Página 1 de 1

Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: quinta set 12, 2013 11:00 am
por solvento
Bom dia

uma noticia no bom dia portugal de hoje

Talvez uma boa noticia para os sistemas on-gride
Cumprimentos

http://youtu.be/CKkFPwefQLk

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: quinta set 12, 2013 11:11 am
por Emanuel Couto
Boas!
Tb já tinha visto :D

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: quinta set 12, 2013 6:38 pm
por Jose Salgueiro
Mas isso já o Victron e outras marcas fazem, só ligam a entrada da rede A/C sob determinadas condições estipuladas pelo utilizador e quando off grid só metem o que é solicitado pelos consumos internos ou estarei enganado?

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: quinta set 12, 2013 7:16 pm
por solvento
Jose Salgueiro Escreveu:Mas isso já o Victron e outras marcas fazem, só ligam a entrada da rede A/C sob determinadas condições estipuladas pelo utilizador e quando off grid só metem o que é solicitado pelos consumos internos ou estarei enganado?

Boas
Não faço ideia porque nunca vi nenhum
Agora se isto funciona mesmo e para quem tem um grid tie inverter e não quer injectar nada na rede parece ser uma solução bem conseguida.
Alias penso ser uma das soluções que o uzer mda preconiza como solução para o sistema que tem montado

Cumprimentos

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: quinta set 12, 2013 11:39 pm
por visitante1
Uma ideia fantastica e que vai ser certamente utilizada.

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: quinta set 12, 2013 11:56 pm
por RJSC
Estive com um professor e com ele a discutir o sistema há uns tempos:
na altura ele queria armazenar energia em baterias para injetar quando necessário, mas lá o convencemos que não era economicamente viável o armazenamento em baterias e então o professor sugeriu-lhe para ficar apenas com uma fonte de alimentação variável antes do grid-tie, só lhe fornecendo a potência necessária para anular o consumo da casa.

Já aqui um membro do fórum também teve a ideia.

Os inversores grid tie injetam tudo o que tiverem disponível à entrada (até ao seu limite de potência), então entre os painéis fotovoltaico e o grid-tie fica uma fonte de alimentação que só passa ao grid-tie a potência que ele pode injetar para não haver fluxo de energia de volta para a rede pública.

Para o grid tie é como se tivesse passado uma nuvem, e reduz a potência injetada na rede.

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: sexta set 13, 2013 12:02 am
por visitante1
Mas não deve ser só isso!!! o inversor estando sempre conetado a rede estaria sempre a ver carga, o sistema deve ser mais complexo...
A SMA utiliza algo cuja finalidade é a mesma mas tem que ser em conjunto com um inversor stand alone deles, o sunny island neste caso a falta de carga no inversor isolado faz subir a frequencia no inversor de rede e ele para de produzir.

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: sexta set 13, 2013 12:08 am
por MRider
Mas este conceito como o Rjsc disse até é uma boa ideia .
Não se pode desenvolver isto ?

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: sexta set 13, 2013 12:09 am
por RJSC
Não conheço o circuito mas o sistema dele fica entre o inversor e os painéis e o inversor que ele tem é um grid-tie dos baratos sem modificações.
Tem também um transformador de corrente para colocar à entrada da instalação e é isso que usa para determinar se a potência consumida está a tender para zero e na iminência de sair para a rede pública (daí o 99%).
O grid-tie está permanentemente ligado à rede a a vê-la como carga, mas se lhe cortarem toda a potência do lado DC ele não injeta nada (tal como acontece à noite).

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: sexta set 13, 2013 12:17 am
por RJSC
visitante2 Escreveu:Mas este conceito como o Rjsc disse até é uma boa ideia .
Não se pode desenvolver isto ?
Se o David registou alguma patente não se pode....
Mas não sei bem como essas coisas de atribuição de patentes funcionam, senão alguém registava uma patente para os inversores grid-tie no início e mais ninguém os podia fabricar.

É sempre pior ideia que vender á rede ou net-metering, porque os paineís podiam priduzir muitos kWh que não são injetados (e portanto "se perdem").

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: sábado set 14, 2013 12:54 am
por RJSC
Por acaso aqui: http://openenergymonitor.org/emon/node/685
está uma ideia com objetivo semelhante, mas que não deixa energia disponível no sistema fotovoltaico por ser usada.

O inversor Grid Tie é autorizado a fazer o seu trabalho normalmente (injetar toda a energia na rede) mas para que nada saia para a rede pública, este sistema controla a potência de uma resistência num termoacomulador para absorver o excesso de potência que sairia para a rede.
Assim sempre se aproveita a energia em alguma coisa útil ao invés de desperdicar energia disponível no campo fotovoltaico evitando que o inversor a injete.
É é open-source.

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: sábado set 14, 2013 10:46 am
por solvento
Bom dia

Todas as formas de evitar injectar energia na rede penso que são bem vindas até que chegue o Net metering (se é que algum dia chega)

A principal vantagem destes sistemas é a de não fazer com que ainda tenhamos de pagar a energia que produzimos nos casos dos contadores que contam sempre, seja a consumir seja a injectar.

Cumprimentos

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: sábado set 14, 2013 11:26 pm
por djosesan
Todos falam...falam...falam... mas ainda não se lembraram que é entre as 5 ou 6 da tarde e a meia noite e entre as 6 e as 9 da manhã, que temos o maior consumo de energia, já que, entre aquelas horas, nas nossas casas apenas fica o frigorifico e os aparalhos em stand by ligados, porque estamos no trabalho. Só quero com isto dizer que as baterias também são necessárias para manter os inversores a injectar nas horas de maior consumo... Ou não será assim?!

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: domingo set 15, 2013 12:08 am
por RJSC
É, por isso é que os sistemas grid-tie sem venda à rede ou net-metering costumam ser de uns 200W, só para esses consumos de stand-by.

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: domingo set 15, 2013 12:09 am
por Esteves
O sistema até pode estar bem feito e acredito que o rapaz tenha futuro, mas ele deve estar a falar de um lugar no Mundo que ainda não descobri onde é, que tem sol 24 horas por dia durante o mês inteiro...

Escutem bem do minuto 1.25 para a frente o que ele diz, e a jornalista questiona, e ele confirma.

O consumidor só paga o aluguer do contador a EDP.

Eu também sou apaixonado pela minha namorada e gosto de brincar com as renováveis.

Para ter uma casa a poupar 99% e pagar só a potencia contratada é preciso ter alguns painéis muita potência em baterias, e isso não está ao alcance de qual quer um, no caso de ter de comprar o material todo de qualidade e novo, é uma pequena fortuna.

Isto faz-me lembrar alguns useres aqui no fórum com um painel de meia dúzia de watts alimentam a casa toda e ainda dão ao vizinho, só que muitas das vezes esquece-se que muitos inversores que andam por ai teem carregador de baterias e quando lhe acaba a fonte solar ele passa a carregar e continua alimentar a casa a partir do inversor.

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: domingo set 15, 2013 12:35 am
por RJSC
Já devíamos estar habituados a que as notícias das universidades neste tipo de projetos sejam sempre exageradas e dar um desconto...
Lembram-se há pouco tempo do aluno que tinha feito uma bicicleta elétrica?

Há pessoal que gosta de procurar protagonismo na comunicação social...

Há 4 anos fiz um controlador para uma máquina de testes de erosão em materiais cerâmicos completamente automatizada destinada a realizar testes durante a noite que antes eram efetuados manualmente durante o dia.
Foi um bolseiro de investigação científica em engenharia de materiais meu conhecido que idealizou a máquina, fez a parte mecânica na serralharia do pai e pediu-me para fazer a eletrónica de controlo.
Aparentemente segundo ele me disse não existe nenhuma semelhante no mercado e já recebeu visitantes estrangeiros interessados em máquinas semelhantes para outros laboratórios de investigação...
No entanto nem ele nem eu fomos lançar notas de imprensa à procura de cobertura mediática...

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: terça out 08, 2013 12:40 am
por lmartins
Tenho um contador digital...
Como posso saber se está programado para somar a energia que sai para a rede?
Vi no site do fabricante que este modelo tem 3 configurações:
Contagem de entrada, Contagem de entrada e de saída, Somatório de contagem de entrada + saída.
A contagem de entrada e saída não creio que esteja programada porque só aparece uma contagem, mas tenho receio que possa estar em somatório e neste caso estou a pagar também pelo que mando para a rede.
Obrigado

Re: Talvez uma boa noticia para sistemas on-grid

Enviado: terça out 08, 2013 2:27 pm
por RJSC
Só injetar energia na rede sem consumo nenhum e ver se soma. Cada fabricante pode ou não ter um método de verificar as configurações sem ter acesso à porta de programação.
Se não tem já inversor, só pedindo emprestado para teste.