A primeira estrada solar do mundo

Responder

Autor do tópico
AndreCrav
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça nov 08, 2016 11:04 am

A primeira estrada solar do mundo

Mensagem por AndreCrav »

A primeira estrada de painéis solares do mundo foi esta quinta-feira inaugurada na Normandia, noroeste de França, um projeto ainda em fase de testes que poderá no futuro ser reproduzido em outros países.

Os painéis solares fotovoltaicos foram colocados num troço de um quilómetro à saída da pequena cidade de Tourouvre. O objetivo é que estes painéis solares, protegidos por uma camada de resina, produzam energia que permita garantir a iluminação pública de uma cidade de cinco mil habitantes, de acordo com a empresa responsável pelo projeto.

O projeto foi desenvolvido pela sociedade Colas, uma filial do grupo francês Bouygues, em parceria com o centro de investigação público CEA Tech.
Os custos do projeto, na ordem dos cinco milhões de euros, foram cobertos com uma subvenção do Estado francês.

“É uma ideia genial, utilizamos um espaço que é usado para outra coisa e não ocupamos terras agrícolas em países densamente povoados”, assegurou a ministra do Ambiente francesa, Ségolène Royal, na inauguração do troço.

O projeto foi testado durante vários meses em outros quatro locais em França, sempre em superfícies menores, como parques de estacionamento ou em frente de edifícios públicos.
A ideia francesa tem suscitado interesse em outros países. Na Holanda, uma ciclovia com painéis solares de 70 metros está a ser testada há dois anos a norte de Amesterdão.

Na Alemanha, esta solução energética está em fase de testes num pequeno troço de 150 metros perto da cidade de Colónia (oeste) e nos Estados Unidos, o estado do Missouri está a trabalhar na instalação de painéis numa pequena área perto da famosa “Route 66″, a estrada que atravessa o território norte-americano.

Esta solução apresenta, no entanto, algumas desvantagens. Os painéis utilizados (e a forma como estão dispostos) produzem menos energia do que os painéis solares inclinados e o custo da eletricidade produzida é muito maior do que aquela gerada a partir de painéis solares instalados nos telhados.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: A primeira estrada solar do mundo

Mensagem por jmlflorencio »

Francamente, acho esta coisa das estradas solares uma ideia sem jeito nenhum... Ainda há com certeza muitos telhados livres por lá, nao vejo o proposito de instalar paineis numa estrada...

Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: A primeira estrada solar do mundo

Mensagem por masterchief »

Uma iniciativa tipo à Socrates

Os amigos devem ter agradecido os milhoes gastos numa ideia que praticamente ninguem concord
Tanto telhado disponivel...


aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Re: A primeira estrada solar do mundo

Mensagem por aljesus »

À Sócrates?
Esta afirmação parece-me infeliz...
Não gosto dele nem um bocadinho, mas tenho que admitir que foi o único governante que fez alguma coisa pelas energias renováveis e pela mobilidade eléctrica!
Favoreceu amigos?
Claro que sim, acontece sempre. Há algum governante que não seja corrupto? Talvez, mas não ponho as mãos no fogo por nenhum.
Isto tudo para dizer que agradeço ao Sócrates tudo o que foi feito neste campo, da mesma forma que lamento o desleixo dos que o substituíram nesta área.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: A primeira estrada solar do mundo

Mensagem por apmendes »

Não posso estar mais de acordo amigo Aljesus. Estivemos na linha da frente em energias renováveis e aos poucos vamos perdendo o comboio. Esquecemo-nos que isto é o futuro. Quando acordarmos vai ser tarde para recuperar o tempo perdido.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: A primeira estrada solar do mundo

Mensagem por jmlflorencio »

Dito por quem trabalha na área:
'No tempo do Sócrates, em que demos aquelas benesses todas ao pessoal das eólicas, elas já eram competitivas sem subsídios nenhuns'...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: A primeira estrada solar do mundo

Mensagem por alexjp4 »

Se as eólicas eram competitivas ou não, não sei, o que sei é que noutros países as eólicas tambem são subsidiadas (EUA, Espanha etc), o que é verdade é que se não fosse o Sócrates estaríamos, muitos anos atrasados em relação ás renováveis, basta ver o que o Coelho fez! ou não fez nem deixou fazer!
Eu se não tivesse sido o Sócrates possivelmente ou quase de certeza que não tinha 350lts de AQS, 5.130w em painéis fotofoltaicos e com previsões de aumentar e 1 carro electrico que tambem não comprava porque não existia a rede Movi-e apesar de ser um bocado duvidosa, mas se calhar está assim por culpa de quem veio a seguir.

Responder

Voltar para “Energia Solar”