Página 1 de 1

Comportamento do vento nas pás eólicas

Enviado: domingo dez 16, 2018 3:03 am
por fernandohabert
Tenho um aerogerador que tem 10 pás, mas instalei apeas com 5 pás porque fazia muito ruído. Depois percebi que o ruído era falta de isolamento do gerador com a laje, e não a quantidade de pás.
Agora, quando utilizado, ele gera 24V com certa facilidade (com as 5 pás mesmo), porém com vento forte ele chega a gerar até 90 volts.
Será que eu colocando as 10 pás, quando venta forte, essa quantidade de pás fará ele rodar mais rápido, ou geraria uma "barreira" no vento, assim diminuindo a rotação?
Existe algum estudo que informe a aerodinâmica do vento perante as pás conforme a quantidade e a forma destas?

Re: Comportamento do vento nas pás eólicas

Enviado: segunda dez 17, 2018 11:41 pm
por Ferra
Do pouco que sei, o ideal para um aerogerador são 3 pás. Mais pás aumentam o binário mas diminuem a rotação! Começam a sofrer o efeito do arrasto da pá que passou...

Comportamento do vento nas pas eolicas

Enviado: quarta abr 24, 2019 2:06 am
por bennieACITS
Tenho o mesmo problema num compact, tambem suspeito das borrachas que contornГЈo a porta, mas nГЈo fazia idea que o valor delas chegava a esse absurdo.

Re: Comportamento do vento nas pás eólicas

Enviado: quinta set 19, 2019 10:31 pm
por humbertini900
ola senhor fernando
desculpe o meu fraco portugues vivo em londres ja a 30 anos +, mas tem razao que mais pas tiver pior a velocidade alcancada, tres pas e o ideal, ja fiz aerogeradores tambem com 10 pas e comecava a rodar facilmente devido ao volume mas nao passava de certa velocidade, com tres pas a menos volume mas mais velocidade outra coisa que ter em conta e que com muitas pas cria mais turbulencia de uma pa para a outra.
tente sempre manter as pas a 120 graus quando se faz 3 pas, com o mesmo pesso, expessura etc
se poder veja o meu canal chamado humbertini900 no youtube, para perceber os meus varios geradores e as boas e mais qualidades, se precissar de mais ajuda ou informacao mande-me uma mensagem
p.s desculpem se o meu portugues escrito nao faz sentido.