Baterias para sistemas isolados

Responder

Autor do tópico
cegao
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda set 05, 2011 10:44 am

Baterias para sistemas isolados

Mensagem por cegao »

Bom dia gostaria de saber quais as melhores marcas de baterias para sistemas isolados existentes atualmente no mercado.
Alguém me pode dar alguma indicação sobre isto!

Muito Obrigado

Rui Bernardo

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Baterias para sistemas isolados

Mensagem por Jorge Rocha »

Não sei o que se refere por distemas isolados, mas se for para absorverem a carga de um aerogerador ou fotovoltaico, será aquelas que tenham a melhor relação V*Ah/€/tempo de vida, já que o peso e volume não é relevante.
Assim que chegarem as baterias de litio, vendo as minhas de gel com 3 anos (3000km) da minha scoter electrica, a muito bom preço!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Baterias para sistemas isolados

Mensagem por Master »

Mas as de Gel não são melhores que as de Litio?
Vais trocar as de Gel que dizem ser melhores pelas de Litio
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Baterias para sistemas isolados

Mensagem por Jorge Rocha »

Master Escreveu:Mas as de Gel não são melhores que as de Litio?
Vais trocar as de Gel que dizem ser melhores pelas de Litio
Sim, vou trocar porque as de gel são mais pesadas e volumosas, e o seu tempo de vida util é aproximadamente cinco vezes nenor (350 recargas para as de gel, para 1500 das de litio).
E das 8 baterias que tenho (12v 20Ah) 3 já estão com muito menos capacidade, e como estão em serie, adicionando-se as tensões, se uma não estiver tão boa, a autonomia fica dependente da pior, que neste caso está a dar para fazer apenas 20km (em vez de 70km com as de litio).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Baterias para sistemas isolados

Mensagem por Master »

Ainda bem que fiquei a saber isso, pois estava interessado em comprar umas de Gel e assim já não as faço, estou pensar fazer umas maroscas com a bi-horária de modo a abastecer de noite e gastar de dia...
Mas se duram menos e são mais caras, já mudei idéias, vou pesquisar as de Litio tb.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Baterias para sistemas isolados

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu nunca disse que as de litio eram mais baratas!
São mais caras as de litio, e a difrença é muita!
Para esse sistema que refere, que eu desaconselho de todo (pois existem muitas perdas, quer no carregamento através do alimentador na transição dos 230v AC para 12 ou 24 DC, quer no descarregamento através do inverter na transição do 12 ou 24 DC para 230 AC, até porque esses aparelhos são caros), existem umas baterias de chumbo de apenas 2 volt´s cada e de grande capacidade de armazenamento, dando para formar os grupos que se pretende.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Baterias para sistemas isolados

Mensagem por Master »

A minha idéia era o contrário, que as mais caras eram as de Gel.
Obrigado pelo aconselhamento.
As minhas necessidades de energia para o sistema que quero é pouca, cerca de 80 W com o sistema todo ligado e uma (duas no máximo) baterias que suportem 6 a 8 horas.
Carregar de noite (metade do preço) e ligar de dia, tenho que fazer contas sobre os custos de cada aparelho necessário, duração da bateria e perdas, pois a partir de Janeiro volta a subir os preços da electricidade.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Baterias para sistemas isolados

Mensagem por Jorge Rocha »

Já agora, quando os 80W parece ser pouco, multiplicado 8 vezes (horas), já é qualquer coisa...(640W).
Por exemplo com baterias de gel de 12V, seria necessário que estas tivessem a capacidade de (640/12) 53,33Ah, considerando as perdas do inverter 10%, iria para 58,66Ah, mas como as baterias de gel não devem ser muito descarregadas, na ordem dos 40% maximo, para que durem muito mais, logo a sua capacidade deveria ser no minimo de 146,66Ah.
Como referi no inicio, assim que chegem as minhas de litio, vou disponibilizar as de gel que tenho que prefazem 160Ah a 12V (embora já não estejam muito boas, é claro).
Bons cálculos!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Baterias para sistemas isolados

Mensagem por visitante1 »

As melhores baterias para stand-alone são as de vaso aberto com manutenção, podem ser de 2, 6 ou 12V sendo que consoante vai subindo a tensão da bateria vai diminuindo a capacidade, por exemplo para uma bateria de 2V pode ter garandes capacidades como 200, 500, 3000Ah.
Já as de 6V penso que podem ir a cerca de 500Ah, as de 12V fabricam-se com capacidades de cerca de 200Ah.
A Exide/tudor fabrica as Classic OPzS Solar, são uma maravilha, só que saõ carissimas.

Em alternativa tem as de gel que são excelentes baterias, talvez das mais utilizadas.
São fabricadas em varias capacidades tambem mantendo-se a mesma logica.
Eu tenho umas Enersis Powersafe de 155ah no meu sistema stand-alone, no total de 620Ah a 24V, nunca me deixaram ficar mal, e são consideradas das melhores do mercado, são é caras e pesadas.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia Solar”