Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

macelllos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 23, 2016 2:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por macelllos »

sou novo no forum e to com uma duvida cruel,como faço a distribuiçao de 9 bobinas para casar com 12 imas? sei q para cada 3 bobinas tenho q utilizar 4 bobinas,mas como deixar isso equidistante? se alguem poder responder agradeço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

macelllos Escreveu:sou novo no forum e to com uma duvida cruel,como faço a distribuiçao de 9 bobinas para casar com 12 imas? sei q para cada 3 bobinas tenho q utilizar 4 bobinas,mas como deixar isso equidistante? se alguem poder responder agradeço
Não existe meio de fazer 9 bobinas casarem com 12 ímãs. Porque 9 bobinas resultam em 18 polos, e 18 não é múltiplo inteiro de 12.
Esse gerador que você está tentando construir, provavelmente tem bobinamento trifásico. Logo o que interessa é fazer casar as bobinas de uma fase com os ímãs. As bobinas de uma fase são 3, o que dão 6 polos. Se você tem 12 ímãs, isso é plenamente possível.

No entanto, sugiro que siga o desenho do gerador que você está tentando montar. Qualquer tentativa de fazer diferente vai dar errado, e você vai perder tempo e material.


macelllos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 23, 2016 2:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por macelllos »

isso mesmo é o gerador de 1000wats com 9 bobinas,pelo esquema que baixei nao ficou claro para mim que sou iniciante nessa area,se era obrigatorio usar dois disco com 12 imãs cada em forma de sanduiche ou se eu poderia montar com um disco com 12 imas para 9 bobinas,mesmo assim valeu pela dica

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

macelllos Escreveu:isso mesmo é o gerador de 1000wats com 9 bobinas,pelo esquema que baixei nao ficou claro para mim que sou iniciante nessa area,se era obrigatorio usar dois disco com 12 imãs cada em forma de sanduiche ou se eu poderia montar com um disco com 12 imas para 9 bobinas,mesmo assim valeu pela dica
Nos geradores axiais não é obrigatório usar dois discos com ímãs. Ocorre que com um só disco, o campo magnético dos ímãs fica disperso, e o rendimento fica muito baixo. Não compensa economizar nesse quesito. Melhor usar os dois discos com ímãs.


macelllos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 23, 2016 2:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por macelllos »

me tira outra duvida eu terei 3 fases e em cada fase eu tenho que alinhar 3 bobinas com 4 imãs confere? ai dou um pequeno intervalo e alinho mais 3 bobi com 4 imas até fechar os 12? confere?


macelllos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 23, 2016 2:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por macelllos »

ta certo? esse posicionamento das bobinas para 12 imas no sistema trifasico...
Anexos
20160624_180948.jpg

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por visitante1 »

Olá Josenir, precisava da tua opinião :)
Tenho em projecto uma micro hídrica e estava a pensar utilizar este motor como gerador ( trata-se de um motor de mota eléctrica, de 72V 5000W nominais, de ímanes permanentes Hub Motor)

http://g02.s.alicdn.com/kf/HTB1.jSpIXXX ... XFXXXB.jpg

Qualquer coisa parecido com isto :
http://m.enduroebike.com/sale-5658323-b ... v-72v.html

O que achas?

Será para carregar baterias em princípio através de um regulador tipo Outback Fx ou similar.

Obrigado
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

visitante1 Escreveu:Olá Josenir, precisava da tua opinião :)
Tenho em projecto uma micro hídrica e estava a pensar utilizar este motor como gerador ( trata-se de um motor de mota eléctrica, de 72V 5000W nominais, de ímanes permanentes Hub Motor)
http://g02.s.alicdn.com/kf/HTB1.jSpIXXX ... XFXXXB.jpg
Qualquer coisa parecido com isto :
http://m.enduroebike.com/sale-5658323-b ... v-72v.html
O que achas?
Será para carregar baterias em princípio através de um regulador tipo Outback Fx ou similar.
Obrigado
Sim, com certeza. Um motor de bicicleta elétrica, especialmente se for do tipo hub, que vai direto na roda, funciona como um ótimo gerador para baixas rotações. Recomendo. Já se acha muitos desses motores nas sucatas, a baixíssimo custo. Mesmo comprando um novo, vale a pena.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

macelllos Escreveu:ta certo? esse posicionamento das bobinas para 12 imas no sistema trifasico...
Não. Claro que não está certo.
As bobinas precisam estar distribuídas de forma equidistante ao longo da circunferência do disco. Não pode haver algumas bobinas mais próximas e outras mais longe. A distância tem que ser a mesma de uma bobina pra outra.
E não é só isso. É necessário que o tamanho e formato das bobinas seja tal que casem com a distância entre os ímãs.
O problema de o iniciante resolver construir justamente um gerador axial trifásico é que fica mais complicado entender. Porque a quantidade de bobinas é diferente da quantidade de ímãs.
Sugestão: monte o gerador bifásico igual ao da figura que eu postei, que vai ficar mais fácil pra você entender.
Ou então faça as suas bobinas exatamente como mostra o desenho do gerador que está tentando montar.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por visitante1 »

Josenir Escreveu:
visitante1 Escreveu:Olá Josenir, precisava da tua opinião :)
Tenho em projecto uma micro hídrica e estava a pensar utilizar este motor como gerador ( trata-se de um motor de mota eléctrica, de 72V 5000W nominais, de ímanes permanentes Hub Motor)
http://g02.s.alicdn.com/kf/HTB1.jSpIXXX ... XFXXXB.jpg
Qualquer coisa parecido com isto :
http://m.enduroebike.com/sale-5658323-b ... v-72v.html
O que achas?
Será para carregar baterias em princípio através de um regulador tipo Outback Fx ou similar.
Obrigado
Sim, com certeza. Um motor de bicicleta elétrica, especialmente se for do tipo hub, que vai direto na roda, funciona como um ótimo gerador para baixas rotações. Recomendo. Já se acha muitos desses motores nas sucatas, a baixíssimo custo. Mesmo comprando um novo, vale a pena.
Obrigado Josenir.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


macelllos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jun 23, 2016 2:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por macelllos »

eu entendi será 360:9=40, ou seja 40 graus será a distancia entre as bobinas e vendo este video no youtube https://www.youtube.com/watch?v=Zoo3H3yZvME,eu compreendi o funcionamento das tres fases,acho que agora posso prosseguir...obrigado por sua ajuda.


infoletrico
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 02, 2015 4:35 am

Re: Sugestões de alterações em bobinamento de geradores

Mensagem por infoletrico »

Joseni seu post está nota 10, tive algumas dúvidas.

1- No seu post você falou sobre frequência, isso significa que podemos configurar o gerador para alimentar direto equipamentos de 60hz? lógico que me refiro com o gerador em uma rotação fixa e constante.

2 - Gostaria de saber se é possível fazer essa mesma configuração em geradores Axiais como visto em muitos vídeos do Youtube, é possível utilizar essa
fórmula rpm = 120 x f / np
para não apenas saber o RPM mais também manter a frequência em 60hz para esse tipo de gerador axial feito artesanalmente que pode ser visto no link abaixo?:

Link

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Sugestões de alterações em bobinamento de geradores

Mensagem por Josenir »

infoletrico Escreveu:Joseni seu post está nota 10, tive algumas dúvidas.
1- No seu post você falou sobre frequência, isso significa que podemos configurar o gerador para alimentar direto equipamentos de 60hz? lógico que me refiro com o gerador em uma rotação fixa e constante.
2 - Gostaria de saber se é possível fazer essa mesma configuração em geradores Axiais como visto em muitos vídeos do Youtube, é possível utilizar essa
fórmula rpm = 120 x f / np
para não apenas saber o RPM mais também manter a frequência em 60hz para esse tipo de gerador axial feito artesanalmente que pode ser visto no link abaixo?:

Link
Sim, essa fórmula serve pra calcular a frequência. E serve para qualquer gerador. Mas observe que a frequência de um gerador vai variar conforme a rotação do rotor. Pra controlar a frequência você precisa controlar a rotação. Se você conseguir gerar a potência necessária pra alimentar um aparelho elétrico/eletrônico, especialmente com a tensão de trabalho correta, a frequência pode até variar em torno de uns 10% que não vai ter problema algum.


Lantonio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda set 19, 2016 2:42 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Lantonio »

Ola a todos;minha primeira vez por aqui;
pretendo desenvolver um gerador,
Pergunto: Em um aro de bicicleta(diametro de 42cm) coloquei 12 imas N/S(6/6),
Posso colocar 12 bobinas?.Alguem tem algum esquema de ligaçao das bobinas?
no aguardo de uma resposta; Agradeço.
Lantonio.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Lantonio Escreveu:Ola a todos;minha primeira vez por aqui;
pretendo desenvolver um gerador,
Pergunto: Em um aro de bicicleta(diametro de 42cm) coloquei 12 imas N/S(6/6),
Posso colocar 12 bobinas?.Alguem tem algum esquema de ligaçao das bobinas?
no aguardo de uma resposta; Agradeço.
Lantonio.
Sim, pode. Esquema? Procure neste tópico, que tem vários.


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Ola amigos tenho um gerador eolico de 1000w , vc acha que é possível eu acoplar outro de 1000w ao lado, para aproveitar os imãs do dico do meio e assim ficando dois discos de estator e três discos de imãs "tipo um sanduíche''. .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jns Escreveu:Ola amigos tenho um gerador eolico de 1000w , vc acha que é possível eu acoplar outro de 1000w ao lado, para aproveitar os imãs do dico do meio e assim ficando dois discos de estator e três discos de imãs "tipo um sanduíche''. .
Sim, claro, isso pode se feito. Tem que ser visto se as pás vão conseguir mover esse gerador. Se você vai dobrar a potência, naturalmente vai necessitar do dobro do torque pra mover esse gerador.


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Obrigado! ! Só mais uma pergunta o correto seria eu ligar os dois discos do estator em série ou em paralelo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jns Escreveu:Obrigado! ! Só mais uma pergunta o correto seria eu ligar os dois discos do estator em série ou em paralelo
Nesse caso não existe certo ou errado. Apenas você tem que observar que, se ligar em paralelo você vai somar a corrente dos dois bobinamentos, mantendo a mesma tensão de saída. Se ligar em série, vai somar a tensão, mantendo a mesma corrente na saída.

O que vai ficar mais adequado você só vai saber na prática, quando o gerador começar a trabalhar. Se a tensão de saída for insuficiente, você deve optar por ligar os bobinamentos em série. Se a tensão estiver suficiente, ligue em paralelo.


jns
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda fev 22, 2016 3:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jns »

Ola amigo tem um projeto de 1000w que comprei mas nele não especifica que material e feito os discos onde os imãs são colados .. não sei se é de ferro de aço ou inox saberia me dizer ??
Anexos
Imagem  do disco .
Imagem do disco .

Responder

Voltar para “Energia Eólica”