Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Responder

Autor do tópico
minizao
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 16, 2016 3:28 pm

Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Mensagem por minizao »

Olá,

Já alguém fez uma instalação deste género? Dará resultado?

https://www.vidaxl.pt/p/270752/painel-s ... junto-de-2
Estes painéis solares colectam raios solares, os convertem para aquecer e ajudar a manter a sua piscina confortavelmente aquecida. Eles aumentam a temperatura da água em até 10 °C. A água da piscina é circulada pelos canais e retorna aquecida e agradável para a sua piscina.
São compatíveis com a maioria das bombas de piscinas, e podem ser fixados no telhado/suporte, ou simplesmente colocados no solo perto da piscina.
Entrega inclui: 2 x painéis, 4 x selos, 8 x braçadeiras, 4 x conectores da mangueira
Obrigado.
Cumprimentos,

Nuno Mota


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Mensagem por accoelho »

Tenho 2 em cima do telhado da casa e aquece mesmo.
A instalação tenho ao contrário, sai fria do fundo e a quente entra em cima.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Mensagem por CrOhN »

Então tens isso a arrefecer a água?

A area dos paineis é muito pequena. Para aquecer alguma coisa que se sinta numa piscina "normal", terás que ter muito mais que 2 unidades.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Mensagem por accoelho »

Em 2 dias fica a 30℃ e ainda são 15000l.
Tem cobertura térmica, é uma piscina de superfície, os painéis estão em cima de telha lusa vidrada....


Autor do tópico
minizao
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 16, 2016 3:28 pm

Re: Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Mensagem por minizao »

Pois, a piscina é 7m x 3m, e terá uma profundidade média de 1,2m... O que dará cerca de 25.000l.
Como isto fica no circuito da aspiração/filtragem não vai tirar potência à bombagem já que tem que passar por esse circuito todo?
Não será melhor meter um motor só para isto? E se fosse solar melhor ainda :-)
Quanto mais devagar circular a água mais deve aquecer, digo eu!!!
Acho que será um projeto a ponderar para o próximo ano!
Cumprimentos,

Nuno Mota

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Mensagem por Master »

Também tenho e apesar de ser mais pequena do que a que mostras... aquece bem no verão, tenho piscina "pequena" 3 mts x 0,70 cms e o sol bate lá das 9H00 ás 17H00 e tenho agua quente +- 23/24º de manhã, de tarde em dias quentes chego a desligar, pois com o calor, passa dos 28º.... e com esta brasa apetece agua mais fresca ;)
Á noite a piscina fica tapada para manter o calor na agua.

Quanto á filtragem, a minha têm um manipulo que faz a agua passar directo pelo filtro e para a piscina (quando a agua está quente ou já não bate o sol) ou rodando o manipulo a agua passa pelo aquecedor e sai pela outra extremidade... neste caso perde potência o motor de filtragem...filtra cerca de metade da agua... mas se tiveres o filtro sempre ligado, acho que não haverá problema.
Eu limpo os filtros diariamente com agua a pressão e coloco cloro 1x por semana, a agua da piscina já têm 2 meses e ainda está razoavel.
Dos Fracos Não Reza a História...


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Mensagem por accoelho »

Eu tive que substituir a bomba para ter poder de elevação até ao telhado e algum caudal.
Se a água circular muito devagar não tem o devido rendimento....


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Mensagem por alexjp4 »

minizao Escreveu:Olá,

Já alguém fez uma instalação deste género? Dará resultado?

https://www.vidaxl.pt/p/270752/painel-s ... junto-de-2
Estes painéis solares colectam raios solares, os convertem para aquecer e ajudar a manter a sua piscina confortavelmente aquecida. Eles aumentam a temperatura da água em até 10 °C. A água da piscina é circulada pelos canais e retorna aquecida e agradável para a sua piscina.
São compatíveis com a maioria das bombas de piscinas, e podem ser fixados no telhado/suporte, ou simplesmente colocados no solo perto da piscina.
Entrega inclui: 2 x painéis, 4 x selos, 8 x braçadeiras, 4 x conectores da mangueira
Obrigado.

Quando há sol tudo funciona, eu tenho uns tubos com mais ou menos 25m de comprimento no chão para aquecer a agua (+-1000l) onde tenho Tilápias de Moçambique e de manhã (no verão) está por volta dos 22Cº e as 16h tenho que desligar a bomba porque a agua chega aos 31Cº, senão a noite tinha peixe cozido (o que até não deve ser mau só que ainda não têm o tamanho adequado rsrsrs), por isso em principio dá resultado pode não ser é suficiente só 2 paineis, já vi um anuncio sobre esse tipo de aquecedores para piscinas e tinham os calculos para se saber quantos eram necessários conforme a capacidade da piscina, procura no google pela marca que são capazes de terem esses calculos.
A diferença de temperatura entre a que sai e a que entra nos tubos é de 4 a 5Cº depende da velocidade a que a agua passa nos tubos.
Quando não há sol é que é o problema!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Painel Solar para Aquecedor de Piscinas

Mensagem por O_volt »

Há pessoal que usa uma calha numa parede a sud e aquece a piscina dessa forma.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Energia Solar”