Construir painel Solar


Nanha
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jul 15, 2008 7:39 pm

Re: Construir painel Solar

Mensagem por Nanha »

olá! haveria alguma possibilidade de este tipo de paineis serem usados para microgeração, venda de electricidade à edp?

alguém me poderia informar quais são os requisitos/procedimentos da entidade inspectora (penso ser a certiel) quando vai inspeccionar uma instalação candidata a produtora?

grato pela atenção!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Construir painel Solar

Mensagem por mauri »

renovaveisnahora informa de tudo quanto necessita.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Nanha
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jul 15, 2008 7:39 pm

Re: Construir painel Solar

Mensagem por Nanha »

eu de facto faço a pergunta já depois de ter escrutinado tal portal, na esperança de que os entendidos e os mais experientes aqui do fórum me pudessem esclarecer aquilo que permanece como dúvida, para além disso todos sabemos que legislação e informação teórica muitas vezes sofre algumas "diferenças" aquando da sua aplicação...

grato de qualquer forma pela resposta...


Nanha
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jul 15, 2008 7:39 pm

Re: Construir painel Solar

Mensagem por Nanha »

a melhor a informação que consigo obter é referente a um despacho, cito:

"nos termos do n.º 3 do artigo 7.º do dl nº 363/2007, de 2 de novembro, está previsto a
aprovação, mediante despacho do director geral de energia e geologia, de regras técnicas
para apoiar a implementação da produção microprodução..."

na alínea 13 o seguinte:

"13 - a conformidade dos equipamentos pode ser comprovada pela marcação ce ou por
declaração de conformidade do fabricante, com excepção do inversor, para o qual é
exigido certificado de conformidade de produto emitido por organismo de certificação
independente."

alguém poderia complementar?
no que aos paineis concerne, o que é que o inspector verifica?
estando as células nos conformes, devidamente aprovadas pela marcação ce é suficiente? um painel é um conjunto de células devidamente agregadas...
que o inversor tenha de ser devidamente certificado, é perfeitamente compreensível, afinal ninguém está interessado num inversor marca duvidosa a injectar "lixo" na rede... agora os paineis?!...

as minhas duas primeiras perguntas ainda se encontram por responder, se alguém gentil e amavelmente, com o devido conhecimento de causa quiser partilhar a experiência/informação é de todo bem vinda!

grato!


Nanha
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jul 15, 2008 7:39 pm

Re: Construir painel Solar

Mensagem por Nanha »

alguém?

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Construir painel Solar

Mensagem por BondadeSua »

saudações verdes

daquilo que sei, para se instalar um "sistema de micro-produção" ou (mais do que isso), e produzir electricidade para venda, tem que se cumprir as respectivas normas descritas em renovaveisnahora, com decretos e regulamentos, normas e pareceres.
o instalador, tem que estar credenciado/autorizado/reconhecido/homologado, pelas entidades competentes. está tudo descrito na lei. não se pode andar a experimentar e a tentar fazer, para venda. tem que fazer-se segundo regras.
depois temos que nos submeter a um processo de candidatura e aprovação/homologação.
é um assunto que tem que ser acautelado pela lei, pois tem muitos riscos, até para quem está do lado de fora..., penso eu de que!!!
se ler nos tópicos de 2009... (e antes),... (e depois), vai lá encontrar também muitas das respostas às dúvidas de quem já por lá passou...
há até manuais citados!!!

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

boas,
a rezina já chegou depois de 2 semanas a "marinar" na alfandega .

já coloquei a rezina agora tá a curar.

depois de tar bem seco mando fotos do painel, do voltímetro e amperímetro para ver quanto power tá a bombar

abraço


rechena
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado mar 19, 2011 5:11 pm

Re: Construir painel Solar

Mensagem por rechena »

viva,
tambem estou em fase de construcção de um painel e estou parado na parte de o que é que vou usar para a moldura...
a minha duvida é sobre a resina, alguem me poderia enviar um link sobre essa?

e se uma das celulas se avariar uma vez que estao envolvidas em resina como a substituem?

obrigado

rechena
http://coisas.rechena.com
Joao Rechena
=================
Coisas, Projectos e Ideias
http://coisas.rechena.com


edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

boas,
eu usei sylgard 184 é uma resina mesmo própria para os painéis solares. mandei vir pelo ebay 2 frascos dos pequenos ficou por 100 euros mais iva...
existem mais soluções, tipo resina dos barcos mas não sei se o resultado...
podes ver o link do youtube que coloquei neste tópico, foi o método que usei mas existem vários.

tens que testar antes de colocares a resina. (eu usei holofote de 500 w e medi a corrente nas celulas uma a uma). se uma avariar depois de ter a resina sinceramente não sei mas a melhor solução deve ser anular essa célula (fazendo um shunt na célula avariada).

boa sorte


edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

edupinto Escreveu:boas,

eu usei vidro e estou a aguardar a resina (sylgard 182) para cobrir as células.

correcção: sylgard 184


RicardoA
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jun 11, 2009 10:15 pm

Re: Construir painel Solar

Mensagem por RicardoA »

boa tarde,
também estou a pensar construir um painel solar. ainda ando a fazer o trabalho de pesquisa.
sabem-me dizer mais ou menos quanto ficará mais ou menos a construção do painel e futura integração de todos os componentes (inversor, bateria, controlador de carga, etc) para fornecimento de energia eléctrica para consumo próprio?

conhecem algum sítio onde se possa comprar as células solares em portugal?

obrigado.

ra

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Construir painel Solar

Mensagem por mauri »

ricardoa Escreveu:boa tarde,
também estou a pensar construir um painel solar. ainda ando a fazer o trabalho de pesquisa.
sabem-me dizer mais ou menos quanto ficará mais ou menos a construção do painel e futura integração de todos os componentes (inversor, bateria, controlador de carga, etc) para fornecimento de energia eléctrica para consumo próprio?

conhecem algum sítio onde se possa comprar as células solares em portugal?

obrigado.

ra
embora te possam responder ao quesito, depois não te esqueças de abrir um tópico para o teu projeto.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


RicardoA
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jun 11, 2009 10:15 pm

Re: Construir painel Solar

Mensagem por RicardoA »

okapa.


edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

boas,

depende sempre de quanto power tas a falar...
podes ver no leroymerlin eles lá têm tudo, é claro que na net deves encontrar mais barato...

sobre as células não conheço em portugal eu comprei no ebay (uk).


edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

a minha maquina já bomba!!
sem grandes afinações ontem ás 3 da tarde chegou aos 75w!!!

aqui ficam alguns valores:

36 células policristalinas
icc = 3,6a
uvazio = 20,8v



edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

as fotos:
Vvazio
Vvazio
Icc
Icc
painel
painel

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Construir painel Solar

Mensagem por mauri »

a minha maquina já bomba!!
sem grandes afinações ontem ás 3 da tarde chegou aos 75w!!!
parabéns e que seja o princípio de muito mais.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


rechena
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado mar 19, 2011 5:11 pm

Re: Construir painel Solar

Mensagem por rechena »

edupinto Escreveu:boas,
eu usei sylgard 184 é uma resina mesmo própria para os painéis solares. mandei vir pelo ebay 2 frascos dos pequenos ficou por 100 euros mais iva...
existem mais soluções, tipo resina dos barcos mas não sei se o resultado...
podes ver o link do youtube que coloquei neste tópico, foi o método que usei mas existem vários.

tens que testar antes de colocares a resina. (eu usei holofote de 500 w e medi a corrente nas celulas uma a uma). se uma avariar depois de ter a resina sinceramente não sei mas a melhor solução deve ser anular essa célula (fazendo um shunt na célula avariada).

boa sorte
pois..la terá que ser.
obrigado pela resposta, infelizmente tive que parar o meu projecto devido a forças maiores, mas em breve tenciono pegar nele novamente. ja agora por acaso nao tem ai a mao o link para o sitio de onde comprou a rezina nao?

obrigado

ab
Joao Rechena
=================
Coisas, Projectos e Ideias
http://coisas.rechena.com


edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

rechena Escreveu:
edupinto Escreveu:boas,
eu usei sylgard 184 é uma resina mesmo própria para os painéis solares. mandei vir pelo ebay 2 frascos dos pequenos ficou por 100 euros mais iva...
existem mais soluções, tipo resina dos barcos mas não sei se o resultado...
podes ver o link do youtube que coloquei neste tópico, foi o método que usei mas existem vários.

tens que testar antes de colocares a resina. (eu usei holofote de 500 w e medi a corrente nas celulas uma a uma). se uma avariar depois de ter a resina sinceramente não sei mas a melhor solução deve ser anular essa célula (fazendo um shunt na célula avariada).

boa sorte
pois..la terá que ser.
obrigado pela resposta, infelizmente tive que parar o meu projecto devido a forças maiores, mas em breve tenciono pegar nele novamente. ja agora por acaso nao tem ai a mao o link para o sitio de onde comprou a rezina nao?

obrigado

ab

boas,

já não tenho o link mas penso que foi este:

http://cgi.ebay.co.uk/2x-sylgard-184-so ... 1e5ce6525c

ainda tens que somar o iva e mais custos da alfandega se parar lá... a minha parou e tive que pagar 27 € e a rezina custou 95€ ... é vida

bom projeto e se precisares de alguma coisa já sabes

abraço


zereplim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta abr 08, 2011 12:41 am

Re: Construir painel Solar

Mensagem por zereplim »

olá,
eu também estou a construir um painel fotovoltaico, as minhas 36 celulas poly + o encapsulante qsil 216 chegam amanhã a casa, e irei buscar o vidro amanhã.

no entanto preciso de uma pequena ajuda vossa sobre os fios a utilizar para ligar do "bus wire" até ao terminal do modulo (terão cerca de 25cm de comprimento, tanto o negativo como o positivo), e também não sei que cabo utilizar para ligar do modulo ao grid tie inverter. (vou utilizar o sistema para injectar energia na rede).

eu tenho uma tabela com o diâmetro a usar consoante a distancia e a corrente do modulo, até aqui tudo bem.
se eu usar um modulo de com tensão de 12v e corrente 3.6a as distâncias serão inferiores a 3 metros, e segundo a tabela posso usar cabos de 1.5mm. isto está correto?

mais tarde irei adicionar outro modulo ligando-o em paralelo, o que faz a corrente aumentar para cerca 7.2a, posto isto, terei de mudar o cabo para 2.5mm para ligar os dois modulos ao inversor (grid tie), ou poderei quando instalar só um modulo usar logo cabo de 2.5mm de modo a ficar preparado para quando ligar o segundo modulo?

quando aumentamos a corrente ligando 2 ou mais modulos, temos de mudar o cabo que vai do bus wire ao terminal do modulo (em cada modulo)?


espero não estar confuso demais. obrigado desde já!

abraço

Responder

Voltar para “Energia Solar”