Van de lanche auto sustentavel.

Responder

Autor do tópico
Marcio Bastos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta nov 08, 2012 8:34 pm

Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por Marcio Bastos »

Pessoal preciso da ajuda de vocês. Estou montando uma van de lanche ou melhor de Crepes.
Preciso ligar uma maquina de Crepes de 1800watts, estou querendo comprar um inversor de 2000w e uma bateria de 400ah. Logo após tudo estiver funcionando quero colocar placas em cima da van para ter energia suficiente para carregar a bateria. Gostaria de saber, alguem sabe me falar qual seria a autonomia desta bateria e qual o sistema melhor para eu colocar na van? Abraços
Marcio Bastos

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por Esteves »

Boas!

Para essa maquineta é melhor a EDP ou gerador, se é o que eu estou a pensar é maquina que está ligada horas e horas, e com essa potencia de 1800W não há baterias que resista.

Por exemplo se a bateria for de carro os 400 Ap é um ar que lhe dá, talvez uns minutos, entendo que a ideia é por um inversor a 12 volts, logo vai buscar a bateria 150 amperes, atenção não faça contas que 400 Ap duram 2 horas e meia, para ter uma ideia, a carga total de uma bateria disponibilizada é +/- 10% logo é fácil fazer contas, poucos minutos, isto enquanto são novas porque depois de umas descargas profundas menus vão durar.


Já há por ai geradores bem silenciosos.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Marcio Bastos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta nov 08, 2012 8:34 pm

Re: Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por Marcio Bastos »

Ola td bem?
Seria uma maquina que tem 2 resistencia de 900w, nao vai ficar ligada direta tipo chega a 200 graus ela desliga. Você saberia me dizer qual gerador utilizar, porque todos que ja vi, são bem barulhentos. Abraço


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por RJSC »

Essas máquinas não costumam estar ligadas continuamente. Acho que praticamente todas têm um termostato e depois de aquecerem vão ligando aos poucos apenas para manter a temperatura.
É uma questão de medir com ela ligada à rede.

Se for para geradores, é escolher um gerador com inversor, que nos períodos em que o termostato desliga eles desaceleram bastante poupando combustível, isto além de a saída não ter picos nem tensões baixas típicas dos geradores normais qunado se ligam e desligam cargas.


Autor do tópico
Marcio Bastos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta nov 08, 2012 8:34 pm

Re: Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por Marcio Bastos »

RJSC Escreveu:Essas máquinas não costumam estar ligadas continuamente. Acho que praticamente todas têm um termostato e depois de aquecerem vão ligando aos poucos apenas para manter a temperatura.
É uma questão de medir com ela ligada à rede.

Se for para geradores, é escolher um gerador com inversor, que nos períodos em que o termostato desliga eles desaceleram bastante poupando combustível, isto além de a saída não ter picos nem tensões baixas típicas dos geradores normais qunado se ligam e desligam cargas.
Não queria cair nos geradores, por causa do barulho dentro da van, mesmo os silenciosos fazem barulho. É isto mesmo é com termostato, elas chegam nos 200 graus e se desligam, tu acha que com a bateria de 400amperes 12v e um inversor de 2000watts eu conseguiria uma autonomia de quanto tempo?
Abraço

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por sergio ferraz »

mesmo assim podes por as placas solares,tenta saber quantas cabem ou consegues por na van
as baterias convem ser de litio para usar todos os dias
e... podes trabalhar com corrente directa ou tem de ser mesmo alterna?
sempre poupas algum e o gerador fica para ultimo recurso,que convem sempre ter
e no verao tens muito mais luz solar
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por Esteves »

Marcio Bastos Escreveu:
RJSC Escreveu:Essas máquinas não costumam estar ligadas continuamente. Acho que praticamente todas têm um termostato e depois de aquecerem vão ligando aos poucos apenas para manter a temperatura.
É uma questão de medir com ela ligada à rede.

Se for para geradores, é escolher um gerador com inversor, que nos períodos em que o termostato desliga eles desaceleram bastante poupando combustível, isto além de a saída não ter picos nem tensões baixas típicas dos geradores normais qunado se ligam e desligam cargas.
Não queria cair nos geradores, por causa do barulho dentro da van, mesmo os silenciosos fazem barulho. É isto mesmo é com termostato, elas chegam nos 200 graus e se desligam, tu acha que com a bateria de 400amperes 12v e um inversor de 2000watts eu conseguiria uma autonomia de quanto tempo?
Abraço

Boas!

Eu já respondi a essa pergunta, se 1800W consomem 150 amperes, logo 15% da bateria em poucos minutos vai a vida, mas deve dar +/- para 45 minutos, mas como é uma descarga muito violenta, a bateria vai morrer em pouco tempo.

Quanto aos painéis é relativo, depende de quanto tempo trabalha a maquineta.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por RJSC »

Se arranjar uma máquina de crepes a gás já não faz barulho...

Painéis solares com a área do tejadilho da carrinha só são viáveis para estar o dia todo com TV's, computadores, iluminação, caixa registadora, um frigorífico de classe de eficiência A, agora uma máquina de crepes ligada o dia inteiro, a área do tejadilho da carrinha não chega.

Se fosse uma casa em que junta energia o dia todo para cozinhar 1h ao fim do dia era viável, mas para cozinhar o dia todo não.

Vejamos, devem caber 4 painéis de 230Wp em cima da carrinha.
Num dia de sol aberto e de verão, vamos considerar que apanham o equivalente a 8h de sol direto (de manhã e ao fim da tarde o sol está mais baixo e eles produzem menos).
8h x 230W = 1840Wh = 1.84 kWh
Isto dá para manter a máquina de crepes com as resistências ligadas 1 hora, e mesmo assim, com as perdas de conversão DC/AC e na carga da bateria deve ficar um bocadito aquém da 1h.

Painéis fotovoltaicos não são boa opção para cozinhar, eles apenas convertem 13% a 15% da radiação solar que recebem em eletricidade. Já um painel de aquecer água, teoricamente pode absorver 100% e é por isso que painéis pequenos aquecem água que gastaria muito gás ou muita eletricidade a aquecer.
A única hipótese viável para cozinhar com sol com pequenas áreas de captação são fornos solares ou uma lente concentradora.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por Esteves »

Ai está @RJSC eu quis dizer o mesmo por outras palavras, julgo que não há duvidas.

Se falasse-mos em cargas mais leves ainda se ajeitava qual quer coisa, agora 1800W por pouco tempo que esteja ligado não é funcional, mesmo que carregue bem a bateria a mesma ia ter um tempo de vida muito curto, e ao preço que elas custam quase que dá para alugar a luz a EDP tipo como fazem nos arraiais festivos.

Ou então a gás como diz o @RJSC isto se houver algum impedimento da rede, pode ser um local sem acesso a EDP.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Van de lanche auto sustentavel.

Mensagem por sergio ferraz »

ja agora
8 paineis de 250w - 2000w
8 x 300€-2400€
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Responder

Voltar para “Energia Solar”