Pressão Água Quente

Responder

Autor do tópico
pcortesao
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 12, 2014 5:24 pm

Pressão Água Quente

Mensagem por pcortesao »

Boa Tarde,

Tenho um painel da Marca SolaHart instalado à uns anos, e desde sempre o aquecimento de água seja pela resistência (inverno) seja pelo SOL, a pressão da rede de água quente dispara passando dos 3,5 bar para perto dos 10 bar abrindo a válvula de segurança começando a pingar água do reservatório. Como disse atrás isto acontece de Verão ou de Inverno.
Contactei o instalador de trocou as válvulas de segurança e não resolveu, por sua vez o instalador contactou o representante da marca em Portugal que voltou a trocar as válvulas mas sem sucesso aconselhando a instalar um vaso de expansão.
O referido vaso de expansão foi instalado no entanto durou 2 anos (tal não é o esforço).

Isto é normal? (Pergunta parva)
Qual será o problema? E Soluções?

Cumprimentos
PC

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Pressão Água Quente

Mensagem por visitante1 »

Hummm!! cheira-me a sobreaquecimento! será que o termostato de paragem por temperatura está a actuar? pode não actuar e então vai aquecendo sempre até que acaba por disparar por pressão...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
pcortesao
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 12, 2014 5:24 pm

Re: Pressão Água Quente

Mensagem por pcortesao »

Obrigado pela pronta resposta.
Penso que esta tudo OK com o termostato, no entanto o problema não estará só aí, porque basta uns (poucos) raios de sol para a válvula começar a pingar.

Um outro teste que fiz foi colocar 2 manómetros de pressão (retirei a misturadora da banheira) e ligando a resistência ou só com a energia solar o manômetro ligado a água quente vê-se a aumentar a pressão, enquanto o manômetro de água fria mantém-se.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Pressão Água Quente

Mensagem por Alves10 »

Boas, eu tenho um painel desses instalado há anos e nunca tive problemas, e se a minha memoria não me atraiçoa na entrada de agua do painel está uma "valvula" que só deixa passar a agua num sentido o que deve estar a fazer com que com a calor e a consequente dilatação e até evaporação da agua a pressão suba até a valvula de segurança abrir e libertar agua no painel. Eu penso que não tive esse problema porque tenho a saída do painel ligada a uma torneira termoestatica, esta deve deixar aliviar essa pressão para a agua fria da rede, pois já tenho notado abrir uma torneira de agua fria e correr um pouco de agua quente.
Nota: esta torneira termoestatica não é a da banheira, é uma que me limita a temperatura da agua quente na canalização.

Responder

Voltar para “Energia Solar”