Duvida! Disco dos Imâs

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Ola!,
Bom sou novo no forum e venho com minha primeira duvida sobre os geradores. Pretendo fazer gerador padrão como o pessoal faz aqui no forum. Uma sandoiche com 1 disco de imâs, o disco com o enrolamento e o outro disco de imâs.
Lendo no forum vi que o pessoal costuma utilizar discos de aço para prender os imâs, mas ai me surgiu uma icóglita. Usando um disco de aço, que é um material Magnético, não enfraqueceria a potencia magnética dos imâs de neodimio?
Alguem já tentou fazer os discos dos imâs com fibra de vidro, fazendo um disco grosso para que ele não entorte?

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:Ola!,
Bom sou novo no forum e venho com minha primeira duvida sobre os geradores. Pretendo fazer gerador padrão como o pessoal faz aqui no forum. Uma sandoiche com 1 disco de imâs, o disco com o enrolamento e o outro disco de imâs.
Lendo no forum vi que o pessoal costuma utilizar discos de aço para prender os imâs, mas ai me surgiu uma icóglita. Usando um disco de aço, que é um material Magnético, não enfraqueceria a potencia magnética dos imâs de neodimio?
Alguem já tentou fazer os discos dos imâs com fibra de vidro, fazendo um disco grosso para que ele não entorte?
Muito pelo contrario os discos de ferro só ajudam a concentrar o campo magnético
Ger_AX_campo.jpg
Ger_AX_campo.jpg (19.99 KiB) Visto 7629 vezes


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

HUmmmmm, Muito obrigado por esclarecer esta minha duvida , agora ja tive uma idéia de que tipo de disco usar, Vou usar disco de plantadeira de soja. :) vlw

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:HUmmmmm, Muito obrigado por esclarecer esta minha duvida , agora ja tive uma idéia de que tipo de disco usar, Vou usar disco de plantadeira de soja. :) vlw
Acho que é fino o disco deve ter a grossura do imã e melhor ferro do que aço ;)


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Fazendo umas contas aqui percebi que tenho 16 imâs ( neodimio N50 30mm x 20mm x 10mm, conseguiria fazer 8 conjuntos, Para um gerador de baixa RPM que quero fazer seria melhor conseguir outro par de imâs ou daria para fazer com 8 pares?

Com 8 pares conseguiria fazer um gerador com 2 fases de 4 bobinas, oque acham deste aranjo?

Se fizer com 8 pares, posso usar 9 bobinas?

E se fizer monofasico, qual os impecilios do monofasico? Menos corrente? Bobina mais grossa?

Agradeço o pessoal do forum.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Emanuel Couto »

Wolfire Escreveu:
Druida6970 Escreveu:HUmmmmm, Muito obrigado por esclarecer esta minha duvida , agora ja tive uma idéia de que tipo de disco usar, Vou usar disco de plantadeira de soja. :) vlw
Acho que é fino o disco deve ter a grossura do imã e melhor ferro do que aço ;)
Sem dúvida amigo Wolfire ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Druida6970 Escreveu:Fazendo umas contas aqui percebi que tenho 16 imâs ( neodimio N50 30mm x 20mm x 10mm, conseguiria fazer 8 conjuntos, Para um gerador de baixa RPM que quero fazer seria melhor conseguir outro par de imâs ou daria para fazer com 8 pares?

Com 8 pares conseguiria fazer um gerador com 2 fases de 4 bobinas, oque acham deste aranjo?

Se fizer com 8 pares, posso usar 9 bobinas?

E se fizer monofasico, qual os impecilios do monofasico? Menos corrente? Bobina mais grossa?

Agradeço o pessoal do forum.
Alguem pode em exclarecer esta duvida?


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

E ai galera venho aqui para dizer que ja fiz o disco dos imas mas tive que fazer com os discos de implementos agriculas mesmo pois não con segui disco grosso. Agora a duvida é . Usar o gerador com os 18 imâs de neodimio N50 40mmx20mmx10mm em apenas um disco fazendo um gerador com mais polos ( 18 polos ) e com geração com menos rotação? provavelmente Bifasico.

Ou colocar 9 imâs em cada disco e fazer um gerador de 9 polos com geração com rotação maior? monofasico?
Anexos
menor.jpg
menor.jpg (403.3 KiB) Visto 7391 vezes

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Com 9 não dá.
Eu faria com 8 imãs em cada disco, 16 polos bifásico com oposição de fases.
Os imãs em um só disco o rendimento é muito pouco.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

E se eu colocar um outro disco sem imâs para atrair o campo? Se foce usar os 18 em um disco seria como mostra a foto como devo fazer? bifasico?
Anexos
gerador bobinas! menor.jpg
gerador bobinas! menor.jpg (676.31 KiB) Visto 7320 vezes


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Fiz eles com os imâs em um só disco . a bobina com 118 voltas deu 15 volts e 4 amperes em 420 RPM. Oque vocês acham faço 18 bobinas com 118 voltas e ligo em paralelo?

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:Fiz eles com os imâs em um só disco . a bobina com 118 voltas deu 15 volts e 4 amperes em 420 RPM. Oque vocês acham faço 18 bobinas com 118 voltas e ligo em paralelo?
Isso com uma bobina? como mediu isso?


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

1 bobina , amperagem em curto. voltagem em aberto. EM teste de observação ligou uma lampada de 12v / 21wats até quase queima-la. e conseguiu avermelhar uma lampada halogena de 500w 220volts.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:1 bobina , amperagem em curto. voltagem em aberto. EM teste de observação ligou uma lampada de 12v / 21wats até quase queima-la. e conseguiu avermelhar uma lampada halogena de 500w 220volts.
Como sabe que quase queimou a lâmpada eheheh. isso é como uma mulher estar meio gravida :lol: :lol: :lol:
Não deve medir os A em curto. Retifica e mede os A em série com a lâmpada e tem os A que ela consome e ai sabe quantos W esta gerando.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

A lampada é de carro 21 wats, ela é amarela, quando foi aumentando o brilio conforme o gerador ganhva velocidade, ela ficou branca como um flash , penso eu que quase queimando.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

medindo com um ventilador ligado a bobina marcou 4 amperes a 16 volts

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:medindo com um ventilador ligado a bobina marcou 4 amperes a 16 volts
Imagino que seria um ventilador a tocar as Hélices do gerador e assim o gerador com uma bobina esta a dar 4 amperes e 16 volts ou seja 64 W.
De certeza que não esta sabendo fazer as medidas corretamente.
Ou se está a tocar um ventilador com a bobina imagino que deva ser um cooler, este jamais puxaria 4A, mesmo que fosse um ventilador daqueles de caminhão de 12V também não exigiria estes A
reforçando que algo nas medidas vai mal. Ou quero este gerador para mim eheheeh.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Não cara vc ta entendendo errado mano kkkk. Prendi o eixo do rotor em uma morça. coloquei um motor de 1/3 ligado ao rotor por uma correia, fiz 1 bobina e inseri entre os discos, coloquei um retificador na bobina, liguei um ventilador de caminhão que foi feito com um motor de limpador de parabrisas. liguei o motor , rotor girou , medi a amperagem em série hoje deu 3.50 Amperes. e a voltagem no momento estava em 10,5 Volts.

Liguei o mesmo ventilador em uma bateria medindo a amperagem em série e deu os mesmos 3.50 Amperes. sendo assim penso eu que o gerador deve gerar mais que esses 3.50. O motor tem a ressistencia de 2 ohms.

Tenho uma duvida. em aberto agora com essa bobina nova que fiz esta dando 20 volts, medindo em aberto. Liguei uma lampada 12v de 21 wats e a voltagem foi para 16 volts.


Quando eu usar esse gerador com as 18 bobinas, essa queda de tensão será menor tendo em vista a quantia de bobinas em paralelo? ( bifasico, 9 + 9 ) ?

amanha vou postar uma foto para sanar as duvidas.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:Não cara vc ta entendendo errado mano kkkk. Prendi o eixo do rotor em uma morça. coloquei um motor de 1/3 ligado ao rotor por uma correia, fiz 1 bobina e inseri entre os discos, coloquei um retificador na bobina, liguei um ventilador de caminhão que foi feito com um motor de limpador de parabrisas. liguei o motor , rotor girou , medi a amperagem em série hoje deu 3.50 Amperes. e a voltagem no momento estava em 10,5 Volts.

Liguei o mesmo ventilador em uma bateria medindo a amperagem em série e deu os mesmos 3.50 Amperes. sendo assim penso eu que o gerador deve gerar mais que esses 3.50. O motor tem a ressistencia de 2 ohms.

Tenho uma duvida. em aberto agora com essa bobina nova que fiz esta dando 20 volts, medindo em aberto. Liguei uma lampada 12v de 21 wats e a voltagem foi para 16 volts.


Quando eu usar esse gerador com as 18 bobinas, essa queda de tensão será menor tendo em vista a quantia de bobinas em paralelo? ( bifasico, 9 + 9 ) ?

amanha vou postar uma foto para sanar as duvidas.
Esta explicado só que ai acho que passou longe dos 420 rpms.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Não mano, o motor tem 1430 RPM. Medi o comprimento das polias e cheguei a 420 rpm no rotor. lembrando que são 18 polos.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”