Construir painel Solar


edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

boas,
podes usar logo o cabo mais grosso não há problema nenhum (tirando os € claro ).
a corrente em cada painel vai ser sempre 3, 6a mesmo que tenhas muitos painéis. a corrente só aumenta a partir da junção dos cabos de cada painel, se ligares todos diretamente ao inversor pode ser sempre 1,5mm (caso a distancia seja curta). caso a distancia seja maior aí cada painel, com o cabo de 1,5mm, liga a um cabo mais grosso (2,5mm no teu caso) que por sua vez liga ao inversor.

acho que fui um bocadinho confuso...

abraço e boa sorte pah construção da máquina!


Rodrigo Henrique
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça ago 17, 2010 1:51 am

Re: Construir painel Solar

Mensagem por Rodrigo Henrique »

4,16w por célula e a tensão?

estou querendo comprar as células do http://cgi.ebay.de/50-solarzellen-neu-o ... 1c194265eb

mas ainda estou com as dúvidas. esse 4,16w por célula (no total vem 50 células, me dando 208,08w no total) é eficiente mesmo? ou tem alguma coisa ainda?

a bateria adquiri uma de carro, mas quero saber as células, essas ai são recomendadas?


edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

boas,
em principio as tuas células são de 0,5v (estive a ver no ebay umas identicas ás tuas e falam em 0,62v e 3,75w).

pelo que vi no ebay são muito boas (4,16w é muito bom).

agora tens que fazer contas á tensão que precisas para carregar a bateria, em principio deve ser 12v e o que costumo ver na net, usam 36 células de 0,5v que dá 18v, no teu caso como são 50 não sei, mas deve ser para uma bateria de 24v (50x0.62=31v) penso eu...
mas procura na net e deves encontrar projetos para essas células.


Eduardo Santos
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jul 15, 2011 1:23 am
Localização: Salvador-BA

Re: Construir painel Solar

Mensagem por Eduardo Santos »

Olá amigos como faço para comprar as celulas estou querendo fazer um painel solar.Obrigado que Deus abençoe a todos.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Construir painel Solar

Mensagem por mauri »

Eduardo Santos Escreveu:Olá amigos como faço para comprar as celulas estou querendo fazer um painel solar.Obrigado que Deus abençoe a todos.
Eduardo, Bem vindo. Esta é a sua primeira mensagem.
Enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


edupinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Localização: Gaia

Re: Construir painel Solar

Mensagem por edupinto »

Boas,

consegues comprar as células no ebay, compra o kit que já trás tudo (solda, fluxo, diodos e cabo para ligar entre elas) que precisas para construir o painel, fica um exemplo (igual ás que eu comprei, mas tens muitas mais é só escolher :) :
http://www.ebay.co.uk/itm/72-3x6-solar- ... 45fbe134e1

Abraço

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Construir painel Solar

Mensagem por g_card »

uma questão...
eu quero baixar o meu consumo eléctrico usando alguns painéis fabricados por mim, mas antes de fabricar os painéis, gostava de saber se posso injectar a corrente na rede fazendo assim o contador andar para traz caso não esteja a consumir toda a produção,
uma das grandes questões é as baterias acabam por se deteriorar e o lucros acabam por ser negativos, visto que estou num sitio onde no inverno por a inclinação do sol não irei produzir quase nada
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


giantpt
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda set 24, 2012 5:55 am

Re: Construir painel Solar

Mensagem por giantpt »

Bom dia a todos...

Tenho lido atentamente este tópico e é verdade que me esclareceu bem relativamente à construção de painéis fotovoltaicos.
Neste momento dei inicio à construção de alguns painéis, já pré-soldei algumas células, já tenho o filme especial para encapsular a vácuo, díodos, regulador, baterias deep cycle mas falta-me saber como e onde adquirir vidro fotovoltaico ou o mais idêntico possível para que possam resistir o mais possível às condições climatéricas.

Podem ajudar-me????

Obridago

Responder

Voltar para “Energia Solar”