Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Responder

Deivyd
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta mar 16, 2018 1:22 pm
Estado: Desligado

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Deivyd » sexta mar 16, 2018 5:00 pm

Sr. Josenir, gostei muito da explanação.
-Tenho um estator com 36 canais... é possível enrolar ele bifásico obtendo 36 canais?
imaginei dessa forma pois de acordo com a fórmula bastaria 200 rpm pra gerar energia.
-Qual a diferença entre o boninamento com estator e boninamento sem o estator ?
abraço

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir » quarta mar 21, 2018 1:28 am

Deivyd Escreveu:
sexta mar 16, 2018 5:00 pm
Sr. Josenir, gostei muito da explanação.
-Tenho um estator com 36 canais... é possível enrolar ele bifásico obtendo 36 canais?
imaginei dessa forma pois de acordo com a fórmula bastaria 200 rpm pra gerar energia.
Talvez, depende do rotor. A quantidade de polos do estator tem que casar com a quantidade de polos do rotor. Caso contrário não vai gerar energia.
Deivyd Escreveu:-Qual a diferença entre o boninamento com estator e boninamento sem o estator ?
abraço
Não existe isso: bobinamento com e sem estator. O que existe são geradores que usam estator de ferro laminado e outros que não usam ferro no núcleo. Os geradores em geral possuem estator de ferro laminado. O estator de ferro laminado serve para concentrar o campo magnético das bobinas. Os geradores axiais de ímãs permanentes não usam estator de ferro laminado, porque usam dois discos com ímãs. E esses dois discos já servem para concentrar o campo magnético, dispensando o estator de ferro laminado.

Em relação aos seus questionamentos, eu gostaria de esclarecer que o objetivo deste tópico não é "inventar" ou "criar" um gerador. A ideia aqui é só orientar sobre como funcionam os bobinamentos, para que as pessoas entendam melhor como funciona um gerador.

Se você pretende construir um gerador, procure um projeto e tente montar da forma como o autor orienta. Não tente "inventar a roda", tentando criar um projeto novo do zero. Se insistir em fazer assim, vai perder tempo, dinheiro, e ainda pode não conseguir concluir.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges » quarta mar 21, 2018 12:14 pm

Obrigado Josenir sempre a aprender...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

gen2
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda abr 22, 2019 2:54 am

Re: Sugestões de alterações em bobinamento de geradores

Mensagem por gen2 » segunda abr 22, 2019 3:30 am

Josenir Escreveu:
sábado out 04, 2008 12:36 am
sugestões de alterações em bobinamento de geradores

observe na figura 1 o bobinamento mais comum usado em alternadores automotivos. para torná-lo mais adequado ao uso em eólica podemos alterar o bobinamento para 12 pólos. desta forma estaremos melhorando o seu desempenho em rotações mais baixas. não esqueça que um gerador de 6 pólos gera com 1200 rpm e um de 12 pólos gera com apenas 600 rpm, logo já seria uma alteração fácil de ser feita e considerável a nível de desempenho. para melhorar um pouco mais pode-se aumentar o numero de espiras por bobina, para pelo menos o dobro. é claro que tem-se que diminuir a bitola do fio para que o novo bobinamento se encaixe no espaço físico do estator, mas pode-se usar um pouco mais de espaço, pois a bobina original quase sempre não usa todo o espaço do estator. o bobinamento para 12 pólos está na figura 2 e parece até mais simples de ser feito. na verdade o que muda é a forma de ligar as 6 bobinas de cada fase entre si.

uma outra opção seria fazer um bobinamento hexafásico. no caso do alternador automotivo a coisa complica um pouco mais devido ao fato de o alternador ter embutido apenas 6 diodos retificadores e o bobinamento hexafásico vai exigir 12, logo terá que providenciar um local adequado para fixar mais 6 diodos, talvez na placa do regulador de tensão.
o bobinamento hexafásico está na figura 3.
não esqueça que não se pode alterar o número de pólos do bobinamento do estator de um gerador para qualquer número, sem alterar o numero de pólos do induzido. o alternador automotivo, devido à sua forma construtiva pode ter o estator bobinado com o dobro do número de pólos do induzido, qualquer outro número não vai funcionar. os geradores de indução, com rotor em gaiola de esquilo também aceitam o dobro, mas os geradores síncronos de rotor bobinado só podem ter o estator alterado se o induzido também for alterado para a nova quantidade de pólos. os geradores com ímãs permanentes são um pouco mais flexíveis, mas também só aceitam quantidade de pólos diferentes desde que sejam pares e múltiplos inteiros do número de ímãs, ou então se usar apenas uma bobina por fase, mas mesmo assim deve ter número de ímãs sempre par e com polaridades alternadas:

boa boite josenir ! estou estudando sobre enrolamento e vi este poste mas nao consegui entender o diagrama de enrolamento abaixo de 36 ranhuras 12 polos 6 bobinas nao seria 18 polos nesta configuraçao obrigado

bouroinho
Membro
Membro
Registado: domingo mai 12, 2019 9:47 am

Mensagem por bouroinho » domingo mai 12, 2019 10:06 am

070tiag0 Escreveu:
domingo mar 29, 2009 2:45 pm
bem josenir fiz a bobinagem como me aconselhou, e estou um pouco desiludido, pois em velocidade normal apenas produz +/- 5 v, com uma grande amperagem. (não posso converter amperes em volts, certo?)

que utilidade posso dar a isto para rentabilizar o meu projecto? carregar baterias? sugestões se faz favor.

só para experimentar liguei inícios das três fazes umas às outras e os finais passei na ponte rectificadora. como na imagem,

Imagem

imagens do projecto:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

nesta imagens falta o prato de ímanes superior.

Imagem

Imagem
Não dá para ver as imagens

bouroinho
Membro
Membro
Registado: domingo mai 12, 2019 9:47 am

Mensagem por bouroinho » domingo mai 12, 2019 4:10 pm

Boas,
No gerador axial trifásico (12 bobines e 16 ímans), o buraco no meio da bobine tem que ser ligeiramente maior que o tamanho do íman, para que este não seja posicionado simultaneamente nos dois polos da bobine, ou este facto não tem iportância?

E no axial bifásico (12 bobines e 12 ímans), um íman pode tocar simultaneamente parte dos 2 pólos da bobine ou o furo da bobine tem que ser do tamanho do íman?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”