Projectar um Aerogerador com 2 discos de imans

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
tyger_bms
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mar 04, 2015 12:40 pm

Projectar um Aerogerador com 2 discos de imans

Mensagem por tyger_bms »

Boa tarde, tenho um mini projecto feito por mim de paineis fotovoltaicos (12v 750w) na minha casa e pretendo agora fazer um aerogerador com 2 discos de imans tipo Sandwish, para ajudar no consumo de casa, mas tenho varias duvidas sobre as construcoes das bobines. tenho conhecimentos basicos de electronica mas em relacao a bobines o conhecimento que tenho foi apenas aquele que aprendi na escola e como tal a lei de Henry é do meu conhecimento.
A minha questao é que nao sei que tamanho deve ficar as bobines de cobre (seccao do cabo, quatidade de espiras e tamanho do nucleo).
O meu projecto terá base nos enumeros videos que estao no youtube. 2 discos com 12 imans em cada disco e no meiu deles o estator com 12 bobines de cobre.
Os imans serao os famosos blocos neodímios 4x2x1cm ( ou talvez maior caso as potencias desejadas nao cheguem ao que eu pretendo). Este aerogerador terá uma RPM baixa mas nao sei a que RPM o aerogerador irá funcionar com o vento.
A minha unica referencia é que a saida dos terminais do indutor fosse gerada cerca de 13V / 14V para poder ligar a um controlador e por sua vez este carregar as baterias.
A nivel de potencia era bom poder tirar varios amperes do aerogerador, tudo o que vier acima dos 1000w era optimo (nao sei se 1000w é muito de um aerogerador, sou capaz de tar a a dizer alguma barbaridade) mas o que pretendo é mesmo algo muito potente.

Portanto resumidamente para nao ser muito confuso
Iman - 12 neodímios 4x2x1cm cada disco
Bobines - 12
Voltagem a saida - 13v/14V
Potencia gerada - pelo menos 1000w
Numero de Fases - Nao sei quantas devo fazer se só 1 fase; 2 fases ou 3 fases, nao sei o que é mais rentavel
1 Fase - 12 bobines em serie; 2 Fases - 6 bobines em serie x2; 3 Fases - 3 bobines em serie x3
Diametro do nucle vazio - ? Nao sei qual o diametro que deve ter as bobines para estes imans
Seccao do condutor de cobre - ? Tambem nao sei
Quantidade de espiras que as bobines devem ter - ? Nao sei

Espero que me possam dar uma ajuda sobre estas questoes
Cumprimentos


sedento
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta fev 11, 2015 9:00 pm

Re: Projectar um Aerogerador com 2 discos de imans

Mensagem por sedento »

Aqui no forum mesmo tem muita informação de uma procurada melhor que essas duvidas vão ser praticamente sanadas abraço

Responder

Voltar para “Energia Eólica”