Instalação de painéis fotovoltaicos

Responder

Autor do tópico
Pedrompb
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda out 15, 2018 9:44 pm

Instalação de painéis fotovoltaicos

Mensagem por Pedrompb »

Boa noite, durante o ano de 2019 pretendo instalar um sistema de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, no entanto surgem-me imensas questões iniciais e após "navegar" pelo fórum Nova Energia, acredito que com a ajuda da vossa experiência posso fazer a instalação do sistema sozinho. No seguimento das questões que tenho, gostaria de ir ao longo do ano partilhando os desenvolvimentos até para que possa servir como "tutorial" para futuros autodidactas.

1- Dimensionamento:
A minha factura de electricidade actual é simples, tenho uma potência de 3,45kVA e um consumo médio de 211,09kw/h.
Tendo em conta estes dados, qual a quantidade e tipo de painéis que preciso?
Gostaria de perceber qual o raciocínio/cálculos que leva à vossa resposta.

PS: coloco em anexo os dados de uma factura pessoal (o consumo médio foi o que referi acima), caso esta ajude no feedback.
Obrigado a todos.
PB.
Anexos
Factura.PNG
Factura.PNG (132.62 KiB) Visto 3666 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação de painéis fotovoltaicos

Mensagem por serges »

primeiro ponto deverias ter em atenção, minha opinião, qual o valor de consumo nas horas de sol, standby assim sabendo o que consomes podes anular esse gasto durante o dia, além do gastoo iva que seria taxado...

Quanto ao resto só se quiseres colocar baterias para carregar durante o dia e descarregar a noite!

Deixa vir mais opiniões!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Instalação de painéis fotovoltaicos

Mensagem por pedrosilva »

Se houvesse net metering como nalguns paises era só consumo X Kwh então tenho que produzir X Kwh (para 200Kwh /Mês 1,5 Kwp seria quase suficiente em média), mas como não é o caso aqui na "cauda da europa" o problema já é mais complexo. Tem que se consumir quando se está a produzir ou usar baterias (actualmente ainda alto investimento e rentabilidade duvidosa/com riscos).
Para maximizar a produção/consumo entra em cena alteração de comportamentos de consumo e automação/equipamentos para auxiliar no desfasamento de consumos. Águas Quentes Sanitárias (AQS), aquecimento, são consumos que podem ser usados como "bateria".

Sem mais dados acho que só se pode aconselhar meter 1 ou 2 painéis (se for o próprio a instalar) para os "standby" e consumos intermitentes (frigorificos, arcas). Os frigorificos modernos podem ter picos curtos de >1kw no arranque mas depois estabilizam nos 100 a 200watts até terminarem o ciclo.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação de painéis fotovoltaicos

Mensagem por serges »

pedrosilva Escreveu: terça out 16, 2018 1:38 pm Se houvesse net metering como nalguns paises era só consumo X Kwh então tenho que produzir X Kwh (para 200Kwh /Mês 1,5 Kwp seria quase suficiente em média), mas como não é o caso aqui na "cauda da europa" o problema já é mais complexo. Tem que se consumir quando se está a produzir ou usar baterias (actualmente ainda alto investimento e rentabilidade duvidosa/com riscos).
Para maximizar a produção/consumo entra em cena alteração de comportamentos de consumo e automação/equipamentos para auxiliar no desfasamento de consumos. Águas Quentes Sanitárias (AQS), aquecimento, são consumos que podem ser usados como "bateria".

Sem mais dados acho que só se pode aconselhar meter 1 ou 2 painéis (se for o próprio a instalar) para os "standby" e consumos intermitentes (frigorificos, arcas). Os frigorificos modernos podem ter picos curtos de >1kw no arranque mas depois estabilizam nos 100 a 200watts até terminarem o ciclo.
É que não escrevia de outra forma...

Só um aparte poucos são os paises com o net metering... Gostava imenso ou ter aquele famoso contador que tinha a Rodinha... lol

Assim só combater os standby... um painel ou dois depende do consumo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Instalação de painéis fotovoltaicos

Mensagem por Quintas2 »

Eu penso que, se pretendes ajuda só com a fatura de eletricidade, que ainda por cima é simples, e não discrimina consumos em diferentes períodos do dia, é porque ainda navegaste pouco aqui pelo fórum.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Pedrompb
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda out 15, 2018 9:44 pm

Re: Instalação de painéis fotovoltaicos

Mensagem por Pedrompb »

Boa noite, desde já obrigado pelo feedback!

É verdade que não tenho o estudo feito de forma profunda, mas tendo como ponto de partida o consumo médio que vos disse (consciente que não se trata de uma situação ideal) gostaria de perceber qual o número de painéis a colocar e em que cálculos se baseiam.

1- O Sr. "Pedro Silva" mencionou que colocaria 1 a 2 painéis para combater os standby, mas colocaria painéis de que potência?
2- Qual a vantagem/desvantagem de colocar os painéis em série ou paralelo para o meu consumo domestico?
3- Em relação às baterias gostaria de as instalar para assegurar a sustentabilidade à noite, mas para isso gostaria de perceber como calcular o número de painéis que me assegurem energia durante o dia, mais excedente para carregar as baterias.
4- Existe algum local onde possa analisar a incidência solar no local onde moro, para aumentar a eficiência?
5- Automatizar o sistema para aumentar a sua eficiência numa fase inicial não será possível devido ao investimento.

Mais uma vez fico muito grato pelo feedback e esclarecimento de dúvidas.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Instalação de painéis fotovoltaicos

Mensagem por pedrosilva »

Os policristalinos mais baratos a partir de pelo menos 265watts, menos que isso é sinal que já foram fabricados há uns anos. Os monocristalinos são bons para quem quer maximizar a produção numa área pequena/instalar o máximo possível. Pagando bem mais por isso obviamente.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de painéis fotovoltaicos

Mensagem por jmlflorencio »

Pedrompb Escreveu:Boa noite, desde já obrigado pelo feedback!

É verdade que não tenho o estudo feito de forma profunda, mas tendo como ponto de partida o consumo médio que vos disse (consciente que não se trata de uma situação ideal) gostaria de perceber qual o número de painéis a colocar e em que cálculos se baseiam.
Basicamente, o consumo médio é quase irrelevante. De nada serve dimensionarmos um sistema para produzir x kWh por dia, se a seguir o consumo é todo no período noturno.
Pedrompb Escreveu: 1- O Sr. "Pedro Silva" mencionou que colocaria 1 a 2 painéis para combater os standby, mas colocaria painéis de que potência?
Os sistemas fotovoltaicos andam em múltiplos de 250W-300W, é a potência típica dos paineis, individualmente (agora mais para os 300 que para os 250)
Pedrompb Escreveu: 2- Qual a vantagem/desvantagem de colocar os painéis em série ou paralelo para o meu consumo domestico?
Essa questão não se põe. Tudo depende do inversor a que se forem ligar os painéis.
Pedrompb Escreveu: 3- Em relação às baterias gostaria de as instalar para assegurar a sustentabilidade à noite, mas para isso gostaria de perceber como calcular o número de painéis que me assegurem energia durante o dia, mais excedente para carregar as baterias.
A potência instalada para sistemas de autoconsumo ligados à rede é limitada a 1500W.
Pedrompb Escreveu: 4- Existe algum local onde possa analisar a incidência solar no local onde moro, para aumentar a eficiência?
Há. Algo do género de pvgis. Perguntando ao Google deve aparecer.
Pedrompb Escreveu: 5- Automatizar o sistema para aumentar a sua eficiência numa fase inicial não será possível devido ao investimento.

Mais uma vez fico muito grato pelo feedback e esclarecimento de dúvidas.
Estes assuntos estão mais que debatidos aqui no fórum. É por isso (suponho) que este tópico tem pouca participação, o pessoal cansa-se de escrever sempre a mesma coisa...

Sent from my 7045Y using Tapatalk


Responder

Voltar para “Energia Solar”