Proposta de Projeto Fotovoltaico

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Doockie
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 23, 2009 10:45 pm

Proposta de Projeto Fotovoltaico

Mensagem por Doockie »

Boas tardes a todos.

Estou a colocar este post porque fui abordado por uma empresa, que prefiro não enunciar o nome, na área das renováveis que pretende explorar o telhado de uma infraestrutura, de uma associação a que pertenço, para microprodução de energia fotovoltaica. Confesso que já me tinha passado pela cabeça essa ideia, há alguns anos, no entanto calhou a dita empresa enviar uma proposta. Basicamente eles instalam o equipamento, à custa deles, vendem a energia, dando uma percentagem do lucro à associação. Ao fim de 15 anos o equipamento passa para a associação sem custos adicionais.

Posto isto, gostaria que me dessem algumas luzes acerca dos pormenores a que devo ter atenção na análise desta proposta. Também era útil que me dessem alguma informação de empresas em Portugal que tenham este tipo de investimento, até para averiguar se a proposta destes senhores é a melhor.

Por outro lado, se eu quiser avançar sozinho, que tipo de apoios posso ter a este tipo de projeto? Uma vez que o Estado corta em todo o lado, imagino que atualmente não existam grds apoios.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Proposta de Projeto Fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!
Pelo que tenho lido ultimamente aqui no fórum, as coisas não estão muito promissoras para novos investidores na microprodução!!

Não sei os contornos todos do acordo, Mas na minha opinião, o mais sensato era não correr riscos... e aceitar os (€€€)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Proposta de Projeto Fotovoltaico

Mensagem por sergiomms »

Eu concordo, a não ser que tenha di$ponibilidad€ para o investimento, ao fim dos 15 anos os paineis ainda produzem e ainda ganha alguma coisa com essa produção.
Por outro lado depende de quanto a associação vai receber é que, mesmo com espaço de sobra, no mesmo contador não poderá ter outra instalação.

Não se esqueça de incluir no contrato que as custas da transferencia de proprietário, passados os 15 anos, são da responsabilidade da empresa.
sergiomms

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Proposta de Projeto Fotovoltaico

Mensagem por serges »

O outro tópico igual fica bloqueado a conversa fica por aqui...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia Solar”