Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga..

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por Wolfire »

moisesmartins Escreveu:Ou simplesmente cortando aquela ligação já resolve certo?
Certo ;)

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por Wolfire »

Emanuel Couto Escreveu:
Wolfire Escreveu: Amigo Emanuel está equivocado, nesse caso todas as bobinas devem estar enroladas no mesmo sentido para oposição de fases ;)
Amigo Wolfire!
Tinha a ideia que a ligação das bobines num enrolamento (bifásico) era em duas fases separadas, com sentidos opostos!
Diferente de um enrolamento (trifásico) ou mesmo (hexafásico) que a corrente segue no mesmo sentido.

quote]

Está correto ;) é que como um imã está ao mesmo tempo em cima de duas bobinas, uma de cada fase a corrente segue em sentidos opostos.

Abraço aí.


Autor do tópico
moisesmartins
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado ago 23, 2014 6:23 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por moisesmartins »

Vou fazer alguns testes e volto para informar qual o resultado.

Obrigado a todos!!!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por Emanuel Couto »

Ok, ficamos a aguardar ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
moisesmartins
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado ago 23, 2014 6:23 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por moisesmartins »

Frustrado :!:

O resultado dos meus testes foram decepcionantes, inicialmente nós conseguimos uma tensão de 20 volts aproximadamente e logo fiquei feliz, mas minha alegria durou muito pouco. tentei acender uma lâmpada automotiva de 21W, 1.7A e meu aerogerador quase parou de girar caindo a tensão para 1 volt e a lâmpada nem ao menos piscou.. :lol:

:(

Será que foi a bitola do fio que eu usei? Usei fio 22 AWG com 200 aspiras cada bobina, se eu usar um fio mais grosso como por exemplo o 14 ou 17 AWG ajuda alguma coisa? Penso que com o fio mais grosso a tensão vai diminuir mas a corrente aumenta e não vai pesar tanto para girar. Está correto meu pensamento?

Ou em ultimo caso, aumentar o tamanho das minhas hélices pode ajudar, não sei... Ou até mesmo chegar a conclusão que minha região não tem vento suficiente e desistir do projeto. :(

O que os amigos acham? Obrigado!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por Emanuel Couto »

moisesmartins Escreveu:Frustrado :!:

O resultado dos meus testes foram decepcionantes, inicialmente nós conseguimos uma tensão de 20 volts aproximadamente e logo fiquei feliz, mas minha alegria durou muito pouco. tentei acender uma lâmpada automotiva de 21W, 1.7A e meu aerogerador quase parou de girar caindo a tensão para 1 volt e a lâmpada nem ao menos piscou.. :lol:

:(

Será que foi a bitola do fio que eu usei? Usei fio 22 AWG com 200 aspiras cada bobina, se eu usar um fio mais grosso como por exemplo o 14 ou 17 AWG ajuda alguma coisa? Penso que com o fio mais grosso a tensão vai diminuir mas a corrente aumenta e não vai pesar tanto para girar. Está correto meu pensamento?

Ou em ultimo caso, aumentar o tamanho das minhas hélices pode ajudar, não sei... Ou até mesmo chegar a conclusão que minha região não tem vento suficiente e desistir do projeto. :(

O que os amigos acham? Obrigado!
Boas!
A potência é sempre a multiplicação da tensão pela corrente..!!

Acho que tens é pouco vento...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por Wolfire »

O peso é o mesmo para a mesma potencia, não importa a grossura do fio.
O problema deve ser o vento mesmo...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por Emanuel Couto »

Não vale a pena desanimar..!!

Já pensou em obter energia através de painéis fotovoltaicos :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
moisesmartins
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado ago 23, 2014 6:23 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por moisesmartins »

Emanuel Couto Escreveu:Não vale a pena desanimar..!!

Já pensou em obter energia através de painéis fotovoltaicos :!:
Meu objetivo era fazer algo com melhor desempenho e baixo custo, painéis fotovoltaicos são caros.
Ainda não desistir, vou fazer um rotor com 9 bobinas com ligação trifásica e aumentar o tamanho das hélices. Muito dos materiais que usei pode ser reaproveitado, só desisto se ficar muito caro e não compensar.

Posto aqui o resultado em breve.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por Emanuel Couto »

É assim mesmo! Desistir é morrer...
Cá ficamos a aguardar o seu novo projecto ;)

Só uma nota!
Os painéis, de dia para dia, estão a ficar com preços mais acessíveis.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
moisesmartins
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado ago 23, 2014 6:23 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por moisesmartins »

Depois de muita pesquisa e aprendizado, eu percebi o quanto é idiota o titulo desse tópico. :oops:

De qualquer maneira eu ainda não desistir. Algum dos amigos do forum tem alguma explicação técnica do que acontece com o gerador quando estar a gerar energia? Qual o motivo técnico e se possível com ajuda de alguma imagem ou vídeo demonstrando a potencia e o a força exigida para girar o gerador (Campo magnético ou algo do tipo) quando este está com alguma carga.

Já entendi que...
A potência é sempre a multiplicação da tensão pela corrente..!!
Eu achei um vídeo na internet bem legal onde a pessoa construiu um gerador com o estator de moto e acendia uma lampada automotiva impulsionando o gerador apenas com a mão aparentemente sem nenhum esforço. Qual o segredo pois o meu projeto é pesado que até girando com a mão pesa tanto.???????? :? s :!: :?: :( :?
Sofro bastante para acender uma lampada dessas e mesmo assim só consigo um pequeno brilho na lampada.

Meu estator está atualmente com 9 bobinas com ligação trifásica com retificador 30a em cada fase, as bobinas tem 150 espiras e fio 17 AWG.

Agradeço se ainda tiverem paciência comigo mais um pouco.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por Wolfire »

moisesmartins Escreveu:Depois de muita pesquisa e aprendizado, eu percebi o quanto é idiota o titulo desse tópico. :oops:

De qualquer maneira eu ainda não desistir. Algum dos amigos do forum tem alguma explicação técnica do que acontece com o gerador quando estar a gerar energia? Qual o motivo técnico e se possível com ajuda de alguma imagem ou vídeo demonstrando a potencia e o a força exigida para girar o gerador (Campo magnético ou algo do tipo) quando este está com alguma carga.

Já entendi que...
A potência é sempre a multiplicação da tensão pela corrente..!!
Eu achei um vídeo na internet bem legal onde a pessoa construiu um gerador com o estator de moto e acendia uma lampada automotiva impulsionando o gerador apenas com a mão aparentemente sem nenhum esforço. Qual o segredo pois o meu projeto é pesado que até girando com a mão pesa tanto.???????? :? s :!: :?: :( :?
Sofro bastante para acender uma lampada dessas e mesmo assim só consigo um pequeno brilho na lampada.

Meu estator está atualmente com 9 bobinas com ligação trifásica com retificador 30a em cada fase, as bobinas tem 150 espiras e fio 17 AWG.

Agradeço se ainda tiverem paciência comigo mais um pouco.
Para um gerador bem concebido peso é o mesmo para a mesma potencia não importa o gerador.
Se é o mesmo vídeo que vi é uma lâmpada de 5W muito fácil de acender.


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Gerador eólico pesa bastante quando conecta alguma carga

Mensagem por fpereirainventor »

Bom dia.

A ligação das bobines é bifásica, se fosse trifásica aumentaria a potência e reduziria, consequentemente o esforço, quando à carga.

Faltam outros dados essenciais:

- É axial ou radial?
- Qual a dimensão dos imanes?
- Qual a espessura das bobines?
- Qual a blindagem magnética?

Já fiz vários geradores e muitos testes, na prática mesmo, e cheguei à conclusão que se os imanes tiverem espessura superior à das bobines, prende mais e produz menos, inclusive os dois imanes dos dois discos de imanes (axiais).

Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”