Iluminação a 12v CC, k tipo de lampadas? (urgente)


Autor do tópico
husilva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 04, 2007 8:53 am

Iluminação a 12v CC, k tipo de lampadas? (urgente)

Mensagem por husilva »

boas... gostava de saber que tipo, marca de lâmpadas que se deve aplicar numa habitação que funcionam a corrente continua e a 12 v.

quais a que tem melhor rendimento?

esta tensão é produzida através de energia fotovoltaica.


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

se tiveres potencia suficiente podes sempre usar um inversor de corrente para 220v e usas lâmpadas normais.

deixa aí mais alguma informação sobre o que tu tens
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

faz as tuas próprias, com led's brancas em série
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o inversor é um desperdício de energia, ainda por cima os modelos mais económicos usam ondas quadradas em vez de sinusoidais o que produz um ligeiro ruído nas lâmpadas de poupança e outros dispositivos electrónicos.
as lâmpadas de halogénio têm uma boa luminosidade e temperatura de côr embora consumam um bocadinho mais, eu recomendava estas para os locais onde não sejam necessárias por muito tempo de seguida (casas de banho, arrecadações etc.) as de poupança são um pouco (bastante) mais caras, mas levam algum tempo a dar a luminosidade máxima. dão boa luz ambiente para cozinhas, quartos e salas de estar. os leds são dispendiosos, particularmente os que têm uma temperatura de cor aceitável, mas utilizam quantidades mínimas de corrente. a desvantagem destes é que precisas de colocar criteriosamente as lâmpadas para que iluminem os locais certos porque para dar boa luminosidade ambiente necessitas de quilos de leds.


Autor do tópico
husilva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 04, 2007 8:53 am

Mensagem por husilva »

concordo plenamente com o manuelcar. mas ainda ninguem respondeu ás perguntas... marcas? eu só conheço as florescentes a 12 volt da phoco, que tem potencias de 15 e 30 w, alguém conhece mais alguma marca?


cumprimentos


chico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: terça ago 15, 2006 11:26 pm

Mensagem por chico »

olà boas

salvoerro, as lampadas mais eficazes em ordem crescente sao:

incandescente (lampada "normal" )
- 13 lumens / watt

halogénio
-14 lumens / watt

fluocompacta (chamadas lampadas economicas, sao geralemente 2 ou 4 pequenos tubos fluo montados num starter numa rosca)
- 60 lumens / watt

fluo (tubo longo)
- 63 lumens / watt.

nao tenho dados em relaçao aos leds, mas de cabeça diria que sao menos interessantes que as duas ultimas, pelo simples facto da sua luz ser demasiado direccional . em termos de lumens / watt parece-me também que sao menos interessantes.
em casos onde seja preciso muito pouca luminosidade os leds sao efectivamente muito interessantes pois podem consumir muito pouco e nao sao sensiveis ao desgaste da electronica neccessaria para os acender (ao contrario das lampadas fluo).

hoje em dia hà também os novos leds tipo "luxeon" que sao potentissimos, mas novamente, o feixo luminoso é demasiado direccional.

pessoalmente uso exclusivamente tubos fluo, lampadas fluocompactas, e leds, em 12v dc ou em 230v ac.

procura nas lojas de equipamento para camping cars, que hàs-de encontrar tudo o que precisas


Autor do tópico
husilva
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta abr 04, 2007 8:53 am

Mensagem por husilva »

boas... eu encontrei estas lampas!!!

marca: phocos
modelos: cfl de 15 w e 30 w
caracetristicas:

- 12 v dc
- fluorescentes


que dizem acerca destas lâmpadas???


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Mensagem por k__x »

fontes luminosas com melhor rendimento, sao os leds..sem qualquer margem de duvida...ja ha leds com rendimento luminoso de 100%
o quer dizer que é a "lampada" perfeita...

agora lampadas a 12v...


chico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: terça ago 15, 2006 11:26 pm

Mensagem por chico »

husilva Escreveu:boas... eu encontrei estas lampas!!!

marca: phocos
modelos: cfl de 15 w e 30 w
caracetristicas:

- 12 v dc
- fluorescentes


que dizem acerca destas lâmpadas???
boas

se tivesses posto um link sempre me tinha poupado a pesquisa no google...

pelo que vi na minha pesquisa sao lampadas fluocompactas, e como disse antes, é uma das melhores escolhas em para circuitos em 12v.
k__x Escreveu:fontes luminosas com melhor rendimento, sao os leds..sem qualquer margem de duvida...ja ha leds com rendimento luminoso de 100%
o quer dizer que é a "lampada" perfeita...

agora lampadas a 12v...
salvoerro, os leds podem ter um melhor rendimento em termos de dissipaçao térmica, mas penso que o interessante aqui é o rendimento relativo à intensidade luminoso / watt consumido.

segundo me parece, os leds brancos e azuis nesse caso estao abaixo das lampadas fluo com valores de cerca de 40 lumens / watt.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

boas.
se fores a uma grande superficie encontras de certeza umas gambiarras para ligar ao isqueiro. há umas mt interessantes que são fluorescente. rondam os 10 €. isto para iluminação ambiente. para focos os led penso serem melhores..

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas pessoal.
esta é a minha opinião:

as questões aqui apresentadas caem no ambito da minha especialidade.
pelo baixo rendimento das lampdas de incandescência mesmo as de halogénio, é preferivel usar um inversor e lampadas fluorescentes.

os inversores com nucleo de ferrite tem rendimentos superiores a 90% mesmo com cargas elevadas. se tiveres um inversor de 150w a alimentar 2 lampadas de 11w fluorcompactas o seu rendimento irá para perto do 96%.
por isto o desperdicio do inversor é perfeitamente coberto pelo rendimento das lampadas.
o uso das lampadas convencionais e de halogénio só é relevante se a ilumimação é para ser utilizada por um curto espaço de tempo e deixando depois muito tempo para carregar e ainda do numero de paineis solares disponiveis poupando assim o preço do inversor.

quanto à questão do zumbido da onda quadrada pode ser removido apenas para as lampadas fluorescentes compactas. trata-se de alimentá-las com a tensão dc retirado do condensador do inversor antes de entrar nos transistores comutadores, uma vez chegada à lampada a tensão ac encontra uma ponte rectificadora e um condendensador de filtro e é transformada em mais ou menos 310v dc que vai atacar o oscilador para alimentar a lampada.
por isto se a tensão já for em dc não tem problema. outro facto é que não interressa qual o positivo e o negativo uma vez que a ponte rectificadora irá redireccionar a polaridade corectamente para o condensador.
è um pouco confuso mas é verdade.
para as lampadas tubulares já não serve.


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Mensagem por k__x »

lampadas florescentes com 96% de rendimento? pensei que so se chegase a esse rendimento com leds(100%)..,.
tens k me dizer kuais sao essas lampadas...
quanto a lumen/w , os leds tem rendimentos superiores a 40 lumens / w ...
uma lampada incandescente tradicional emite 10 a 17 lumens por w ...

os leds estao bastante a frente de todas as lampadas... incandescentes, floorescentes...plasma...etc...
sao a fonte luminosa do futuro..sem qualquer margem de duvida...

ja ha leds para domotica com 2000 lumens de luz "fria" , da temperatura da luz solar(identica), e de 1000 lumens de temperatura quente (3000k)

cump


chico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: terça ago 15, 2006 11:26 pm

Mensagem por chico »

red baron Escreveu:as questões aqui apresentadas caem no ambito da minha especialidade.
boas. caro amigo, tenho muita pena de te contrariar, mas acho que o que tu dizes nao faz muito sentido. muito humildemente, talvez nao tenha o mesmo background que tu, mas penso que:
pelo baixo rendimento das lampdas de incandescência mesmo as de halogénio, é preferivel usar um inversor e lampadas fluorescentes.
muito mais preferivel ainda é utilisar 12v directamente, sem tar a convertê-lo em 230v, nao te parece?

porque carga d'agua é que se havia de estar a utilisar um inversor + lampada fluo 230v quando se pode cortar caminho e usar directamente uma lampada fluo em 12v, quando esta solucao é muito mais logica e tem um perda de energia mutissimo mais reduzida?
os inversores com nucleo de ferrite tem rendimentos superiores a 90% mesmo com cargas elevadas. se tiveres um inversor de 150w a alimentar 2 lampadas de 11w fluorcompactas o seu rendimento irá para perto do 96%.
por isto o desperdicio do inversor é perfeitamente coberto pelo rendimento das lampadas.
inversores que produzem sinais "puramente" (leia-se bem entre aspas, visto ser impossivel criar um sinal verdadeiramente sinusoidal a partir de corrente continua) sinusoidais sao o topo de gama, e custam n vezes mais caros que os inversores comuns que têem um rendimento de ordem de 50 a 60%!!!

ainda assim, mesmo com um inversor que, suponhamos, tenha um rendimento de 90% (e isso ainda depende do nivel de carga do inversor), o que nao me parece ser uma solucao economicamente viavel, ainda assim o rendimento é nitidamente inferior a um circuito directamente em 12v, à excepçao que as lampadas tenham de estar demasiado longe da fonte de 12v, pois como se sabe, a corrente continua é mais sensivel às perdas devido à distancia percorrida. mas nao me parece que neste caso isso seja significativo.
k__x Escreveu:os leds estao bastante a frente de todas as lampadas... incandescentes, floorescentes...plasma...etc...
sao a fonte luminosa do futuro..sem qualquer margem de duvida...
sim, sem duvida. os leds têem muitas vantagens! mas neste caso, acho muito preferivel uma lampada fluorescente (em tubo ou compacta com rosquilha)! porque os leds têem um feixe demasiado direccional!

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

citação:
pelo baixo rendimento das lampdas de incandescência mesmo as de halogénio, é preferivel usar um inversor e lampadas fluorescentes.


muito mais preferivel ainda é utilisar 12v directamente, sem tar a convertê-lo em 230v, nao te parece?

porque carga d'agua é que se havia de estar a utilisar um inversor + lampada fluo 230v quando se pode cortar caminho e usar directamente uma lampada fluo em 12v, quando esta solucao é muito mais logica e tem um perda de energia mutissimo mais reduzida?
aqui tenho que dar o braço a torcer pelo simples facto de que desconhecia a existencia de lampadas fluo a funcionar a 12v. no entanto devo recordar que cada lampada dessas deve ter um inversor dimensionado só para a potência consumida da lampada, um vez que os tubos fluorescentes funcionam com tensões bem mais elevadas que 12v.

parabêns.
citação:
os inversores com nucleo de ferrite tem rendimentos superiores a 90% mesmo com cargas elevadas. se tiveres um inversor de 150w a alimentar 2 lampadas de 11w fluorcompactas o seu rendimento irá para perto do 96%.
por isto o desperdicio do inversor é perfeitamente coberto pelo rendimento das lampadas.


inversores que produzem sinais "puramente" (leia-se bem entre aspas, visto ser impossivel criar um sinal verdadeiramente sinusoidal a partir de corrente continua) sinusoidais sao o topo de gama, e custam n vezes mais caros que os inversores comuns que têem um rendimento de ordem de 50 a 60%!!!

ainda assim, mesmo com um inversor que, suponhamos, tenha um rendimento de 90% (e isso ainda depende do nivel de carga do inversor), o que nao me parece ser uma solucao economicamente viavel, ainda assim o rendimento é nitidamente inferior a um circuito directamente em 12v, à excepçao que as lampadas tenham de estar demasiado longe da fonte de 12v, pois como se sabe, a corrente continua é mais sensivel às perdas devido à distancia percorrida. mas nao me parece que neste caso isso seja significativo.
inversores que produzem sinais "puramente" (leia-se bem entre aspas, visto ser impossivel criar um sinal verdadeiramente sinusoidal a partir de corrente continua) sinusoidais sao o topo de gama, e custam n vezes mais caros que os inversores comuns que têem um rendimento de ordem de 50 a 60%!!!
aqui só tenho a dizer que não referi nada no meu post que se referisse a inversores que geram ondas sinusoidais sejam elas mais ou menos puras.

se existirem as tais lampadas floucompactas a 12v então estou de acordo, não é necessário o inversor para nada.
a corrente continua é mais sensivel às perdas devido à distancia percorrida.
se me permitem aqui introduzo uma correcção:
as perdas são maiores quando a distância aumenta não por ser dc mas porque para a mesma potência transportada a corrente tem que ser maior quando a tensão é menor (12v) em vez de 220v.
o que provoca as perdas é a tensão que se desenvolve entre as ponta do fio de transporte que é o produto da resistência hómica do condutor pela corrente que nele circula.
para alimentar uma lampada de 120w a 12 volts passa nos fios 10ampéres. se for alimentada a 220v só passa 0,545ampéres.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

k__x Escreveu:lampadas florescentes com 96% de rendimento? pensei que so se chegase a esse rendimento com leds(100%)..,.
tens k me dizer kuais sao essas lampadas...
os inversores com nucleo de ferrite tem rendimentos superiores a 90% mesmo com cargas elevadas. se tiveres um inversor de 150w a alimentar 2 lampadas de 11w fluorcompactas o seu rendimento irá para perto do 96%.
dizendo o mesmo de outra maneira:

os inversores com nucleo de ferrite tem rendimentos superiores a 90% mesmo com cargas elevadas. se tiveres um inversor de 150w a alimentar 2 lampadas de 11w fluorcompactas o seu rendimento (do inversor) irá para perto do 96%.


chico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: terça ago 15, 2006 11:26 pm

Mensagem por chico »

red baron Escreveu:parabêns.
nao hà problema
no entanto devo recordar que cada lampada dessas deve ter um inversor dimensionado só para a potência consumida da lampada, um vez que os tubos fluorescentes funcionam com tensões bem mais elevadas que 12v.
mas uma coisa: com todo o devido respeito, do que é que tu estas a falar? que inversores? julgava que tinhamos posto de lado a hipotese de passar por inversores e corrente alternativo.
também existem tubos fluorescentes em 12v. sao, alias, mais frequentes do que as lampadas fluocompactas com rosquilha.
aqui só tenho a dizer que não referi nada no meu post que se referisse a inversores que geram ondas sinusoidais sejam elas mais ou menos puras.
oh. tu disseste que os bons inversores tinham rendimentos superiores a 90%! e eu disse que isso so acontecia nos inversores de muito boa qualidade, que produzem sinais que eles chamam de "puramente" sinusoidais (mas que na realidade, claro que nao chegam a ser)!
se me permitem aqui introduzo uma correcção(...)
sim, claro, o que tu disseste é a maneira mais exacta. eu fiz um atalho e disse so que a corrente continua era mais sensivel, mas a maneira certa de dizer é como tu fizeste.


chico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: terça ago 15, 2006 11:26 pm

Mensagem por chico »

red baron Escreveu:dizendo o mesmo de outra maneira:
os inversores com nucleo de ferrite tem rendimentos superiores a 90% mesmo com cargas elevadas. se tiveres um inversor de 150w a alimentar 2 lampadas de 11w fluorcompactas o seu rendimento (do inversor) irá para perto do 96%.
mais uma vez, nao percebo o teu raciocinio...

acho que o k_x estava a falar do rendimento energético das lampadas, e nao dos inversores + lampadas. voces nao se perceberam um ao outro.

em segundo lugar, um inversor de boa qualidade, com rendimento de 96%, mesmo com carga elevada, nao sei se existe... alias, eu diria até que, mesmo com carga minima também nao! acho que valores de 90%, independentes da carga, jà sao demasiado optimistas...

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

é certo que os convertisseures de qualidade valem uma pequena furtuna mas depois tem-se a vantagem de ligar praticamente todos os aparelhos electricos.
ha vinte anos ja existiam em algumas casas de mais especificidade lampadas de 60w a 12v com casquilho normal e eram bem boas pois onde nao havia luz da rede .
agora para quem entende mais de electricidade sopondo haver 3 lampadas a consumir torna-se mais economico a 12v directos da bateria ou com o convertisseur a transformar para os 220?. quanto a pergunta inicial diria para te informares onde vendem lampadas de todos os tipos e em casas especificas tambem me vi arrasca para encontrar quando procurei se nao moras longe das ferreiras no algarve procura la
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


chico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: terça ago 15, 2006 11:26 pm

Mensagem por chico »

sem duvida que o melhor rendimento nesse caso é ligar as lampadas em 12v, pois logicamente nao tens a perda da conversao 12v---230v.

de qualquer das maneiras, nada te impede de teres também um inversor para aplicaçoes que necessitem obrigatoriamente 230v!

no meu caso, na minha carrinha tenho o max. possivel em corrente continua, e tenho também um inversor reles de 600w pra desenrascar se for preciso usar algum aparelho em alternativa.

as lampadas (uma fluocompacta e 2 tubos e alguns leds luxeon) funcionam todas em 12v, a alimentaçao do télémovel também, o carregador de pilhas também, a alimentaçao do computador portatil também, etc, etc, etc.

ainda nao tenho um frigorifico 12v, nem paineis solares, mas espero bem que vir a tê-los um dia.

comprei aqui hà uns tempos um brebequim sem fios, e comprei um modelo especificamente 12v (e nao 14.4v, etc), e em principio se algum dia o quiser por a funcionar directamente em corrente continua das minhas baterias, nao hà problema.

os sitios mais indicados para encontrar material em 12v sao ou as lojas especializadas em material solar (deve haver muito poucas) ou as mesmas, em versao online, ou as lojas de material de camping car, caravanas. nestas ultimas has-de encontrar o que precisas.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Responder

Voltar para “Energia Solar”