credo! o cabo está para aì 5x mais caro! as tomadas para aì ao dobro!

o resto não sei, mas deve estar na mesma proporção.

e é claro que arranjas um contador a uma fração do custo desse.
tive a olhar melhor para este orçamento e há algo que falta, mão-de-obra!!
provavelmente este valor está diluído no material... o que não é muito transparente.
já pedi uma rectificação sem contador e com a mdo explicada como um item à parte.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por Ferra »

rjsc Escreveu:
ferra Escreveu:boas.
a minha garagem só tem um interruptor e uma lampada de casquilho. para eu ter onde ligar o aspirador ou as ferramentas das minhas bricolas tive de montar um casquilho ladrão desses da imagem! a diferença é que nas partes comuns ás garagens havia uma caixa de derivação que tinha esperas de todos os apartamentos do prédio. quem comprasse uma garagem só tinha de ir a essa caixa e ligar a garagem ao respetivo apartamento. deste modo qualquer um podia comprar a ou as garagens que quisesse e ligar!

se basculhar bem as caixas que estão nas partes comuns pode ser que tenha a sorte de encontrar uma caixa como eu encontrei!...
assim sim!
mas já agora que tens onde tirar electricidade do teu contador, podes sempre fixar uma tomada de parede exterior ao lado do interruptor.
bom, poder podia mas não devo! porque os fios que estão instalados são de 1,5mm. ao montar uma tomada era um convite para a mulher se lembrar de lá ligar tudo e mais alguma coisa! assim está a lembrar que é para usar mas não abusar!...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

os fios normalmente usados para iluminação têm secção suficiente para aguentar com um carregador de 10a duma mota eléctrica com 22 células de 40ah? sei que o disjuntor é de 10a.
o carregador ao dizer 10a significa que está sempre a debitar essa amperagem ou é apenas o que aguenta de pico?


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por Ferra »

eucurto Escreveu:
crohn Escreveu:credo! o cabo está para aì 5x mais caro! as tomadas para aì ao dobro!

o resto não sei, mas deve estar na mesma proporção.

e é claro que arranjas um contador a uma fração do custo desse.
tive a olhar melhor para este orçamento e há algo que falta, mão-de-obra!!
provavelmente este valor está diluído no material... o que não é muito transparente.
já pedi uma rectificação sem contador e com a mdo explicada como um item à parte.
sim, os preços estão inflacionados. ele pode não aceitar montar outro contador, pode não ser certificado. a mão de obra deve estar dissolvida nesse preço.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por Ferra »

eucurto Escreveu:os fios normalmente usados para iluminação têm secção suficiente para aguentar com um carregador de 10a duma mota eléctrica com 22 células de 40ah? sei que o disjuntor é de 10a.
o carregador ao dizer 10a significa que está sempre a debitar essa amperagem ou é apenas o que aguenta de pico?
mesmo que tenham não se deve usar esses fios, pois vai montar uma tomada!. e depois é só uma questão de tempo para alguém ligar algo mais forte e pode ter problemas. em tomadas é no minimo 2,5mm.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por tavares »

ferra Escreveu:mesmo que tenham não se deve usar esses fios, pois vai montar uma tomada!. e depois é só uma questão de tempo para alguém ligar algo mais forte e pode ter problemas. em tomadas é no minimo 2,5mm.

além de ser expressamente proibido.
volto a lembrar que com a electricidade não se brinca ainda para mais num condominio onde se põem em risco pessoas e bens. chamo a atenção para os seguintes regulamentos : rsiuee e rtiebt.

quanto ao orçamento , eu também sou electricista e se eu praticasse esses preços e mesmo incuindo mão de obra já tinha comprado um tesla , além disso o iva não é 5% é 20% , o 5% só se aplica a material de detecção e extinção de incendios e a algum material para a agricultura como electrobombas e equipamentos para rega.


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

calma calma calma!!! a pergunta foi a titulo de curiosidade e mais até para contra argumentar na reunião para eventuais espertinhos que não queiram meter contador!!

entretanto as minhas preces foram ouvidas e um novo orçamento rectificado e mais agradável surgiu:
orçamento2.JPG
orçamento2.JPG (46.66 KiB) Visto 9244 vezes
contador proposto:
CONTAX.pdf
(75.64 KiB) Transferido 4288 vezes
tavares, das 2 empresas que me contactaram para orçamentar, tive propostas diferentes. a empresa "a" faz a ligação para a minha garagem a partir duma caixa de derivação, enquanto que a "b" diz que isto não é possível e que tem de ser feita a "puxada" a partir do quadro eléctrico do condomínio (garagens), levando lá um disjuntor para cada garagem.

a "b" também me disse que só há necessidade de chamar a certiel (e pagar 200€) caso a instalação/ligação seja feita pela edp. e que esta que vamos fazer não precisa de inspecção por vai ser feita conforme as regras das instalações eléctricas.

o que te parece?


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por RJSC »

quer dizer...
orçamento da mesma empresa e o material caiu brutalmente de preço?
não me resta outra hipótese senão chamar-lhes ladrões. se o cliente não percebesse nada de electricidade e do preço das coisas aceitasse sem reclamar eles enchiam-se à grande.


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

rjsc Escreveu:quer dizer...
orçamento da mesma empresa e o material caiu brutalmente de preço?
não me resta outra hipótese senão chamar-lhes ladrões. se o cliente não percebesse nada de electricidade e do preço das coisas aceitasse sem reclamar eles enchiam-se à grande.
é vero... cultura latina pá.. enfim..

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por hmgp »

eucurto Escreveu:calma calma calma!!! a pergunta foi a titulo de curiosidade e mais até para contra argumentar na reunião para eventuais espertinhos que não queiram meter contador!!

entretanto as minhas preces foram ouvidas e um novo orçamento rectificado e mais agradável surgiu:
orçamento2.jpg
contador proposto:
contax.pdf
tavares, das 2 empresas que me contactaram para orçamentar, tive propostas diferentes. a empresa "a" faz a ligação para a minha garagem a partir duma caixa de derivação, enquanto que a "b" diz que isto não é possível e que tem de ser feita a "puxada" a partir do quadro eléctrico do condomínio (garagens), levando lá um disjuntor para cada garagem.

a "b" também me disse que só há necessidade de chamar a certiel (e pagar 200€) caso a instalação/ligação seja feita pela edp. e que esta que vamos fazer não precisa de inspecção por vai ser feita conforme as regras das instalações eléctricas.

o que te parece?
phonix!!! se eu ganhasse 32,5€ à hora + iva... já tinha um tesla roadster, um tesla s encomendado, uma casa no interior, uma na praia... 32,5€ + iva à hora? sou mesmo mal pago... vou já falar ao meu chefe! até já! !
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por jmal »

portanto o primeiro orçamento dava 400 euros, o segundo pouco mais de 200, portanto não perdes nada em tentar mais uma vez, mas parece-me que o segundo não está esticado, apenas a mão de obra, mas reparem que o gajo que trabalha, tem de ganhar para ele, para o patrão, para a menina do escritório e até para a srª da limpeza, e depois ainda levam com o fisco em cima. não é fácil.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”