Tunel luz económico.

Responder

Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Tunel luz económico.

Mensagem por man.macedo »

Boa tarde a todos os participantes.

Este tópico provavelmente não encaixa bem aqui, no entanto não deixa de ser aproveitamento energia solar, para iluminação.....


Estou a construir uma moradia e na tentativa de iluminar "ecologicamente" uma casa de banho interior, deparei-me com o problema, várias ofertas, no entanto todas elas estupidamente caras, mínimo 350€:

(preços tirados de sites de venda ao publico)
Solatube 470€
Velux 350€
Chatron 365€

além do mais o tipo de produto em causa não emprega no seu fabrico e montagem muita tecnologia ou peças moveis pelo que não apresenta justificação para o preço excessivo.

Desta forma decidi construir um túnel de luz, recorrendo a materiais que se encontram à venda em qualquer loja.
Este sistema pretende ser ecológico para o ambiente, barato para a carteira e com uma eficiência em termos de iluminação, que apesar de certamente ser menor que os produtos "profissionais" (cuja real eficiência eu não conheço), não deverá por em causa o objectivo de dar um pouco de luz natural à casa de banho.

Procedimentos:
- Durante a betonagem da laje coloquei um balde de 20 Lt na placa (diâmetro de 28 cm)
- Execução de uma pequena gola de betão à volta do orifício
- Isolei com uma solução betuminosa e posteriormente pintei com membrana branca

Comprei:
-Tijela de vidro de 34 cm (vende-se no ikea por 12€) Desculpem a publicidade.
-Tijela de vidro de 27 cm (vende-se no Ikea por 8 €)
-Esteira tapa sol para automóvel, daquele com alvéolos de material reflector metalizado (4€ em qualquer hipermercado).
-Fita LED (custou com despesas de envio 40,50€).
-Fita autocolante de alumínio (4 € em qualquer loja de bricolage)

Recortei a pala do sol e enrolei-a à volta do buraco.

Colei as laterais com a fita de alumínio para fechar o circulo.
Colei o topo da esteira de sol ao topo do rebordo da gola de betão com a fita de alumínio.
Coloquei a taça de vidro pequena dentro do buraco com o fundo virado para baixo (vai servir como corte térmico de forma a diminuir a condensação, bem como para recolher a condensação que certamente se vai formar. Colei a taça com a fita de alumínio, pelas laterais, uma vez que a taça é uns milímetros mais pequena que o buraco, pelo que cairia se não fosse presa.
Cobri a zona circundante interior da gola com fita de alumínio para aumentar a reflexão solar no local.

Coloquei a taça maior por cima virada ao contrário colada com silicone à gola de betão.

Por enquanto ainda estou nesta fase já com este material aplicado, falta após a realização do tecto falso, colocar por baixo um difusor. Provavelmente encontrarei um material adequado numa loja de iluminação, ou seja pretendo um vidro redondo com uma bordadura metálica amovível, algo que certamente com 20 ou 30 euros poderei adquirir numa loja de iluminação.
Posso desde já adiantar que a luz dentro do WC ficou com um aspecto bastante natural e assim que o pladur for colocado a luminosidade aumentará significativamente uma vez que se vai reflectir na superfície branca do tecto.
Eu vou levar o projecto um pouco mais longe dai a fita LED. Vou colocar no interior a fita LED acima indicada com ligação a interruptor para iluminar de noite.

Ficarei assim com um túnel de luz (com luz LED incorporada) por menos de 100€. Não considerei nas contas o trabalho de construção civil e isolamento porque os outros sistemas também terão um encargo semelhante.

Durante estas primeiras chuvas o sistema portou-se bem.
Espero ter ajudado, com esta solução mais económica, a promovel formas acessiveis de aproveitar o sol.

Cumprimentos a todos
Anexos
Interior WC
Interior WC
Foto-0097 (Small).jpg (40.35 KiB) Visto 8178 vezes
Exterior Cobertura
Exterior Cobertura


dev2
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 25, 2012 1:34 am

Re: Tunel luz económico.

Mensagem por dev2 »

Excelente ideia.
Deixo uma sugestão:
colocando um espelho (por fora, na vertical) do lado norte da abertura, consegue aumentar-se ainda mais a radiação para o interior.


cumps,
;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Tunel luz económico.

Mensagem por serges »

Exactamente dev2 assim poderá ter mais luz, espalha mais...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
man.macedo
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda jun 06, 2011 10:06 pm

Re: Tunel luz económico.

Mensagem por man.macedo »

Boa sugestão,

no meu caso não dá porque tenho um painel fotovoltaico nessa zona.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tunel luz económico.

Mensagem por visitante1 »

Viva man.macedo,
Será que pode mostrar como é o resultado final desse seu trabalho?
Surgiu a ideia cá em casa de fazer ou comprar feito um sistema assim, acho uma excelente ideia para aumentar a luminusiade.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Energia Solar”