Dúvida em projeto de aerogerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Alec
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mar 06, 2015 11:11 am
Localização: São Paulo / Brasil

Dúvida em projeto de aerogerador

Mensagem por Alec »

Olá Pessoal!!

Sou novo por aqui mas já vim trazer problemas.... :mrgreen:
Estou a desenvolver um projeto de produção de energia elétrica com base em um aerogerador e futuramente pretendo incluir placas solares. No início pretendia fazer um banco com 4 baterias estacionárias de 115A cada para trabalhar com sistema de 24v... Mas foi quando apareceu um inversor de 3000W com um preço bom porém ele trabalha com 96V. A principio achei um bom negócio pois trabalharia com uma corrente mais baixa e tensão mais alta, poderia usar fios mais finos e menos aquecimento nos componentes. Logo de cara tive que comprar mais 4 baterias , então agora estou com um banco de oito baterias ligadas em série, ou seja, 96v com 115A... Uma boa autonomia para o consumo que eu tenho aqui em casa.

Na parte do aerogerador estou a construir um de eixo vertical com 80cm de diâmetro e 1mt de altura, um alternador automotivo convertido para imãs permanentes de neodímio de 14v e 45A....

Ai vai o problema...

Como as baterias estão ligadas em série , eu não posso carrega-las em 12v paralelo, a não ser por um sistema de chaveamento complicado de se fazer ou um conversor de 14vcc p/ 120vcc também de difícil construção...

Então veja no que estou pensando.... Modifico o bobinamento do gerador para ele fornecer 120v e 6A.... mas estou com problemas em achar um controlador de carga para sistema 96v que trabalhe com aerogeradores, quando se acha são caros e super dimensionados p/ o meu projeto ... a maioria dos controladores p/ 96v são desenvolvidos para placas solares... agora eu pergunto, será que a única diferença entre os controladores para aerogerador e placa solar é que um trabalha com CC na entrada e o outro trabalha com CA ?? Se fosse só essa a diferença ,eu retificaria a corrente do gerador antes de entrar no controlador de carga e tudo se resolveria.

Além desta dúvida , estou aberto a outras opções diferentes dessa, que os colegas do fórum possam me sugerir...

Depois posto umas fotos de como anda o projeto,

Abraço, Alexandre

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Dúvida em projeto de aerogerador

Mensagem por visitante1 »

para 96V não estou a ver controlador! 72V há alguns.

qual é a marca desse inversor de 3kw?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Alec
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mar 06, 2015 11:11 am
Localização: São Paulo / Brasil

Re: Dúvida em projeto de aerogerador

Mensagem por Alec »

Olá,

Esse inversor é de fabrico brasileiro, na realidade ele é um No break...

Achei esse controlador no aliexpress http://www.aliexpress.com/af/charge-reg ... =y&catId=0

pois ele é para placas solares... Ai é que está minha dúvida , será que daria certo em aerogerador?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Dúvida em projeto de aerogerador

Mensagem por visitante1 »

Para paineis deves escolher controlador MPPT
tens este hibrido parece fixe, embora xinoca claro!
http://www.aliexpress.com/item/2kw-96v- ... 57135.html

vou estar atento a estes controladores, pode passar pelo proximo upgrade meu, caso alguns fatores se alterem...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvida em projeto de aerogerador

Mensagem por CrOhN »

visitante1 Escreveu:Para paineis deves escolher controlador MPPT
tens este hibrido parece fixe, embora xinoca claro!
http://www.aliexpress.com/item/2kw-96v- ... 57135.html

vou estar atento a estes controladores, pode passar pelo proximo upgrade meu, caso alguns fatores se alterem...
Vais viver para a montanha? :mrgreen: Ou vais subir a tensão DC?
Alec Escreveu: agora eu pergunto, será que a única diferença entre os controladores para aerogerador e placa solar é que um trabalha com CC na entrada e o outro trabalha com CA ?? Se fosse só essa a diferença ,eu retificaria a corrente do gerador antes de entrar no controlador de carga e tudo se resolveria.

Que eu saiba, a entrada dos controladores de carga será sempre DC. Mas mesmo que seja AC, o problema dos controladores para geradores eólicos é a capacidade de resposta às variações instantaneas da produção, e a capacidade de desviar o excesso para uma carga. Por isso é têm qe ser controladores especificos.


Autor do tópico
Alec
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mar 06, 2015 11:11 am
Localização: São Paulo / Brasil

Re: Dúvida em projeto de aerogerador

Mensagem por Alec »

Controlador.jpg
Controlador.jpg (59.31 KiB) Visto 4893 vezes
Que eu saiba, a entrada dos controladores de carga será sempre DC. Mas mesmo que seja AC, o problema dos controladores para geradores eólicos é a capacidade de resposta às variações instantaneas da produção, e a capacidade de desviar o excesso para uma carga. Por isso é têm qe ser controladores especificos.[/quote]

Então... Todos que eu tenho visto na net a entrada do gerador eólico é sempre AC ,pois , o controlador deve retificar essa corrente e as entardas de
placas solares sempre em DC como este da foto....
Eu só não sabia dessa diferença de resposta mais rápida ou mais lenta....

Obrigado

Responder

Voltar para “Energia Eólica”