Inversor on-grid com inverter...

Responder

Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por LSousa »

Olá pessoal, sou novo aqui.
Instalei à cerca de um mês um sistema on-grid com um inversor de 1.1KW e 4 painéis de 30V e 265W. Sei que por questões de segurança o sistemas on-grid em caso de falha de energia da rede publica ele desliga-se para não ferir alguém que ande a reparar a rede. A minha dúvida é a seguinte:
Havendo sol porque não aproveitar essa energia? Será que dava para (desligando o quadro geral de forma a que a corrente não fosse para o exterior), ligar o meu inversor DC/AC de 1.5KW de onda pura á rede de casa de forma ao inversor solar poder sincronizar com este e assim ligar-se e utilizar a energia do sol também?
Obrigado.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por accoelho »

O on-grid iria sincronizar com o outro , mas se não houver escoamento da produção vai dar erro.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por rocker_pt »

E a questão o LSousa ainda permanece....
O inverter não queimará quando receber muita corrente na saida? Aquilo tem eletronica de potencia e por isso a corrente que se injetar na saída do inverter pode passar os limites admissíveis para os componentes eletrónicos.
Já se for um gerador pequeno como não tem eletrónica na parte AC, já não deve haver problema.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por LSousa »

Segundo percebi teria que ter uma carga sempre pronta para ser ligada quando os limites dos inverters tiverem sido ultrapassados... Falo de um inverter grid tie SolaX mini X1 1.1KW (ligado aos PV) e outro inverter de 1500W de onda pura ligado a uma bateria


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por LSousa »

Outra pergunta interessante poderia alimentar de noite o meu inversor com baterias e de dia com os PV? Obviamente a comutação será manual mas permitiria que o memso inversor servisse para duas atividades....


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por accoelho »

Imaginamos que tem nessa instalação tem um consumo mais ou menos permanente de 1.5kw/h do off-grid, se o grid-tie conseguir produzir os 1.1kw/h mas dificilmente consegue este max durante muito tempo(varias horas).
O off-grid so iria produzir 0.4kw/h
Se o consumo aumentar pra 2.6kw/h iria aproveitar a produção do grid-tie no seu max total, em simultâneo com a potência do off-grid.
Mas se o consumo baixar abaixo da produção instantânea do grid-tie, este bloqueia.
Não sei se permanentemente ou momentaneamente, depende do software do grid-tie.

As experimentações que fiz no meu sistema com
um gid-tie soladin e outro grid-tie vulgar e o axpert e com um off-grid vulgar em todas as situações quando a produção do grid-tie era superior ao consumo o grid-tie vulgar dava erro e demorava +de 5 min a tentar produzir novamente enquanto que o soladin levava cerca de10 seg a tentar produzir novamente.
Como é óbvio se houvesse maior consumo produziam

Atenção esta mistura de inversores ( off-grid +grid-tie não é muito aconselhável; rentável..........


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por LSousa »

Então segundo compreendo o Grid-tie (solar) é o que tem primazia correto?
Se a casa estiver a gastar 1200W de consumos e o Grid tie (paineis solares) estiver a produzir 1000W então o outro inverter ligado a bateria iria produzir os restantes 200W apesar de poder (o inversor off grid) produzir de fábrica os 1.5KW. É isto? Estou correto?
O que bloqueia caso a produção ultrapasse a produção é o inversor grid tie ou o off grid?
Posso ter este sistema grid tie (solar) e o inversor off grid de onda pura alimentado por bateria estando ligado à rede? Para aproveitar as baterias num dia nublado ou para ligar o inverter durante a noite? Obrigado


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por accoelho »

LSousa Escreveu:Então segundo compreendo o Grid-tie (solar) é o que tem primazia correto?
Se a casa estiver a gastar 1200W de consumos e o Grid tie (paineis solares) estiver a produzir 1000W então o outro inverter ligado a bateria iria produzir os restantes 200W apesar de poder (o inversor off grid) produzir de fábrica os 1.5KW. É isto? Estou correto?
O que bloqueia caso a produção ultrapasse a produção é o inversor grid tie ou o off grid?
Posso ter este sistema grid tie (solar) e o inversor off grid de onda pura alimentado por bateria estando ligado à rede? Para aproveitar as baterias num dia nublado ou para ligar o inverter durante a noite? Obrigado
O grid-tie, qualquer que seja a marca ou potência, foi projectado pra produzir no max do que conseguir.
Idependentemente se na instalação onde esta ligado haja esse consumo ou não dai ir pra rede pública o excedente.

O off-grid alem de ter potência de 1.5kw so produz o necessário referente ao consumo,
Se por acaso lhe for exigido um consumo de 3kw ele bloqueia, erro, ou morre de vez.que é o mais frequente a não ser que seja de boa qualidade.

O que bloqueia é o grid-tie


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por LSousa »

Obrigado pelo esclarecimento percebi a primeira parte e agora em relação ao off-grid ligado à rede é possível de noite ligado a baterias ou teria sempre que desligar o geral para o ligar?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por accoelho »

O off-grid não sincroniza com a rede, logo não pode estar ligado em simultâneo com a rede.
Não vale a pena experimentar porque queima logo.

So desligando o geral da sua instalação ou metendo separador automático ou manual.

Sera necessário baterias e maneira de as carregar......


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por LSousa »

Pois estava a pensar utilizar apenas pontualmente on-grid mas ainda bem que avisa pensei que tendo onda pura sincronizava.... Mas pelo que diz posso ligar esse inverter offgrid para ativar o grid-tie desde que desligado da rede correto?
Pensei comprar um inverter grid tie dos chinocas que dá para ligar tb por bateria mas não sei se compensa pois penso que estando a rede aberta o inverter estará sempre no seu máximo pois começa a exportar para a rede da rua correto?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por jmlflorencio »

Não estamos a complicar o que é simples?? Um inversor híbrido não cumpre a totalidade do pretendido?


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por LSousa »

jmlflorencio Escreveu: domingo set 22, 2019 3:43 pm Não estamos a complicar o que é simples?? Um inversor híbrido não cumpre a totalidade do pretendido?
Não estamos a complicar não! Um inversor hibrido obviamente faria isso mas o facto é que não o tenho pois como disse acabei de comprar o meu sistema à cerca de um mês e o inversor de onda pura tb já o tenho desde à muito tempo, como tal queria saber as potencialidades/possibilidades daquilo que possuo. Obviamente quando esste inversor der o berro irei passar para um hibrido, embora se coloque sempre em causa a questão do power up durante uma quebra da energia da rede....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por jmlflorencio »

Eu meteria isso no OLX, e compraria um híbrido. Só o facto de não correr o risco de alguém ficar electrocutado só por não conhecer o sistema, já me convenceria.

Mas eu tenho muito medo de electricidade...


Autor do tópico
LSousa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta set 20, 2019 4:45 pm
Localização: Coimbra

Re: Inversor on-grid com inverter...

Mensagem por LSousa »

jmlflorencio Escreveu: segunda set 23, 2019 6:47 pm Eu meteria isso no OLX, e compraria um híbrido. Só o facto de não correr o risco de alguém ficar electrocutado só por não conhecer o sistema, já me convenceria.

Mas eu tenho muito medo de electricidade...
Eu também, por isso pedi esclarecimentos.... Só percebendo é que ficamos esclarecidos não vou nem nunca fui pela parte mais fácil (deixar outro decidir por mim...).
Obrigado pela dica.

Responder

Voltar para “Energia Solar”