Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá a todos.
Finalmente consegui finalizar meu estator, segue fotos.
Josenir, obrigado pela ajuda nesse projeto.
FG,
Está ótimo. Só não aprovei esse acrílico: está muito grosso, e por isso vai ficar uma distância muito grande entre os ímãs e as bobinas. Essa distância não deve ser maior que 1mm.
Quando puder, informe a espessura do acrílico, e se vai ou não usar resina.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Que bom que gostou Josenir, é bom saber que estou no caminho certo. Quanto ao acrílico (10mm), não há problema, pois ele está apenas sustentando as bobinas (não está entre as bobinas e os imãs), estou deixando um espaço mínimo para ter o máximo de aproveitamento.

Por enquanto gostaria de não mexer com resina, por isso mergulhei cada bobina em verniz próprio para este fim, entre as bobinas e os imãs coloquei um plástico rígido bem fino (tipo papel A4), espero que atenda.

Mais uma vez obrigado.


Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta jun 30, 2011 1:24 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Field »

Eu sou leigo nessa área, seguem algumas considerações que tenho como verdadeiras, posso ta equivocado...

1- Ao ligar um alternador trifásico em estrela(Y), as tensões das fases NÃO são simplesmente somadas. A tensão máxima nesse caso entre qualquer 2 pontos do Y é a tensão de UMA fase (conjunto de bobinas dessa fase) X a raiz quadrada de 3, ex: O conjunto de bobinas de UMA fase apresenta 127Vac. Se for ligado em estrela(Y) a tensão medida será de 1,732 X 127 = 219.9Vac e obviamente 127vac se for ligada em delta.

2- Relação entre Y e delta: se for ligado em Y a tensão é maior, se for ligado em delta a corrente é maior. Acredito que a ligação em delta entregue mais potência que a em Y em toda a faixa de rotação do gerador pois em Y as resistências dos enrolamentos de duas fases são somadas mas a tensão não é dobrada (raiz de 3= 1,732) - e por esse motivo não sou muito fã de Y nem de trifásicos...

3- Para carregar baterias a baixas rotações em Y se tem um startup menor que em delta. A rotações mais elevadas em delta se tem um melhor rendimento do gerador. Sei por que acontece isso mas não sei definir a partir de qual momento vale mais a pena ligar em delta, como poderia definir esse ponto?

4- 'Alternador bifásico defasado 180º': Ao meu ver, nada mais é do que duas metades de um monofásico, pois as 'duas fases' possuem picos no mesmo instante e se forem ligadas em série da maneira correta é um monofásico... então por que não chamar de monofásico?? Dividindo um monofásico 'ao meio' ele vira um bifásico então? A diferença é só quantos fios saem? Claro, os 4 fios que saem podem ser ligados em série(+Volts), paralelo(+ Amperes) eu não disse que não tem vantagens... Se sim vale muito mais a pena fazer um bifásico defasado 180º e 'sair' só com 2 fios, menos retificadores...

5- Aqui o bicho pega... comparando o que eu falei no item 4, há uma sutil mas notável diferença se o alternador for de fluxo axial ou radial:
->Se ele for radial, tipo o automotivo mas bifásico, com estator de aço tudo o que eu falei no item 4 se aplica (acho).
->Se ele for axial, esses propostos de resina 'bifásico 180º' só vai ser defasado 180º se for tirado um conjunto de bobinas (uma 'fase' inteira), utilizando-se só a outra, com metade das bobinas antigas remanescentes para cada nova fase... aí sim é defasado 180º!!! Eu cogitei montar um alternador bifásico desses, tava estudado princípios básicos e percebi que no desenho que eu tinha feito - e em quase todos os outros 'bifásicos' propostos - ele era sim um bifásico, mas defasado APENAS 16º(tão pouco que foi desconsiderado, sendo chamado de 180º...) possuindo uma fase e a outra dois picos muito muito próximos e um longo período sem eles, quase tão 'ruim' como um monofásico...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Muito bom, Field. Totalmente pertinentes as suas considerações. Gostaria de complementar apenas que toda essa nossa discussão acerca de trifásico e bifásico se refere ao gerador axial de ímãs permanentes. Embora grande parte disso se aplique também aos geradores de fluxo radial.

Nos meus testes em bancada já confirmei por várias vezes que, usando duas fases com quantidade de pólos por fase igual à quantidade de ímãs do rotor, as formas de onda das duas fases sempre atingem picos opostos ao mesmo tempo, ou seja 180º de defasagem.


Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta jun 30, 2011 1:24 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Field »

Muito obrigado, Josenir!!
Tem uns desenhos que eu fiz no corel vou ver se acho -não quero confundir ninguém- é só uma dúvida que tenho a respeito desses bifásicos de 180° e acho que vai ficar mais fácil de entender ela no desenho, e só quero saber o porque(haja paciência comigo, né?)... mas é claro que concordo com o osciloscópio, então.

Por hora achei no Youtube dois videos que considerei duas pérolas, antigos, interessantes,... e retratam conceitos básicos e avançados a respeito de motores, dínamos e alternadores. São do exército do USA, datam de 1961... sei lá eu quem foi o autor, mas está de parabéns pelo material que criou, ainda válido nos tempos de hoje!

Esse fala de DC, 31 min.:
http://www.youtube.com/watch?v=OpL0joqJ ... plpp_video

Esse fala de AC, 23 min.:
http://www.youtube.com/watch?v=07uXnc1C ... ure=relmfu
Até!


Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta jun 30, 2011 1:24 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Field »

... e seguem mais 2 links rápidos e práticos:

-A respeito do sistema trifásico, tem a conta aquela da tensão e da corrente em delta e Y (a da corrente eu não sabia...)

http://www.windstuffnow.com/main/3_phase_basics.htm

-E um projeto diferente de alternador trifásico de fluxo axial, onde as bobinas são sobrepostas. O mais interessante é que tem uma tabela comparando o resultado do alternador proposto(acho que esse tipo é o que mais se assemelha com um de fluxo radial): tensão em circuito aberto, corrente a 14V, potência e rpm, tudo isso em delta e Y! Consegue-se observar que das 600 e poucas rpm pra cima vale mais a pena ligar em delta. Tenho que admitir... quem fez e disponibilizou esses dois artigos deve passar a madrugada inteira acordado, rsrsrs...

http://www.windstuffnow.com/main/alt_from_scratch.htm

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Field Escreveu:Muito obrigado, Josenir!!
Tem uns desenhos que eu fiz no corel vou ver se acho -não quero confundir ninguém- é só uma dúvida que tenho a respeito desses bifásicos de 180° e acho que vai ficar mais fácil de entender ela no desenho, e só quero saber o porque(haja paciência comigo, né?)... mas é claro que concordo com o osciloscópio, então.
Por hora achei no Youtube dois videos que considerei duas pérolas, antigos, interessantes,... e retratam conceitos básicos e avançados a respeito de motores, dínamos e alternadores. São do exército do USA, datam de 1961... sei lá eu quem foi o autor, mas está de parabéns pelo material que criou, ainda válido nos tempos de hoje!
Esse fala de DC, 31 min.:
http://www.youtube.com/watch?v=OpL0joqJ ... plpp_video
Esse fala de AC, 23 min.:
http://www.youtube.com/watch?v=07uXnc1C ... ure=relmfu
Até!
Ótimo material. Acredito que vai ajudar muito a todos que se interessam pelo assunto. Agradeço a contribuição em nome de todos desta comunidade.
Assim que puder poste os desenhos ou descreva a sua ideia.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Field Escreveu:... e seguem mais 2 links rápidos e práticos:
-A respeito do sistema trifásico, tem a conta aquela da tensão e da corrente em delta e Y (a da corrente eu não sabia...)
http://www.windstuffnow.com/main/3_phase_basics.htm
-E um projeto diferente de alternador trifásico de fluxo axial, onde as bobinas são sobrepostas. O mais interessante é que tem uma tabela comparando o resultado do alternador proposto(acho que esse tipo é o que mais se assemelha com um de fluxo radial): tensão em circuito aberto, corrente a 14V, potência e rpm, tudo isso em delta e Y! Consegue-se observar que das 600 e poucas rpm pra cima vale mais a pena ligar em delta. Tenho que admitir... quem fez e disponibilizou esses dois artigos deve passar a madrugada inteira acordado, rsrsrs...
http://www.windstuffnow.com/main/alt_from_scratch.htm
Realmente o windstuffnow.com traz contribuições fantásticas para o estudo da energia eólica e geradores. Já estudei bastante com o material disponibilizado lá, e recomendo o todos.
Este projeto de gerador axial é um grande avanço nesta área, pena que a técnica ainda não esteja ao alcance de qualquer um.
A página principal do Windstuffnow.com é: http://www.windstuffnow.com/main/

Seria interessantíssimo que os novos membros deste forum tirassem um tempo para estudar o material disponível lá, antes de postar as primeiras perguntas básicas aqui. Isso contribuiria muitíssimo para elevar um pouco mais o nível técnico de nosso grupo.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos!

Caro Josenir, conforme você poderá constatar no tópico “O meu gerador com imans de disco rígido”, tive problemas no meu gerador.

Tentei me basear no projeto de Tiengenhocas (sem seguir todos os detalhes), vou tentar fazer algumas adaptações para ver se consigo ter sucesso.

Não queria montar conforme você orientou (dois imãs de HD por bobina), pois não tenho espaço e também fiquei preocupado de ficar muito fraco.

Agradeço se puder comentar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

FG,

De onde raios você tirou essa ideia 15 ímãs e 14 bobinas? Aí não tem santo que faça esse milagre. ehehe :mrgreen:

Logo com esse ímã que tem dois pólos por face. Então você tem 30 pólos no rotor e 14 no estator. Não vejo meio de fechar essa conta, ainda mais com bobinamento trifásico. Talvez a única saída seja enrolar 15 bobinas independentes e fazer então 15 fases. Mas não sei se compensa, pois teria que usar fio bem fino e uma quantidade maior de espiras. Cada bobina teria que fornecer a tensão final do gerador. E aí você usava 15 diodos, um para cada fase.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Grande Josenir!

Tens razão, estou tentando fazer loucura, foi apenas um teste frustrado, ao menos serviu para te fazer rir um pouco :P :P .

Este bendito imã de HD ainda vai me deixar careca, :cry: mas acredito que valha a pena perder uns fios de cabelo, pois caso eu consiga, terei um gerador bem barato.

Vou ler mais seu posts e ver o que consigo seguindo mais as técnicas.

Obrigado amigo.

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por tiktak »

(foi apenas um teste frustrado)

Por mais negativos que sejam os resultados obtidos
penso que os testes tem sempre utilidade pois somos obrigados a corrigir qualquer coisa.
Portanto, nada de frustração e força nesse projecto.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

tiktak Escreveu:(foi apenas um teste frustrado)
Por mais negativos que sejam os resultados obtidos
penso que os testes tem sempre utilidade pois somos obrigados a corrigir qualquer coisa.
Portanto, nada de frustração e força nesse projecto.
Muito bom, Tiktak,

É disso que ele precisa: apoio moral. Cabelo na cabeça ele ainda tem muito! eh eh eh :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

E um brinde a nós, que nas horas em que falta tudo, não nos falta o humor !!! eh eh eh :mrgreen:

E que 2012 não seja o fim, mas que seja só o começo. E que o ano novo seja embalado por ventos de pelo menos 8 m/s!!! Viva a Nova Energia e viva a Nossa Energia para enfrentar os obstáculos !!!
Fogos.jpg
Fogos.jpg (43.98 KiB) Visto 2744 vezes

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Nada melhor que bons amigos nessas horas em que os cabelos insistem em cair :lol: .

Tem Razão tiktak estou aprendendo muito com esses erros, obrigado por me mostrar. Josenir também tem razão .... tenho cabelo para mais um trinta projetos :o .

Obrigado amigos, continuarei estudando e experimentando com estes imãs, pois montar um gerador desses com material reciclável será ganho em dobro (gero minha energia limpa e retiro HDs do lixo).

Josenir, seu anexo me fez sentir o sabor do ano novo, parabéns pela idéia, foi de muito bom gosto.

Abraço a todos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:Boa Tarde
Josenir os 3 fios do inicio não consigo deixalos juntos em sequencia ,o ultimo fio esta bem afastado dos 2 anteriores, isso tem algum problema??
estou pensando em colocar fio 20 no final então funciona um alternador com fio 19 e 20 juntos??
Um forte abraço e feliz 2012
Não é bem assim. Você não vai conseguir deixar os fios entrar e sair onde quiser. Existe um esquema para o bobinamento, e que deve ser seguido à risca. Qualquer coisa que você tentar mudar, vai inutilizar o bobinamento, e o gerador não vai funcionar.

Veja na figura abaixo como é o esquema do bobinamento do alterndor altomotivo:
Bobinamento Alternador.JPG
Você pode enrolar as bobinas, e depois apenas encaixá-las no estator, ou então já fazer o enrolamento direto no estator. Eu prefiro enrolar direto no estator, pois se consegue deixar os fios mais acomodados, gasta-se menos fio, e se obtém mais potência. Gasta-se mais tempo, mas fica benfeito.

Enrolando a primeira fase:
Escolha uma ranhura qualquer do estator para começar a enrolar as bobinas da primeira fase. Cada bobina deve ficar com duas ranhuras vazias no seu interior e duas entre o seu final e início da próxima bobina.
Exemplo: Comece a primeira bobina na ranhura 01 e terminando na ranhura 04, deixando vazias as 02 e 03. A próxima bobina se inicia na ranhura 07 e termina na 10, e assim sucessivamente.

Enrolando a segunda fase:
Comece a enrolar a primeira bobina da segunda fase na ranhura 03, ou seja, na última ranhura que estava vazia dentro da primeira bobina da primeira fase. Esta primeira bobina termina na ranhura 06. Enrole as demais seguindo o esquema.

Enrolando a terceira fase:
Comece a enrolar a primeira bobina da terceira fase na ranhura 05, ou seja, na última ranhura que estava vazia dentro da primeira bobina da segunda fase. Esta primeira bobina termina na ranhura 08. Enrole as demais seguindo o esquema.

Sobre usar fios de diferentes bitolas, com certeza não vai impedir o gerador de funcionar, mas o correto é usar uma bitola só.


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por sclarenonz »

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Assim não vai funcionar. Você fez um bobinamento que não existe. Como já disse anteriormente, na área do bobinamento, praticamente não há o que inventar. As regras são muito estreitas, e qualquer coisa diferente que você fizer, não vai funcionar.

A suas bobinas estão com apenas uma ranhura na parte interna. E pelo jeito, como só têm quatro fios, a sua ideia era fazer bifásico. Mas no alternador automotivo tem 12 pólos no rotor, e 36 ranhuras no estator, logo 36 / 12 = 3. Sendo assim, só é possível bobinar trifásico.

Sugiro que desfaça tudo e refaça conforme o esquema que postei anteriormente.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.
Josenir, voltando ao gerador com imã de HD... eliminei um imã (fiquei com 14 imãs para 14 bobinas), agora consegui interligar as bobinas e cada fase deu 14V.

Acontece que ainda não fechou a conta, pois os 14 imãs na verdade possuem 28 polos e, talvez por conta disso, está travando muito. Fiz o teste com duas lâmpadas 12v 21W + 15W (36w total), achei muito pouca potência para o peso que deu no pedal.

O que você acha?

Penso que a coisa certa é fazer como o Carioca e cortar os imãs ao meio.

Avatar do Utilizador

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por tiktak »

Olá a todos :D

Um bom ano para todos e muita energia.

Talvez uma boa forma de começar o ano;................ mais um novo teste


Imagem



[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vBBJboCy ... er&list=UL[/youtube]

Rotor em levitação magnetica e rotação magnetica tambem de um pequeno motor de impressora

Responder

Voltar para “Energia Eólica”