Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Caro Purpc,

Como o Wolfire explicou, o fio é único e desta forma na segunda camada a corrente, em seu interior, terá o mesmo sentido da primeira camada, pois como pode ser mostrado pela regra da mão direita, os dedos indicam o sentido da corrente nos fios da bobina, não importando se o enrolamento está partindo da esquerda ou da direita do núcleo da bobina.

Lembre que o que importa é o sentido da corrente dentro do fio.

Se você olhar a bobina do seu exemplo em uma seção transversal à mesma do S para o N, o sentido da corrente, não importando se na primeira, segunda ou terceira camada a corrente terá o sentido horário, desta forma o campo gerado por cada espira vai ser somado ao campo gerado pela outra espira, formando o campo total da bobina.

Espero ter ajudado e não confundido mais ainda

Um abraço.

Jose Américo
Purpc Escreveu:
Wolfire Escreveu:
Purpc Escreveu:Boas
Após ver muitos exemplos de geradores axiais e como construir, verifiquei que todos enrolavam as bobines de forma que a cada camada adicionada era invertido o sentido da corrente, como na imagem abaixo o exemplo A2 :
Imagem

Sabendo que um íman ao atravessar uma bobine provoca corrente num sentido, uma bobine sobreposta a esta ira ter a corrente no mesmo sentido. Verificado que os enrolamentos, acima descritos, estão ligados entre si:
-não haverá uma forma de cancelamento entre as camadas (A2)?
-não será mais eficiente num enrolamento tipo A1, sacrificando mais um bocado o tamanho da bobine, isto é, de cada vez que a camada chega ao fim, em vez de enrolar no caminho oposto deslocar o fio novamente para o inicio e tornar a enrolar no mesmo sentido?

Haverá vantagens?
Alguém já testou?

Obrigado
parabéns por este tópico.
Acho que está a fazer confusão, as bobinas não são feitas em camadas e sim um único fio do inicio até o fim.
Mesmo que fossem feitas em camadas, era só ligar as pontas corretamente que não teria cancelamento algum.
Acho que não fiz entender, quando fazemos uma bobine idêntica ao desenho, na primeira camada enrolamos "x" voltas de fio, quando chegamos ao fim da espessura do molde somos obrigados a tornar a enrolar mais "x" voltas no sentido contrario, sabendo que a corrente no fio todo move-se no mesmo sentido, vendo de lado a bobine verificamos que por ex. a primeira camada a corrente move-se da esquerda para a direita percorrendo todas a x voltas dadas, mas na camada acima que enrolamos (e esta ligada ao primeira) a corrente move-se da direita para esquerda, até aqui tudo bem desde que não haja linhas magnéticas a percorrer o seu centro, quando isso acontece e de acordo com a "regra da mão direita" umas das camadas vai estar de acordo com a regra e outra não, ou as linhas magnéticas influenciam de forma diferente as camadas?
Imagem


Kadu7926
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jul 05, 2014 10:10 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Kadu7926 »

tiktak Escreveu:olá

josenir

tenho ocupado algum tempo em fazer todo o tipo de testes com bobinas de todo o formato e calibre.acaba por ser bastante dirvertido como resultado.

mas tenho uma pergunta para lhe fazer!talvez tenha uma resposta.

tenho feito algumas experiencias com o motor bedini.uma delas resultou en conseguir por o rotor magnetico a rodar com apenas 1,5volt.outra ,utilizei um grosso disco com 8 peças de neodymium ,(conjunto bastante pesado),e a rotação foi possivel.

a minha pergunta; não será possivel de aumentar a potencia ao maximo, neste tipo de motor
para poder utiliza-lo como força de locomoção do nosso gerador?

não precisaria-mos mais do vento (nem sempre presente).

faço o convite para ver um dos videos do meu motor bedini
até sempre;

http://www.youtube.com/watch?v=yjzs-ejorly" onclick="window.open(this.href);return false;
Ola tiktak, sera que poderia me passar seu email, pois gostaria de saber mais sobre tuas experiencias com o bedini associado ao gerador.
Muito obrigado
Um abraco
Meu email é [email protected]


Marcosap
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: segunda jan 20, 2014 9:21 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Marcosap »

Boa tarde Senhor.

Será que pode me informar quantos polos tem este extrator.
Anexos
15-c6eb590e65[1][1].jpg
15-c6eb590e65[1][1].jpg (165.59 KiB) Visto 7402 vezes


guilherme_bezerra
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta out 03, 2014 4:32 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por guilherme_bezerra »

Alguém poderia me fornecer algum contato com o Josenir?
Vejo que o perfil dele está desligado, pelo menos é o que aparece para mim aqui.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por serges »

Podes usar a MP ou mail se quiseres para ele!

assim recebe a notificação!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


guilherme_bezerra
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta out 03, 2014 4:32 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por guilherme_bezerra »

Tentei contato, mas aparece uma mensagem informando que está inativo.
Caso alguém tenho um e-mail que eu possa ter contato com ele, eu agradeço.

Valeu!


lincolnjb
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado ago 10, 2013 10:33 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por lincolnjb »

Boa tarde Amigos... em especial ao fundador deste tópico....

tenho planos de construir um sistema de recarga de baterias usando como força geradora uma bicicleta e um conjunto de polias.
Pretendo usar como gerador um ALTERNADOR de veiculo (ainda vou escolher um) modificado. Venho pesquisando sobre o assunto e verifiquei que o alternador automotivo pode realmente ser modificado, implantando no rotor imanes (neodímio).
Mas um dos grandes problemas do projeto está no fato de que mesmo com a modificação do rotor e com a multiplicação de rotações eu vou conseguir no máximo 600 RPMs para aplicar no GERADOR modificado.

A minha pergunta então é:

Oque posso fazer no ESTATOR para obter os 14,5 v com 600 rpm ou menos permitindo carregar uma bateria de veiculo comum?


Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Druida6970 »

Galera tenho uma duvida aqui, meu gerador esta chegando na parte de definir enrolamento , etc... Tenho uma duvida aqui. Qual tem maior eficiência, enrolar para 12- 14 volts? Ou fazer um enrolamento para 220 - 240 volts?


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Topico velho, mas com conteudo de alto nivel. Josenir, vc é o cara. Suas explicacoes aqui tem muita logica e acabei descobrindo o erro no meu projeto. Fiz um gerador com 9 bobinas, 40 espiras fio 18, colocadas dentro de um ventilador de teto. 4 imas de microondas em cada rotor e deu 300mv. O erro esta no tamanho dos imas, pois nao bate com sua informacao sobre extremidades das bobinas. Este forum é excelente. Tudo que precisei, encontrei aqui. Muita gente boa com explicacoes claras. Parabens ao pessoal do forum. Outra hora coloco imagens do gerador que estou montando. Obrigado.
Última edição por jorgekc em domingo mai 17, 2015 6:42 pm, editado 1 vez no total.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por sugarstorm »

jorgekc, passa pelas apresentações e fala de ti.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Bom. Este é o meu gerador que ainda nao funcionou, acredito eu ser por causa dos imas. Agora vou tentar colocar ima de HD para ver se consigo extrair alguma energia a mais do que com os imas de microondas. Como o Josenir mencionou, no momento em que uma extremidade da bobina recebe o campo de um ima, por ex. N, a outra deve estar recebendo S, é bem provavel que isto seja a causa da nao geracao de energia, pois revi todas as ligacoes das bobinas e ate agora nao consegui identificar algo que anulasse a energia nas bobinas. So pude colocar 3 imagens.
Altura de cada bobina é de 12 mm, comprimento em 46 mm e a parte mais larga da bobina em 29 mm.
Anexos
bobinas ja colocadas no estator entre duas placas de acrilico.
bobinas ja colocadas no estator entre duas placas de acrilico.
4-2015-05-16_22-51-30_671.jpg (62.3 KiB) Visto 6578 vezes
os imas estao colocados,colados, em uma roda de acrilico e as bobinas emcima desta roda para ajustes.
os imas estao colocados,colados, em uma roda de acrilico e as bobinas emcima desta roda para ajustes.
3-2015-05-13_17-44-12_702.jpg (70.8 KiB) Visto 6578 vezes
como era o ventilador e um dos rotores com os imas em teste de tamanho.
como era o ventilador e um dos rotores com os imas em teste de tamanho.
1-2015-05-04_20-31-00_476.jpg (64.44 KiB) Visto 6578 vezes
Última edição por jorgekc em sexta mai 22, 2015 3:15 am, editado 1 vez no total.


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Josenir, vc é o cara. Suas explicacoes aqui tem muita logica e acabei descobrindo o erro no meu projeto. Fiz um gerador com 9 bobinas, 40 espiras fio 18, colocadas dentro de um ventilador de teto. 4 imas de microondas em cada rotor e deu 300mv. O erro esta no tamanho dos imas, pois nao bate com sua informacao sobre extremidades das bobinas.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Wolfire »

Já vi que detectou o problema. O ideal seria meteres mais três bobinas aí para ficarem bem juntinhas, ou precisará de imãs muito largos. Como vai fazer as ligações bifásico?


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

As ligacoes sao trifasica como da para perceber na primeira imagem. Tentarei com ima de hd antes de partir para a compra de imas de neodimio redondos e que caibam na estrutura. A ideia inicial seria de produzir no maximo 200w, 15Amp. Talvez aumentar ate o numero de expiras, passando para pelo menos 60 expiras ou ate 80 se couber no espaço.
Anexos
este é o ventilador usado nesta experiencia.
este é o ventilador usado nesta experiencia.
ventilador modelo.JPG (18.71 KiB) Visto 6544 vezes
os imãs ficam por debaixo do acrilico, assim economizo espaço entre rotores e estator.
os imãs ficam por debaixo do acrilico, assim economizo espaço entre rotores e estator.
5-2015-05-17_13-54-03_328.jpg (48.89 KiB) Visto 6549 vezes


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Wolfire Escreveu:Já vi que detectou o problema. O ideal seria meteres mais três bobinas aí para ficarem bem juntinhas, ou precisará de imãs muito largos. Como vai fazer as ligações bifásico?
estive pensando e sua sugestao é boa e acredito que caiba mais 3 bobinas, assim terei que usar 12 imas e nao 18 em cada rotor. É isso? Obrigado pela sugestao.


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Wolfire obrigado pela resposta. Em contato com o Josenir, me explicou o que eu deveria fazer. Sua sugestao, irei tentar colocar mais 3 bobinas e arranjar os imas de hd so para ver como fica, para depois entao partir para os imas de neodimio correto para o projeto. Nao da para ficar jogando dinheiro em forma de aviaozinho ainda. Este exemplo animado no youtube, penso que reflete bem o que voce disse e o que o Josenir fala aqui no forum.
Uma coisa me intriga. Se posicionar e se conseguir, todos os imas das fases no mesmo momento de absorcao do campo magnetico, irei ter um melhor desempenho, ou seria somente uma fase por vez estar posicionada?

Parabens pelo forum. Excelente.

Esta imagem esta no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Zoo3H3yZvME
Anexos
Esta imagem está melhor. As bobinas da fase verde estao posicionadas sobre os imãs.
Esta imagem está melhor. As bobinas da fase verde estao posicionadas sobre os imãs.
animacao.JPG (21.57 KiB) Visto 6448 vezes
Última edição por jorgekc em quarta mai 20, 2015 9:20 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Wolfire »

jorgekc Escreveu:Wolfire obrigado pela resposta. Em contato com o Josenir, me explicou o que eu deveria fazer. Sua sugestao, irei tentar colocar mais 3 bobinas e arranjar os imas de hd so para ver como fica, para depois entao partir para os imas de neodimio correto para o projeto. Nao da para ficar jogando dinheiro em forma de aviaozinho ainda. Este exemplo animado no youtube, penso que reflete bem o que voce disse e o que o Josenir fala aqui no forum.
Uma coisa me intriga. Se posicionar e se conseguir, todos os imas das fases no mesmo momento de absorcao do campo magnetico, irei ter um melhor desempenho, ou seria somente uma fase por vez estar posicionada?

Parabens pelo forum. Excelente.

Esta imagem esta no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Zoo3H3yZvME
Bom aí depende como vai fazer, os imãs posicionados nas bobinas ao mesmo tempo, então terá que fazer bifásico, monofásico ou bifásico com oposição de fases. Como disse lá atrás que pretende fazer trifásico é como está na imagem mas veja bem que se colocar mais três bobinas e fazer trifásico então são 16 imãs, 12 só se for mono ou bi.


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Bom dia Senhores Josenir e Wolfire
Em pesquisa no forum encontrei isso. Explicacao do Josenir.
I = V / R, onde I é a corrente por fase, V é a tensão do gerador e R é a resistência por fase.

I = 14V / 4,76Ohm (70m de fio 23AWG, cada metro tem 0,068 Ohm, logo 70 x 0,068 = 4,76 Ohm)

I = 2,94

Seguindo este raciocinio, como minha bobina é de 40 expiras, fio 18 awg industrial, com 2 Ohms em cada, sendo o projeto trifasico, 12v/2 = 6 Amp, 6 x 3fases x 6 = 18 Amp, 18Amp x 12 = 216watts. Esta correto? se sim, entao so devo agora me preocupar com os imas e com uma explicacao do Josenir, terei que colocar um ima que tenha o mesmo comprimento de uma bobina e sua largura igual a 1,5 ou 2 vezes a largura da bobina. A rotacao, penso em colocar uma roda parafusada no proprio rotor do ventilador, e esta com imas e sendo umpulsionada por uma bobina bedini.
Se fizer tudo certinho, acredito que irei ter a potencia projetada. Se houver alguma falha no raciocinio, por favor, fiquem a vontade para correcoes.
Obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jorgekc Escreveu:Bom dia Senhores Josenir e Wolfire
Em pesquisa no forum encontrei isso. Explicacao do Josenir.
I = V / R, onde I é a corrente por fase, V é a tensão do gerador e R é a resistência por fase.
I = 14V / 4,76Ohm (70m de fio 23AWG, cada metro tem 0,068 Ohm, logo 70 x 0,068 = 4,76 Ohm)
I = 2,94
Seguindo este raciocinio, como minha bobina é de 40 expiras, fio 18 awg industrial, com 2 Ohms em cada, sendo o projeto trifasico, 12v/2 = 6 Amp, 6 x 3fases x 6 = 18 Amp, 18Amp x 12 = 216watts. Esta correto? se sim, entao so devo agora me preocupar com os imas e com uma explicacao do Josenir, terei que colocar um ima que tenha o mesmo comprimento de uma bobina e sua largura igual a 1,5 ou 2 vezes a largura da bobina. A rotacao, penso em colocar uma roda parafusada no proprio rotor do ventilador, e esta com imas e sendo umpulsionada por uma bobina bedini.
Se fizer tudo certinho, acredito que irei ter a potencia projetada. Se houver alguma falha no raciocinio, por favor, fiquem a vontade para correcoes.
Obrigado
I = V / R, isso é a lei de Ohm. Ela nos permite calcular qual é a corrente máxima que pode circular por um circuito. Logo, concluir que a corrente máxima que poderia circular por uma fase do seu gerador seja 2,94A, é válido. Entretanto, concluir que esse gerador vai gerar 14V, e que a potência gerada vai chegar a 216W ou qualquer outro valor, é impossível de ser previsto com esse cálculo. A tensão de saída de um gerador depende da quantidade de espiras em cada bobina, da capacidade magnética dos ímãs, da rotação do rotor, e da carga ligada na saída. Ou seja, existem várias outras variáveis a ser consideradas.

De todo jeito, levar a lei de Ohm a sério, já é um bom caminho.

Josenir.


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Josenir Escreveu:
jorgekc Escreveu:Bom dia Senhores Josenir e Wolfire
Em pesquisa no forum encontrei isso. Explicacao do Josenir.
I = V / R, onde I é a corrente por fase, V é a tensão do gerador e R é a resistência por fase.
I = 14V / 4,76Ohm (70m de fio 23AWG, cada metro tem 0,068 Ohm, logo 70 x 0,068 = 4,76 Ohm)
I = 2,94
Seguindo este raciocinio, como minha bobina é de 40 expiras, fio 18 awg industrial, com 2 Ohms em cada, sendo o projeto trifasico, 12v/2 = 6 Amp, 6 x 3fases x 6 = 18 Amp, 18Amp x 12 = 216watts. Esta correto? se sim, entao so devo agora me preocupar com os imas e com uma explicacao do Josenir, terei que colocar um ima que tenha o mesmo comprimento de uma bobina e sua largura igual a 1,5 ou 2 vezes a largura da bobina. A rotacao, penso em colocar uma roda parafusada no proprio rotor do ventilador, e esta com imas e sendo umpulsionada por uma bobina bedini.
Se fizer tudo certinho, acredito que irei ter a potencia projetada. Se houver alguma falha no raciocinio, por favor, fiquem a vontade para correcoes.
Obrigado
I = V / R, isso é a lei de Ohm. Ela nos permite calcular qual é a corrente máxima que pode circular por um circuito. Logo, concluir que a corrente máxima que poderia circular por uma fase do seu gerador seja 2,94A, é válido. Entretanto, concluir que esse gerador vai gerar 14V, e que a potência gerada vai chegar a 216W ou qualquer outro valor, é impossível de ser previsto com esse cálculo. A tensão de saída de um gerador depende da quantidade de espiras em cada bobina, da capacidade magnética dos ímãs, da rotação do rotor, e da carga ligada na saída. Ou seja, existem várias outras variáveis a ser consideradas.

De todo jeito, levar a lei de Ohm a sério, já é um bom caminho.

Josenir.
Caro Josenir. Errei em uma coisa. A resistencia de uma fase é que é de 2 ohms entao, meus calculos estao errados e jamais conseguiria chegar a tal potencia. Voce esta corretissimo na analise. Obrigado.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”