viabilidade 20 kw

Responder

Autor do tópico
pedropx
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 03, 2012 12:45 pm

viabilidade 20 kw

Mensagem por pedropx »

Bom dia,

Estou totalmente desinformado quando a este tipo de energia mas as energias renovaveis sao ponderadas por qualquer pessoa pelas varias razoes que toda a gente conhece. Por isso caso esteja a dizer uma barbaridade peço desculpa desde já...

As duvidas sao muito simples e vou converte-las em questoes:

tenho uma quinta destinada a agricultura e preciso de uma instalação que me disponibilize 120kw diarios. entao pensei teoricamente que uma instalaçao de 10 kw seria suficiente. é viavel uma instalação destas?

caso seja possivel qual será mais ou menos a area que ocupará esta instalação?

a questão mais importante pra mim: imaginemos que em um dia nao consigo produzir energia por razoes climatéricas, será possivel ter baterias que consigam armazenar esses 120 kw (pretendo ter alguma segurança pois como tenho necessidades especiais de energia pensei em colocar as baterias para funcionar como reserva para um ou outro dia em que os paineis nao consigam produzir)

qual o investimento de uma instalação destas aproximadamente?



Agradeço todo o tipo de opinioes.

Melhores cumprimentos, Pedro.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por visitante1 »

Viva,
os dados que apresenta são muito vagos, o que quer alimentar concretamente?? é em energia ac ou pode ser dc??? é que a diferença é grande!!! se for bombas de agua por exemplo é muito melhor apostar num bom sistema com bomba dc, os consumos/perdas são muito menores.
Para ter uma bateria para isso tudo o investimento é avultado, como opção pode ter um gerador, e aí até pode apostar numa potencia instalada em paineis maior que os custos serão concerteza menores.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
pedropx
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 03, 2012 12:45 pm

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por pedropx »

boa noite,

Antes de mais agradeço a resposta.

A energia será mais usada por bombas de agua no entanto desconheço o que é ''ac'' bem como ''dc''. simplesmente tenho as bombas ligadas a uma tomada da EDP de 24 volts.

o que se refere quando diz apostar num bom sistema com bomba dc?

quando também menciona o gerador, refere se a um gerador a combustíveis fosseis?


agradeço toda a paciência pois sou totalmente leigo neste assunto. Já tentei contactar uma empresa mas não me souberam esclarecer, simplesmente apresentaram uma proposta e já queriam mandar o material pra casa...


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por pedrolima »

Essas bombas de água são para bombear de furos/poços ou para ter pressão no sistema?
pedropx Escreveu:boa noite,

Antes de mais agradeço a resposta.

A energia será mais usada por bombas de agua no entanto desconheço o que é ''ac'' bem como ''dc''. simplesmente tenho as bombas ligadas a uma tomada da EDP de 24 volts.

o que se refere quando diz apostar num bom sistema com bomba dc?

quando também menciona o gerador, refere se a um gerador a combustíveis fosseis?


agradeço toda a paciência pois sou totalmente leigo neste assunto. Já tentei contactar uma empresa mas não me souberam esclarecer, simplesmente apresentaram uma proposta e já queriam mandar o material pra casa...


Autor do tópico
pedropx
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 03, 2012 12:45 pm

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por pedropx »

Boa tarde,

São apenas para alimentar as bombas de agua. nao sao para fazer pressão. tenho tambem outros equipamentos na quinta mas funcionam todos a 240v como qualquer outro aparelho domestico.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por visitante1 »

As bombas AC são essas que tem atualmente, funcionam a energia alternada 220Vac ou 380Vac depende do modelo.
As bombas DC são motores que trabalham a corrente continua DC que pode vir diretamente de paineis solares/baterias.
Se a ideia é usar maioritariamente no bombeamento de agua pode optar por um sistema fotovoltaico em que cada bomba tem os seus paineis solares, como socorro quando não existe sol pode optar pela alternativa EDP que atualmente tem e utilizar as mesmas bombas, Isto apenas como recurso quando não ha sol suficiente para acionar as bombas.
Ou seja ficaria basicamente com um sistema que já utiliza COMO RECURSO e instalaria paineis/bombas DC para abastecer regularmente.
O custo desta solução seria muito menor que a solução bomba, inversor, bateria etc... mesmo que coloque um pequeno seguidor para cada bomba nova a instalar.
O tal gerador que falei seria um gerador a gasoleo mas que neste caso não se aplicaria uma vez que já possui energia eletrica na instlação e que ficaria então a funcionar como recurso.
qq coisa tentarei esclarecer melhor
cumprimentos

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
pedropx
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 03, 2012 12:45 pm

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por pedropx »

Boa tarde,

Durante esta semana foi-me apresentada uma proposta para energia fotovoltaica conjugada com a eolica. Como solução para intempéries apresentaram-me uma proposta para aquisição de duas baterias industriais de 100 kw.

Gostaria de pedir a vossa opiniao sobre este tipo de bateriais estacionarias industriais e ja agora outra duvida que me surgiu: 100Kw é quanta energia consegue armazenar, certo? entao... imaginando que consumo 10 kw continuos, esta bateria daria para 10 horas seguidas, é isso?

OBG.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por visitante1 »

pedropx Escreveu:Boa tarde,

Durante esta semana foi-me apresentada uma proposta para energia fotovoltaica conjugada com a eolica. Como solução para intempéries apresentaram-me uma proposta para aquisição de duas baterias industriais de 100 kw.

Gostaria de pedir a vossa opiniao sobre este tipo de bateriais estacionarias industriais e ja agora outra duvida que me surgiu: 100Kw é quanta energia consegue armazenar, certo? entao... imaginando que consumo 10 kw continuos, esta bateria daria para 10 horas seguidas, é isso?

OBG.
Pode publicar as carateristicas dessa proposta???
não precisa de mensionar o nome da empresa, basta o equipamento que lhe foi proposto, só para ter uma ideia.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por pedrolima »

Ponha aqui o orçamento (se quiser sem os valores) que damos a opinião.


Autor do tópico
pedropx
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 03, 2012 12:45 pm

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por pedropx »

Boa tarde,

A bateria que me foi proposta foi esta. No contacto feito foi-me mencionado que poderei ter uma bateria com capacidade até 500 kw ou ate ter a de 100 que poderá ser ligada em conjunto com ate 10 caso mais tarde precise de maior armazenamento.
Quanto ao orçamento ainda nao me deram valores pois ainda estou confuso quanto a capacidade da bateria que pretendo.

http://www.dcpower-systems.com/uploads/ ... 2165_1.pdf

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por visitante1 »

Alguem e algo está muito confuso aqui!!! isso é um inversor de ligação á rede portanto não serve para a aplicação que pretende.
Quem lhe indicou isso ou quer engana-lo ou não percebe patavina do assunto... o que não é muito dificil...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: viabilidade 20 kw

Mensagem por pedrolima »

pois, quem fez esse orçamento deve ser um habilidoso qualquer que não faz a minima ideia do que está a fazer..
Já me apareceram casos assim, clientes que pediram um sistema solar a um "desenrascado" e proposeram-lhe uma bomba normal ligada a um inversor de rede..

Dá para explicar aqui melhor do que se trata a instalação, todos os equipamentos, quanta água por dia..
Pela conversa a mim parece-me que o melhor será:

-Substituir as bombas dos furos(?) por solares como o Pcnunes já referiu, e das duas uma, ou construir um tanque de reserva para quando está nublado, ou ligar as bombas à rede quando necessário.
- Para o resto da instalação, o normal, paineis solares, algumas baterias (o suficiente para um dia de reserva) e inversores. Quando não "houver sol", para tanto consumo o melhor era ligar à rede, porque as baterias ficam caríssimas..

Responder

Voltar para “Energia Solar”