Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vaspe79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quinta jan 11, 2007 8:55 pm
Localização: Covilhã

Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por vaspe79 »

Tenho uma instalação de microgeração a funcionar desde Julho e a produção está muito abaixo do previsto pelo estudo da emrpesa instaladora. O problema é que o inversor desliga devido à tensão demasiado elevada. Após 2 ou 3 reclamações com a EDP recebi a seguinte carta.Imagem

A EDP desculpa-se com o instalador e o instalador diz que o problema está na EDP. Não sei bem o que fazer, a verdade é que fiz um investimento que não está a ter o retorno que pensava. Alguém tem o mesmo problema? Como resolveu? A quem mais me poderei queixar? Obrigado

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por Volt »

Xii... Será que isso só vai ao sítio com tribunal? :-|.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por Patalhetas »

A EDP desculpa-se com o instalador e o instalador diz que o problema está na EDP. Não sei bem o que fazer, a verdade é que fiz um investimento que não está a ter o retorno que pensava. Alguém tem o mesmo problema? Como resolveu? A quem mais me poderei queixar? Obrigado
Boas,
isso realmente é complicado.... mas podes fazer o seguinte, compras um voltimetro (vulgarmente chamado multimetro) e vai medindo a voltagem da tua fase, tipo medes com o inversor desligado, depois ligas e esperas que injecte, fins de semana, a tarde de manhã e vê se alterna muito a voltagem.... pois pode se dar o caso da tua linha pelas careteristicas do cabo não "escoar" a energia produzida.

Sabes que por vezes "eles" até podem ter razão em parte no que dizem....pois não existe nenhuma clausula no contrato que os obrigue a alterar cablagem por causa de uma micro..... afinal nós é que queremos vender, não são eles que vieram pedir para nós vender-mos.

agora quem se lixa é sempre o "mexilhão" nós !!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


nmoreira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda out 10, 2011 11:05 am

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por nmoreira »

Olá vaspe,
eu resolvi o mesmo problema a pouco tempo telefone-me para falarmos
meu numero é 937496869
Nuno Moreira

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por Patalhetas »

nmoreira Escreveu:Olá vaspe,
eu resolvi o mesmo problema a pouco tempo telefone-me para falarmos
meu numero é 937496869
Nuno Moreira
Ola,
seria bom para nós todos, se partilha-se com o forum a sua experiencia....assim de futuro seria uma mais valia para futuros problemas. :)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


nmoreira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda out 10, 2011 11:05 am

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por nmoreira »

Boas Nelson,
claro que sim,
a questao e que ainda nao tive tempo e na realidade ja partilhei com todos o meu problema e a sua resolucao no topico em que pedi ajuda.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... =15201&e=0

Mas posso partilhar claro, pois tambem gostei das vossas opinioes quando as pedi.
mudei de inversor colocando o solarmax que quando se liga pela 1 vez temos de selecionar o pais onde esta a ser instalado e temos de escolher a opcao Italia e assim ele so bloqueia aos 275V que e o limite nesse pais, ao contrario de portugal que bloqueia aos 264. O inversor que tinha SMA bloqueava aos 254 e depois o instalador programou o inversor para os 260 e mesmo assim o problema persistia.
Mas pelos vistos O vaspe ja deve er resolvido o problema pois nem me telefonou nem deixou aqui nenhuma mensagem
abraço a todos,
desculpem os acentos mas ando com problemas no teclado


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por RJSC »

O SMA SunnyBoy também dá para programar para 275V, coisa que já fiz, mas a linha é tão má que de vez em quando ainda cai, no entanto muito menos que no início.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por zointz »

RJSC Escreveu:O SMA SunnyBoy também dá para programar para 275V, coisa que já fiz, mas a linha é tão má que de vez em quando ainda cai, no entanto muito menos que no início.

Boas, não sei se sou eu que sou demasiado medroso, mas confesso que imaginar que os electrodomésticos lá de casa poderiam estar a trabalhar a +270v ficaria a pensar se estaria a ganhar ou eventualmente a perder com avarias precoces dos aparelhos.

Quem tem este problema, já mediu a tensão dentro de casa durante esses picos ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por RJSC »

Eu reparo eletrodomésticos e todo o tipo de dispositivos eletrónicos depois das aulas para ajudar com os custos, e até hoje todos os eletrodomésticos que me passaram pelas mão tinham componentes que lhes permitiam resistir pelo menos a 275 V.

Quando usados continuamente no limite o seu tempo de vida diminui, mas há que ter em conta que em primeiro lugar, esses picos só acontecem em alturas de muito sol e frio e em que não haja consumo na rede, o que deve ser uma minoria, e depois, provavelmente os eletrodomésticos estragam-se mecanicamente ou levam com um pico de tensão com origem numa descarga atmosférica bastante antes de sofrerem os efeitos da redução do tempo de vida.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por zointz »

RJSC Escreveu:Eu reparo eletrodomésticos e todo o tipo de dispositivos eletrónicos depois das aulas para ajudar com os custos, e até hoje todos os eletrodomésticos que me passaram pelas mão tinham componentes que lhes permitiam resistir pelo menos a 275 V.

Quando usados continuamente no limite o seu tempo de vida diminui, mas há que ter em conta que em primeiro lugar, esses picos só acontecem em alturas de muito sol e frio e em que não haja consumo na rede, o que deve ser uma minoria, e depois, provavelmente os eletrodomésticos estragam-se mecanicamente ou levam com um pico de tensão com origem numa descarga atmosférica bastante antes de sofrerem os efeitos da redução do tempo de vida.
Pois, eu compreendo o que dizes, mas eles usam esses componentes para dar alguma tolerância e proporcionar longevidade, acho que com esses esses valores de tensão talvez seja preferível que o inversor corte, ou como alternativa usares essa altura para adicionares grandes consumos, por ex. ligares as maquinas, aquecimento, ou Cilindro se houver, pois apesar de ser hora de cheio, continua a sair mais barato gasta-la do que deixar "guisar" em lume brando. É a minha opinião claro ;)
Já agora, alguém já fez contas de quanto custa esses cortes ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Veríssimo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta fev 08, 2012 10:19 am

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por Veríssimo »

vaspe79 Escreveu:Tenho uma instalação de microgeração a funcionar desde Julho e a produção está muito abaixo do previsto pelo estudo da emrpesa instaladora. O problema é que o inversor desliga devido à tensão demasiado elevada. Após 2 ou 3 reclamações com a EDP recebi a seguinte carta.Imagem

A EDP desculpa-se com o instalador e o instalador diz que o problema está na EDP. Não sei bem o que fazer, a verdade é que fiz um investimento que não está a ter o retorno que pensava. Alguém tem o mesmo problema? Como resolveu? A quem mais me poderei queixar? Obrigado


Eu tenho o mesmo problema, e a mesma carta

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por mauri »

Veríssimo Escreveu:

Eu tenho o mesmo problema, e a mesma carta
Como é a primeira mensagem porque não fazer a sua apresentação e abrir um tópico para a tua micro geração?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por jmal »

Veríssimo Escreveu:
vaspe79 Escreveu:Tenho uma instalação de microgeração a funcionar desde Julho e a produção está muito abaixo do previsto pelo estudo da emrpesa instaladora. O problema é que o inversor desliga devido à tensão demasiado elevada. Após 2 ou 3 reclamações com a EDP recebi a seguinte carta.Imagem

A EDP desculpa-se com o instalador e o instalador diz que o problema está na EDP. Não sei bem o que fazer, a verdade é que fiz um investimento que não está a ter o retorno que pensava. Alguém tem o mesmo problema? Como resolveu? A quem mais me poderei queixar? Obrigado


Eu tenho o mesmo problema, e a mesma carta
É possível meter o inversor a disparar mais acima ? em vez de 262 volts se não me engano, a disparar aos 275volts, não sou a pessoa indicada para o dizer, mas nos equipamentos electrónicos 300 volts não é problema.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por visitante1 »

Veja se o ramal de abastecimento tem os cabos com o dimensionamento correcto, no meu caso tenho uma situação parecida e o problema está com a impedancia da linha que deveria ter uma secção de 50mm e tem apenas 16mm, ora quando o inversor começa a injetar a tensão sobe, da mesma forma quando eu puxo a mesma potencia a tensão desce muito.
mas claro para mudar a linha os chineses tem que gastar dinheiro e eles agora não querem investir em nada...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por RJSC »

pnunes Escreveu:Veja se o ramal de abastecimento tem os cabos com o dimensionamento correcto, no meu caso tenho uma situação parecida e o problema está com a impedancia da linha que deveria ter uma secção de 50mm e tem apenas 16mm, ora quando o inversor começa a injetar a tensão sobe, da mesma forma quando eu puxo a mesma potencia a tensão desce muito.
mas claro para mudar a linha os chineses tem que gastar dinheiro e eles agora não querem investir em nada...
Aqui na aldeia nem 50mm2, nem cobre sequer!
Todos os cabos da EDP são em alumínio e com parafusos apertados expostos ao ar!
Como o alumínio oxida rapidamente, esses contactos ficam com elevada resistência muito rapidamente.
Ainda por cima como somos gente de terceira categoria (Zona C na fatura) eles nem se preocupam em mudar. Tal como nas telecomunicações, boas redes são só para os meninos da cidade!
O mínimo de justiça que se exigia era que já que estamos numa área em que a qualidade do serviço é inferior era que pagássemos menos pelo serviço do que quem está em zonas de qualidade superior, mas nem a isso temos direito.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Tensão elevada - Inversor desliga- Quem é o responsável

Mensagem por klinzter »

eu já tive esse problema. os gajos da edp resolveram. (só sei isso)
o problema foi que uma das fazes estava com valores altos, e q foi feito foi alterar a fase, a partir de daí o problema ficou resolvido. :)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Responder

Voltar para “Energia Solar”