auto produçao foto voltaica


Autor do tópico
oruguela
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 31, 2016 10:41 am
Localização: vendas novas

auto produçao foto voltaica

Mensagem por oruguela »

Boas pessoal,
Preciso da vossa ajuda para a seguinte situação.
neste momento sou um simples consumidor de energia da EDP e já estou farto de pagar prémios de milhões para o António Mexia!!! (administrador da EDP) como sabem.
então depois de muito ler e tentar perceber como funciona a energia fotovoltaico, estou a pensar montar uma fonte para consumo próprio, embora fique ligado á EDP apenas por percaução porque não estou interessado em vender-lhes nem comprar-lhes qualquer energia.
O equipamento que tenho selecionado para instalar é o seguinte:

8X painéis solares poli cristalinos 250W 160€ cada
inversor :EFFEKTA AX MPPT 5000 - C/REGULADOR CARGA MPPT 60A INCORPORADO - INVERSOR HÍBRIDO - 1055€
http://www.solarshop.pt/index.php?route ... uct_id=583

4x Batería AGM 12V 250Ah UPower TFS250 - 4X 295€
https://autosolar.es/baterias/baterias- ... 250_precio

Mais cerca de 200€ para cabos fichas e suportes..
.
O meu consumo diario é em média de 15Kw por cada 24 Horas, tenho um contador inteligente BI. Horario.
Perante esta situação agradeço a quem me possa ajudar seja na selecção dos materiais seja na decisão mais apropriada para a minha situação, o que eu desejava mesmo era ser autónomo sem depender da EDP...
Bem aja a todos.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Na minha modesta opinião, primeiro via o que podia substituir ou passar a desligar para reduzir o consumo porque 15Kw por dia dá 625w/h é um bocado puxado, com os equipamentos que escolhestes, mesmo com consumos constantes ou os de maior consumo durante o dia talvez consigas assim por alto umas 5 a 6 horas em que conseguias ser auto suficiente mas depois falta as outras 18 ou 19h por isso não consegues ser auto suficiente, e como dizes que não vais desligar completamente da EDP, penso que não seria pior utilizares a tarifa bi-horária para consumires o que produzes durante o dia e a noite consumias a electricidade da EDP que assim as baterias iriam aguentar mais uns anos e a electricidade da EDP fica mais barata do que tu a produzires e não necessitavas de comprar mais baterias que é o mais caro e que em principio dura menos.
Quanto ao equipamento só conheço de ler mas tambem seria um equipamento a considerar, (só que tenho um Vitron e estou meio preso a ele ou terei que o vender porque é de 12v), as baterias têm um bom preço, os painéis são usados?
Uma questão legal a DGEG não considera que podendo usares a electricidade e auto consumo seja considera produção isolada mesmo que a utilizes esporadicamente e que passe através do inversor por isso só podes instalar até 1500W de painéis (é considerado autoconsumo com ligação a rede) e não esquecer da informação prévia.
Porque era o que eu queria fazer.
Outra hipótese mas não é aquilo que pretendes é instalares 3 painéis de 250W com micro inversores e injectares directamente para a casa, pelo menos vai-te reduzir muito a conta da electricidade e o investimento é muito menor e sendo amortizado muito mais rapidamente, quanto aquilo que queres há aqui no forum quem te possa ajudar muito mais do que eu mas uma coisa é certa com os painéis e baterias que queres não consegues a auto suficiência, e tens que gastar muito mais!
boa sorte e vai dando noticias.


Autor do tópico
oruguela
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 31, 2016 10:41 am
Localização: vendas novas

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por oruguela »

Boas Alexjp4,
Agradeço desde já a ajuda.
os painéis em questão estão á venda no OLX são novos!
Uma duvida! então mesmo sem injectar energia na rede tenho que comunicar á EDP? a sério!!!!já são os donos do sol também...
então e se me desligar completamente da EDP já posso produzir mais?
Em relação ao consumo que tenho não estou a ver como reduzir muito mais os consumos até porque á já algum tempo optei por deixar de consumir gás por ser mais barato a electricidade, além do meu filho que trabalha a partir de casa num computador que consome bastante.
A questão das baterias é porque estes 15 KW são consumo em média, porque na verdade o maior consumo é ao inicio da noite onde se faz o jantar e prepara o almoço para o dia seguinte tudo em placas eléctricas.
Pelas contas que fiz baseado na ultima factura mesmo com o contador bi horario, cada kw custa cerca de 0,23€, já com impostos as taxas e taxinhas...
é com base nisto que estou a pensar em mudar algo...
A ideia de consumir da EDP só á noite tambem é boa!
vamos ver, só para a semana que vem vou tomar alguma decisão
Obrigado
Abraço


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Partilho a opinião do alexjp4...

Pessoalmente, se fosse gastar essa quantia, gastaria uns meses antes num monitor de consumo (cerca de 100 eur). Mas um que permitisse ver o consumo instantâneo ao longo do dia num gráfico, para perceber se o consumo é (mais ou menos) constante, a que horas tem mais picos, etc etc... Assim ficaria com a tarefa seguinte, a de reduzir os consumos, muito facilitada.

Depois de conhecer o perfil de consumo e reduzir o mesmo, aí sim já se poderia dimensionar o sistema híbrido com mais conhecimento de causa e possibilidades de maior poupança.

Força nisso!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por alexjp4 »

Boas

O preço para os paineis de 250W 160€ são muito baratos já têm IVA é que estou a achar muito baratos para serem novos mas aparece de tudo.
Sim tens que comunicar desde que tenhas um campo solar superior a 200W (por enquanto é de borla é só fazer a comunicação prévia) e não é a EDP é a DGEG/Serup com ligação a rede só podes ter até 1500W sem ligação a rede não tem limite mas tens que comunicar na mesma.
Se o computador consome muito se calhar está na altura de ser substituído ou pelo menos o monitor que normalmente é o que consome mais e é facilmente substituído.
Com os painéis terias melhor rentabilidade fazeres ao contrário cozinhares ao almoço para ficar para o jantar mas se calhar é complicado.
Os 0,23€ é para a electricidade em consumo em cheio?! o em vazio fica quase a metade do preço.
O melhor mesmo é fazeres o que jmlflorencio diz comprares um monitor de consumo para saberes exactamente quando tens os consumos ou em ultimo caso um contador no E-bay compras a menos de 10€ e como tens sempre gente em casa podes ir tirando os consumos durante o dia ou pelo menos depois do sol nascer e do sol se pôr que assim pelo menos tens uma ideia dos consumos durante o dia, porque baterias para alimentar um fogão electrico vais ter um investimento muito alto que não sei se valerá a pena mas é uma questão de fazeres as contas é que depois as baterias não podem (devem) ser descarregadas completamente depende do tipo de baterias que comprares as mais em conta vão dos 80% a 60% e quanto mais descarregam menos tempo duram.
depois diz a decisão que tomaste.


Autor do tópico
oruguela
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 31, 2016 10:41 am
Localização: vendas novas

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por oruguela »

Boas pessoal,
quero desde já agradecer as opiniões.
Então é assim, os painéis a que me refiro realmente são novos a estrear, são da TAMESOL uma boa marca espanhola, para quem estiver interessado em saber, eu contactei directamente a fabrica e o preço a partir de uma palete (26 painéis poli cristalinos 255pW) ficavam por um pouco menos de 130€ cada, já com iVA e transporte para portugal incluído.
Em relação ao PC trata-se de um portátil com uma configuração pessoal avançada que tem uma fonte de alimentação de 550w, muito a fazer em relação a isso...
No entanto já o outro conselho faz todo o sentido, fazer o maior consumo durante o dia assim evitava o consumo da bateria faz sentido...
para a próxima semana talvez já tenha noticias sobre mais desenvolvimentos.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por alexjp4 »

Com uma palete desses paineis e um bom conjunto de baterias já deves conseguir ficar auto suficiente ou muito perto, só falta saber se compensa....


ricardot
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 02, 2015 1:00 pm

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por ricardot »

alexjp4 Escreveu: sexta jun 10, 2016 11:56 pm Com uma palete desses paineis e um bom conjunto de baterias já deves conseguir ficar auto suficiente ou muito perto, só falta saber se compensa....
Esse é o verdadeiro problema.
Saber se compensa :/

Existem muitas incógnitas

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por RSSilva »

oruguela Escreveu:Boas pessoal,
quero desde já agradecer as opiniões.
Então é assim, os painéis a que me refiro realmente são novos a estrear, são da TAMESOL uma boa marca espanhola, para quem estiver interessado em saber, eu contactei directamente a fabrica e o preço a partir de uma palete (26 painéis poli cristalinos 255pW) ficavam por um pouco menos de 130€ cada, já com iVA e transporte para portugal incluído.
Em relação ao PC trata-se de um portátil com uma configuração pessoal avançada que tem uma fonte de alimentação de 550w, muito a fazer em relação a isso...
No entanto já o outro conselho faz todo o sentido, fazer o maior consumo durante o dia assim evitava o consumo da bateria faz sentido...
para a próxima semana talvez já tenha noticias sobre mais desenvolvimentos.
Olhar apenas ao preço final costuma ser um erro.
Deve-se observar quais as características dos painéis... e qualidade dos mesmos...
Mas é apenas a minha opinião.
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por jmlflorencio »

As baterias não podem ser usadas em toda a sua capacidade, apenas numa percentagem (para fazerem os ciclos anunciados). Nas de chumbo, costuma ser 50%...

Ao meter um sistema destes pode também mudar-se para tarifa bi-horária diária, para pagar menos de noite e poupar mais nos kWh que vêm da bateria.

Há muito material (de leitura) aqui no fórum sobre este assunto, é melhor dar uma olhadela ;-)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Ui...espalhado por vários, infelizmente :-/

Havia um tópico muito bom por cá de um utilizador que montou um sistema com banco de baterias, que quase tornava a casa autónoma. E tinha preços de instalação e tudo...

Não me lembro do nome, apenas que era pelo Algarve... Deixa ver se alguém dá uma ajuda ;-)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por jmlflorencio »


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por serges »

jmlflorencio Escreveu: sexta ago 18, 2017 1:47 pm Experimenta este:
https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=19864
Obrigado "jmlflorencio "
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por rocker_pt »

Depois de ver esta notícia
https://www.publico.pt/2017/08/20/socie ... da-1782833
Bem haja a ti e todos que vão em frente nestes projetos!
Força aí!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por masterchief »

Talvez se existisse incentivo na instalação de paineis Portugal conseguisse colocar-se na liderança dos países verdes
mas isto é a minha ignorancia e falta de conhecimento

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por rocker_pt »

Mesmo sem incentivo, os paineis pagam-se a si mesmo, nos preços de mercado atual. E a eletricidade que conseguirmos gerar nunca é demais, pelo menos no inverno que se traduz em maior conforto nas nossas casas.
Diria que para o oruguela, o que ele tem de ver é a quantidade de energia que lhe sai mais rentavel num determinado prazo de investimento que ele quer calcular.
Claro que para o planeta o ideal é instalar o máximo que for possivel.

Os limites legais nem sei quais são. Mas também é ilegal o conselho de administração ganhar o que ganha e.... ou isto é legal ?!
O que me custa ver é quem pode colocar painéis e não os coloca.
Força aí oruguela!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por masterchief »

Rocker

a falta de conhecimento deixa as pessoas com medo de instalar paineis solares provavelmente. (nao estou no ramo)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Já é obrigatório cada habitação nova ter um painel solar térmico. Bastaria passar a ser obrigatório um fotovoltaico também...

Isso, e alargar a obrigatoriedade também ao momento de mudança de proprietário (venda) das casas usadas ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por serges »

Depende da descarga ser "profunda" ou não...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: auto produçao foto voltaica

Mensagem por serges »

"Ao ver a página de um fabricante vi no lifecycle tinham 4000 ciclos para 20% e 500 para 100%"


A descarga profunda está nos tais 500 ciclos a 100%

se não for descarga profunda, ou seja a 20% já te vai dar os 4000 ou seja 8x mais...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia Solar”