Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
artedu
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo nov 28, 2010 4:18 pm
Localização: Angra do Heroismo

Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por artedu »

boa tarde. venho partilhar o meu projecto de um aerogerador de 1000w todo construido por mim depois de varias pesquisas em varios sites e tambem com muita informaçao do forum . o aerogerador é o resultado da conjugaçâo de varios projectos já realizados. é um aerogerador de 1000w 24v e alimenta 4 baterias de 12v e tem um controlador/inversor 24v1000w.a turbina foi construida através de informaçao retirada deste site :

Código: Selecionar todos

moderado:artº 4º:mauri
e posso partilhar que depois de ter feito com varios tipos de turbina,essas sao excelentes. não consigo partilhar por aqui as fotos e os videos do projecto mas podem ver no youtube através do link.



Link

Código: Selecionar todos

colocada a imagem do vídeo:mauri

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por mauri »

artedu Escreveu:não consigo partilhar por aqui as fotos e os videos do projecto mas podem ver no youtube através do link.
bom trabalho: porque não pode colocar as fotos e videos do projecto? convinha dar uma melhor explicação como fez tal projecto: seria uma mais valia.
já agora também uma passagem pelas apresentações.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
artedu
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo nov 28, 2010 4:18 pm
Localização: Angra do Heroismo

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por artedu »

bom,pelo que percebi nao podia indicar o site o que desde já peço desculpa.acho que os videos e algumas fotos ultrapassam as dimensoes possiveis para carregar aqui no site,mas consegui carregar essas 3.bem o projecto é composto por 24 imans e 9 bobines.as pás tem um diametro de cerca de 0,90cm e uma altura de 1,20mt, tem uma estrutura metalica e forrada em folha de aluminio.uma parte curiosa é que o projecto tem componentes dos eua,inglaterra,espanha,china e claro de portugal.o custo final incluindo inversor e baterias ronda os 1100,00€ porque as baterias sao usadas e a mao de obra foi minha.vou tentar colocar fotos das baterias e do regulador/inversor.
Anexos
foto6.jpg
foto6.jpg (28.07 KiB) Visto 17804 vezes
foto5.jpg
foto5.jpg (17.98 KiB) Visto 17804 vezes
foto4.jpg
foto4.jpg (34.94 KiB) Visto 17804 vezes

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por Sun_rise_pt »

parabens, artedu.

espero que esse trabalho incentive outros a fazer algo semelhante.

seria bom informar aqui dos resultados obtidos ( especialmente, tensão (v) e intensidade (a) a várias velocidades de vento.

não será complicado medir também as r. p. m..

que a coisa progrida, são os meus votos!

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo parabéns pelo trabalho, só assim é que este fórum progride. no teu filme ouve-se um barulho de latas a bater, é som de fundo ou existe algum desequilíbrio. não leve a mal este meu reparo, pois o equilíbrio é muito importante para o bom desempenho destes engenhos.


Autor do tópico
artedu
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo nov 28, 2010 4:18 pm
Localização: Angra do Heroismo

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por artedu »

obrigado pelas mensagens de apoio.realmente o som que se ouve é de uma pá que tem 2 rebites mal apertados o que já foi resolvido.como devem imaginar tudo até ficar 100% leva algum tempo e varios reajustos...a opiniao que tenho é que este tipo de aerogerador tem enormes vantagens em relaçao aos horizontais e a principal é que sao 100% silenciosos o que permite montar muito proximo das casas de habitaçao sem incomodar os vizinhos com ruídos ou algum receio da élice se quebrar.aproveito para partilhar mais algumas fotos e lembrar que este é apenas um projecto amador e que ainda precisa evoluir muito.
Anexos
baterias.jpg
baterias.jpg (24.31 KiB) Visto 17723 vezes
volts.jpg
volts.jpg (7.65 KiB) Visto 17723 vezes
inversor.jpg
inversor.jpg (21.86 KiB) Visto 17723 vezes

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por mauri »

artedu Escreveu: a principal é que sao 100% silenciosos o que permite montar muito proximo das casas de habitaçao sem incomodar os vizinhos com ruídos ou algum receio da élice se quebrar.
mas no vídeo ainda se ouve muito barulho, junto a uma casa não incomodará? e que velocidade de vento será necessária para que trabalhe sem problemas?
artedu Escreveu: aproveito para partilhar mais algumas fotos e lembrar que este é apenas um projecto amador e que ainda precisa evoluir muito.
eu não considero amador, muito profissionalismo, visto da minha parte, claro.
e se as fotos forem grandes, coloca-as que ou o programa ou eu as redimensiono.
vai dando notícias e partilha de informação.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo de fato tem razão em relação à construção destas turbinas, não precisam de tanta engenharia. quanto ao rendimento já não concordo contigo. se forem montadas em zonas ventosas ai sim conseguem rendimentos ótimos. se tiveres que tirar partido de ventos mais fracos, a coisa complica-se. falo por experiência própria. mas não é para desanimar se as coisas não resultam de uma maneira só temos é que mudar de direção. o trabalho já é de certo nível continua, pois estás no bom caminho.


Autor do tópico
artedu
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo nov 28, 2010 4:18 pm
Localização: Angra do Heroismo

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por artedu »

pois... em relação a rendimentos ainda não posso falar porque ainda estou em fase de testes e acabamentos. posso dizer que a zona onde ele está montado é uma zona boa de vento (sou dos açores). mas espero em breve já poder apresentar resultados.pelo menos já posso dizer que atinge boas rotações o que já não é nada mau....

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por tiktak »

olá; artedu .

parabens pelo projecto eolico.

pessoalmente tambem tenho uma certa simpatia por esse tipo de turbina de eixo vertical,mesmo sabendo que a opinião de alguns colegas não é favoravel.
tenho o meu projecto parado,porque ainda não me decidi por qual optar.
a que altitude,do solo está colocado ?
que tipo de imanes foram utilizados?
qual a espessura do fio das bobinas. e numero de espiras.?

bom não faço mais perguntas;............. por agora

a experiencia dos outros, serve sempre para aumentar o conhecimento


boa continuação


Autor do tópico
artedu
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo nov 28, 2010 4:18 pm
Localização: Angra do Heroismo

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por artedu »

boa noite . como já tinha dito é com muito gosto que partilho os pormenores desse projecto.a altitude é cerca de 6mt... os imans 24 de "35 ndfeb magnets 1" x 2" x 1/2" e tem cerca de 72 voltas com fio esmaltado 14awg. já está a funcionar á cerca de 2 semanas...


Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por Goahead »

boas

já tens numeros para mostrar após estas semanas?

tipo kwh, maximo amp, maximo volts etc

goahead

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por tiktak »

olá artedu ;

na foto onde mostras o conjunto rotore/estator,nota-se uma grande distancia entre os imãs

qual foi o diametro total do rotor?

esperamos que estejas contente com o teu magnifico trabalho,e qualquer outra informação
que queiras partilhar é bem-vinda.

em relação a abundancia de ventos na tua zona,podes dizer qual é a tua zona ?

tiktak


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por Smarley »

olá artedu,

este projeto é exatamento o que eu pretendia montar, só que tive que aumentar o tamanho das pás em virtude da potência.
já conseguiu medir a corrente do teu gerador?

abraço!


S1lva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta dez 14, 2011 1:58 am

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por S1lva »

Boas artedu! Gostava de saber como conseguiste mandar vir os imãs de neodimio para os Açores, também sou dos Açores e estou a pensar construir um aerogerador de 1000w, mas ainda estou na fase de aprendizagem e a tentar encontrar os materiais necessários, sendo os imãs uma questão difícil..


Autor do tópico
artedu
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo nov 28, 2010 4:18 pm
Localização: Angra do Heroismo

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por artedu »

Boa noite. Peço desculpa por não ter respondido ás várias questões mas estive ausente. Respondendo ao Membro S1lva,consegue-se encontrar todo o material necessário aqui na net e comprar. Depois o material é enviado para a respectiva Ilha através de avião ou barco. No meu caso comprei os imãs e o fio de cobre no mesmo site nos Estados Unidos. O controlador/inversor foi comprado na China. É necessário guardar o comprovativo do pagamento para depois despachar na Alfandega.O tempo de envio varia um pouco... Houve artigos que levaram cerca de 3 semanas outros quase 2 meses... É necessário muita paciencia para concluir este projecto ,pq o material que é preciso leva algum tempo a chegar,mas tudo chega..!! Espero ter ajudado e qualquer duvida que eu possa ajudar é só dizer... Julgo que não posso postar aqui o site dos imãs... por isso vou te enviar numa mensagem privada. Abraço.


jeepcas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda jan 23, 2012 12:58 pm

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por jeepcas »

como vc pode me mandar o projeto de aerogerador 1000v 24v

por enquanto muito obrigado pela atenção


Autor do tópico
artedu
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo nov 28, 2010 4:18 pm
Localização: Angra do Heroismo

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por artedu »

Posso enviar por email.

Avatar do Utilizador

Robson_Foz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça fev 28, 2012 2:59 pm
Localização: Paraná, Brasil

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por Robson_Foz »

Bom dia.
estou atras de um projeto deste, poderia enviar pra eu?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Projecto de Aerogerador 1000w 24v concluído.

Mensagem por mauri »

O artedu tem feito a sua partilha do seu projeto que engrandece não só o fórum como todos podem ter acesso a ele.
Como muitos têm pedido por mp o mesmo, a réplica fica feita. Em vez de enviar por pm seria melhor expô-lo em mais concreto aqui e assim tiravam as suas dúvidas.
Parabéns ao artedu.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Energia Eólica”