Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jns Escreveu:Ola amigo tem um projeto de 1000w que comprei mas nele não especifica que material e feito os discos onde os imãs são colados .. não sei se é de ferro de aço ou inox saberia me dizer ??
Em geral se usam discos de aço. Qualquer liga de aço, aço industrial do tipo mais barato que se encontra nas lojas que vendem ferro, menos o aço inox. Tem que ser material ferroso, pra poder blindar o campo magnético. Não se usa aço inox, primeiro porque custa muito caro, e segundo porque existem algumas ligas de aço inox que não servem para blindar o campo magnético.


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Pode ser disco de ferro? Ou vc acha que vai haver perda da força do imã?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jns Escreveu:Pode ser disco de ferro? Ou vc acha que vai haver perda da força do imã?
Esses materiais que no Brasil chamam popularmente de "ferro", na verdade são aços de baixo teor de carbono. E aqueles materiais que chamam aço, são aços de alto teor de carbono. O único ferro que se pode chamar de ferro é o ferro fundido. Mas de ferro fundido você não vai encontrar chapas. As chapas que você conseguir encontrar são de aço.

Sendo assim, pode ser de ferro, sim.


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Ola amigo fiz o enrolamento das bobinas mais acabei deixando 2 bobinas com 2 voltas à menos .. vc acha que tem algum problema.? O que acha que devo fazer??

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jns Escreveu:Ola amigo fiz o enrolamento das bobinas mais acabei deixando 2 bobinas com 2 voltas à menos .. vc acha que tem algum problema.? O que acha que devo fazer??
Tem que ser visto quantas espiras (voltas) possui o conjunto das bobinas, pra ter ideia de quantos porcentos do total essas duas espiras representam. Se for menos que 10%, vai ter pouca influência. Mas pelo sim, pelo não, se quer uma coisa benfeita, coloque todas as bobinas com exatamente a mesma quantidade de espiras.


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

35 voltas de fio duplo awg 14


nailsonbarroso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo out 09, 2016 3:26 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por nailsonbarroso »

Josenir, sou novo aqui, como faço para falar com vc fora do chat. nao sei se posso colocar meu e-mail ou outro meio de contato. tentei via mensagem particular e nao consegui.....

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Emanuel Couto »

nailsonbarroso Escreveu: tentei via mensagem particular e nao consegui.....
PM's só a partir de 5 post's!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Ola amigo ..como ja tinha falado mais acima, sera que posso usar esses disco de serra circular tenho muitos discos de ferro velhos estava pensando em tirar os dentes do disco e usar..



Outra duvida que tenho e a respeito do controlador .. quantos amperes precisa ser o controlador para o gerador de 1000w. 12v
Anexos
Disco de serra circular
Disco de serra circular

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jns Escreveu:Ola amigo ..como ja tinha falado mais acima, sera que posso usar esses disco de serra circular tenho muitos discos de ferro velhos estava pensando em tirar os dentes do disco e usar..
Pela questão do material, pode usar esses discos, sim. Mas é bom ver se eles tem uma espessura suficiente. Dependendo dos ímãs e do diâmetro dos discos, discos muito finos vão prejudicar o desempenho do gerador. Por dois motivos: porque vão vibrar e porque podem não blindar eficientemente o campo magnético dos ímãs. Se a chapa dos discos não for suficientemente grossa, o campo magnético dos ímãs vai se dispersar para fora, e vai diminuir a incidência nas bobinas.

Nos gerador que eu construí com ímãs usei chapa de 5mm de espessura, e ficaram bons. Faça um teste com as chapas, antes de resolver construir. Coloque um ímã de um lado da chapa, e do outro lado da chapa encoste um parafuso de aço, pra ver se o campo magnético atravessa a chapa e atrai o parafuso. Se isso acontecer, então a chapa não blinda o campo. Aí não seria adequada.
jns Escreveu:Outra duvida que tenho e a respeito do controlador .. quantos amperes precisa ser o controlador para o gerador de 1000w. 12v
O cálculo de ampères é dado pela fórmula: A = W / V.

Sendo assim, se V = 12 e W = 1000, a corrente será de 83,3A (A = 1000 / 12). Logo você precisaria de um controlador com potência um pouco maior que isso, por causa dos picos. Acredito que 100A resolve.


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Entendi amigo.. mais eu não encontrei controlador de 100amper .. o que eu faço? ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jns Escreveu:Entendi amigo.. mais eu não encontrei controlador de 100amper .. o que eu faço? ?
Um regulador de tensão para gerador eólico de ímãs permanentes de 100A? Ih, não sei nem lhe dizer onde procurar isso. Vai ser difícil mesmo.

A ideia aqui é que você vai ter que ser capaz de construir. Então, se você ainda não é capaz de construir um regulador desses, e não encontrar no mercado, o seu projeto pode ficar inviabilizado. Se isso acontecer, a minha sugestão é: comece com algo mais modesto.


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

E possivel eu ligar 2 controladores em série ou em paralelo para se obter os 100A

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jns Escreveu:E possivel eu ligar 2 controladores em série ou em paralelo para se obter os 100A
Não. Ligações em série ou paralelo não se aplicam a controladores de geradores. O controlador é um dispositivo eletrônico complexo. Se foi feito para suportar até 50A, e eu ligá-lo a um gerador que fornece mais que essa potência, não existe meio de limitar a potência que chega nesse controlador. Fatalmente ele sofrerá dano.


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Ola .. é possivel eu ligar um inversor 12 à um gerador 24v com baterias ligada em 24v. .é que eu fiz um gerador em 24v ,1000w.e estou meio sem grana no momento para comprar um inversor 24v.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jns Escreveu:Ola .. é possivel eu ligar um inversor 12 à um gerador 24v com baterias ligada em 24v. .é que eu fiz um gerador em 24v ,1000w.e estou meio sem grana no momento para comprar um inversor 24v.
Sim, é possível. No entanto você vai descarregar essas baterias de forma desigual, e isso pode prejudicar a vida útil das baterias e a eficiência da armazenagem. Mais seguro providenciar o inversor de 24V, ou alterar o gerador para 12V.


Kremervidal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 06, 2016 3:38 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Kremervidal »

Boa noite a todos do fórum. Faz algum tempo que acompanho o fórum e agora que consegui terminar de ler o tópico todo. Faz algum tempo que estudo os geradores de energia. A algum tempo atrás modifiquei um motor weg 1/4 cv 220 volts que era de um tanquinho de lavar roupa tirei o rotor e coloquei imãs de neodimio. O resultado a primeira vista era ótimo aí fazendo os testes surgiu o primeiro problema gerava tensão alta com baixa corrente visto que sendo um motor 4 polos tive que respeitar a posição dos ímãs ( os ímãs São retangulares 30x10x5 eu tinha comprado 15 unidades) aí dividi os ímãs em grupos de 3 (3 Norte,3 Sul, 3 Norte, 3sul ) utilizando assim 12 imãs. No primeiro teste acoplei uma furadeira para girar liguei 6 lâmpadas eletrônicas de 15 watts consegui ligar também uma TV LCD 32 polegadas 120w, nesses testes a tensão chegou na casa de 100 à 120 volts porém com o rotor bem pesado. Aí estava eu eufórico por ter conseguiDo uma boa tensão pois girando o rotor com os dedos eu conseguia 20 volts queimei uma placa de Leds 12v só girando com a mão, porém as leituras a multimetro eram com o alternador sem carga. Buenàs visto que estou criando o gerador para levar para zona rural onde minha família tem uma propriedade que não possui eenergia elétrica preciso de um conjunto para carregar um banco de baterias 12v que não seja pesado e opere em um regime de baixas rotações pois os ventos são mais brandos por ser região serrana. para se ter uma ideia tenho um gerador a gasolina onde carrego duas baterias uma de 180ah e outra de 60ah a iluminação é toda em led 12v, TV led 12v,
Rádio 12v porém não temos geladeira até porque a tomada 12v do gerador rende só 8 Ampéres o que da 96w seria inviável lligar um inversor e converter para 220. Aí pesquisando achei os geradores axiais e estou a estudar para construir um. trabalho com metal mecanica a 12 anos para mim fazer as partes dos rotores e demais mecanismos é fácil o difícil é os detalhes de construção elétrica por isso queria contar com a ajuda dos demais membros para desenvolver esse projeto.
estou pensando em fazer gerador com 24 polos para gerar com baixa rotação, aí é apresento com a primeira dúvida Tive pesquisando recentemente os ímãs de neodimio nas dimensões de 40x20x10 n35 custa no ml 40 reais em um alternador de 24 polos onde eu,usaria 48 imãs isso.custaria 2000 reais. Então peço a ajuda de vcs é viável a construção com imãs de.ferrite? Onde eu compro? Quais as dimensões mais.corretas? Imã de válvula magnetron?
:shock:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Kremervidal Escreveu:Boa noite a todos do fórum.
...
estou pensando em fazer gerador com 24 polos para gerar com baixa rotação, aí é apresento com a primeira dúvida Tive pesquisando recentemente os ímãs de neodimio nas dimensões de 40x20x10 n35 custa no ml 40 reais em um alternador de 24 polos onde eu,usaria 48 imãs isso.custaria 2000 reais. Então peço a ajuda de vcs é viável a construção com imãs de.ferrite? Onde eu compro? Quais as dimensões mais.corretas? Imã de válvula magnetron?
:shock:
É meu amigo, o problema dos geradores baseados em ímãs é justamente este: se você usar ímãs de ferrite, que tem baixo custo, vai conseguir pouca potência. Se usar ímãs de neodímio, vai conseguir ótimo resultado, mas vai custar muito caro. E dependendo do seu projeto, pode ser economicamente inviável.
Sugestão: comece com um projeto pequeno, até estar bem familiarizado com a técnica. Por exemplo: 12 pólos já seria razoável para um gerador eólico. Isso reduziria o custo dos ímãs do seu projeto pela metade. Se pesquisar, você vai ver que os geradores eólicos vendidos comercialmente raramente possuem mais que 12 polos.

Outra ideia seria considerar o meu projeto de gerador eólico baseado no alternador automotivo modificado, sem adição de ímãs.
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... =79&t=8127


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Kremervidal Escreveu:Boa noite a todos do fórum. Faz algum tempo que acompanho o fórum e agora que consegui terminar de ler o tópico todo. Faz algum tempo que estudo os geradores de energia. A algum tempo atrás modifiquei um motor weg 1/4 cv 220 volts que era de um tanquinho de lavar roupa tirei o rotor e coloquei imãs de neodimio. O resultado a primeira vista era ótimo aí fazendo os testes surgiu o primeiro problema gerava tensão alta com baixa corrente visto que sendo um motor 4 polos tive que respeitar a posição dos ímãs ( os ímãs São retangulares 30x10x5 eu tinha comprado 15 unidades) aí dividi os ímãs em grupos de 3 (3 Norte,3 Sul, 3 Norte, 3sul ) utilizando assim 12 imãs. No primeiro teste acoplei uma furadeira para girar liguei 6 lâmpadas eletrônicas de 15 watts consegui ligar também uma TV LCD 32 polegadas 120w, nesses testes a tensão chegou na casa de 100 à 120 volts porém com o rotor bem pesado. Aí estava eu eufórico por ter conseguiDo uma boa tensão pois girando o rotor com os dedos eu conseguia 20 volts queimei uma placa de Leds 12v só girando com a mão, porém as leituras a multimetro eram com o alternador sem carga. Buenàs visto que estou criando o gerador para levar para zona rural onde minha família tem uma propriedade que não possui eenergia elétrica preciso de um conjunto para carregar um banco de baterias 12v que não seja pesado e opere em um regime de baixas rotações pois os ventos são mais brandos por ser região serrana. para se ter uma ideia tenho um gerador a gasolina onde carrego duas baterias uma de 180ah e outra de 60ah a iluminação é toda em led 12v, TV led 12v,
Rádio 12v porém não temos geladeira até porque a tomada 12v do gerador rende só 8 Ampéres o que da 96w seria inviável lligar um inversor e converter para 220. Aí pesquisando achei os geradores axiais e estou a estudar para construir um. trabalho com metal mecanica a 12 anos para mim fazer as partes dos rotores e demais mecanismos é fácil o difícil é os detalhes de construção elétrica por isso queria contar com a ajuda dos demais membros para desenvolver esse projeto.
estou pensando em fazer gerador com 24 polos para gerar com baixa rotação, aí é apresento com a primeira dúvida Tive pesquisando recentemente os ímãs de neodimio nas dimensões de 40x20x10 n35 custa no ml 40 reais em um alternador de 24 polos onde eu,usaria 48 imãs isso.custaria 2000 reais. Então peço a ajuda de vcs é viável a construção com imãs de.ferrite? Onde eu compro? Quais as dimensões mais.corretas? Imã de válvula magnetron?
:shock:
Amigo compre os imãs no aliexpress


Volmir Lauermann
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta nov 17, 2016 12:24 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Volmir Lauermann »

Josenir. Estou garimpando na net informações que me ajudem a definir as características de um projeto de gerador em uma roda dágua. Você mencionou anteriormente que ao se utilizar capas de ferro muito finas "elas podem não blindar eficientemente o campo magnético dos ímãs". Eu não consegui entender qual é a real importância dessa característica do rotor. Você faria a gentileza de me esclarecer isso? Obirgado.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”