Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do fórum

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do fórum

Mensagem por hmma »

Viva.

Tentei procurar um tópico já existente que fosse dedicado a sugestões, mas não encontrei. Caso exista agradeço que algum moderador mova este post para lá.

...

Proponho, por um lado, a alteração da regra nº 9 «se um tópico incluir um texto numa língua que não a de camões...» de forma a que esteja mais explicita, nomeadamente se se aplica apenas a textos próprios, de autoria e/ou publicados por utilizadores estrangeiros, ou se é também aplicável a links externos e artigos publicados noutra página. Não me parece que faça muito sentido colocarmos um link para um artigo qualquer da net, e este ser removido porque não providenciámos uma versão traduzida.

Por outro lado proponho a inclusão de ferramentas de tradução automática nas próprias funcionalidades do fórum... seja com as traduções da Google, seja com outra solução, é possível hoje em dia ter traduções automáticas bastante aceitáveis (aliás, não é precisamente isso que a maioria dos utilizadores faz quando é forçado a traduzir os posts?)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por serges »

Concordo, alias sempre o pedi...

Vamos aguardar por mais opiniões...

Sent by Motorola Defy+
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por mauri »

Este fórum é português e nem todos os que frequentam entendem a língua estrangeira.
Esta regra de

Código: Selecionar todos

todos os postos colocados em português
deve continuar, este é o meu pensamento, não quer dizer que seja da maioria.
Poder haver, como existe em muitos foruns ou sites a possibilidade de ter o mesmo noutra língua, podendo o mesmo ser escolhido á entrada.
Por outro lado

Código: Selecionar todos

proponho a inclusão de ferramentas de tradução automática nas próprias funcionalidades do fórum... seja com as traduções da Google
, concordo em absoluto, para quem quiser colocar algo, o possa fazer e não para quem o queira ler.
Para mim a regra não deve ser alterada.
Venham mais opiniões.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por hmma »

Uma coisa é um post que é colocado por um utilizador, e ai concordo que seja tudo em bom português... outra coisa são referências externas, cuja mensagem até poderá ficar adulterada durante a tradução.

Se eu copiar um pedaço de texto em língua estranjeira para o meu post, acho certo que seja obrigatório fornecer a tradução e respetivo link para a origem do texto. No entanto isto é bastante diferente de fornecer apenas links para artigos externos (que quem tiver curiosidade irá consultar... e traduzir da forma que mais lhe convier)

Fica a minha opinião. O que gostava era que a regra ficasse mais explicita e isenta de ambiguidades.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Pelo que entendi, e como diz o mauri, a regra não precisa ser mudada!
Já a possibilidade de ter, em relação a um dado assunto/link, a opção de traduzir, me parece mais uma questão de ferramentas e de "informática". E eu concordo que se existir um "botão" que dê acesso directo a tradução, melhora a imagem e o "serviço", que o fórum (e nós), "prestamos" uns aos outros! ;) Se a página da informação, abre fora do espaço do fórum, não estou a ver como se processa. :oops:
Foi a minha leitura.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por hmma »

a regra atual diz:
9. se um tópico incluir um texto numa língua que não a de camões, exige-se a tradução para português a acompanhar o texto original. a referência à fonte de qualquer texto original que não seja da autoria do membro que o coloca é obrigatória.
Proponho alteração para algo do género:

«
Se um utilizador publicar um texto em língua diferente do Português, exige-se a tradução para a língua de Camões a acompanhar o texto original, bem como a referência à fonte, caso este não seja da autoria do membro que o coloca. Links externos e textos que não estão diretamente publicados/visíveis nos posts do fórum não são abrangidos por esta regra, ficando a sua tradução ao critério de quem os visualiza.
»
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por mauri »

hmma Escreveu:a regra atual diz:
9. se um tópico incluir um texto numa língua que não a de camões, exige-se a tradução para português a acompanhar o texto original. a referência à fonte de qualquer texto original que não seja da autoria do membro que o coloca é obrigatória.
Proponho alteração para algo do género:

«
Se um utilizador publicar um texto em língua diferente do Português, exige-se a tradução para a língua de Camões a acompanhar o texto original, bem como a referência à fonte, caso este não seja da autoria do membro que o coloca. Links externos e textos que não estão diretamente publicados/visíveis nos posts do fórum não são abrangidos por esta regra, ficando a sua tradução ao critério de quem os visualiza.
»
Pessoalmente continuo a dizer que a regra deve ser geral, abrangendo também a indicação dos links porque quem os lê, deve saber o que está lá escrito e não ter o trabalho de os traduzir. Esse trabalho deve ser de quem os coloca e deixar bem claro o que pretende escrever.
Portanto a regra atual é bem explicita e não tem ambiguidades.
Quem escreve deve ter o cuidado de deixar bem claro o que pretende transmitir e não deixar só uns links e está o post feito. Se quer colaborar e participar que o faça bem feito e não deixar o caminho a meio e para os outros fazerem.
E vou mais longe: a simples colocação do link sem o seu conteúdo deveria ser proibida, portando retirada, porque nada está a fazer e poderia ser considerada non sense pelo

Código: Selecionar todos

2. não são permitidos "posts" sem sentido, de palavra única ou propositadamente "non-sense". o mesmo se aplica a múltiplos ou repetidos "posts" de forma a incrementar o "ranking" de cada membro
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Parece que fiz alguma confusão entre aquilo que está e aquilo que sinto que poderia estar. De momento prefiro a versão do mauri.
Posso dizer que faz-me alguma confusão ver juntas as 2 versões do mesmo assunto, mesmo sendo uma prática corrente! Sinto que se ocupa muito espaço! :cry: :cry: :cry: (tolice minha talvez).
Já a obrigatoriedade de indicar "ligação" à tradução de "qualidade", (onde estará ela?), para mim seria de leitura/análise mais fácil/rápida.
Suponho que a possibilidade de "abrir" a tradução na hora, ajuda os menos versados em línguas como eu, a ir à tradução ou não. Isto só para não alongar muito o "post". Mas só por isso. Daí que aceito a regra como está...
Sendo que a mudança não me assusta, adopto-a imediatamente se lhe vir beneficio. Por norma, sigo o principio. Se pode complicar, deixo estar como está.
;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por serges »

Deixem ver o que dizem os moderadores mas mais importante os administradores sobre tal possibilidade de botão de tradução!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por hmma »

A tradução poderia ser a 2 níveis:

1 - em textos publicados no fórum, por exemplo seleccionando o texto e com o botão direito (ou com um pequeno menu em hover) ter a opção de traduzir;
2 - em links externos, também com right-click ou com um hover-menu, ter a opção de abrir o link já "embutido" no tradutor (do Google, por exemplo)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por serges »

Gosto... gosto uma boa opção... vamos ver...

Sent by Motorola Defy+
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Sugestões para alteração de regras ou funcionamento do f

Mensagem por hmma »

Se o forum/plataforma fornecer a tradução automática, eventualmente a regra 9 (ou parte dela) até deixa de fazer sentido :D
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”