Como escolher inversores

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Como escolher inversores

Mensagem por Rios »

olá a todos como escolher o inversor? temos um caso por exemplo de um dimensionamento para
lâmpadas / quantidade 6 / potência 9 watts
televisor de 14 polegadas / 45 watss
sabendo-se que
a (corrente) / horas dia / ah/ dia / cc ou ca
lâmpadas 3 5 15 cc
televisor 3,75 4 15 ca
sei que existe uma partida em eletrônicos e eletrodomésticos como geladeira, secador de cabelo, etc...
no caso o televisor, temos que multiplicar 45 por 6 por causa do pico de partida do televisor, a pergunta é, como dimensionar o inversor correto para este caso, e quais são os critérios preciso que devemos analisar para optarmos pelo inversor correto. sei que existem os inversores de onde senoide modificada e de senóide pura que será determinante no preço e no tipo de instalação que está planejando e que no caso que citei pode mesmo ser o de senóide modificada.
grato.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Como escolher inversores

Mensagem por Esteves »

boas!

amigo não sei qual a fonte que vai usar para alimentar o inversor julgo que seja qual for a fonte deve passar por baterias, bem quanto ao inversor eu andei por aqui as voltas para comprar o meu, mas depois de muitas pesquisas e algumas ajudas de alguns vendedores cheguei a conclusão que vale mais comprar logo algo que trabalhe com pouco e com muito, no meu caso comprei um de 4000w pico de 8000w o que de 3000w pico 6000w também serve mas pela diferença de valor optei pelo de 4000w, tanto o de 3mil com o de 4mil tem as suas vantagens, uma delas é trabalhar folgado seja no que for, logo ai não aquece, o consumo de um 500w em stand-bay é muito idêntico ao de 4000w pode variar uns miliamperes, o meu consome 4 miliamperes.

agora a diferença de um de onda pura para um de onda modificada vai muita tanto no preço como no desempenho, onda pura é sempre onda pura, agora para quem não precisa de ligar bombas submersíveis ou algumas televisões do tipo lcd ou plasma ou lâmpadas florescentes um de onda modificada serve bem.

eu a concelho a vitecom pode ver aqui neste tópico a minha mini micro produção só para casa http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=14374
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Re: Como escolher inversores

Mensagem por Rios »

certo mas para este caso que apresentei como exemplo, qual seria o inversor ideal?

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Como escolher inversores

Mensagem por Esteves »

bem... não entendi bem o que pretende ligar ao inversor, no caso das lâmpadas não tem arranque elevado mas o televisor a geladeira e o secador de cabelo esses sim já tem arranque elevado, a minha geladeira tem um arranque de 1015w em trabalho forçado anda na casa dos 600w quando já esta a trabalhar no mínimo anda na casa dos 150w, agora o secador se for de 1200w no pico pode ir aos 1500w e depois em funcionamento deve manter os 1200w.

bem se for para este material no caso da geladeira a trabalhar em pleno e o secador de cabelo é complicado iria precisar de um inversor de 2500w com pico de 5000w agora usando um de cada vez basta um de 1500w pico 3000w , no caso da tv e lâmpadas um de 300w pico de 600w chega perfeitamente.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Nunito
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça ago 14, 2007 10:45 pm

Re: Como escolher inversores

Mensagem por Nunito »

Olá
Esses inversores não precisam de ser em onda sinusoidal pura?
Abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Re: Como escolher inversores

Mensagem por Rios »

Esteves Escreveu:bem... não entendi bem o que pretende ligar ao inversor, no caso das lâmpadas não tem arranque elevado mas o televisor a geladeira e o secador de cabelo esses sim já tem arranque elevado, a minha geladeira tem um arranque de 1015w em trabalho forçado anda na casa dos 600w quando já esta a trabalhar no mínimo anda na casa dos 150w, agora o secador se for de 1200w no pico pode ir aos 1500w e depois em funcionamento deve manter os 1200w.

bem se for para este material no caso da geladeira a trabalhar em pleno e o secador de cabelo é complicado iria precisar de um inversor de 2500w com pico de 5000w agora usando um de cada vez basta um de 1500w pico 3000w , no caso da tv e lâmpadas um de 300w pico de 600w chega perfeitamente.
Ou seja dependerá muito do fator custo ($$$) pois as vezes será melhor adquirir somente um inversor que atenda a potência exigida ou mais de um inversor que assim eu consiga separar os equipamentos.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como escolher inversores

Mensagem por visitante1 »

Nunito Escreveu:Olá
Esses inversores não precisam de ser em onda sinusoidal pura?
Abraço
Depende das cargas que pretende ligar, se for para cargas que tenham fontes de alimentação ou cargas resistivas tipo lampadas de filamento ou resistencias de aquecimento de agua ou aquecedores pode ser onda modificada.
Se for cargas tip maquinas de LL ou roupa frigorificos etc terá que ser onda pura.

Uma boa aplicação para inversores de onda modificada é colocar a aquecer AQS, o valor de instalar paineis, 1 regulador, inversor e pouca capacidade de baterias é a mesma coisa ou até menos que instalar um sistama de painel termico. tem a vantagem de não precisar de andar com tubaria de aguas, basta passar 2 fios até ao termoacumulador com uma resistencia.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia Solar”